Dúvidas existenciais ou idiotas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

terça jul 03, 2012 1:37 pm

Eu tenho um Gato (uma gata que se chama Gato vá).
Ela não é bem minha. Estou a tomar conta dela a pedido de uma pessoa que foi para o estrangeiro (mas tenho para mim que a pessoa já não a vem buscar. É super difícil falar com ela. As respostas aos mails são vagas.Adiante).
Eu não me importo de ficar com ela em definitivo. Ela é linda e super fofa.

Mas parte-me o coração ela passar os dias sozinha em casa.
Quando vê gatos na rua pela janela fica doida...

Então eu pensei em adoptar uma companhia para ela mas tenho imensas duvidas. (Que devem ser super idiotas porque perguntei a uma instituição que tem gatos para adopção e não me responderam da melhor forma).

Então cá vai:

- é fácil os gatos habituarem-se uns aos outros?
- eles gostam mais de estar sozinhos ou com companhia uns dos outros?
- Como posso garantir que o gato a adoptar não tem nenhuma doença que possa contagiar a gata que já tenho?
- Sendo dois eu posso ir para fora e deixa-los uns dias sozinhos em casa?
- como é que eu sei se eles estão esterilizados?

Se alguém me poder dar algumas dicas agradecia
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça jul 03, 2012 1:54 pm

ninguém gosta de estar sozinho incluindo os gatos. se estiver fora poucos dias, pode deixar comida e água em quantidade. seria melhor ter algo que os vigiasse. se o animal for bebé, dificilmente estará castrado. se o adoptar através de uma associação, poderá ter mais informações sobre o bicho. no início, não gostam muito de intrusos, mas ao fim de poucos dias, não passam uns sem os outros. boa sorte
Farruca
Membro
Registado: sexta dez 17, 2010 5:37 pm

terça jul 03, 2012 1:57 pm

Olá!

antes de mais parabéns pelo favor que fez a essa pessoa e por estar a tentar encontrar forma de responder às necessidades da sua gatinha (sim, é sua lol)..

os gatos não são todos iguais, depende do temperamento deles aceitarem mais ou menos bem companhia de outro felino...no entanto, é um trabalho de paciência juntar dois gatinhos. sublinho que tudo acontecer...do género adorarem-se no 1º dia ou ao 7º ainda se bufarem :)

ao início deve tê-los separados e irem-se vendo gradualmente...tem de os estudar. a aproximação deve ser sempre gradual e não forçar a nada. (existem muitos tópicos aqui na Arca, estou a tentar resumir)
pode colocar mantinhas com o cheiro de um ao outro pa se habituarem...

deixá-los sozinhos em casa...num dia de trabalho sim, até gostarão de brincar juntos :) por dias é mais complicado mas no caso de um fim de semana p.ex. pode sempre comprar daqueles dispensadores de comida e colocar vários sitios com água à disposição...
mais dias, já convinha pedir apoio a alguém...

normalmente nas associações (pelo menos as que conheço) só dão para adopção animais adultos já castrados/esterilizados....se forem ainda pequenos avisá-la-ão da melhor altura para o fazer!
Craycats
Membro Veterano

terça jul 03, 2012 2:05 pm

anja-azul Escreveu:ninguém gosta de estar sozinho incluindo os gatos. se estiver fora poucos dias, pode deixar comida e água em quantidade. seria melhor ter algo que os vigiasse. se o animal for bebé, dificilmente estará castrado. se o adoptar através de uma associação, poderá ter mais informações sobre o bicho. no início, não gostam muito de intrusos, mas ao fim de poucos dias, não passam uns sem os outros. boa sorte
Em principio eu vou estar uns dias fora agora na época de férias. Alguém que a vigiasse a mim assuta-me porque ela é muito mariquinhas e tem muito medo de pessoas. quando vê alguém esconde-se e depois não quer comer.
E isso ainda me parece pior do que ela ficar sozinha porque como é obvio vai haver comida e bebida com fartura.

