Gatos. e ingestão de água...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta jun 29, 2012 11:39 pm

a rita que já estava xezinha, bebia da sanita se me decuidasse. o flávio dopoliban :roll:
Yesi
Membro
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
BillieJean

sábado jun 30, 2012 3:15 pm

A Billie Jean só bebe água do bidé. Senta-se lá e espera que lhe abra a torneira. O Shuffle também já começa a ir :lol:
NuNoGAT
Membro Júnior
Registado: quinta jul 12, 2007 6:41 pm

domingo jul 01, 2012 5:31 pm

encontrei algo que até estou disposto a tentar... um user do youtube postou um video (há vários mas este foi o que axei melhor) onde explicam como fazer uma fonte caseira de água recorrendo a utensilios caseiros e uma simples bomba de água de aquário...
Que axam? eu axei bastante bom o resultado final!

http://www.youtube.com/watch?v=guR0AmuAWDE
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo jul 01, 2012 6:09 pm

Se realmente acha que a sua gata bebe pouco, e garanto-lhe que é fundamental que os gatos bebam água porque são dados às chatices urinárias e renais, nos dias de maior calor não hesite em dar-lhe umas seringas (obviamente sem agulha e devagar) de água na boca.

Tenho um macho, entretanto já castrado, que me deu sempre problemas urinários e aprendi com o vet a dar-lhe seringas de água no Verão, ou em viagem, ou em exposição.
tinoco27
Membro
Registado: quarta jun 27, 2007 3:19 pm

domingo jul 01, 2012 7:54 pm

sxmota Escreveu:Não podemos comparar o metabolismo de um gato com o de um cão ou de um humano. Os gatos são animais de zonas secas, semidesérticas e, como muitos outros animais, extraem a água que precisam dos alimentos, raramente a consumindo directamente. Francamente, acho preferível investir o dinheiro da fonte em latinhas de boa qualidade. Beber muita água obriga os rins a um esforço que os sobrecarrega, e daí surgirem tantas insuficiências renais. E não, não é nenhuma tolice demolhar a ração em água. Pode dar-se seca durante o dia, quando está calor, para não se estragar, mas o jantar envolve sempre latinhas, carne ("verdadeira") e ração humedecida. Pelo menos cá em casa é assim, e tem funcionado bem.

beber agua ao comer comida humida faz na mesma trabalhar os rins :?
se os gatos tem problemas renais 90% é por falta de agua,não por beber muita agua...mas cada um tem a sua opinião e a minha ja foi discutida e formada na base de mais que um veternário...
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

domingo jul 01, 2012 8:14 pm

Eu concordo com a sxmota.

a maioria dos vet aconselha a ração e no entanto nós sabemos que essa não é a melhor alimentação... é sim a mais cómoda para nós...
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
tinoco27
Membro

domingo jul 01, 2012 8:44 pm

MiCas2011 Escreveu:Eu concordo com a sxmota.

a maioria dos vet aconselha a ração e no entanto nós sabemos que essa não é a melhor alimentação... é sim a mais cómoda para nós...
até concordo em algumas coisas...mas não concordo que em beber muita agua faz mal os rins...isto em termos normais.

ps: e quando falei em veternarios estava a querer dizer que eles aconselham em os gatos beber água e quanto mais melhor,isto de saber que é dificil um gato beber agua em demasia que possa fazer mal :)
dai o conceito de até algumas fontes de agua dizerem que foi inventado por veternarios :D

cumprimentos

vitor morais :D
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

domingo jul 01, 2012 9:48 pm

Eu acho que eles (vets) aconselham precisamente muita ingestão de água, em virtude da alimentação que se lhes está a dar... ração seca!
Ora o que a sxmota está a querer dizer, penso eu, é que os gatos não são animais que necessitem de muita água, uma vez que eles retiram essa agua da comida humida que seria a mais apropriada.

Eu também concordo!

