Caes presos, acorrentados.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quinta jul 05, 2012 11:09 am

Chiii Escreveu:Como sempre, de boas ideias, há sempre descalabros.

É verdade que quem não tem condições, não deve ter animais. Dito em traços largos. Mas um user referiu e bem, não sei o que é pior, se a corrente no quintal, sozinho, sem fazer exercício, se preso em casa na cozinha ou na varanda, sozinho, sem fazer exercício!

Não rotulem as coisas pelo mesmo modo. Há correntes e correntes. Há verdadeiras torturas com correntes, mas também há o oposto. Se o animal acorrentado (que palavra tão feia) tem espaço para se mexer, tem alojamento adequado, tem comida e água à disposição e ainda tem os seus passeios, as suas brincadeiras e os seus carinhos, o que está de mal nesta imagem?

O facto de o animal estar em casa, não quer necessariamente dizer que não esteja stressado, que seja feliz, que lhe sejam dadas todas as condições.

É muito fácil dizer que se não há condições para ter animais, seja a nível de tempo, dinheiro, não o tenham. Facílimo dizer isto, então "escudados" pelo anonimato que a web permite...agora, uma pessoa que no limite das suas capacidades, toma a responsabilidade por um animal que encontra na rua (não, não é de raça xpto, nem é filho de campeões otpx), fez mal? Deve virar costas? Deve fingir que não viu? E vem para a net reclamar das injustiças que são cometidas contra animais?? Esta imagem sim, é que para mim, não me parece correcta.

(E não, não estou a falar de animal horders. Esse já é o outro extremo).
Concordo plenamente consigo Chiii! Já agora, nada de Jack?
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

quinta jul 05, 2012 11:22 am

(off-topic) Não :( nunca mais soubemos nada dele.
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
Sasha9
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 11:25 am

Chiii Escreveu:(off-topic) Não :( nunca mais soubemos nada dele.
(off-topic) Lamento mesmo! Quanto mais o tempo passa mais difícil...
Em parte por causa da vossa má experiência resolvi arriscar e levar as minhas para férias comigo este ano!
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

quinta jul 05, 2012 11:30 am

Também concordo plenamente. Aliás admiro e respeito, quem se dedica a ajudar seres vivos. Para ser sincero também gostava, se pudesse ter um quintal e disponibilidade.

Embora não goste nada de correntes, desde os animais sejam soltos todos os dias e tenham espaço para andar, acho que há coisas piores.

A minha ideia é apresentar algumas soluções simples/baratas em que se pode evitar as correntes. Então quando já existem animais à solta em determinado espaço vedado, porque não acabar com as correntes?

Lembrei-me da vedação inclinada para dentro. Mas deve haver mais...

Quanto aos passeios, exercício e companhia, todos precisam estejam acorrentados ou não. Nestes aspetos também tenho as minhas falhas.
Última edição por Riscas007 em quinta jul 05, 2012 11:31 am, editado 1 vez no total.
Chiii
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 11:31 am

Sasha9, fez muito bem. Quando temos possibilidade, é o ideal. :)

Agora já não tão off-topic, o cão da minha irmã desapareceu do hotel para cães onde estava, o sítio era vedado, com muros altos, em princípio, não houve descuido por parte dos funcionários. Os cães é que são um animal impressionante, e aquele, que não estava acorrentado e é um mestre em fugas, simplesmente fugiu, talvez à procura dos donos.

Se estivesse acorrentado, apesar de chocante para alguns users da arca, hoje ainda tinhamos o nosso Jack connosco... :(
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
Sasha9
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 11:37 am

Chiii Escreveu:Sasha9, fez muito bem. Quando temos possibilidade, é o ideal. :)

Agora já não tão off-topic, o cão da minha irmã desapareceu do hotel para cães onde estava, o sítio era vedado, com muros altos, em princípio, não houve descuido por parte dos funcionários. Os cães é que são um animal impressionante, e aquele, que não estava acorrentado e é um mestre em fugas, simplesmente fugiu, talvez à procura dos donos.

