As pessoas do forum podem ter experiência em associações, como é o meu caso. O número de cães tem a ver com as escolhas e atitudes dos dirigentes, quando assumi essa gestão mantive o número de cães da associação estável por principio. Não valia a pena ter mais para tê-los sem condições e com problemas de comprotamento à mistura. Por isso tinhamos um número x que não podia ser ultrapassado, em vez de ser até ao telhado era até esse número, o número de cães salvos não tem nada a ver com o número de cães que estão no canil, tem a ver com o número de cães que são adoptados... isto foi o que aprendi como voluntário, mas que ninguém quer concordar, porque custa ter de ser "deus" e dizer tu salvaste, tu morres.Trolitar Escreveu:Não querendo entrar em confusões, o pessoal da associação não terá mais experiência do que as pessoas de um fórum que a maior parte das vezes dão informações erradas e xenófobas?
Quantos animais tem essa associação? É estranho.
Cadela agressiva! - ajuda
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Custa muito e não gostaria com certeza de ter estado no seu lugar, mas é a atitude sensata.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Duvido que as associações tenham dinheiro para isso.alguém dai deve ir fazer essa formação e transmitir os conhecimentos aos restantes, é vital que isso aconteça
Não sei em que país vive mas, no nosso, as associações tem falta de voluntários para as tarefas do dia a dia, estão afogadas em dívidas (a vets, sobretudo) e as prioridades residem em arranjar ração, fazer obras de manutenção, etc.
Acha que tem recursos para mandar alguém tirar um curso e depois leccionar aos restantes ?
A forista faz muito bem em procurar conselhos onde os pode encontrar, mesmo que não sejam de treinadores.
Até porque, em questões de comportamento, muitos aconselham vets (pex.,profªdrª Ilda Rosa) e não treinadores.
E treinadores há bons e maus.
Também acha que a forista deve ir tentando para selecionar o que realmente é bom ?
Bom seria que as pessoas lidassem com a nossa realidade e não com um mundo ideal e rico, onde se pode dizer sempre vá ao vet ou vá ao treinador.
Que o doglover me desculpe a intervenção, mas passo-me com estas facilidades.
Quem me dera a mim que fossemos um país rico e as associações tivessem poucos cães e abundância de recursos...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Acho que a ideia do Doglover não era mandar alguém ir fazer formação e depois "formar" os outros... a ideia é que poderá haver alguém com mais interesse em comportamento canino que ajude na associação e essa pessoa poderá ter formação (paga por si, devido ao seu interesse) e poderá transmitir conhecimentos às pessoas que são voluntárias... mas isto foi o que eu interpretei...
-
- Membro Veterano
periquito FALCANITO
Ah, bom, nesse caso...alguém com mais interesse em comportamento canino que ajude na associação e essa pessoa poderá ter formação (paga por si, devido ao seu interesse)
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
- Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes
Olá a todos.
Não temos dinheiro para pagar a ninguem, espero que compreendam que o mais importante é tratar da alimentação.
Muita gente pensa que é facil mas nao é.
Sao os imensos gastos no vet, alimentação, gas, agua, luz, produtos de limpeza (esfregonas, lixivias, pas, vassouras, detergentes, sacos de lixo...) sao as mantinhas para os cães (que muitas vezes nos dão) as camas, as casotas, e a propria associação que esta em obras, estamos ac ontruir tudo de novo porque estavamos sem condições para os animais no inverno!
Bom agradeço a todos a ajuda prestada e a todos os que aqui me tentaram ajudar.
Concordo que temos de estipular um numero de caes, porque se temos capacidade para 20 nao podemos ter 30 so para os salvar, as vezes mais vale "virar as costas" a uns quantos casos e proteger os que lá estao de brigas etc, alguns doentes, velhos sem nenhuma hiopotse de ser adoptados (atenção que sou completamente contra o abate), acho que é uma atitude muito nobre da sua parte, eu pessoalmente nao o conseguiria fazer, nao conseguia virar as costas a um animais, mas por vezes tem de ser.