O facto de nós obrigarmos os nossos animais a comer cereais, dado que as rações são maioritariamente compostas por eles, faz com obrigatoriamente os tenhamos que obrigar a beber mais água...

Por isso eu também concordo que se em vez de gastarmos o nosso dinheiro em fontes, lhes proporcionássemos antes maior quantidade de latinhas de boa qualidade ou mesmo carne natural... isso faria de certeza uma grande diferença...

Eu sou adepta da comida natural, mas por comodidade minha e porque já me custa muito deslocar-me com pesos... obrigo os meus animais a comerem ração... mas dou muitas latinhas e prefiro as schesir..
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
tinoco27
Membro

domingo jul 01, 2012 10:31 pm

MiCas2011 Escreveu:Eu acho que eles (vets) aconselham precisamente muita ingestão de água, em virtude da alimentação que se lhes está a dar... ração seca!
Ora o que a sxmota está a querer dizer, penso eu, é que os gatos não são animais que necessitem de muita água, uma vez que eles retiram essa agua da comida humida que seria a mais apropriada.

Eu também concordo!

O facto de nós obrigarmos os nossos animais a comer cereais, dado que as rações são maioritariamente compostas por eles, faz com obrigatoriamente os tenhamos que obrigar a beber mais água...

Por isso eu também concordo que se em vez de gastarmos o nosso dinheiro em fontes, lhes proporcionássemos antes maior quantidade de latinhas de boa qualidade ou mesmo carne natural... isso faria de certeza uma grande diferença...

Eu sou adepta da comida natural, mas por comodidade minha e porque já me custa muito deslocar-me com pesos... obrigo os meus animais a comerem ração... mas dou muitas latinhas e prefiro as schesir..
O meu gato não come só secos...alimentação dele é secos/humidos, pois
eu tambem defendo que devemos dar humidos ao gato e eu faço isso tambem...dou humidos ao meu gato,não todos dias mas algumas vezes por semana,todos seres vivos precisam de água e só faz bem :D
Já dei a provar 11 sabores diferentes da marca schesir e o meu gato mandou-me comer,ele é super esquesito em relação a humidos e prefere secos a humidos,tenho alternado entre hills e royal canin,não sou muito adepto dessas marcas mas é as unicas que ele come.Sem contar as vezes que tenho que tirar os secos e deixar os humidos para ele comer,e só come quando tem mesmo fome :P
apesar de agora estar aceitar melhor :D

cumprimentos
vitor morais
NuNoGAT
Membro Júnior
Registado: quinta jul 12, 2007 6:41 pm

segunda jul 02, 2012 9:33 pm

para os entendidos das fontes, o que acham deste utilizador que mostra no youtube como construir uma fonte caseira usando uma bomba de aquário e uma caixa??? axei super interessante e até estou tentado a fazer lol!

tinoco27
Membro

segunda jul 02, 2012 10:24 pm

NuNoGAT Escreveu:para os entendidos das fontes, o que acham deste utilizador que mostra no youtube como construir uma fonte caseira usando uma bomba de aquário e uma caixa??? axei super interessante e até estou tentado a fazer lol!

eu não sendo intendido em nada... :P
mas acho boa ideia...desde que o gato beba agua de boa qualidade :P
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

segunda jul 02, 2012 10:38 pm

MiCas2011 Escreveu:Eu acho que eles (vets) aconselham precisamente muita ingestão de água, em virtude da alimentação que se lhes está a dar... ração seca!
Eh EH obrigada, Micas. Mas eu não estou a "querer dizer", eu disse mesmo, clara e indubitavelmente. :roll: :lol:

