Ajuda - Adopção recente o que devo fazer?!
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: segunda jul 02, 2012 3:04 pm
Boa Tarde,
tentei procurar um tópico sobre o assunto mas não encontrei nada.
Acabei de adoptar um caozinho recem nascido que ia acabar por ser abandonado.
Nunca tive caes e aceitei leva-lo para casa. Penso que não terá mais de 2 meses.
Tenho estado a dar-lhe a racao que o "dono" me indicou misturada com um pouco de leite para ficar mole porque ele não comia de outra forma.
Sei que tenho que o levar ao veterinário e aqui está a minha dúvida porque não tenho muitos recursos economicos e não tenho condições para gastar muito nesta altura, mas nao quero deixar de o levar para as vacinas e tudo mais
Alguem sabe dizer-me qual o veterinario mais acessível ou se existem associações que me ajudem nesta primeira fase?
Moro em sintra...obrigada!
tentei procurar um tópico sobre o assunto mas não encontrei nada.
Acabei de adoptar um caozinho recem nascido que ia acabar por ser abandonado.
Nunca tive caes e aceitei leva-lo para casa. Penso que não terá mais de 2 meses.
Tenho estado a dar-lhe a racao que o "dono" me indicou misturada com um pouco de leite para ficar mole porque ele não comia de outra forma.
Sei que tenho que o levar ao veterinário e aqui está a minha dúvida porque não tenho muitos recursos economicos e não tenho condições para gastar muito nesta altura, mas nao quero deixar de o levar para as vacinas e tudo mais
Alguem sabe dizer-me qual o veterinario mais acessível ou se existem associações que me ajudem nesta primeira fase?
Não a posso aconselhar quanto ao veterinário, pois não sou da zona, mas tenha cuidado com o leite. Os cães (e outros animais) são muitas vezes pouco tolerantes a este alimento, o que pode provocar diarreias.
Se quer amolecer a ração, o melhor é fazê-lo com àgua morna
Boa sorte com o pequeno!
Alem disso, até ele ter a vacinação completa, desaconselha-se levá-lo a rua ou em jardins onde passeiam outros cães. Pois estes, apesar de poderem estar perfeitamente saudáveis podem transmitir doenças (entre elas a parvovirose) ao cachorrinho por vacinar.
Por isso ate estar completamente vacinado, e sempre que sair à rua, deverá ser "um cãozinho de colo"
Se quer amolecer a ração, o melhor é fazê-lo com àgua morna

Boa sorte com o pequeno!
Alem disso, até ele ter a vacinação completa, desaconselha-se levá-lo a rua ou em jardins onde passeiam outros cães. Pois estes, apesar de poderem estar perfeitamente saudáveis podem transmitir doenças (entre elas a parvovirose) ao cachorrinho por vacinar.
Por isso ate estar completamente vacinado, e sempre que sair à rua, deverá ser "um cãozinho de colo"
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Andrea2012 vai ter consigo um amigo que vai viver até aos 10 anos de idade mais coisa menos coisa, e nesse periodo vai gastar milhares de euros com ele, principalmente nesta fase inicial, por isso contacte uma associação e fale com eles acerca da sua situação e acerca das hipoteses de o cão poder ter outro dono e não fique com ele.
Se a primeira conclusão a que uma pessoa que adopta um cão chega é a de que não tem dinheiro para as vacinas... foi má ideia adoptar o cão!!! NÃO HÁ DÚVIDA!
Pode ter querido salvá-lo, e ser bem intensionada, mas pense bem... em duas linhas de texto fiquei assustado ao ponto de escrever isto, e tenho cães há 31 anos (sempre tive), trabalhei numa associação de cães abandonados 8 anos e tenho formação em comportamento canino... tudo o que sei faz-me sentir assustado ao ler o que escreveu.
Se a primeira conclusão a que uma pessoa que adopta um cão chega é a de que não tem dinheiro para as vacinas... foi má ideia adoptar o cão!!! NÃO HÁ DÚVIDA!