A associação foi a primeira coisa em que pensei (não vou comprar um gato com tantos a necessitar de ajudar) e então vi um gato que tinham para adoptar que gostei muito e fiz estas perguntas todas ao que me responderam "O gato em questão não sobreviveu. Se quiser escolha outro"

Não me caiu bem....mas se calhar sou eu que tenho mau feitio.

Obrigada
Craycats
Membro Veterano

terça jul 03, 2012 2:08 pm

Farruca Escreveu:Olá!

antes de mais parabéns pelo favor que fez a essa pessoa e por estar a tentar encontrar forma de responder às necessidades da sua gatinha (sim, é sua lol)..

os gatos não são todos iguais, depende do temperamento deles aceitarem mais ou menos bem companhia de outro felino...no entanto, é um trabalho de paciência juntar dois gatinhos. sublinho que tudo acontecer...do género adorarem-se no 1º dia ou ao 7º ainda se bufarem :)

ao início deve tê-los separados e irem-se vendo gradualmente...tem de os estudar. a aproximação deve ser sempre gradual e não forçar a nada. (existem muitos tópicos aqui na Arca, estou a tentar resumir)
pode colocar mantinhas com o cheiro de um ao outro pa se habituarem...

deixá-los sozinhos em casa...num dia de trabalho sim, até gostarão de brincar juntos :) por dias é mais complicado mas no caso de um fim de semana p.ex. pode sempre comprar daqueles dispensadores de comida e colocar vários sitios com água à disposição...
mais dias, já convinha pedir apoio a alguém...

normalmente nas associações (pelo menos as que conheço) só dão para adopção animais adultos já castrados/esterilizados....se forem ainda pequenos avisá-la-ão da melhor altura para o fazer!
Obrigada.
Em cima já referi o porque da ideia de deixar a gata sozinha uns dias, mas confesso que preferia que ela tivesse uma companhia felina para não ficar triste.

agora eu tenho dispensadores de agua de e comida mas a gata percebeu que se meter a pata dentro do prato do de agua aquilo faz bolinhas no deposito e agora não quer outra festa...

Há alguma associação que me possam aconselhar?

Obrigada
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

terça jul 03, 2012 2:08 pm

Olá :) A Farruca explicou-lhe bem, mas resolvi na mesma dar um contributo.

- é fácil os gatos habituarem-se uns aos outros? --> mais 1 vez, depende do temperamento de cada um. diria que no geral, sim. No entanto, para que essa habituação resulte é necessário fazê-la de forma faseada, aos poucos. Há casos em que o gatinho mais velho adopta de imediato o mais novo, outros em que demora 1 semana a darem-se melhor, etc etc. Eu apostaria numa companhia :)

- eles gostam mais de estar sozinhos ou com companhia uns dos outros? -_> sinceramente? Acho que um gato sozinho aborrece-se. Inicialmente poderá ficar perturbado com a presença de outro felino, mas acho que a curto-longo prazo sera o ideal e eles vão-lhe agradecer :) eles adoram brincar, lamberem-se, dormir juntos, etc. As minhas gatas no início nao se podiam ver. Agora não vivem uma sem a outra, e se não sabem uma da outra começam a miar muito aflitas, muito alto, a chorar.

- Como posso garantir que o gato a adoptar não tem nenhuma doença que possa contagiar a gata que já tenho? --> antes de adoptar um novo gatinho tem que o levar ao vet para um check up. :) Se a sua gatinha já estiver vacina, as probabilidades de ser contagiada diminuem muito. no entanto, isso não invalida o facto do novo residente ter de ser obrigatoriamente visto por um vet para avaliar o seu estado de saúde.

- Sendo dois eu posso ir para fora e deixa-los uns dias sozinhos em casa? Pode. Desde que tenha a certeza que eles vão ter: água limpa, comida, caixote de areia. Eu costumo pedir aos meus sogros para dar de comer e trocar a agua todos os dias. O máximo que estive fora foram 4 dias. E foi tranquilo :) Se tiver alguém que possa ir lá pelo menos 1 x por dia para tratar da agua e ração, óptimo.

