Urgente - porquinhas da inda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

segunda jul 02, 2012 12:33 am

Olá a todos!
Antes de mais queria pedir desculpa pelo testamento, mas estou com algumas duvidas em relação a minha “porcalhona” :p
Como alguns de voces sabem, tenho uma porquinha da india, a Pandora Cui Cui, é uma “rapariga” cheia de energia, que não pode ouvir nem o frigorifico, nem o saco da ração, sacos, portas, pessoas a andar… Nada que desata logo aos gritos.
Ora, partilha o quarto com um ratinho, o meu midnight (hamster black banded) que sendo nocturno faz uns barulhos durante a noite, ela deve pensar que são pessoas e desata aos berros CUIIIIIIIII CUIIIIIII ninguém aguenta, é uma chata!
Bom, nasceu em dezembro, faz agora dia 7 de Julho 7 mesinhos, e acho que está na altura de lhe arranjar uma companheira (infelizmente só agora tive oportunidade para tal).
A minha princesa adora companhia, quando a junto com outros porquinhos é uma festa autentica, fartam-se de conversar, saltar,pular… Tanto que da ultima vez torceu a perna… e lá fomos nós para o vet.
Adiante, como já disse gostava de arranjar uma companheira para ela, mas gostava de saber se ainda vou a tempo, a companheira vinha com a mesma idade dela, pois é da mesma ninhada, são manas, no entanto tenho plena noção que não se vao conhecer, pois foram separadas com 1 mesito.
O meu maior medo é que não se dêm bem, ou que a Pandora se arme em esquisite e a ataque… Será tarde de mais para arranjar uma companheira? Onde as devo juntar e por quanto tempo antes de apresentar a nova casa a futura companheira da Pandora?
Bom, e infelizmente, se elas não se derem terei de devolver a “nova” pois infelizmente não tenho posses para ter duas gaiolas de 1 metro e meio em casa, para alem disso não gosto de a deixar presa, então iriam estar ambas todo o dia soltas em cima da cama com o resguardo e com as coisinhas delas, como faço com a Pandora.
Depois em relação à alimentação, a que ela come agora não é a mais completa, a Pandora come muito mais coisas que ela como melão, melancia, salsa, coentros etc etc. Como devo introduzir os novos alimentos a menina nova?
Devo ter camas separadas ou podem dormir ambas na mesma? (tendo em conta que a cama da Pandora é suficientemente grande para uma “porcalhona” de 800 e muitas gramas).
Agradeço a todos a ajuda, e mais uma vez peço desculpa pelo testamento, mas quero que tudo corra pelo melhor, deixo agora algumas fotos da Pandora para quem ainda não teve oportunidade de a “conhecer”!
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

segunda jul 02, 2012 8:13 am

Olá! :wink:

Ainda vai a tempo de arranjar uma companhia para a sua porquinha.
Eu só juntei as minhas porquinhas quando a Spoty (primeira porquinha) já tinha 10 meses (7 em minha casa).
O ideal é comprar uma porquinha nova (com 1 a 2 meses de idade) para que não haja disputas territoriais.

A junção deve ser feita em território neutro (território que não é de nenhuma das porquinhas) e deve estar presente porque elas podem lutar. Caso elas comecem a correr uma atrás da outra e a emitir pequeno ruídos, ou se fizerem um pouco de xixi uma para cima da outra é normal e não deve interferir.
A gaiola da sua atual porquinha deve ser muito bem limpa para evitar o seu cheiro e as primeiras refeições devem ser divididas para que elas não lutem por comida.

Para introduzir um novo alimento, dê pequenas doses, para ver se a porquinha é tolerante.

Quanto à cama, depende do tamanho desta. Se der espaço para que elas dormam sem se tocarem dá, se não der, tem de comprar outra. Digo "sem elas se tocarem", pois apesar de haver porquinhos que gostam de dormir juntos, há outros que não gostam, e que depois lutam para ver quem fica na cama...
Se for a cama dos dálmatas que aparece na imagem, vai ter de comprar outra.

A sua porquinha é linda! E o cão também! :D

Se tiver mais alguma dúvida pode sempre perguntar.

Cumprimentos,
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
Saracocas
Membro Veterano
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

segunda jul 02, 2012 12:28 pm

Olá!
A cama dela nao é a dos dalmatas essa é a que meto na minha cama para ela dormir.
Tenho uma caixa de fruta daquelas de madeira (foi limpa claro, depois mando foto), com mantas e com o feno lá porque a Pandora teimou em ir dormir para onde estava o feno, quer esteja ele no chao, na casa de banho etc etc.
Quanto a nova porquinha, tem mesmo de ser a mana dela, vem com a mesma idade.
Quanto a cama, talvez meta lá a dos dalmatas tambem e depois decidem quem fica com qual.
A Pandora está habituada a fazer tanto os xixis como os cocos na caixa de "areia" que lá meti (antes usava aquelas lascas de madeira amarelas mas a pandora ficou com fungos nas orelhas e o vet deduziu que fosse disso, entao agora uso corn cubs e para alem de dar para mais tempo nao ha mais alergias), como devo ensinar a outra a usar? será que pode aprender com a Pandora? Obrigada
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

segunda jul 02, 2012 8:33 pm

Saracocas,

eh aconselhavel juntar sempre um bebe (mais de 4 semanas e nao mais que 2 meses) a um adulto. Quer sejam femas ou machos.