Pode ter querido salvá-lo, e ser bem intensionada, mas pense bem... em duas linhas de texto fiquei assustado ao ponto de escrever isto, e tenho cães há 31 anos (sempre tive), trabalhei numa associação de cães abandonados 8 anos e tenho formação em comportamento canino... tudo o que sei faz-me sentir assustado ao ler o que escreveu.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
Andrea, tente falar com os veterinários do canil de Sintra, pode ser que lhe vejam o cachorro e a ajudem. Sobretudo para as vacinas e o chip.andrea2012 Escreveu:...Alguem sabe dizer-me qual o veterinario mais acessível ou se existem associações que me ajudem nesta primeira fase?
Se puder deslocar-se a Carcavelos, tem também o consultório da LPDA. Exponha-lhes a sua carência e com certeza a ajudarão. Mesmo em casos normais, as consultas são mais baratas lá.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Mais importanate do que esses alertas, nesta fase do caso, o mais produtivo é tentar ajudar de maneira prática, não acha, Doglover?doglover80 Escreveu:Andrea2012 vai ter consigo um amigo que vai viver até aos 10 anos de idade mais coisa menos coisa, e nesse periodo vai gastar milhares de euros com ele, principalmente nesta fase inicial, por isso contacte uma associação e fale com eles acerca da sua situação e acerca das hipoteses de o cão poder ter outro dono e não fique com ele.

<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Acho que a Andrea vai ter muitos problemas em ter um cão até ao final da vida do mesmo, para além de muitas dificuldades em educá-lo... mas para além disso faz muito bem em ajudar de forma prática, eu não sou dai não sei dar esse tipo de ajuda.Floripes3 Escreveu:Mais importanate do que esses alertas, nesta fase do caso, o mais produtivo é tentar ajudar de maneira prática, não acha, Doglover?doglover80 Escreveu:Andrea2012 vai ter consigo um amigo que vai viver até aos 10 anos de idade mais coisa menos coisa, e nesse periodo vai gastar milhares de euros com ele, principalmente nesta fase inicial, por isso contacte uma associação e fale com eles acerca da sua situação e acerca das hipoteses de o cão poder ter outro dono e não fique com ele.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 12, 2011 11:20 pm
tartaruga
andrea2012 Escreveu:Boa Tarde, tentei procurar um tópico sobre oassunto mas não encontrei nada.Acabei deadoptar um caozinho recem nascido que ia acabar por serabandonado. Nunca tive caes eaceitei leva-lo para casa. Penso que nãoterá mais de 2 meses. Tenho estadoa dar-lhea racao que o "dono" me indicou misturada com um pouco de leite para ficar mole porqueele não comia de outra forma. Sei que tenho que o levarao veterinário eaqui estáa minha dúvida porque não tenho muitos recursos economicos e não tenho condições para gastar muito nesta altura, mas nao quero deixar de o levar para as vacinas e tudo maisAlguem sabe dizer-me qual o veterinario maisacessível ou se existemassociações que meajudem nesta primeira fase? Moro em sintra...obrigada!
Se é um cachorro recém nascido não devia estar a beber leite próprio para cães e não ração misturada com leite que suponho que seja de vaca???

Não podemos salvar o Mundo mas podemos salvar uma vida.
Infelizmente também não posso ajudar no que respeita a veterinários em Sintra, porque sou doutra zona do país...
As vacinas iniciais de um cachorro são dadas em 3 tomas diferentes e o custo é faseado, logo não dispende de um grande valor num só mês!
A partir daí só dará um reforço anual, que não é tão caro assim. O facto de vacinar o seu cãozinho permitirá que no futuro não gaste dinheiro em tratamentos, esses sim muito mais dispendiosos!
Tente informar-se no canil ou veterinário municipal, poderá ter acesso à vacina da raiva e ao chip, pois são obrigatórios, não me recordo se são gratuitos ou a preços mais económicos.
As vacinas iniciais de um cachorro são dadas em 3 tomas diferentes e o custo é faseado, logo não dispende de um grande valor num só mês!
A partir daí só dará um reforço anual, que não é tão caro assim. O facto de vacinar o seu cãozinho permitirá que no futuro não gaste dinheiro em tratamentos, esses sim muito mais dispendiosos!
