Esporões

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

quarta jul 04, 2012 9:20 am

Na aquisição de um animal de raça é normal que venham sem esporões?

Pelo que li num site pareceu-me:

"*ESPORÃO ou ERGOT - O esporão, ou dedo rudimentar, córneo como uma unha, é o último para o lado de dentro de cada pata. Não tem utilidade para a grande maioria dos cães domésticos, por isso é muitas vezes removido em tenra idade. Pode ser, no entanto, essencial para categorias como o puffin dog pois facilita a mobilidade em terreno acidentado." Fonte:Saúde animal.

Ando a estudar criadores para adquirir um determinado cão (que terá algumas funções de guarda de propriedade), mas quero saber se este pormenor é importante.

Desde já obrigado.
Outdog
Membro Veterano
Registado: segunda jun 18, 2012 5:49 pm

quarta jul 04, 2012 11:11 am

<p>Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Sou&nbsp;<a name="1595566"></a><strong>drilldown1</strong> </p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta jul 04, 2012 12:31 pm

Riscas007 Escreveu:Na aquisição de um animal de raça é normal que venham sem esporões?

Pelo que li num site pareceu-me:

"*ESPORÃO ou ERGOT - O esporão, ou dedo rudimentar, córneo como uma unha, é o último para o lado de dentro de cada pata. Não tem utilidade para a grande maioria dos cães domésticos, por isso é muitas vezes removido em tenra idade. Pode ser, no entanto, essencial para categorias como o puffin dog pois facilita a mobilidade em terreno acidentado." Fonte:Saúde animal.

Ando a estudar criadores para adquirir um determinado cão (que terá algumas funções de guarda de propriedade), mas quero saber se este pormenor é importante.

Desde já obrigado.
Depende da raça, mas a maior parte tem presunhos nos anteriores e algumas raças têm também nos posteriores.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta jul 04, 2012 7:55 pm

Há raças onde é permitido, há raças onde é penalizante.
Em animais de trabalho no campo geralmente é desaconselhado porque pode prender-se na vegetação e rasgar.
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

quarta jul 04, 2012 9:04 pm

Sempre me perguntei por que raio o Rafeiro do Alentejo tem dois...
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta jul 04, 2012 9:10 pm

Sim e fica horrivel aquilo ali pendurado, e o problema maior é que as unhas dos presunhos não se gastam e por isso tem tendencia a enrolar, tem de ser muito vigiadas.
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

quarta jul 04, 2012 9:21 pm

A minha cadela só tem nos posteriores.

Mas pensava que os presunhos eram só nas patas de trás.
Última edição por Riscas007 em quarta jul 04, 2012 9:30 pm, editado 1 vez no total.
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quarta jul 04, 2012 9:22 pm

MVieira27 Escreveu:Sempre me perguntei por que raio o Rafeiro do Alentejo tem dois...
Segundo um veterinário é uma característica comum aos cães tipo pastor.
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Responder

Voltar para “Cães”