Os porquinhos sao animais territoriais. Isto verifica-se em ambos os sexos.
Por isso a importancia de juntar um novinho, ja que ainda nao atingiu a maturidade sexual, o que facilita muito.

No entanto, cada porquinho tem a sua personalidade.
Ate pode ter sorte e as meninas darem-se bem. :)

Ja sabe, no pior cenario, pode haver arrufos (guinchos, pelo no ar, perseguicoes...) mas desde que nao haja dentadas nem sangue, sera tudo normal. Apenas estarao a estabelecer a hierarquia.

Eu concordo com a CataPerLover, se sao duas, deve haver coisas em duplicado.

De resto, siga os conselhos da CataPetLover e pode ser que corra tudo bem :D

Depois partilhe se a outra aprendeu a usar o wc com a Pandora!

Ca em casa nunca tive sorte... :/
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Saracocas
Membro Veterano

segunda jul 02, 2012 8:40 pm

Olá Marta!
Sorte em que? usar o wc? É muito muito facil!
Sempre usei mantinhas, mas para a ensinar a fazer na "areia" (corn cubs) mudei a gaiola toda para serragem e corn cubs, 3 dias depois limpei e meti com uma pazinha alguma parte molhada com xixi dentro da caixa onde iria ser o suposto Wc, com serragem e corn cubs novos.
E ela foi aprendendo a usar, com o tempo claro, sempre faz um xixi ou outro cá fora, mas seja xixis como cocos vai lá sempre primeiro, depois como é uma tontinha vem a andar ate ca fora a fazer xixi :lol:
Quanto ao problema das idades nao posso mesmo fazer nada por vai ser oferecida.
Não haverá possibilidade de se darem bem?
Tenho tanto medo que as coisas corram mal.
A gaiola tem 1 metro e tal, e a caixa de areia ocupa grande parte dela, tenho de arranjar maneira de desocupar espaço...
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 02, 2012 8:46 pm

Pois, o meu primeiro porquinho era super asseado.
So fazia xix na gaiola, e nunca na caminha.
Ja o seu companheiro foi uma desgraca...

Estas 3 sao terriveis...
Eu tinha um wc de canto, sim. Uma delas passou a fazer daquilo cama. Era wc e cama.

Na divisao onde esta a gaiola, criei um canto so para elas, para quando as solto poderem se ir deitar.
Eh certo que isso elas perceberam, porque eh so xixis e cocos por la.
Mas de vez em quando, basta encontrarem um canto qualquer na divisao mais abrigado e la vai um xixi!!
Fora quando andam com o cio e andam a mandar jatinhos umas para as outras e fica o chao molhado com pinguitas... :?

Agora acho que eh tarde para as ensinar...
No entanto aprenderam rapido que quando la chago eh para dar comida, e que quando ha visitas, ha comidinha.
Andam mais dadas do que nunca.
Quando abro a gaiola, vem logo para o meu colo pedinchar a racao.
Ate me deixam fazer festas sem fugir! Umas vendidas!

De volta ah sua situacao.
Eh um risco, mas pode dar certo! :)
Ha possibilidade de se darem bem sim.

A mana vive sozinha tambem?
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Saracocas
Membro Veterano

segunda jul 02, 2012 8:51 pm

Não sei, penso que não, mora com mais meninas.
Nunca é tarde para aprender!
A minha é uma porcalhona, suja tudo, mete a comida no wc e so depois é que come, e já teve a fase de dormir no wc tambem...
A minha antes costumava estar com os meninos da minha melhor amiga (vieram todos do mesmo, um era irmao e o outro era primo) e sempre se deu bem, andavam por lá a correr que nem doidos!
Tenho algumas duvidas apesar de ja ter a pandora a algum tempo acha que me pode dar o seu email por mp Marta?
Muito obrigada
SuEllY
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 10:04 pm
Localização: Jafinho, para sempre no meu coração! Junior, LiLY e Fox.