Pois tivesse eu os "oiros" e os meus cães e gatos só comeriam alimentação natural. O que vale é muitos são desenrascados e apanham insectos e sardaniscas. Ainda no sábado descongelei e cortei 5 pombos, em pedaços grandes - gosto de os ver "esfanicar" e ouvi-los rosnar enquanto comem. Quanto ao consumo de água, hoje descobriram uma nova "bica": a cobertura da casa de banho, que tem um cano mal vedado... eu fiz uma massa para impermeabilizar, que resultou muito bem, e quando a água verte do alguidar fica ali em pocinhas. 8) foi vê-los em filinha a subir o escadote lol :lol:
sxmota
Membro Veterano

segunda jul 02, 2012 10:52 pm

tinoco27, eu compreendo o seu ponto de vista. A maioria dos frequentadores do fórum que têm gatos vivem em apartamento, os gatos não podem sair por questões de segurança e naturalmente não têm tantos estímulos como gatos com acesso ao exterior, mesmo que, para alguns dos meus, o exterior não passe do pátio fechado, ao estilo árabe... Ora, um bicho que já de si não gosta lá muito de beber água, obviamente se enfada de beber sempre aquela água parada, na mesma taça, ainda que trocada diariamente ou várias vezes ao dia; é por isso que apanham "manias", como beber do bidé, da sanita, do poliban, dos copos dos donos, etc. Sabemos que eles adoram rotinas, mas adoram estímulos interessantes, novidades, desafios... ´colocar água em sítios diferentes, como os pratos dos vasos, canecas, coisas assim. Uma das minhas gatas bebe água apenas com as patas, isto é, vai mergulhando as mãozitas e lambendo - se for da taça. Mas se for de uma poça, de um alguidar ou do prato de um vaso, vai lá com a boca. :P Outra coisa que pode ajudar é usar recipientes cerâmicos sem vidragem ou de vidro, pyrex e assim, que mantêm a água fresca. E outra ainda é aproveitar a água da cozdura de carne ou peixe, congelar e deitar um ou dois cubinhos na taça. Eles gostam de água com "aromas".
tinoco27
Membro

segunda jul 02, 2012 11:24 pm

sxmota Escreveu:tinoco27, eu compreendo o seu ponto de vista. A maioria dos frequentadores do fórum que têm gatos vivem em apartamento, os gatos não podem sair por questões de segurança e naturalmente não têm tantos estímulos como gatos com acesso ao exterior, mesmo que, para alguns dos meus, o exterior não passe do pátio fechado, ao estilo árabe... Ora, um bicho que já de si não gosta lá muito de beber água, obviamente se enfada de beber sempre aquela água parada, na mesma taça, ainda que trocada diariamente ou várias vezes ao dia; é por isso que apanham "manias", como beber do bidé, da sanita, do poliban, dos copos dos donos, etc. Sabemos que eles adoram rotinas, mas adoram estímulos interessantes, novidades, desafios... ´colocar água em sítios diferentes, como os pratos dos vasos, canecas, coisas assim. Uma das minhas gatas bebe água apenas com as patas, isto é, vai mergulhando as mãozitas e lambendo - se for da taça. Mas se for de uma poça, de um alguidar ou do prato de um vaso, vai lá com a boca. :P Outra coisa que pode ajudar é usar recipientes cerâmicos sem vidragem ou de vidro, pyrex e assim, que mantêm a água fresca. E outra ainda é aproveitar a água da cozdura de carne ou peixe, congelar e deitar um ou dois cubinhos na taça. Eles gostam de água com "aromas".

disse algumas ideias interessantes :P que devo tentar ;)
eu felizmente tenho espaço para o meu gato passear...e por onde ele anda,em cada canto tem um garrafão de 5 litros cortado com agua :P
onde ele estiver ,lá estou eu a mudar a agua naquel momento para ele beber..e posso dizer que resulta a maior parte das vezes. 8)
cumprimentos
vitor morais
sxmota
Membro Veterano

segunda jul 02, 2012 11:37 pm

esqueci-me de acrescentar que os meus andam fascinados com o bebedouro da coelha... mas (ainda) não perceberam como funciona! :twisted:
Responder

Voltar para “Gatos”