Esterilização duvidosa de cadela
Moderador: mcerqueira
Olá!
Há bem pouco tempo fui esterilizar a minha gata numa clínica veterinária que me parece ser de confiança e ter médicos competentes.
Correu tudo ás mil maravilhas, sem complicações, ela está bem, está esperta, já anda entretida a caçar moscas e a mim própria, embora não devesse...
Resumindo, estou muito satisfeita com o trabalho que foi feito e não tenho nenhuma queixa...
Ora, o ano passado recolhi em minha casa uma cadela grávida que estava abandonada perto da minha casa. No entanto, não sabia quantos cachorros viriam aí, e como no passado já tinha tido o trabalho de dar 7 cães e sem bem o que custou encontrar donos responsáveis, decidi abortar e esterilizar a cadela. Dirigi-me a uma clínica onde na altura paguei cerca de 150€ por este trabalho. Fui lá entregá-la de manhã, e cerca das 3 da tarde fui buscá-la. Agora comparo estes dois casos da minha cadela e da minha gata e noto muitas diferenças na forma como foram "operadas".
Quando a minha cadela veio, a primeira coisa que reparei foi num olhar assustador que trazia... Penso que seria de dor... é normal após uma operação o animal sentir algumas dores, mas supostamente estaria sob o efeito da anestesia e de algum medicamente para as atenuar não é verdade? Além disso se lhe tentássemos pegar ela começava a guinchar como se lhe estivéssemos a espetar uma faca!
Segundo, a minha gata tinha parte do pêlo da pata rapado, que foi o local onde lhe colocaram o soro. A minha cadela não tinha nada disso...
Hoje pergunto-me: será que é possível a cirurgia da minha cadela ter sido feita "a sangue frio"? Ou através de métodos menos próprios? Pode parecer disparatado, mas acho que foi brutal a diferença de reações da minha gata e da minha cadela...
Obrigado pelas respostas!
Há bem pouco tempo fui esterilizar a minha gata numa clínica veterinária que me parece ser de confiança e ter médicos competentes.
Correu tudo ás mil maravilhas, sem complicações, ela está bem, está esperta, já anda entretida a caçar moscas e a mim própria, embora não devesse...
Resumindo, estou muito satisfeita com o trabalho que foi feito e não tenho nenhuma queixa...
Ora, o ano passado recolhi em minha casa uma cadela grávida que estava abandonada perto da minha casa. No entanto, não sabia quantos cachorros viriam aí, e como no passado já tinha tido o trabalho de dar 7 cães e sem bem o que custou encontrar donos responsáveis, decidi abortar e esterilizar a cadela. Dirigi-me a uma clínica onde na altura paguei cerca de 150€ por este trabalho. Fui lá entregá-la de manhã, e cerca das 3 da tarde fui buscá-la. Agora comparo estes dois casos da minha cadela e da minha gata e noto muitas diferenças na forma como foram "operadas".
Quando a minha cadela veio, a primeira coisa que reparei foi num olhar assustador que trazia... Penso que seria de dor... é normal após uma operação o animal sentir algumas dores, mas supostamente estaria sob o efeito da anestesia e de algum medicamente para as atenuar não é verdade? Além disso se lhe tentássemos pegar ela começava a guinchar como se lhe estivéssemos a espetar uma faca!
Segundo, a minha gata tinha parte do pêlo da pata rapado, que foi o local onde lhe colocaram o soro. A minha cadela não tinha nada disso...
Hoje pergunto-me: será que é possível a cirurgia da minha cadela ter sido feita "a sangue frio"? Ou através de métodos menos próprios? Pode parecer disparatado, mas acho que foi brutal a diferença de reações da minha gata e da minha cadela...
Obrigado pelas respostas!
Elas não estariam sob efeito de anestesia, mas sim de analgesia (isto quando chegaram a casa, na cirurgia faz-se anestesia, no pós cirúrgico analgesia... há uma diferença nas palavras
).