Se estivesse acorrentado, apesar de chocante para alguns users da arca, hoje ainda tinhamos o nosso Jack connosco... :(
É bem verdade! Já vi cães escaparem de sítios incríveis, desde treparem vedações, escavarem por baixo de cercas, abrirem portas, um pouco de tudo...
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quinta jul 05, 2012 12:07 pm

Muitas coisas que para os cães não é nada de especial, aos olhos de um ser humano pode parecer algo bastante dramático. Há pessoas que com muita paciência habituaram os seus cães a gostarem das suas jaulas/crates, e os cães nem se importam de estar lá horas fechada (a dormir) quando o dono não lhe pode dar atenção. Mas para os olhos de muitas pessoas, fazem-lhes impressão de ver um cão num espaço tão fechado, quando o próprio cão fica lá a dormir ou entretido com o seu kong, e que até gosta de estar na crate mesmo quando esta tem as portas abertas. Agora por exemplo se o cão é fechado numa crate sem atenção nem condições necessárias quase o dia todo, sem estímulo mental nem exercício físico nem interacção com ninguém, e vê-se a relunctância do animal estar dentro da jaula, então aí sim é horrível.

Isto de estar acorrentado não é assim tão diferente de estar restringido por vedações, se a corrente for comprida. Agora a forma de como está acorrentado é que faz diferença.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta jul 05, 2012 12:26 pm

Quem diz corrente ou crate diz também canil... aquele espaço vedado, muitas vezes com um mero metro quadrado de área, onde o cão é mantido o tempo todo.

Parece ter-se tornado numa espécie de upgrade moderno da corrente. O que devia ser usado como espaço de descanso, de segurança, apenas em situações pontuais ou por exemplo durante a noite, é usado para manter o animal durante a sua vida toda...
DayaRafa
Membro
Registado: domingo jul 01, 2012 4:37 pm

quinta jul 05, 2012 1:03 pm

Boa Tarde,

Eu tenho 4 cães, 2 boxers e 2 rafeirinhos muito giros.,

Os primeiros habitantes lá de casa, foram os dois rafeiros; um tem 14 anos e o outro 15anos.
Até atingir maturidade, deixava sempre os cães soltos no quintal, uso vedação de 1,5mm em aço, mas infelizmente os cães insistiam em saltar a vedação para irem brincar.,então criamos um canil, com espaço para que pudessem correr e brincar..
Como não podiam saltar a vedação roeram por diversas a vedação para fugirem para a rua, (tal acto com sucesso)
Como resido num meio rural, fui forçada a prender os cãezinhos, pois cheguei a encontrar armadilhas artesanais demasiado perigosas.

Entretanto, fiquei com um casal de boxers ambos estão à solta no quintal e não saíem nem por nada. Porquê?
- Quando fiquei com os 2 primeiros cães era demasiado jovem e não consegui ensinar os cachorros a não saltar, para além da falta de exercicio que não era proporcionada.

Assim, gostaria de chamar a atenção de todos os principiantes com cães, que obtenham infomações, e saibam alguns conceitos básicos para que os nossos companheiros não sofram,

è possivel conseguir ter regras, e fazer cães felizes, mesmo sendo os nossos companheiros seres irracionais, mas bastante inteligentes e companheiros.

E lembrem-se quando forem buscar um cachorro novo, deixem que seja o cachorro a escolher o dono!

Espero que tenha deixado um bom contributo,

Daya
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quinta jul 05, 2012 1:12 pm

marianamar Escreveu:Quem diz corrente ou crate diz também canil... aquele espaço vedado, muitas vezes com um mero metro quadrado de área, onde o cão é mantido o tempo todo.

