Feno de Alfafa
Vou contar-vos uma... isto só a mim lol
ontem tive de levar um gatinho ao vet e meti-me com o senhor da loja - o que não tinha alfafa. Perguntei se tinha luzerna e ele disse q era o que tinha mais.
acabei por trazer mais um saco d 40 litros por 2 aérios, toda contente.
Bom, ao fim da tarde fui passear os cães para o pinhal. Há umas zonas de ervas altas (bom, mais altas q eu, q só tenho metrimeio) em clareiras e veio-me ao nariz um cheiro familiar. Começo a olhar em volta e a ver umas florinhas roxas... bom... há PALETES de alfafa no pinhal aqui mesmo ao pé! arranquei um bocadito com flor e vagens e trouxe para os meus vizinhos identificarem (podia ser semelhante e ser tóxica), e eis o q eles disseram: "ah, isso é ervilhaca, é o que se dá aos coelhos! Mas tens de a secar primeiro, fresca faz-lhes diarreia". Não conheciam o termo "alfafa" nem "luzerna". E eu não conhecia "ervilhaca". Portanto, aqui fica mais um nome...

ontem tive de levar um gatinho ao vet e meti-me com o senhor da loja - o que não tinha alfafa. Perguntei se tinha luzerna e ele disse q era o que tinha mais.

Bom, ao fim da tarde fui passear os cães para o pinhal. Há umas zonas de ervas altas (bom, mais altas q eu, q só tenho metrimeio) em clareiras e veio-me ao nariz um cheiro familiar. Começo a olhar em volta e a ver umas florinhas roxas... bom... há PALETES de alfafa no pinhal aqui mesmo ao pé! arranquei um bocadito com flor e vagens e trouxe para os meus vizinhos identificarem (podia ser semelhante e ser tóxica), e eis o q eles disseram: "ah, isso é ervilhaca, é o que se dá aos coelhos! Mas tens de a secar primeiro, fresca faz-lhes diarreia". Não conheciam o termo "alfafa" nem "luzerna". E eu não conhecia "ervilhaca". Portanto, aqui fica mais um nome...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria
eu teria receio de arrancar alfafa do monte secá la e dar as chins... prefiro comprar. já agora em que loja arranjou a alfafa tao barata? pode enviar me pm? obrigada
Como a chinsdalinha disse, eu também acho isso um pouco arriscado e depois o trabalho todo, mais vale compra-laAdim Escreveu:Já pensei em plantar...chinsdalinha Escreveu:eu teria receio de arrancar alfafa do monte secá la e dar as chins...

Se lavarmos bem, com água corrente e umas gotas de vinagre, e enxaguarmos, não há problema. No meio do pinhal tb ninguém usa pesticidas e o que não falta são coelhos bravos. Vale bem o passeio, e duvido que faça pior do que o contacto com o plástico.
O que tou a ver é que afinal há alfafa por todo o ladol! LOL
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Duas palavras para o pessoal que quer plantar e arrancar do pinhal: não arrisquem!
Nome científico da ervilhaca- Vicia Sativa
Nome científico da alfafa- Medicago Sativa
Quando em dúvida, procura-se o nome científico. Comprova-se o que disse o acorchins. Ervilhaca e Alfafa não são a mesma coisa. Mas é como disse o acorchins... "cada um faz o que quer".
Nome científico da alfafa- Medicago Sativa
Quando em dúvida, procura-se o nome científico. Comprova-se o que disse o acorchins. Ervilhaca e Alfafa não são a mesma coisa. Mas é como disse o acorchins... "cada um faz o que quer".
Estou a ponderar não plantar, mas ainda assim, plantar luzerna é menos mau do que colher "nãoseioquêparecidocomalfalfa",e dar.acorchins Escreveu:Ervilhaca não é o mesmo que luzerna nem alfafa. Cada um faz o que quer...
Bem, aqui é o que as pessoas do campo dão aos coelhos. E sim, fui investigar a planta, que também é chamada "vica" e é uma boa alternativa à luzerna, com as mesmas propriedades. Sinceramente, não entendo tantos receios.
Mas não sei se será adequada para chinchillas. Para coelhos, é.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm
Poissxmota Escreveu:Se lavarmos bem, com água corrente e umas gotas de vinagre, e enxaguarmos, não há problema. No meio do pinhal tb ninguém usa pesticidas e o que não falta são coelhos bravos. Vale bem o passeio, e duvido que faça pior do que o contacto com o plástico.

<p><strong><u>Viver</u> é uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
Pois, coelhos é uma coisa, chinchilas é outra...sxmota Escreveu:Bem, aqui é o que as pessoas do campo dão aos coelhos. E sim, fui investigar a planta, que também é chamada "vica" e é uma boa alternativa à luzerna, com as mesmas propriedades. Sinceramente, não entendo tantos receios.Mas não sei se será adequada para chinchillas. Para coelhos, é.
tbm encontrei numa loja sacas de luzerna em rama para cavalos, nao vi o preço, mas as sacas eram enormes, posso comprar e dar as minhas chins? o feno de alfafa que costumo comprar traz 500g e custa-me 8€... de certeza que o outro sai mais barato...