Venda de cachorros cruzados em loja

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

domingo jul 01, 2012 5:44 pm

Regressei agora da loja, estava imensa gente e foi difícil abordar um funcionário. A conversa foi a seguinte:
Eu - Aqueles cachorrinhos castanhos que raça são?
Funcionário - Yorkshires.
Eu - Não, Yorkshires não são. Os Yorkshires não podem ser castanhos...
Funcionário - Podem, podem! Aqueles são mesmo Yorkshires!
Eu - Desculpe, mas não podem. Não são Yorkshires, eles em bebé têm de ser pretos... (sou interrompida, porque chega uma outra funcionária/gerente e começa a falar com o funcionário, interrompendo-me).
E não consegui falar mais (que conveniente!). Consegui tirar algumas fotos...
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Imagem

Tirem as vossas conclusões...
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

domingo jul 01, 2012 5:50 pm

Então??? Fica tudo por isso mesmo???
Tirou fotos, avisou o funcionário...
Ok isso é um fórum para conversar sobre isso, mas seria importante agir, porque quando aqui dizem que os cães sem LOP são rafeiros e concordamos todos, então sendo isso uma verdade plena, por que não fazer valer a lei?
Se no cartaz diz que tem LOP então pedisse para ver e depois escrevesse ao orgão competente sobre isso e se no cartaz diz não ter LOP então era só fazer a reclamação....
Pôxa e agora? ficamos aqui a fazer queixas uns aos outros.... fixe realmente é muito instrutivo esse fórum... estou aprendendo muito mesmo... :roll:
<p>&nbsp;</p>
fteixeira
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 5:52 pm

ziggyma Escreveu:Então??? Fica tudo por isso mesmo???
Ok isso é um fórum para conversar sobre isso, mas seria importante agir, porque quando aqui dizem que os cães sem LOP são rafeiros e concordamos todos, então sendo isso uma verdade plena, por que não fazer valer a lei?
Se no cartaz diz que tem LOP então pedisse para ver e depois escrevesse ao orgão competente sobre isso e se no cartaz diz não ter LOP então era só fazer a reclamação....
Pôxa e agora? ficamos aqui a fazer queixas uns aos outros.... fixe realmente é muito instrutivo esse fórum... estou aprendendo muito mesmo... :roll:
Ei! Calma! Quando é que eu disse que tinham LOP? Não disse e como é óbvio não têm, como aliás é muito frequente nestas lojas...
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

domingo jul 01, 2012 5:52 pm

ziggyma Escreveu:
bhess Escreveu:
ziggyma Escreveu:
bhess Escreveu:
Geight Escreveu:
Bingley Escreveu:Desculpe, ziggyma, mas ainda não percebeu o conceito. Um cão pode ser puro (ie, conhecer-se a sua ascendência e estar devidamente registado como tal) e estar fora do estalão da raça.
Pensava que um cão era puro se em 1º estivesse dentro do estalão, com o registo a complementar... :o
O registo é feito quando o cachorro nasce e porque é filho de cães com LOP, ou seja é filho, neto e bisneto de cães da mesma raça. Não há qualquer garantia de que o cão é perfeito!
Quando falamos fora do estalão, falamos de um cão com um pequeno defeito ou desvio ao padrão, não um cão que praticamente não preenche nenhum dos requisitos. Por exemplo, no caso do West Highland White Terrier é referido que a cauda deve medir entre 12,5 a 15 cm de comprimento se for mais curta ou mais longa, é um defeito. Outro exemplo, no estalão da raça Rottweiler, relativamente à cor, é referida como falta desqualificativa a ausência das marcas castanho fogo características do Rottweiler e manchas brancas.
Isso que você escreve já me foi dito em outro tópico e concordo.
Agora esses cães podem ser vendidos ao mesmo preço que os que estão dentro do estalão da raça?
O LOP não viria condicionado?
Se, sim a loja ou o vendedor deve informar o comprador e fazer um preço justo.
Meu ponto é esse.
Cumprimentos
Ziggyma
Editei o meu post anterior, está lá a resposta.

