Triste e frustrada... quase a arrancar os cabelos!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
xSky
Registado: segunda out 10, 2011 9:45 pm

quinta jun 28, 2012 10:47 pm

Antes de mais peço-vos que não me interpretem mal! Sempre tive cães e adoro o meu cão, só que já não sei o que fazer!

É um labrador, tem 1 ano e sempre foi mt activo, no entanto, ultimamente não pára de choramingar, chegando a latir para chamar a atenção de forma a brincarmos com ele!
Não me deixa estar sentada 5 minutos a ver televisão ou no computador, não posso deitar-me para descansar... Sinto que estou a ficar maluca!
Vai lá para fora e ladra ao minimo barulho (o que é muito aborrecido porque tenho vizinhos e alguns deles não são muito "pet friendly") e tem piorado durante a noite!

Já tentei de tudo e nada resulta:
- Passeia 4 vezes por dia (30 min de manhã + 15 min à hora do almoço + 1 hora (praia, rio, parque da cidade...) ao final do dia + 30 min antes de ir dormir)
- Quase nunca fica sozinho e qd fica é no máximo 3 horas (vem connosco quando o podemos levar no carro ou vai para casa dos meus sogros onde tem um quintal enorme e mais cães para brincar)
- Tem imensos brinquedos (aos quais não liga nada - nem ao Kong!)

É terrivel fazer isto tudo e mesmo assim não conseguir descansar em paz!
Chega ao final do dia super cansado, com sono e mesmo assim quer continuar a brincadeira! Às vezes tenho mesmo de lhe ralhar e perco ao paciência!

Alguém já passou por isto? Onde estaremos a errar? Castrar ajuda neste tipo de comportamento? Será que melhora com a idade? :(
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

quinta jun 28, 2012 11:02 pm

Pela descrição, dá a entender que o seu cão, além de muita energia (que não consegue extravasar nos passeios que dão diariamente), pode sofrer de alguma ansiedade. Há maneiras de contornar o problema, mas só com uma avaliação mais personalizada, com uma conversa pessoal para avaliar correctamente o comportamento do cão é que vai conseguir a ajuda que necessita.

Se morar em Lisboa, aconselho vivamente a marcar uma consulta com a Prof. Ilda Rosa na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.
xSky

quinta jun 28, 2012 11:06 pm

TheOnlyOne, muito obrigada pela resposta!
Também cheguei a temer que se tratasse de ansiedade, mas de quê?
Vivo no Porto, vou tentar descobrir alguém especializado por estas bandas ou falar directamente com o veterinário!
Euca
Membro Júnior
Registado: sexta jul 29, 2011 10:43 pm

quinta jun 28, 2012 11:10 pm

Há quanto tempo o seu cão tem este problema? Com o meu, com essa idade, aconteceu exactamente a mesma coisa. O problema: uma cadela com o cio... Felizmente passado 2 semanas passou.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta jun 28, 2012 11:14 pm

Ponha-o a trabalhar :lol: Não sei se ele faz algum tipo de treino, mas com tanta energia, seria uma boa forma de canalizar a energia dele. Eles não ligam aos brinquedos se não aprenderem a interagir com eles, para isso está lá o dono. Ossos também são um longo entretenimento, um labrador não deve resistir.
TheOnlyOne
Membro Veterano

quinta jun 28, 2012 11:15 pm

A ansiedade nos cães não é propriamente igual à nossa, e o que a provoca são coisas que para nós, nos parecem normais e sem importância.

Por exemplo a questão de o levar sempre convosco para onde quer que vão, ou em alternativa ir para casa dos "avós", pode ser causador de ansiedade. O facto de lhe corresponderem sempre aos "pedidos" ou às "exigências", ou porque se cansam e o querem ver calado, ou por qualquer outra razão, também pode levar a alguma ansiedade quando as suas pretensões não são correspondidas. Também acredito que, pela idade, haja algum problema de "afirmação" no que respeita ao seu lugar na hierarquia da família, está na idade da testosterona, da dominância, do testar os limites, e a ansiedade pode também ser provocada por alguma frustração nessa "batalha" pela posição hierárquica...

É por tudo isto e muito mais que eu digo que é preferível consultar um bom veterinário especializado em comportamento canino. Só com uma conversa "face to face" é que se percebe o que é que tem de ser corrigido. Imagine que aqui a aconselham a corrigir os comportamentos que descreveu, mas como a escrever há muita coisa que falha, haverão muitos outros comportamentos ou situações do dia a dia que têm de ser corrigidas, e como não as menciona, não são. Isso não só não resolve o seu problema, como o pode piorar, pois pode causar ainda mais confusão na cabeça do cão.

Não sei se me fiz entender.... :wink:
xSky

sexta jun 29, 2012 12:13 am

Euca, começou há pouco tempo (1/2 meses aprox.)
Também achei que seria por causa de sentir alguma cadela com cio ou as hormonas a trabalharem descontroladamente e por isso perguntei se a castração poderia, de algum modo, aliviar estes sintomas!

Acena, já lhe dei ossos gigantes e apetitosos mas come-os em minutos e depois fica a querer mais e mais e mais! :p

TheOnlyOne, amanhã vou ligar para o vet para ver o que me aconselha!
Realmente, devo admitir que o tratamos como se fosse um pequeno rei e deve estar super mimalho, mas como não temos filhos a atenção é toda para ele (principalmente da parte do meu namorado que é louco pelo cão pq nc teve uma relação assim com outro canicho)...
E os "avós" estragam-no, como é lógico!
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta jun 29, 2012 9:46 am

Fale primeiro com o seu veterinário. Depois, se precisar, eu posso lhe dar o contacto de uma médica especializada em comportamento animal que poderá ajudá-lá (ela é do Porto).
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
TheOnlyOne
Membro Veterano

sexta jun 29, 2012 10:34 am

xSky Escreveu: TheOnlyOne, amanhã vou ligar para o vet para ver o que me aconselha!
Realmente, devo admitir que o tratamos como se fosse um pequeno rei e deve estar super mimalho, mas como não temos filhos a atenção é toda para ele (principalmente da parte do meu namorado que é louco pelo cão pq nc teve uma relação assim com outro canicho)...
E os "avós" estragam-no, como é lógico!
Exacto, daí a importância de uma avaliação mais completa e de preferência por um profissional :wink:
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta jun 29, 2012 12:39 pm

xSky Escreveu: Onde estaremos a errar? :(
Se o tratam como um rei, cedendo a todos os caprichos, o cão não é chato, é esperto.
Responder

Voltar para “Cães”