sintoma de agressividade?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

domingo jul 01, 2012 10:17 pm

ontem aconteceu-me o seguinte, fui trabalhar e levei o cao comigo, o que por vezes acontece é que a vedaçao do o meu local de trabalho faz face com uma rua com algum movimento de pessoas e como o meu cao é meio refilao algumas pessoas acham graça e por vezes até se metem com ele, só que ontem 3 putos entre os 15 e 18 anos (sim digo putos porque nao lhes posso chamar de outra coisa) estavam da parte de fora atiçar o cao de forma parva e tive que intervir porque a estupidez tem limite, (apenas lhes disse que quando o cao crescer que até lhes podia abrir o portao para brincarem da mesma forma com ele) ora fiquei de boca aberta com a data de nomes e insultos que levei, mas adiante... o problema foi que o cao parecia louco nas investidas contra a rede e fez algo que nunca tinha feito, ficou com o pêlo desde o pescosso até ao fim das costas espetado, e agora sempre que ladra a estranhos uma parte do pêlo sobre as costas levanta, coisa que antes nunca tinha feito :| isso é normal? terá o cao ficado traumatizado? agressividade tambem nao acho que seja provavel pois ainda é um bébé (4 meses) ja alguma vez aconteceu com os vossos patudos??
desculpem o missal :wink:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo jul 01, 2012 10:28 pm

Você conhece os pais do seu cão, sabe como reagem?

Eu já vi um cachorro de 2 meses refilar com um desconhecido que lhe queria pegar e não o permitiu de tal forma se mostrou agressivo. Não me admirei porque conhecia o cão e a cadela pais e eram ambos assim.
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

domingo jul 01, 2012 10:42 pm

sasquatch Escreveu:Você conhece os pais do seu cão, sabe como reagem?

Eu já vi um cachorro de 2 meses refilar com um desconhecido que lhe queria pegar e não o permitiu de tal forma se mostrou agressivo. Não me admirei porque conhecia o cão e a cadela pais e eram ambos assim.
sim conheço, o pai é bastante agressivo com estranhos quando preso no canil mas muito sociavel depois de o dono apresentar as visitas embora deu para perceber que nao é o tipo de cao que dá lambidelas a estranhos, já a mae ja é mais serena e amorosa eu proprio lhe fiz imensas festinhas :lol: mas contudo o meu cao ladra a estranhos mas nao intuito de agressividade pois abana o rabito enquanto ladra e na rua adora estranhos está sempre receptivo a mimos de qualquer estranho só quer festas ao ponto que ele se lhe der asas vai com qualquer pessoa que lhe faça festas o que tambem nao é bom :|
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda jul 02, 2012 12:14 pm

Dragablue, a "coisa" vagamente parecida com uma Dogue Alemã que adoptei eriça o pêlo todo à mínima provocação, que tanto pode ser outro cão, como um puto de bicicleta.

É adulta, não faz mal a uma mosca e aquilo é só garganta e, muito provavelmente, uma má socialização em cachorra.

Tente que o seu cão conviva com jovens e crianças normais (sei que é difícil de encontrar hoje em dia) e tente proporcionar-lhe nesta fase o maior número de experiências possíveis para que ele aceite o mundo sem medos.

Não é que eu ache mal que o seu cão espete uma dentada em putos estúpidos, é mesmo para o proteger a ele. 8)
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda jul 02, 2012 12:24 pm

Quanto a mim, cães que seja para usar como animais de guarda e defesa tem de ser muito bem treinados, por profissionais e tendo em conta as caracteristicas da raça.

Um cão de guarda e defesa é antes de mais um animal com um bom treino de obediência e no qual o dono tem confiança.

Se algo corre mal com um cão destes, o dono fica metido numa grande complicação e é fácil as coisas correram mal com animais aos quais se habituou a reagir com força a certos estimulos.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda jul 02, 2012 12:30 pm

todos os cães que eu conheço reagem ao stress e ao medo levantando o pêlo do dorso! penso que seja uma reacção natural que não está directamente relacionada com má sociabilização! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

segunda jul 02, 2012 12:45 pm

WaterMonitor Escreveu:Dragablue, a "coisa" vagamente parecida com uma Dogue Alemã que adoptei eriça o pêlo todo à mínima provocação, que tanto pode ser outro cão, como um puto de bicicleta.

É adulta, não faz mal a uma mosca e aquilo é só garganta e, muito provavelmente, uma má socialização em cachorra.

Tente que o seu cão conviva com jovens e crianças normais (sei que é difícil de encontrar hoje em dia) e tente proporcionar-lhe nesta fase o maior número de experiências possíveis para que ele aceite o mundo sem medos.

