Chinchilas (falta de condições)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
edro
Membro Júnior
Registado: terça jul 03, 2012 8:42 am

terça jul 03, 2012 8:57 am

Bem, antes de mais, olá a todos.
Vim aqui, para tentar obter alguma ajuda. :? Tenho andado no último mês a informar-me sobre chinchilas, para comprar uma para mim, e como antes de investir em algo, gosto de fazer bastante pesquisa, e ter sempre a certeza das coisas antes de as fazer, tenho lido tudo, ou quase tudo, que encontrei sobre chinchilas pela internet. Aqui na arca, encontrei coisas que nas lojas de animais me tinham informado de maneira completamente errada, como poder usar litter de gatos (de marca barata) para o fundo da gaiola da chin. Quero agradecer a usuários como: chinchilavis, acorchins, mustax, chinsdalinha, pela ajuda ''indirecta'' que me deram por aqui. :) Nunca tive chinchilas, apenas hamsters e outros roedores, e a forma de tratar não tem realmente nada a ver. No último mês comprei tudo o que é necessário para alojar a chin aqui em casa, de acordo com a ajuda que obtive por aqui.

Passando ao assunto do título do tópico: andei por todas as lojas aqui da minha pequena cidade a avaliar as chinchilas que por aqui há, a comparar preços, e qualidade das mesmas. E vi coisas, que secalhar não devia ter visto, como duas chinchilas (macho) juntas na mesma gaiola, que durante o pouco tempo que lá estive, lutaram constantemente, gaiola que era de pássaros, sem qualquer absorvente, feno, comida de porquinhos da índia (que me disseram que era a indicada) ou tudo aquilo que elas precisam, achei realmente terrível, e gostava de saber, como posso falar com alguém ''superior'' para por fim àquilo que vi, naquela loja em especifico.
Outra coisa que reparei nestas chinchilas que viviam na ''miséria'', tinham as orelhas para baixo, invés de para cima, é algo normal? Ou deve-se aos maus tratos das mesmas? :? (Estou a pensar seriamente em ficar com elas para mim, levá-las ao vet, e dar-lhes a casa que realmente merecem e precisam.)

As chinchilas ''standart'' aqui na minha cidade relativamente a outras cidades têm um preço relativamente baixo (entre 40 a 55€), será que têm alguma ''mutação'' e não são chinchilas ''puras''? (não faço ideia de este tipo de mutações são possíveis, porque não entendo como o preço pode ser tão diferente de outras cidades).

Peço desculpa pelo grande texto, mas fiquei um pouco entusiasmado enquanto escrevia. :roll:
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça jul 03, 2012 12:44 pm

Começando pelo mais fácil, quanto às orelhas das chins, durante o dia podem estar para baixo pois é quando estão mais dorminhocas.

Quanto ao preço das chins, é variável. O meu chin comprei-o a um criador por 25€ há mais de 4 anos. Contudo, há criadores que tomam todos os cuidados com as suas chins, e há os criadeiros cujo único interesse é a proliferação de animais e ter lucros. As chins que existem nas lojas podem ter problemas mas também podem não ter. Tudo depende da origem que têm mas isso é difícil de controlar quando compramos numa loja.

Quanto ao que refere, infelizmente é a triste realidade. Têm os animais para venda mas não percebem nada dos mesmos e, pior do que isso, negligenciam os animais (instalações impróprias, comida desaconselhável, calor excessivo...) ao ponto de nos dar vontade de as trazermos todas para as salvar daquele inferno.

Relativamente ao agir em relação a estes fulanos, acho que faz muito bem. Eu já o fiz num desses hipermercados de brico...lage. Uma pessoa vai lá uma vez e avisa, duas vezes e avisa. Volta uma terceira vez num dia diferente, avisa os responsáveis que os animais não tinham bebedouro adequado (já nem sei se tinham água) e a resposta do gerente da loja foi "Não posso fazer nada pois o fornecedor é que tem ordem para colocar um bebedouro". Bebedouros que tinham à venda por 1€ logo ao lado. Resultado: a chinchilavis foi aos arames. Cheguei a casa e enviei o mesmo mail para o SEPNA, Sede da bricoqualquercoisa, e ASAE (se calhar a ASAE não era preciso mas foi na mesma). Passado um ou 2 dias a sede do bricoqualquercoisa respondeu com o paleio do costume. Algum tempo depois recebi mail do SEPNA a confirmar a fiscalização mas disseram que o que encontraram era adequado (não sei se mudaram o bebedouro). Certo é que voltei há uns dias à dita loja e lá estava outra vez o bebedouro errado... A sorte deles é que não vivo lá, caso contrário tinham-me à perna todos os dias. Além das opções que dei, pode chamar a GNR e também pode preencher o livro de reclamações. Na minha próxima visita, vai funcionar o livro de reclamações, quase de certeza.

Se quiser salvar os pequenotes tenha cuidado pois podem não ser 2 machos e sim um casal. Neste caso é provável que a fêmea esteja grávida e aí há ainda mais responsabilidades.

Qualquer coisa, disponha.
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

terça jul 03, 2012 1:19 pm

chinchilavis Escreveu:podem não ser 2 machos e sim um casal. Neste caso é provável que a fêmea esteja grávida
Isso explica a agressividade?

Mas parece que neste caso, não é só o bebedouro :/.
Tirar fotos, é má ideia?
Infelizmente, nessas alturas, por vezes faz-se muito em vão.

Mesmo não sendo correcto, eu faria propaganda disso.

Aquilo do litter, é por lhe poder aleijar as patas?
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça jul 03, 2012 1:38 pm

O facto de lutarem pode ter várias explicações. A mais corrente é o facto de não ter sido feita uma aproximação gradual. Chegam, metem-se nas gaiolas e pronto :roll: Não pode ser. Têm de se ir conhecendo gradualmente, sejam machos ou fêmeas.
As fotos podem não ser boa ideia pois trata-se de propriedade privada... Além de não resolver o problema dos animais, podem arranjar problemas para quem denuncia a situação.
Pode ser em vão mas pelo menos abanam-se os responsáveis. Das lojas de animais que conheço em Viseu só uma tem chins em boas condições.
O litter de gato não é adequado para chins. Pelo que conheço tem muito pó e só por isso já não era aconselhável. O litter pode ser o tal Cat's best (é o que uso) e as aparas por cima do Cat's best, para não magoarem as patinhas. Também já usei só aparas. Litter de gato é que não.
tekzz
Membro Júnior
Registado: domingo jun 24, 2012 7:41 pm

terça jul 03, 2012 1:45 pm

Isto é inadmissível mas infelizmente acontece...
JessiicaF
Membro
Registado: domingo jan 22, 2012 2:42 pm

terça jul 03, 2012 7:30 pm

chinchilavis Escreveu:Das lojas de animais que conheço em Viseu só uma tem chins em boas condições.
Sou de Viseu e fiquei com alguma curiosidade ;p
Pode-me indicar qual é essa loja?
Responder

Voltar para “Exóticos”