Quando à Mabelle, tentei esse truque da troca, começei por lhe dar ração a boca e ela aceitou depois mostrei-lhe o biscoito e ela tentou logo agarra-lo, fui dando aos bocadinhos a boca, tirando e pondo e ela nada. Depois decidiu meter-se na casota a rosnar com o biscoito na boca e dei-lhe um bocadinho de frango, entao ai largou o biscoito para vir comer o frango, saiu da casota e comeu, depois deixou-me pegar no biscoito e ja nem o quis mais. O companheiro dela e um pedinchão e acabou por comer o biscoitinho ele. Depois de falar com alguns voluntarios soube que ela vivu na rua muito tempo, passou muita fome (muito tempo e ralativo esteve uns 4 meses na rua, penso qe tem 5/6 meses) e tinha de defender o que era dela dos outros caes e das pessoas e é por isso que é assim., E um amor de cadelinha, so quer colinho, beijinhos, e estaar aninhada perto de nos, espero que com o tempo melhore em relação a posse das coisas, mas ja me deixou invadir a casota dela sem me atacar, foram cerca de 2 horas com ela na box (e com o chatinho do companheiro dela) e notei algumas (pequenas) melhorias, mas nao vou desistir dela! Quero que faça parte de uma familia feliz e equilibrada...
Mais uma vez muito obrigada a todos
Não temos dinheiro para pagar a ninguem, espero que compreendam que o mais importante é tratar da alimentação.
Sao os imensos gastos no vet, alimentação, gas, agua, luz, produtos de limpeza (esfregonas, lixivias, pas, vassouras, detergentes, sacos de lixo...) sao as mantinhas para os cães (que muitas vezes nos dão) as camas, as casotas, e a propria associação que esta em obras, estamos ac ontruir tudo de novo porque estavamos sem condições para os animais no inverno!
Concordo que temos de estipular um numero de caes, porque se temos capacidade para 20 nao podemos ter 30 so para os salvar, as vezes mais vale "virar as costas" a uns quantos casos e proteger os que lá estao de brigas etc, alguns doentes, velhos sem nenhuma hiopotse de ser adoptados (atenção que sou completamente contra o abate), acho que é uma atitude muito nobre da sua parte, eu pessoalmente nao o conseguiria fazer, nao conseguia virar as costas a um animais, mas por vezes tem de ser.
Quando à Mabelle, tentei esse truque da troca, começei por lhe dar ração a boca e ela aceitou depois mostrei-lhe o biscoito e ela tentou logo agarra-lo, fui dando aos bocadinhos a boca, tirando e pondo e ela nada. Depois decidiu meter-se na casota a rosnar com o biscoito na boca e dei-lhe um bocadinho de frango, entao ai largou o biscoito para vir comer o frango, saiu da casota e comeu, depois deixou-me pegar no biscoito e ja nem o quis mais. O companheiro dela e um pedinchão e acabou por comer o biscoitinho ele. Depois de falar com alguns voluntarios soube que ela vivu na rua muito tempo, passou muita fome (muito tempo e ralativo esteve uns 4 meses na rua, penso qe tem 5/6 meses) e tinha de defender o que era dela dos outros caes e das pessoas e é por isso que é assim., E um amor de cadelinha, so quer colinho, beijinhos, e estaar aninhada perto de nos, espero que com o tempo melhore em relação a posse das coisas, mas ja me deixou invadir a casota dela sem me atacar, foram cerca de 2 horas com ela na box (e com o chatinho do companheiro dela) e notei algumas (pequenas) melhorias, mas nao vou desistir dela! Quero que faça parte de uma familia feliz e equilibrada...
Treinar um cão com outro dentro da box é sempre mais complicado do que se for só mesmo o cão e a pessoa... provavelmente irá ser um processo mais demorado do que se estivesse sozinha...
Com esse historial é normal que se tenha tornado "possessiva"... vida difícil. Muitas vezes com o tempo entendem que ninguém está para roubar nada, antes pelo contrário... outras vezes a situação vai piorando (isto sem fazer nada em específico). Penso que com o que está agora a fazer irá ao sítio... devagar, mas vai lá.
Vá dando notícias sobre a evolução dela
Com esse historial é normal que se tenha tornado "possessiva"... vida difícil. Muitas vezes com o tempo entendem que ninguém está para roubar nada, antes pelo contrário... outras vezes a situação vai piorando (isto sem fazer nada em específico). Penso que com o que está agora a fazer irá ao sítio... devagar, mas vai lá.