segunda jul 02, 2012 8:52 pm

Boa noite :)
E não tem mesmo a possibilidade de lhe darem uma bebe? Eu não sei se será muito facil juntar uma porquinha já adulta á sua... Apesar de serem irmãs, os animais não reconhecem o parentesco (que eu saiba)!
Até pode ter a sorte de elas se darem bem, mas eu duvido, eles são mesmo territoriais, e lutam para serem os "reis da gaiola" ... Lutam mesmo, infelizmente, uma vez as 2 porquinhas da minha mãe pegaram-se, e vá la que nós tavamos lá para separa-las, ainda levei uma dentada bem fundinha!!! E elas são mãe e filha, e sempre viveram juntas! Portanto se vai mesmo fazer isso, aconselho a estar de sentinela... o que imagino que será dificil!!!
Já agora, a sua porquinha é linda, gostei especialente da foto com o lacinho... LINDA!!! E o cãozinho não se fica nada atras!! hehehe
Saracocas
Membro Veterano

segunda jul 02, 2012 8:54 pm

Obrigada!
Não dado nao consigo arranjar bebe, so mesmo aquela.
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 02, 2012 9:01 pm

Se possivel traga entao a porquinha num dia em que esteja o dia todo em casa, para ir monitorizando.

Ca em casa tive problemas com a Miya quando juntei a 3 porquinha.
A Toffee deu-se bem. Ela eh muito "cool":
http://piggietalk.blogspot.pt/2011/11/s ... -miya.html

Sera mesmo uma questao de compatibilidades.
Desde que uma delas seja submissa, deve correr bem.
Agora se forem as duas territoriais, entao nao vai dar.

Com os machos correu muito bem (o mais velho nem queria saber do bebe...):
http://piggietalk.blogspot.pt/2007/01/y ... rt-ii.html

Boa sorte!
(mandei pm)
<p>**martaF**
Saracocas
Membro Veterano

segunda jul 02, 2012 9:02 pm

A pergunta vai parecer extremamente estupida mas..
Como se vê se são territuriais?
ela vem no meu dia de anos, logo devo estar presente o dia todo.
Eu agora estou de feria slogo será mais facil controlar (;
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 02, 2012 9:11 pm

Em principio so sabera quando estiverem as duas juntas.
Da mana eh possivel ter uma certa ideia se ela ja convive com outros.

Ela ate pode ser recatada na gaiola, mas chegar a sua casa e tentar impor-se, por exemplo.

Sinais de dominancia:
- empinar o nariz
- rodear o outro porquinho enquanto faz a rumba (um brrrrrrr enquanto agita a traseira)
- ir sempre para onde o outro porquinho esta e afugenta-lo.

Ca em casa a Miya eh uma pseudo-dominante.
Na verdade ela eh muito maricas. Se fosse uma pessoa, seria daquelas timidas que para se defenderem sao bruscas.
Dei conta disso porque foi a primeira a vir ca para casa e quando a soltava escondia-se sempre.
No dia em que a Toffee chegou, ela fez um som muito estranho (um brrrruuruuu). mas a Toffee nao lhe ligou nenhuma. :)
Isso ajudou imenso.

Ja Sookie, quando chegou foi o que colouei no video.
A Miya comecou logo a rodea-la. Bullying, mesmo!
A Toffee, mais uma vez, nao lhe ligou nenhuma.

Mas a Sookie, embora nao parecesse, afinal eh dominante.
Mas nao eh agressiva.

Assim que a fase pior passou, e ganhou ah vontade, comecou a impor-se.
O que acontece eh que a Sookie eh a maior e mais gulosa.
A que come mais rapido. Era a unica que nao gostava de estar sozinha. Ia sempre chegar-se a uma das outras duas.

Por isso, a Miya amochou.
Hoje ja eh possivel ve-las mais juntas, mas a Miya fica sempre com um ar alerta.
Quando vamos de viagem, nunca as junto na mesma transportadora.
A Miya vai com a Toffee porque eh maricas e nao pode ir com a Sookie.

:)
<p>**martaF**
Saracocas
Membro Veterano

segunda jul 02, 2012 9:18 pm

A minha tambem é muito maricas!
Marta achei um piadão a Sookie mandar a Miya embora! Coitadinha da Miya...
A Sookie é linda e já deu para ver que é ela que manda ali!
SuEllY
Membro Veterano

terça jul 03, 2012 9:50 am

Bom dia!
Apesar do que foi dito, ate pode ser que tenha sorte! Como a PDI que vem, vive em comunidade, pode ser que respeite a hierarquia, quando ai chegar... Ha PDI's, muito permissivos, por ex: o meu porquinho alpha, o jafu, apesar de mandar é um lider muito manso... lol não levanta grandes problemas! Mas lá está, quando arranjei um companheiro para ele, trouxe-o bébe, tinha 3 semanas no maximo! Não sei como reagiria ao contrario!
Se tem a possibilidade de estar com elas quando as juntar, consegue logo avaliar a situação! :P
SuEllY
Membro Veterano

terça jul 03, 2012 9:58 am

Marta, em relação ao que disse dos seus porquinhos... Por isso é que acho que as femeas são mais territoriais... Os meus machos são muito permissivos ( no geral, claro, as vezes também brigam)... Em relação as femeas que tenho visto... nada a ver...!
Responder

Voltar para “Exóticos”