Parece ter-se tornado numa espécie de upgrade moderno da corrente. O que devia ser usado como espaço de descanso, de segurança, apenas em situações pontuais ou por exemplo durante a noite, é usado para manter o animal durante a sua vida toda...
Como disse, há diferença entre manter o cão lá a vida toda e manter o cão lá por algumas horas por dia (em que o cão acaba por dormir - os cães em média dormem 15 horas por dia). Muitas pessoas fazem isso porque há cães bastante destrutivos quando os donos não estão em casa, o que não é apenas uma questão de dinheiro mas também de segurança para o próprio cão (que pode engolir algo fatal). E há cães que sofrem de problemas de ansiedade que só se acalmam se estiverem dentro da crate ou acabam por destruir e magoarem-se a si mesmos quando são deixados sozinhos em casa.

Num mundo ideal, todos os cães estariam felizes a viver em espaços verdes e seguros, e não em cidades e apartamentos e precisarem de ser deixados sozinhos. As pessoas não trabalhariam e assim estariam sempre com eles, e eles nunca destruiriam nada.
Não é que isso justifique a negligência, mas se não for esse o caso, e se o dono realmente satisfaz as necessidades do cão mas que tem que ir trabalhar e o cão está bem dentro da crate a dormir, então não vejo o porquê de dramatizar algo que nem é assim tão mau.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

quinta jul 05, 2012 1:49 pm

DayaRafa Escreveu:E lembrem-se quando forem buscar um cachorro novo, deixem que seja o cachorro a escolher o dono
Que raio de conselho mais disparatado! :evil:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta jul 05, 2012 2:33 pm

Não estou a ver assim de repente um animal que goste de estar fechado numa crate...é óbvio que a certa altura dorme, pois claro...

Quem não tem espaço, nem tempo, nem condições para ter animais, é simples, é só não os ter.

Garanto que os cães fechados em crate ou acorrentados ficam muito melhor com espaço mesmo que isso signifique estar sem o dono ao pé.

Não se trata do mundo ideal, trata-se de um mínino de visão: não estou em casa todo o dia, não posso ter um animal á solta dentro de casa. Então o mais óbvio é que não posso ter animais.

Depois é muito estranho que os animais são completamente passados da cabeça....porque será???? :roll:
DayaRafa
Membro
Registado: domingo jul 01, 2012 4:37 pm

quinta jul 05, 2012 2:41 pm

True, True, the point is:
Toda a gente pode ter cãezinhos, até podem ter 20 cães! garanto que os meus 4 "cachorros" são felizes, tudo parte de bom senso de cada cidadão, e da forma como os educa.

Qualquer cidadão é capaz de ter um cachorro, desde que aprenda a respeitar, caso contrário não é digno de cidadão.,

Obrigado,
Daya
Chiii
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 2:49 pm

Desculpe, mas há ideias que são praticamente utópicas.

Da visão ideal, o dono perfeito tem de ser: Desempregado; Sem marido/mulher, filhos ou outros parentes a seu cuidado; Rico; Ter casa própria; Um enorme quintal; Não ter vizinhos ao pé;...desculpem mas só assim é que se atinge a perfeição que se evoca por aqui à boca cheia, bolas. :evil:

No mundo real, as pessoas conscientes e que se preocupam com os seus animais, fazem o melhor que podem, dentro das suas capacidades. Podia ser melhor? Podia, mas daí a serem considerados maus donos, vai uma grande diferença.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta jul 05, 2012 2:53 pm

DayaRafa Escreveu:True, True, the point is:
Toda a gente pode ter cãezinhos, até podem ter 20 cães! garanto que os meus 4 "cachorros" são felizes, tudo parte de bom senso de cada cidadão, e da forma como os educa.

Qualquer cidadão é capaz de ter um cachorro, desde que aprenda a respeitar, caso contrário não é digno de cidadão.,

Obrigado,
Daya
Teoricamente na lei só se pode ter no 4 e no máximo 6 com "autorização" (um papel qualquer que diz que são cumpridas as condições higio-sanitárias) :P
Mas dentro do tópico, é como eu disse... um cão "acorrentado" até pode ser mais feliz do que está solto num quintal enorme... basta o dono do cão "acorrentado" ser responsável e dar-lhe a atenção, estimulação intelectual e física necessária.
Responder

Voltar para “Cães”