Se a cadela sentia dores provavelmente o analgésico já não estaria a fazer efeito ou não foi administrado. No entanto a cirurgia terá sido feita com anestesia... acho que é difícil fazer cirurgia a "sangue frio", principalmente num animal...
Elas poderão ter reagido de forma diferente ao acordar... também têm individualidades como nós
Quanto à pata estar ou não rapada, há médicos veterinários que dão soro e fazem a anestesia sem rapar a pata (é mais fácil fazer-se as coisas com a pata rapada porque é mais fácil visualizar o vaso... mas é possível fazer sem rapar... se tudo bem desinfectado não tem problema, penso eu.)
Não sei se o facto da cadela estar grávida também afectou a recuperação... visto o útero gravido ser muito maior que um útero não grávido... por isso a incisão terá sido maior e a manipulação lá dentro poderá também ter sido maior...
Pode ser o caso de algo mal feito, mas também pode ser o caso da situação e a individualidade da cadela. Ela também pode ter ficado mais assustada por acordar numa jaula, isso também os afecta psicologicamente.

Se a cadela sentia dores provavelmente o analgésico já não estaria a fazer efeito ou não foi administrado. No entanto a cirurgia terá sido feita com anestesia... acho que é difícil fazer cirurgia a "sangue frio", principalmente num animal...
Elas poderão ter reagido de forma diferente ao acordar... também têm individualidades como nós

Quanto à pata estar ou não rapada, há médicos veterinários que dão soro e fazem a anestesia sem rapar a pata (é mais fácil fazer-se as coisas com a pata rapada porque é mais fácil visualizar o vaso... mas é possível fazer sem rapar... se tudo bem desinfectado não tem problema, penso eu.)
Não sei se o facto da cadela estar grávida também afectou a recuperação... visto o útero gravido ser muito maior que um útero não grávido... por isso a incisão terá sido maior e a manipulação lá dentro poderá também ter sido maior...
Pode ser o caso de algo mal feito, mas também pode ser o caso da situação e a individualidade da cadela. Ela também pode ter ficado mais assustada por acordar numa jaula, isso também os afecta psicologicamente.
Esterilizações baixo custo não me convencem. A cadela acordada não estaria mas os cuidados e a qualidade do procedimento deixa a desejar, muito mesmo. Se vir que ela não está confortável leve-a o quanto antes ao seu veterinário, escusa de estar a sofrer.
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
Poderia estar apenas assustada, mas achei tão estranha a reação dela quando a fui buscar... Nunca tinha visto um cão ganir assim tanto só de lhe tocar...
A verdade é que a recuperação foi rápida, sem infeções, sem complicações.
Bom, realmente dizer que foi "a sangue frio" foi um bocado disparatado, acho que seria impossível... Mas podiam ter sido pouco competentes na forma como a anestesiaram, daí estar a fazer estas perguntas.
Já a minha gata, abri por pouco tempo a jaula dentro do carro e começou já a querer saltar de um banco para o outro, a querer comer iogurte...
Muito obrigada pelas respostas!
A verdade é que a recuperação foi rápida, sem infeções, sem complicações.
Bom, realmente dizer que foi "a sangue frio" foi um bocado disparatado, acho que seria impossível... Mas podiam ter sido pouco competentes na forma como a anestesiaram, daí estar a fazer estas perguntas.
Já a minha gata, abri por pouco tempo a jaula dentro do carro e começou já a querer saltar de um banco para o outro, a querer comer iogurte...
Muito obrigada pelas respostas!
Argay, isto já se passou há 1 ano. Como a vi cheia de dores, falei com a vet e disse-lhe que queria que ela ficasse lá até estar recuperada... E assim foi, só a fui buscar de vez à noite.Argay Escreveu:Esterilizações baixo custo não me convencem. A cadela acordada não estaria mas os cuidados e a qualidade do procedimento deixa a desejar, muito mesmo. Se vir que ela não está confortável leve-a o quanto antes ao seu veterinário, escusa de estar a sofrer.