--> Isso já não sei. Será que o vet consegue ver se ele está esterilizado? Deixo esta questão para as foristas :) Eu deduzo que nos machos se nota nos tintins... nas fêmeas... na ausência de cio... se vir que ela tem cio é porque não foi castrada...
Hélène

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
hmsf
Membro Veterano
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

terça jul 03, 2012 2:10 pm

Craycats Escreveu: Em principio eu vou estar uns dias fora agora na época de férias. Alguém que a vigiasse a mim assuta-me porque ela é muito mariquinhas e tem muito medo de pessoas. quando vê alguém esconde-se e depois não quer comer.
E isso ainda me parece pior do que ela ficar sozinha porque como é obvio vai haver comida e bebida com fartura.

A associação foi a primeira coisa em que pensei (não vou comprar um gato com tantos a necessitar de ajudar) e então vi um gato que tinham para adoptar que gostei muito e fiz estas perguntas todas ao que me responderam "O gato em questão não sobreviveu. Se quiser escolha outro"

Obrigada

Que horror, que frieza :( :(
O user mora em que zona? já viu no site "adopta-me"? Tem lá muitos gatinhos :)

Olhe tinha o mesmo receio com a minha gata MArie, ela é uma medricas, quando tem visitas em casa foge e esconde-se. MAs acredite que a fome e o estar carente do dono mudam tudo xD não é que ela roçava-se toda nos meus sogros e dava-lhes mimo?? Uma dada!!! xD
Hélène

Craycats
Membro Veterano

terça jul 03, 2012 2:14 pm

hmsf Escreveu:Olá :) A Farruca explicou-lhe bem, mas resolvi na mesma dar um contributo.

- é fácil os gatos habituarem-se uns aos outros? --> mais 1 vez, depende do temperamento de cada um. diria que no geral, sim. No entanto, para que essa habituação resulte é necessário fazê-la de forma faseada, aos poucos. Há casos em que o gatinho mais velho adopta de imediato o mais novo, outros em que demora 1 semana a darem-se melhor, etc etc. Eu apostaria numa companhia :)

- eles gostam mais de estar sozinhos ou com companhia uns dos outros? -_> sinceramente? Acho que um gato sozinho aborrece-se. Inicialmente poderá ficar perturbado com a presença de outro felino, mas acho que a curto-longo prazo sera o ideal e eles vão-lhe agradecer :) eles adoram brincar, lamberem-se, dormir juntos, etc. As minhas gatas no início nao se podiam ver. Agora não vivem uma sem a outra, e se não sabem uma da outra começam a miar muito aflitas, muito alto, a chorar.

- Como posso garantir que o gato a adoptar não tem nenhuma doença que possa contagiar a gata que já tenho? --> antes de adoptar um novo gatinho tem que o levar ao vet para um check up. :) Se a sua gatinha já estiver vacina, as probabilidades de ser contagiada diminuem muito. no entanto, isso não invalida o facto do novo residente ter de ser obrigatoriamente visto por um vet para avaliar o seu estado de saúde.

- Sendo dois eu posso ir para fora e deixa-los uns dias sozinhos em casa? Pode. Desde que tenha a certeza que eles vão ter: água limpa, comida, caixote de areia. Eu costumo pedir aos meus sogros para dar de comer e trocar a agua todos os dias. O máximo que estive fora foram 4 dias. E foi tranquilo :) Se tiver alguém que possa ir lá pelo menos 1 x por dia para tratar da agua e ração, óptimo.

--> Isso já não sei. Será que o vet consegue ver se ele está esterilizado? Deixo esta questão para as foristas :) Eu deduzo que nos machos se nota nos tintins... nas fêmeas... na ausência de cio... se vir que ela tem cio é porque não foi castrada...
Muito Obrigada!