Não é que eu ache mal que o seu cão espete uma dentada em putos estúpidos, é mesmo para o proteger a ele. 8)
Só um aparte, que nada tem a ver com o tópico. Eu acho que isso de serem raros os jovens normais hoje em dia é um pouco como os cães, a culpa não é deles mas sim dos seus donos. A culpa de os jovens serem, na sua grande maioria, "anormais", é da geração que lhes deu educação.

dragablue, eu acho normal que isso aconteça com o seu cão, ainda por cima sendo "atiçado" pelos putos... A maior parte dos cães reagiria da mesma forma e acho que se está a fazer um trabalho de socialização, não terá problemas no futuro.
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

segunda jul 02, 2012 2:07 pm

O Dobermann tem um forte instinto de guarda, e é normal que esse instinto venha ao de cima sempre que confinado ou numa zona que ele considere dele. Se os putos o atiçaram, é perfeitamente normal que ele erice o pêlo e lhes ladre, o que não é normal é "crianças" de 15 anos terem esse comportamento para com um cão...
MariaET
Registado: sábado jun 30, 2012 10:02 am

segunda jul 02, 2012 2:17 pm

A mim este fim-de-semana aconteceu-me uma cena semelhante. A minha cadela cocker com 7 meses sempre foi muito dócil para todas as pessoas (mesmo aquelas que não conhece). Neste fim-de-semana, fui a uma esplanada e ela ladrou imenso a uma das funcionárias. Ela estava mesmo muito furiosa, chegou ao ponto de rosnar, parecia mesmo que queria atacar a senhora. No dia seguinte, noutra esplanada fez o mesmo a duas crianças que lhe queriam fazer festas. O que foi curioso é que ela só fez isso a essas pessoas. Ela estava deitada debaixo da mesa e qd as pessoas se aproximaram é que ela se passou. Quando as pessoas foram embora, ela calou-se e acalmou. Não sei o que lhe deu... nunca a tinha visto assim...
Aconselharam-me a levá-la a treinos de boas maneiras (ou lá como lhe chamam). Estou a ponderar isso...
Sê a mudança que queres ver no mundo!
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

segunda jul 02, 2012 3:19 pm

Também me parece normal... afinal, ele foi provocado no território dele!
Cada vez que passa um bando de anorm... perdão, putos parvos à porta da minha casa e a provocarem, a reacção e a mesma, senão pior ainda.

(Isto de dizerem que as crianças não tem culpa, mas sim os pais, simplesmente não pega comigo. Um puto de 15 anos sabe perfeitamente o que esta a fazer.)
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda jul 02, 2012 3:26 pm

Agressividade Territorial, pode muito bem morder alguém através da brreira que define o território e depois se o soltar vai cumprimentar de forma sociável a pessoa. Esse tipo de agressividade para mim tem muito a ver com comportamentos de frustração, de defesa, auto-reforçantes. Tem de estar a supervisionar e sempre que se ap+roxima um possivel "gatilho" (miúdos deficientes morais com 15 e 18 anos) chama a atenção do cão e reforça o comprotamentod e calma e de foco em si.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

segunda jul 02, 2012 3:40 pm

MVieira27 Escreveu:Também me parece normal... afinal, ele foi provocado no território dele!
Cada vez que passa um bando de anorm... perdão, putos parvos à porta da minha casa e a provocarem, a reacção e a mesma, senão pior ainda.

(Isto de dizerem que as crianças não tem culpa, mas sim os pais, simplesmente não pega comigo. Um puto de 15 anos sabe perfeitamente o que esta a fazer.)
Claro que tem noção, mas há coisas que se aprendem no berço.
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

segunda jul 02, 2012 4:24 pm

Ai... tem razão. A noção de bem e mal, assim como a de castigo anda um pouco perdida neste mundo.... Eu fui criada "a antiga" e tenho tendência para me esquecer disso...

Uma boa forma de evitar essas situações seria dizer que ele morde. Ninguém o iria chatear mais. Ainda por cima de for um doberman (não sei a raça do seu moço, apenas desconfio) duvido que o espicacem muito quando tiver o tamanho adulto!
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda jul 02, 2012 5:14 pm

Os miúdos por estarem atrás da rede não devem sentir assim tão ameaçados, embora saibam que o cão bem os possam morder se estivesse solto.

Se o seu cão pode ser agressivo, é importante ter a obediência bem sólida e boa socialização, para minimizar o perigo, quer para os outros quer para ele mesmo. Penso que infelizmente, por qualquer motivo que seja, o cão será sempre quem sofre se ele morder alguém...
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

segunda jul 02, 2012 7:11 pm

doglover80 Escreveu:Agressividade Territorial, pode muito bem morder alguém através da brreira que define o território e depois se o soltar vai cumprimentar de forma sociável a pessoa. Esse tipo de agressividade para mim tem muito a ver com comportamentos de frustração, de defesa, auto-reforçantes. Tem de estar a supervisionar e sempre que se ap+roxima um possivel "gatilho" (miúdos deficientes morais com 15 e 18 anos) chama a atenção do cão e reforça o comprotamentod e calma e de foco em si.
Este tipo de "agressividade", por experiência própria, não é propriamente "treinável", e eu explico porquê. O comportamento de um cão de guarda, equilibrado, quando o dono está presente e quando o dono não está, é diferente. Ou seja, dando o meu exemplo pessoal com vários Dobermanns que já tive ao longo dos anos, se eu estiver presente, junto ao cão, ele está tranquilo e não reage a estranhos. Assim que saio do território dele (leia-se quintal), ele entra imediatamente em "modo de guarda", reagindo a qualquer estranho que apareça.

E nada tem a ver com frustração, se há coisas que os meus cães não sofrem é de frustração... Caminhar 8km diariamente, com praia e banhos incluídos, juntamente com toda a rotina diária, faz dos meus cães animais felizes e equilibrados, mas bons guardas.

Portanto é complicado corrigir um comportamento quando o mesmo não se manifesta na presença do dono. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”