A esterilização da minha gata foi feita na clínica de uma associação, foi gratuita, mas foi muito bem feita. Tudo depende da compet~encia do veterinário...
A minha cadela recuperou muito bem, não teve nenhuma infeção, nenhuma complicação, nada disso, daí também não querer chamar de incompetente a vet que a operou... Mas achjei exagerada a dor que senti após a operação, e isso deixou muito a desejar...
Eu não disse que o veterinário foi incompetente, eu disse que tenho muito receio de esterilizações baixo custo. Não se fazem omeletes sem ovos.
<p> </p>
<p> </p>
O preço da esterilização depende do peso da cadela 

Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Não acho caro nem barato, acho que é o preço normal/médio-
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Quanto a intervenção em si, é barata, 150 euros para cesariana de cadela de 9kg. Mais barato que isso há muita coisa a ser cortada para dar lucro. Quavdo vejo gente a fzer cesarianas a 80 euros lembro-me do tipo que vacinava cães a 5 euros e em vez de vacinas usava água.
Argay, é verdade que, tal como referi mais abaixo, dizer que poderá ter sido uma cirurgia a "sangue frio", foi um exagero. Reconheço isso. Mas para mim o tópico faz todo o sentido. Esta cadela que esterilizei o ano passado foi a primeira. Tenho em casa mais duas que quero esterilizar e por isso, preciso de estar mais atenta à forma como é feita. Tal como referi não irei repetir a experiência nesse consultório veterinário, até porque acho falta de competência ao entregarem uma cadela cheia de dores... Por isso é que precisava de ouvir testemunhos de pessoas que são mais experientes para também ser uma dona mais atenta ao que irão fazer às minhas outras duas cadelas...
tnx, eu quando esterilizei a minha cadela informei-me acerca de preços em cerca de 3 vets. Havia mais caro, outros mais barato, mas acabei por escolher este porque até me pareceu ter vets competentes, associado ao factor de a viagem entre consultório e casa ser 5 minutos, enquanto que os outros levo meia hora. Acaba por ser um "sofrimento" para a cadela, mesmo dentro de transportadora. Por isso é que me decidi por este, mas para a próxima acho que não cometo o mesmo erro.
fmoniz, tal como acontece com as pessoas há animais que têm uma maior tolerância há dor que outros, eu tenho 4 cadelas 3 delas têm uma alta tolerância à dor, mesmo que se magoem seriamente não se ouve um ganir, e tenho 1 que basta a bricadeira entre eles ser um bocadinho mais violenta para ser uma gritaria que parece que o mundo vai acabar.
Quem sabe se não é este ultimo o caso da sua cadela?
Pode efectivamente dar-se o caso de não lhe terem dado os analgésicos devidos após a cirurgia, mas como não sabemos não vale a pena estarmos a conjecturar.
Quem sabe se não é este ultimo o caso da sua cadela?
Pode efectivamente dar-se o caso de não lhe terem dado os analgésicos devidos após a cirurgia, mas como não sabemos não vale a pena estarmos a conjecturar.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Bom, no meu veterinário pago até 10 kgs 200 euros. Passam o dia inteiro na clinica, incluí medicação, mesmo a que vem para casa. Além disso, não opera nenhum animal sem fazer análises e mediante a idade, um ecocardiograma, o que pode implicar um acréscimo de mais 50 euros. Nunca nenhum veio aterrorizado ou com dores evidentes. Murchos, ensonados, confusos isso sim, mas as 1as 48 horas de uma cirurgia são assim e também vai da forma, mais ou menos rápida, como o animal liberta a anestesia do organismo, idade e forma fisica. Com sofrimento evidente após cirurgia nunca vi, nem se devia ver, para alguma coisa servem os remédios e o diploma de veterinário.
<p> </p>
<p> </p>