Aos experts (blaptica dubia)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda jun 25, 2012 2:09 pm

andbela Escreveu:Opá tem a humidade normal, deve andar por volta dos 60/70 ! Não percebo .. Lá vou eu a mais uma tentativa :evil: Digam-me só como é que faço para me livrar dos que ainda tenho ? (ou aquilo ainda dá para aproveitar?)

No frigorífico ? :lol: Para quê ?
Vês as que tão vivas, separas e começas de novo... nao metas no frigorifico, mete atras da porta da cozinha. Em mim resulta bem :lol:
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

segunda jun 25, 2012 2:13 pm

os meus estão na cave ao lado do aquaterrário da tartaruga , a tampa de cima é toda em rede é um local fresco , vamos lá ver o que lá sai
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda jun 25, 2012 2:19 pm

Eu quando criei tenebrio a unica coisa que tive uma vez foi acaros...mas fora isso foi sempre impecavel e facil sem grandes cuidados, mas sempre uma boa altura de farelo, um truque, coloquem um pano ou umas folhas de papel de cozinha em cima do farelo que é mais facil apanhar os tenebrios para alimentar...eles juntam-se todos á superficie abaixo do papel
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

segunda jun 25, 2012 2:21 pm

Bondage2010 Escreveu:Eu quando criei tenebrio a unica coisa que tive uma vez foi acaros...mas fora isso foi sempre impecavel e facil sem grandes cuidados, mas sempre uma boa altura de farelo, um truque, coloquem um pano ou umas folhas de papel de cozinha em cima do farelo que é mais facil apanhar os tenebrios para alimentar...eles juntam-se todos á superficie abaixo do papel
Eu tinha umas caixas de maças por cima e eles andavam lá sempre ;) ! O problema se calhar foi nunca ter separado as pupas das larvas não ? Só desde essa altura é que comecei a ter alguns problemas .. Costumam fazer trocas do farelo ? Tirar velho por novo .
Última edição por andbela em segunda jun 25, 2012 2:21 pm, editado 1 vez no total.
yemen
Membro Veterano
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

segunda jun 25, 2012 2:21 pm

Bondage2010 Escreveu:Eu quando criei tenebrio a unica coisa que tive uma vez foi acaros...mas fora isso foi sempre impecavel e facil sem grandes cuidados, mas sempre uma boa altura de farelo, um truque, coloquem um pano ou umas folhas de papel de cozinha em cima do farelo que é mais facil apanhar os tenebrios para alimentar...eles juntam-se todos á superficie abaixo do papel
realmente é verdade, eu tnho um bocado de papel de cozinha onde coloco a batata doce e eles por baixo estão lá bastantes ...
daquia pouco tenho que ir dar lhe um pouco de cenoura , que a batata já lá está há 2 dias
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
andreleitao
Membro Veterano
Registado: terça jan 24, 2012 8:20 pm

segunda jun 25, 2012 2:37 pm

Meto no frigorifico para abrandar o seu processo. Assim não pupam tanto. E com este calor, era pupar que era um festanço!!
De qualquer forma, como alimento, dá qualquer vegetal que possas dar também ao DB. É o que faço.
Cenoura, nabiça, couve, caldo verde, rucula, etc.

PS: No frigorifico não podes colocar comida. Tiras um/dois dias por semana para os alimentares.
Bondage2010
Membro Veterano

segunda jun 25, 2012 3:43 pm

andbela Escreveu:
Eu tinha umas caixas de maças por cima e eles andavam lá sempre ;) ! O problema se calhar foi nunca ter separado as pupas das larvas não ? Só desde essa altura é que comecei a ter alguns problemas .. Costumam fazer trocas do farelo ? Tirar velho por novo .
Eu como usava caixas altas ia sempre só adicionando farelo por cima, até chegar ao caos :twisted: o fundo fica cheio de pó...depois quando me dava na telha passava com um coador de rede fina esse pó...mas mesmo aí ainda se perdem alguns ovos...mas quando começas a ter tenebrios ás centenas...isso já não importa...mas nunca separei pupas nem escarevelhos...se bem que ás vezes algumas pupas ficavam defeituosas acho que algumas eram atacadas ou pelos escarevelhos ou pelos outros tenebrios nunca percebi bem ou quem sabe até humidades incorrectas nalguma epoca do ano....mas fora isso sempre foi algo descomplicado de criar.
andreleitao
Membro Veterano

segunda jun 25, 2012 3:55 pm

Eu separo...
Três recipientes por estadio... Tenebrio, pupa, escaravelho. Mas ainda é a minha primeira vez, pelo que não sei se funcionará assim...
yemen
Membro Veterano

segunda jun 25, 2012 4:16 pm

vai resultar claro , agora no verão é sempre andar ...já tenho algumas pupas
quero aquilo a bombar para começar a criar também baratas :P
andreleitao
Membro Veterano

quarta jul 04, 2012 2:00 pm

Peço desculpa por estar a desenterrar isto, mas só queria vir dizer que a experiencia do frigorifico com os tenébrios não me resultou lá muito bem.
Vou optar por tê-los onde tinha antes, se puparem, pupam, se não puparem, não pupam.

Além disso, ontem chegou-me um carregamento de meio kilo de tenébrios. É alimento que não me vai faltar durante os próximos meses. :twisted:

Vi pela net que os tenébrios são boa alimentação para muitas aves, vou tentar impingir ao meu vizinho que tem uma remessa delas, que não sei o que são, mas parecem papagaios. [não são, mas parecem]. Ainda acabo a fazer trocos com isto. ahahah Ou não.
Bondage2010
Membro Veterano

quarta jul 04, 2012 2:34 pm

É bom para aves insectivoras não para psitacideos ;)
CobraPt
Membro
Registado: segunda ago 30, 2010 6:41 pm

quarta jul 04, 2012 2:36 pm

andreleitao Escreveu:Peço desculpa por estar a desenterrar isto, mas só queria vir dizer que a experiencia do frigorifico com os tenébrios não me resultou lá muito bem.
Vou optar por tê-los onde tinha antes, se puparem, pupam, se não puparem, não pupam.
Que parte é que não te correu bem André?
andreleitao
Membro Veterano

quarta jul 04, 2012 3:11 pm

Bondage2010 Escreveu:É bom para aves insectivoras não para psitacideos ;)
hein? oi? uh? :lol:

CobraPt, tive muitas mortes. De certeza que foi devido à humidade.
Não voltarei a meter no frigorifico até ter a certeza de como não resultar em morte. Até lá, passa o verão. :lol:
Bondage2010
Membro Veterano

quarta jul 04, 2012 3:17 pm

andreleitao Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:É bom para aves insectivoras não para psitacideos ;)
hein? oi? uh? :lol:

(...) :lol:
Psitacideos, aves de bico curvo como os papagaios, periquitos, rosicolis, roselas, etc; são granivoras(comem grãos/sementes)
Aves insectívoras, comem larvas e insectos etc.
andreleitao
Membro Veterano

quarta jul 04, 2012 3:24 pm

Obrigado Bondage!!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”