Tente informar-se no canil ou veterinário municipal, poderá ter acesso à vacina da raiva e ao chip, pois são obrigatórios, não me recordo se são gratuitos ou a preços mais económicos.
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Já agora, como referiu ser de Sintra:
http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=4662
http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=4662
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Com boa vontade, a user há de ir lá.
Precisa de conselhos práticos, não de recriminações e negativismos. Era bom saber mais ou menos a idade do cãozinho, se é recém nascido é uma coisa, se já tem dentinhos e come ração é outra! De qualquer forma, o assunto do leite de vaca já foi abordado!
Precisa de conselhos práticos, não de recriminações e negativismos. Era bom saber mais ou menos a idade do cãozinho, se é recém nascido é uma coisa, se já tem dentinhos e come ração é outra! De qualquer forma, o assunto do leite de vaca já foi abordado!

Não sou "espert" em cães, mas acho que o bom senso aconselha que se dê ração apropriada a cachorros bébés. E nunca dar leite de vaca, ou doutro qualquer que seja para alimentação humana. Se quiser humedecer faça como aconselharam: com água morna.
Em relação à vacinação fiquei com a sensação de existe pelo menos uma vacina obrigatória que é contra a raiva. E que o chip também é obrigatório.
Realmente não é pela vacinação que vai gastar muito com o cão. A alimentação e os problemas de saúde (espero que nunca venha a ter e se tiver que nunca sejam graves) é que podem custar bastante.
Ter um animal é uma responsabilidade muito grande. Espero que o seu cachorrinho lhe venha a dar grandes alegrias.
Faça como a têm aconselhado, fale com o vet do canil, ou com alguma associação de animais para que lhe dêem algum apoio.
E boa sorte com a adopção. Nem sempre quem tem mais dinheiro dá mais carinho. Por vezes os que menos podem dão mais carinho e amor aos seus animais de estimação. E estes acabam por dar mais aos donos do que estes a eles.
Em relação à vacinação fiquei com a sensação de existe pelo menos uma vacina obrigatória que é contra a raiva. E que o chip também é obrigatório.
Realmente não é pela vacinação que vai gastar muito com o cão. A alimentação e os problemas de saúde (espero que nunca venha a ter e se tiver que nunca sejam graves) é que podem custar bastante.
Ter um animal é uma responsabilidade muito grande. Espero que o seu cachorrinho lhe venha a dar grandes alegrias.
Faça como a têm aconselhado, fale com o vet do canil, ou com alguma associação de animais para que lhe dêem algum apoio.
E boa sorte com a adopção. Nem sempre quem tem mais dinheiro dá mais carinho. Por vezes os que menos podem dão mais carinho e amor aos seus animais de estimação. E estes acabam por dar mais aos donos do que estes a eles.
-
- Membro
- Registado: quarta mai 23, 2012 10:10 am
Pode-se dirigir à Faculdade de Veterinaria de Lisboa, eles tem consultas.
http://www.fmv.utl.pt/_hescolar/
Não sei exactamente os preços que praticam, mas sei que é bastante inferior que em clinicas particulares.
Não sei exactamente os preços que praticam, mas sei que é bastante inferior que em clinicas particulares.
-
- Membro
- Registado: quarta mai 23, 2012 10:10 am
é claro que ter um cão é uma grande responsabilidade e um custo elevado. Mas para se ter um cao feliz e bem tratado nao precisa de uma grande conta bancária.... já cantava o Prince.... " you don't have to be rich, to be my girl... don't have to be cruel to rule my world..."
Boa sorte com o cachorro.
Boa sorte com o cachorro.
Acho que não são abismalmente mais baratos... penso que a diferença não compensa uma deslocação de Sintra... digo eu. Se o user quiser confirmar basta ligar para lá... (acho que eles podem indicar preços via telefone)carlapt2012 Escreveu:Pode-se dirigir à Faculdade de Veterinaria de Lisboa, eles tem consultas.
è completamente falso...carlapt2012 Escreveu:Pode-se dirigir à Faculdade de Veterinaria de Lisboa, eles tem consultas.