Feno de Alfafa

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

sábado jun 30, 2012 12:59 am

Alfafa e luzerna é a mesma coisa. Luzerna é o nome português.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo jul 01, 2012 1:35 pm

Vou contar-vos uma... isto só a mim lol :oops:

ontem tive de levar um gatinho ao vet e meti-me com o senhor da loja - o que não tinha alfafa. Perguntei se tinha luzerna e ele disse q era o que tinha mais. :P acabei por trazer mais um saco d 40 litros por 2 aérios, toda contente.

Bom, ao fim da tarde fui passear os cães para o pinhal. Há umas zonas de ervas altas (bom, mais altas q eu, q só tenho metrimeio) em clareiras e veio-me ao nariz um cheiro familiar. Começo a olhar em volta e a ver umas florinhas roxas... bom... há PALETES de alfafa no pinhal aqui mesmo ao pé! arranquei um bocadito com flor e vagens e trouxe para os meus vizinhos identificarem (podia ser semelhante e ser tóxica), e eis o q eles disseram: "ah, isso é ervilhaca, é o que se dá aos coelhos! Mas tens de a secar primeiro, fresca faz-lhes diarreia". Não conheciam o termo "alfafa" nem "luzerna". E eu não conhecia "ervilhaca". Portanto, aqui fica mais um nome... :oops:
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

domingo jul 01, 2012 4:11 pm

eu teria receio de arrancar alfafa do monte secá la e dar as chins... prefiro comprar. já agora em que loja arranjou a alfafa tao barata? pode enviar me pm? obrigada
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

domingo jul 01, 2012 4:39 pm

chinsdalinha Escreveu:eu teria receio de arrancar alfafa do monte secá la e dar as chins...
Já pensei em plantar...
tekzz
Membro Júnior
Registado: domingo jun 24, 2012 7:41 pm

domingo jul 01, 2012 5:09 pm

Adim Escreveu:
chinsdalinha Escreveu:eu teria receio de arrancar alfafa do monte secá la e dar as chins...
Já pensei em plantar...
Como a chinsdalinha disse, eu também acho isso um pouco arriscado e depois o trabalho todo, mais vale compra-la :D
sxmota
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 5:44 pm

Se lavarmos bem, com água corrente e umas gotas de vinagre, e enxaguarmos, não há problema. No meio do pinhal tb ninguém usa pesticidas e o que não falta são coelhos bravos. Vale bem o passeio, e duvido que faça pior do que o contacto com o plástico.

O que tou a ver é que afinal há alfafa por todo o ladol! LOL
sxmota
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 5:45 pm

Adim Escreveu:
Já pensei em plantar...
Adim, eu vou plantar.
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

domingo jul 01, 2012 9:16 pm

Duas palavras para o pessoal que quer plantar e arrancar do pinhal: não arrisquem!
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

domingo jul 01, 2012 10:57 pm

Ervilhaca não é o mesmo que luzerna nem alfafa. Cada um faz o que quer...
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo jul 01, 2012 11:15 pm

Nome científico da ervilhaca- Vicia Sativa
Nome científico da alfafa- Medicago Sativa

Quando em dúvida, procura-se o nome científico. Comprova-se o que disse o acorchins. Ervilhaca e Alfafa não são a mesma coisa. Mas é como disse o acorchins... "cada um faz o que quer".
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

segunda jul 02, 2012 9:14 am

acorchins Escreveu:Ervilhaca não é o mesmo que luzerna nem alfafa. Cada um faz o que quer...
Estou a ponderar não plantar, mas ainda assim, plantar luzerna é menos mau do que colher "nãoseioquêparecidocomalfalfa",e dar.
sxmota
Membro Veterano

segunda jul 02, 2012 11:05 am

Bem, aqui é o que as pessoas do campo dão aos coelhos. E sim, fui investigar a planta, que também é chamada "vica" e é uma boa alternativa à luzerna, com as mesmas propriedades. Sinceramente, não entendo tantos receios. :) Mas não sei se será adequada para chinchillas. Para coelhos, é.
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

segunda jul 02, 2012 11:12 am

sxmota Escreveu:Se lavarmos bem, com água corrente e umas gotas de vinagre, e enxaguarmos, não há problema. No meio do pinhal tb ninguém usa pesticidas e o que não falta são coelhos bravos. Vale bem o passeio, e duvido que faça pior do que o contacto com o plástico.

O que tou a ver é que afinal há alfafa por todo o ladol! LOL
Pois :?
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
tekzz
Membro Júnior
Registado: domingo jun 24, 2012 7:41 pm

segunda jul 02, 2012 11:27 am

sxmota Escreveu:Bem, aqui é o que as pessoas do campo dão aos coelhos. E sim, fui investigar a planta, que também é chamada "vica" e é uma boa alternativa à luzerna, com as mesmas propriedades. Sinceramente, não entendo tantos receios. :) Mas não sei se será adequada para chinchillas. Para coelhos, é.
Pois, coelhos é uma coisa, chinchilas é outra...
DATK
Membro
Registado: sábado abr 07, 2012 1:34 am

segunda jul 16, 2012 4:14 pm

tbm encontrei numa loja sacas de luzerna em rama para cavalos, nao vi o preço, mas as sacas eram enormes, posso comprar e dar as minhas chins? o feno de alfafa que costumo comprar traz 500g e custa-me 8€... de certeza que o outro sai mais barato...
Responder

Voltar para “Exóticos”