Vá dando notícias sobre a evolução dela

-
- Membro Veterano
PArabéns!!! Para um dia e para uma pessoa sem experiência foi optimo, continue e vai ver que lhe passa por completo.Saracocas Escreveu:Olá a todos.
Em relação às minhas sugestões, eu sei tudo o que dizem, eu estive lá, vi, e sei quais são as prioridades numa associação, o problema é complexo e estamos na estaca 0 em relação à solução, num país que nem com as pessoas já se preocupa, só com o dinheiro e com a economia.
Mas o que queria dizer é isto, eu tenho apresentações feitas no computador e disponibilidade para transmitir os conhecimentos que tenho gratuitamente, não sou perito, mas tenho formação em treino de cães e fui voluntário 8 anos... e até agora espero. A Claudia Estanislau também está, ou pelo menos esteve até há pouco tempo, disponivel para dar formação gratuita a voluntários de associações e a única associação à qual foi dar foi a Associação Cantinho dos Animais de Beja organizada por mim... por vezes o problema não está nos obstáculos está na vontade... não sei onde é a associação onde faz voluntariado mas se houver interesse vai ver que se arranja um treinador disponivel para transmitir conhecimentos gratuitamente... nós também estamos pela causa dos cães abandonados e muitos fizemos voluntariado, eu fui dos tais que pelo interesse próprio que tinha paguei o curso de treino de cães...
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
- Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes
Olá a todos.
Hoje ao inicio as coisas nao correram muito bem, a Mabelle nao queria de maneira nenhuma largar o raio do osso e nao me deixou tocar-lhe, atacou-me os pés e as maos.
Depois sentei-me junto a ela e dei-lhe a minha mae a cheirar e fui dando festinhas, depois fui ate a boca dela e tirei o osso e ela nao fez nada.
Depois veio-me pedir como uma menina mbem comportada (sentou-se) e e levou-o para a casota e continuo a deixar que lhe mexesse.
O amigo é um refilao e nao me deixava em paz com ela, queria miminhos tambem.
Deixo aqui algumas fotos.

Hoje ao inicio as coisas nao correram muito bem, a Mabelle nao queria de maneira nenhuma largar o raio do osso e nao me deixou tocar-lhe, atacou-me os pés e as maos.
Depois sentei-me junto a ela e dei-lhe a minha mae a cheirar e fui dando festinhas, depois fui ate a boca dela e tirei o osso e ela nao fez nada.
Depois veio-me pedir como uma menina mbem comportada (sentou-se) e e levou-o para a casota e continuo a deixar que lhe mexesse.
O amigo é um refilao e nao me deixava em paz com ela, queria miminhos tambem.
Deixo aqui algumas fotos.

-
- Membro Veterano
periquito FALCANITO
A Mabelle é uma canita bem bonita...
Vai ver que, com a sua insistência, vai lá.
É difícil a uma cadelinha que sempre lutou pelo indispensável - como a comida - e se habituou a que, se não defender o seu, é roubada, habituar-se a ver os seres humanos e outros cães não como rivais mas como amigos.
Infelizmente as associações, além das dificuldades, tem uma mentalidade um pouco fechada a inovações.
Precisam de provas que o novo lhes é vantajoso...
Estou convencida que se os cães fossem treinados no básico eram mais fáceis de adoptar e os adoptantes mais amigos de abrir os cordões à bolsa com a associação - afinal um cão que senta, deita, anda bem à trela, responde à chamada, selectivo quanto a fazer necessidades, etc., é um cão de valor acrescentado.
Talvez o que a Saracocas está a fazer seja um começo.
Quem sabe até onde pode chegar...

Vai ver que, com a sua insistência, vai lá.
É difícil a uma cadelinha que sempre lutou pelo indispensável - como a comida - e se habituou a que, se não defender o seu, é roubada, habituar-se a ver os seres humanos e outros cães não como rivais mas como amigos.
Infelizmente as associações, além das dificuldades, tem uma mentalidade um pouco fechada a inovações.
Estou convencida que se os cães fossem treinados no básico eram mais fáceis de adoptar e os adoptantes mais amigos de abrir os cordões à bolsa com a associação - afinal um cão que senta, deita, anda bem à trela, responde à chamada, selectivo quanto a fazer necessidades, etc., é um cão de valor acrescentado.