Já começo a ficar mais entusiasmada!
Craycats
Membro Veterano

terça jul 03, 2012 2:15 pm

hmsf Escreveu:
Craycats Escreveu: Em principio eu vou estar uns dias fora agora na época de férias. Alguém que a vigiasse a mim assuta-me porque ela é muito mariquinhas e tem muito medo de pessoas. quando vê alguém esconde-se e depois não quer comer.

Obrigada

Que horror, que frieza :( :(
O user mora em que zona? já viu no site "adopta-me"? Tem lá muitos gatinhos :)

Olhe tinha o mesmo receio com a minha gata MArie, ela é uma medricas, quando tem visitas em casa foge e esconde-se. MAs acredite que a fome e o estar carente do dono mudam tudo xD não é que ela roçava-se toda nos meus sogros e dava-lhes mimo?? Uma dada!!! xD
Eu sou da zona de Lisboa!

Opá a sério quando vi o mail fiquei para morrer...por tudo!!
Parece que estavam a despachar sacas de batatas...
hmsf
Membro Veterano
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

terça jul 03, 2012 2:18 pm

compreendo bem. ando há 2 semanas para adoptar uma gatinha e este fim de semana fui lá pra vê-la e não a encontrei. quando perguntei por ela dizem-me um "se calhar morreu!!!", assim na maior!!! -.-' escusado será dizer que nessas 2 noites sonhei que ia la de novo, que ela tinha morrido, bla bla bla. entretanto soube que está tudo bem com ela.. bahhh pessoas idiotas!!!!

veja se tem aqui algum que goste :)

http://www.adopta-me.org/searchquery.ph ... r_color=-1

outras opções: veja sites como OLX, Custo Justo. Ninhadas não faltam em Lisboa.

O Canil também é uma opção.
Hélène

Craycats
Membro Veterano

terça jul 03, 2012 2:31 pm

hmsf Escreveu:compreendo bem. ando há 2 semanas para adoptar uma gatinha e este fim de semana fui lá pra vê-la e não a encontrei. quando perguntei por ela dizem-me um "se calhar morreu!!!", assim na maior!!! -.-' escusado será dizer que nessas 2 noites sonhei que ia la de novo, que ela tinha morrido, bla bla bla. entretanto soube que está tudo bem com ela.. bahhh pessoas idiotas!!!!

veja se tem aqui algum que goste :)

http://www.adopta-me.org/searchquery.ph ... r_color=-1

outras opções: veja sites como OLX, Custo Justo. Ninhadas não faltam em Lisboa.

O Canil também é uma opção.
Não percebo essas pessoas...

Ai meu deus! Gosto de todos!
Já mandei dois mails a perguntar se ainda estão disponíveis.
Espero que só esteja um!
Farruca
Membro

terça jul 03, 2012 2:44 pm

:) é sempre dificil escolher quando sabemos que tantos precisam de um lar!!

e sem dúvida que choca qualquer um essa frieza com que lhe responderam, mesmo que passem tantos gatos por essas associações, não é motivo para usarem essa frieza...
mas olhe há associações que recolhem animais e que os tratam o melhor que podem e irá encontrar uma bela companhia para a sua gatinha!! :)

as minhas são medricas, mas apenas sugeri alguém que fosse ver se estava tudo bem ou assim, não lhes iria fazer muita diferença por apenas uns minutos...
eu digo isto sabe porquê? a minha Farruca às vezes tem uns acidentes com os cocós e ficam presos no rabiote...e se ninguém não lhos tirar vai a casa toda com ela e ela fica muito atrapalhada. lol
e claro, uma pessoa de confiança que apenas fosse verificar se precisavam de algo só para prevenir :)
Craycats
Membro Veterano

terça jul 03, 2012 2:59 pm

Farruca Escreveu::) é sempre dificil escolher quando sabemos que tantos precisam de um lar!!