Mas quando se trata de uma loja ou de um vendedor não podemos fazer este tipo de exigências pois eles nem sabem do que se trata... :roll:
Mas verdadeiros criadores não entregam seus cães para vendas em lojas ou vendedores. Pelo menos é isso que tenho lido por aqui.
Estranho venderem um cachorro assim e as pessoas comprarem o cão com LOP e serem enganadas a respeito do que compraram... muito estranho e ninguém diz nada??? hummmm é mesmo de se pensar bem....
Ziggyma, você é que falou em lojas... Daí a minha resposta.
Quanto ao resto do seu post não percebi (?!?)....
Se se refere às pessoas que compram os cães com defeitos, tais como os que eu referi, apesar do cão ter esse defeito não quer dizer que não seja um bom cão de companhia e até super saudável (só alguns defeitos estão associados a outros problemas de saúde). Para quem quer um cão de determinada raça para companhia, quer pelas suas características físicas quer pelo seu temperamento um Puppy Pet serve perfeitamente.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo jul 01, 2012 5:54 pm

Vamos lá ver se nos entendemos, porque sou pessoa dos gatos, e nós explicamos isto de outra forma, que não sei se é igual à dos cães:

- O LOP é o Livro de Origens Portuguesas.

- Quando nasce uma ninhada filha de dois exemplares com Pedigree, registam-se esses bebés no LOP e obtemos o Pedigree individual de cada um deles com o seu número de registo no LOP.

- É esse Pedigree que um criador entrega ao novo dono, uma vez acertadas as condições. No verso desse documento existe um espaço para o criador assinar em como autoriza a transferência da propriedade e um espaço para o novo dono preencher transferindo a propriedade do exemplar para si próprio. Oficializa-se a questão junto da entidade detentora do LOP.

- Desse Pedigree constam o nome, títulos obtidos e uma série de dados dos pais, avós, bisavós do exemplar. Este documento vai sendo devolvido e alterado pela entidade detentora do LOP à medida que o exemplar vai obtendo por sua vez títulos em concurso.

Nenhum criador digno desse nome cria com exemplares que não estejam registados, nenhum criador decente deixa de registar um bebé porque não está de acordo com o estalão. As ninhadas não são mágicas, não nascem só top shows e o estar fora do estalão não quer dizer que o animal seja doente ou aleijado. Pode ter uma coisa tão simples como pouco branco, orelhas um nadinha grandes ou olhos pequenos. Não é um monstro ou um problema, apenas não deve concorrer ou reproduzir.

Aos criadores de gatos filiados no CPF (a entidade detentora do LOP) é vedada a venda em lojas sob pena de expulsão.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo jul 01, 2012 5:56 pm

Vamos baralhar um pouco isto...
Um cao pode ser puro e nao ter LOP, basta que seja filho de 2 caes puros...
O LOP ajuda pois é o documento que comprova que tanto o cachorro é descendente de caes puros.
Agora se tivermos um cachorro filho de pais com LOP o cachorro nao deixa de ser puro por nao ter sido registado.. Ficamos é sem provas para a posterioridade e muitas vezes a nossa palavra nao basta.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
ziggyma
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 5:56 pm

fteixeira Escreveu:
Ei! Calma! Quando é que eu disse que tinham LOP? Não disse e como é óbvio não têm, como aliás é muito frequente nestas lojas...
Você não disse que tinham LOP, mas alguns colegas aqui supunham que poderiam ter e estarem simplesmente fora do estalão da raça... depois leia atentamente os posts.

Então, se não tem LOP são rafeiros? Certo?
Se são rafeiros a loja está a fazer propaganda enganosa. Certo? E ficamos por isso mesmo. OK, todos aqui juntos a falar que isso é uma barbaridade e tudo mais... ok
<p>&nbsp;</p>
maraya
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 5:58 pm

ziggyma Escreveu:
fteixeira Escreveu:
Você não disse que tinham LOP, mas alguns colegas aqui supunham que poderiam ter e estarem simplesmente fora do estalão da raça... depois leia atentamente os posts.

Se são rafeiros a loja está a fazer propaganda enganosa. Certo? E ficamos por isso mesmo. OK, todos aqui juntos a falar que isso é uma barbaridade e tudo mais... ok
Pode nao ser bem assim:
maraya Escreveu:Vamos baralhar um pouco isto...
Um cao pode ser puro e nao ter LOP, basta que seja filho de 2 caes puros...
O LOP ajuda pois é o documento que comprova que tanto o cachorro é descendente de caes puros.
Agora se tivermos um cachorro filho de pais com LOP o cachorro nao deixa de ser puro por nao ter sido registado.. Ficamos é sem provas para a posterioridade e muitas vezes a nossa palavra nao basta.
Se bem que acho que já dei para entender que nenhum bom criador deixa de registar as suas ninhadas...
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
ziggyma
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 6:00 pm

Ziggyma, você é que falou em lojas... Daí a minha resposta.
Se se refere às pessoas que compram os cães com defeitos, tais como os que eu referi, apesar do cão ter esse defeito não quer dizer que não seja um bom cão de companhia e até super saudável (só alguns defeitos estão associados a outros problemas de saúde). Para quem quer um cão de determinada raça para companhia, quer pelas suas características físicas quer pelo seu temperamento um Puppy Pet serve perfeitamente.