Talvez o que a Saracocas está a fazer seja um começo.
Quem sabe até onde pode chegar...
-
- Membro Veterano
O meu objectivo é efectivamente tirar o curso de treinadora de caes para o ano mas não esta facil, o €€ que pedem é muito...
Mas adorava fazer disto minha futura profissão, sempre foi o meu sonho
Mas adorava fazer disto minha futura profissão, sempre foi o meu sonho
-
- Membro Veterano
Para profissão está dificil de ser sustentável, mas cursos existe o da universidade lusofona que vai ser o primeiro curso certificado.
Em relação ao que está a fazer com a Mabelle, leia novamente o que escrevi, não está a fazer as coisas da forma desejável, já não está a forçar tanto mas continua a forçar porque de alguma forma acha que é preciso forçar... não vá chegando a mão lentamente...faça repetições com recompensas no meio e ai sim vá aproximando o corpo e peça um senta para criar espaço entre a boca e o osso...
Se quer tirar diretamente da boca então troque uma recompensa pelo osso ou o que tem na boca...isso é ensinar o cão a gostar de partilhar... depois quando já largar bem trocando por outra coisa... tire-lhe o osso da boca, não dê recompensa, devolva logo de seguida o osso como recompnesa de o ter partilhado e afaste-se deixando-a a roê-lo até ao fim.
O treino de cães é feito por repetições, por aproximações, por aumento progressivo do grau de dificuldade e pelo aumento progressivo do grau de distrações, usando coisas boas para promover bons comportamentos e coisas menos boas para extinguir os maus comportamentos...sempre com a maior das coerências.
É preciso mais sensibilidade, que pela pouca experiência não tem, para saber ir evoluindo no grau de dificuldade... está a forçar demasiado, vá com mais calma que as coisas acontecem, vai ver. E parabéns pelo que está a fazer e pelo seu desejo de treinar animais.
Em relação ao que está a fazer com a Mabelle, leia novamente o que escrevi, não está a fazer as coisas da forma desejável, já não está a forçar tanto mas continua a forçar porque de alguma forma acha que é preciso forçar... não vá chegando a mão lentamente...faça repetições com recompensas no meio e ai sim vá aproximando o corpo e peça um senta para criar espaço entre a boca e o osso...
Se quer tirar diretamente da boca então troque uma recompensa pelo osso ou o que tem na boca...isso é ensinar o cão a gostar de partilhar... depois quando já largar bem trocando por outra coisa... tire-lhe o osso da boca, não dê recompensa, devolva logo de seguida o osso como recompnesa de o ter partilhado e afaste-se deixando-a a roê-lo até ao fim.
O treino de cães é feito por repetições, por aproximações, por aumento progressivo do grau de dificuldade e pelo aumento progressivo do grau de distrações, usando coisas boas para promover bons comportamentos e coisas menos boas para extinguir os maus comportamentos...sempre com a maior das coerências.
É preciso mais sensibilidade, que pela pouca experiência não tem, para saber ir evoluindo no grau de dificuldade... está a forçar demasiado, vá com mais calma que as coisas acontecem, vai ver. E parabéns pelo que está a fazer e pelo seu desejo de treinar animais.
Acho que isso não é exactamente mentalidade fechada, mas falta de conhecimento das pessoas em geral. Muita gente não conhece muito sobre métodos mais modernos/positivos, pois estamos habituados a métodos mais tradicionais de lidar com os cães. Palmadas, mostrar quem é que manda, nunca mas nunca permitir que um cão seja agressivo, muita gente só conhece este tipo de método para lidar com maus comportamentos, não porque gostam mas porque pensam que assim é para o bem dos cães e o único método eficaz. Eu própria não conhecia muitos métodos até pesquisar pela internet e ver que há muito mais para além do que sempre soube.aisd Escreveu:Infelizmente as associações, além das dificuldades, tem uma mentalidade um pouco fechada a inovações.
Outra forma de não precisar de tirar directamente da boca é ensinar um comando tipo "larga" para a cachorra largar o osso por si mesma. É mais segura porque é a cachorra que decide largar o osso, deixando assim pouca margem de dúvidas.