e sem dúvida que choca qualquer um essa frieza com que lhe responderam, mesmo que passem tantos gatos por essas associações, não é motivo para usarem essa frieza...
mas olhe há associações que recolhem animais e que os tratam o melhor que podem e irá encontrar uma bela companhia para a sua gatinha!! :)

as minhas são medricas, mas apenas sugeri alguém que fosse ver se estava tudo bem ou assim, não lhes iria fazer muita diferença por apenas uns minutos...
eu digo isto sabe porquê? a minha Farruca às vezes tem uns acidentes com os cocós e ficam presos no rabiote...e se ninguém não lhos tirar vai a casa toda com ela e ela fica muito atrapalhada. lol
e claro, uma pessoa de confiança que apenas fosse verificar se precisavam de algo só para prevenir :)
Ah sim.
Isso vai acontecer. Vai uma pessoa passar lá por casa para ver se está tudo em ordem assim só de passagem.
Mas não é para lhe fazer companhia e assim.

Eu até percebo que as pessoas das associações têm de ter uma certa frieza porque lhes devem passar montes de animais pelas mão e nem todos têm um final feliz. Mas quer dizer quando alguém demonstra interesse em adoptar deviam ser mais cordiais e ajudar as pessoas.
Farruca
Membro

terça jul 03, 2012 3:10 pm

pois, também era só a isso que me referia :) se fosse comigo também não iria querer muito mais porque sei o temperamento delas com estranhos.... a Kiara esconde-se e nunca mais ninguém a vê, a Farruca o caso mais grave foi fazer uma infecção urinária derivado do stress... :/
por isso concordo consigo em ir só alguém de visita :)

a associação com quem eu tenho mais proximidade é sem dúvida o oposto dessa que lhe demosntrou frieza e desinteresse.... (sou do Porto, se não já lha tinha aconselhado).... por esse país fora há-as assim, muito humanas e mais calorosas com possíveis adoptantes!
informe-se bem do que já foi feito pelo animal (tratamentos por que já passou, se já foi vacinado, por vezes apenas desparasitam!)...

e se for como eu, quando for buscar o seu novo amigo vai ver outros igualmente lindos e fofos e vai ficar enamorada por mais algum eheh :D

conheço um casal que foi buscar 1 gatinho e acabou por levar mais duas gatinhas (cortaram-me o pio)... foi muito emocionante, porque eram ambas gatinhas com problemas (uma cega e uma sem um olho)! foram um casal fantástico e permitiram ao filho aprender uma grande lição de vida :)
uma pessoa chega a uma associação dessas e "perde-se" lol
Última edição por Farruca em terça jul 03, 2012 3:32 pm, editado 1 vez no total.
Craycats
Membro Veterano

terça jul 03, 2012 3:22 pm

Farruca Escreveu:pois, também era só a isso que me referia :) se fosse comigo também não iria querer muito mais porque sei o temperamento delas com estranhos.... a Kiara esconde-se e nunca mais ninguém a vê, a Farruca o caso mais grave foi fazer uma infecção urinária derivado do stress... :/
por isso concordo consigo em ir só alguém de visita :)

a associação com quem eu tenho mais proximidade é sem dúvida o oposto dessa que lhe demosntrou frieza e desinteresse.... (sou do Porto, se não já lha tinha aconselhado).... por esse país fora há-as assim, muito humanas e mais calorosas com possíveis adoptantes!
informe-se bem do que já foi feito pelo animal (tratamentos por que já passou, se já foi vacinado, por vezes apenas desparasitam!)...

e se for como eu, quando for buscar o seu novo amigo vai ver outros igualmente lindos e fofos e vai ficar enamorada por mais algum eheh :D

conheço um casal que foi buscar 1 gatinho e acabou por levar
Posso dizer que é uma instituição muito bem vista mas eu fiquei traumatizada.

Já estive a ver no adopta-me e já enviei 2 mails a perguntar se os gatinhos estão disponíveis.

Eu não me importo de os vacinar e assim só preciso que me informem antes por causa da minha gata.
Ela está esterilizada, desparasitada e vacinada (até porque estava pronta para viajar para o estrangeiro).

Obrigada a todos por tudo :)
Responder

Voltar para “Gatos”