Falei em lojas (porque disse vendedores e para mim vendedores seriam lojas, mas isso foi uma interpretação minha)
De resto, se é para comprar um cão com defeito e pelo mesmo preço de um cão sem defeito, se eu for informada disso e puder decidir concordo em tudo. Se me enganarem, sejam criadores, criadeiros ou lojas enfim, a coisa fica feia, porque aí teria mesmo que usar a lei para exigir meus direitos. Enfim, cada um sabe o que faz com o seu dinheiro...
Obrigada pela sua resposta.
Cumprimentos
Ziggyma
<p>&nbsp;</p>
fteixeira
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 6:02 pm

ziggyma Escreveu:
fteixeira Escreveu:

Eu li todas as respostas com bastante atenção, uma vez que fui eu que abri o tópico. Nunca falei que os cachorros tinham LOP, apenas disse que estavam identificados como sendo Yorkshires. As suposições que os outros fizeram não passam disso mesmo.
Os animais podem ter LOP e não ser rafeiros, como já foi explicado mais acima se quiser ir ler...
Isso da publicidade enganosa tem que se lhe diga... Nenhum animal lá tem LOP mas presume-se que seja dessa raça... Vou reclamar baseada em quê? Eu vim aqui apenas comentar a situação...
WaterMonitor
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 6:03 pm

Um cão fora do estalão pode não ter defeito nenhum!

Pode apenas não ter as características físicas perfeitas para concorrer num concurso de beleza!

Não está estragado, apenas terá a orelha mais acima ou a cauda mais abaixo.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

domingo jul 01, 2012 6:06 pm

ziggyma Escreveu:Ziggyma, você é que falou em lojas... Daí a minha resposta.

Falei em lojas (porque disse vendedores e para mim vendedores seriam lojas, mas isso foi uma interpretação minha)
De resto, se é para comprar um cão com defeito e pelo mesmo preço de um cão sem defeito, se eu for informada disso e puder decidir concordo em tudo. Se me enganarem, sejam criadores, criadeiros ou lojas enfim, a coisa fica feia, porque aí teria mesmo que usar a lei para exigir meus direitos. Enfim, cada um sabe o que faz com o seu dinheiro...
Obrigada pela sua resposta.
Cumprimentos
Ziggyma
Já disse lá atrás que um Pet Puppy tem um preço diferente de um Promissing Puppy. Por Pet Puppy entenda-se um cachorro que tem um defeito, é grande demais ou pequeno demais ou pode até nem ter nenhum defeito em concreto mas no conjunto geral nunca servirá para exposição ou reprodução. Por Promissing Puppy entenda-se um cachorro que, à data da venda, parece reunir todas as condições para exposição e para reprodução, no entanto não quer dizer que venham a ser campeões.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
ziggyma
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 6:08 pm

fteixeira Escreveu:
ziggyma Escreveu:
fteixeira Escreveu:

Eu li todas as respostas com bastante atenção, uma vez que fui eu que abri o tópico. Nunca falei que os cachorros tinham LOP, apenas disse que estavam identificados como sendo Yorkshires. As suposições que os outros fizeram não passam disso mesmo.
Os animais podem ter LOP e não ser rafeiros, como já foi explicado mais acima se quiser ir ler...
Isso da publicidade enganosa tem que se lhe diga... Nenhum animal lá tem LOP mas presume-se que seja dessa raça... Vou reclamar baseada em quê? Eu vim aqui apenas comentar a situação...

Tá certo. Um cão aqui no fórum sem LOP é logo classificado como rafeiro e que a pessoa que o comprou foi enganada. Mas em uma loja...bom isso é diferente.
Concordo plenamente com o seu parecer... Temos dois pesos e duas medidas.
Obrigada pelo esclarecimento, e que esse mesmo esclarecimento sirva para todos que vierem aqui, como a user do tópico do labrador.
<p>&nbsp;</p>
WaterMonitor
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 6:10 pm

Um cão sem pedigree é um rafeiro!
maraya
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 6:15 pm

O que é certo é que sem o registo no LOP você nao tem nenhuma garantia! Podem dizer-lhe o cachorro nao tem LOP mas é filho de pais com LOP (se isto fosse verdade o cachorro era, no meu ponto de vista, puro), e se nao é verdade?! Sem LOP nao pode ter a certeza...
Daí ser um pouco parvo venderem caes sem LOP mas que "sao filhos de pais registados"... Mão se perde nada mesmo em se comprar um cao registado quando procuramos um cao de raça, aliás é o mínimo que se deve fazer!
Última edição por maraya em domingo jul 01, 2012 6:20 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”