cao agressivo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rafaeldias
Membro Júnior
Registado: quinta mar 22, 2012 9:01 am

quinta jul 05, 2012 10:31 am

boas pessoal,
é o seguinte o meu cao tem 6 meses e um bull terrier e é muito mau ontem mordeu me no labio tive que levar 2 pontos ele tava a roer um osso fui la dar uma festa entao mordeu me ele e sempre assim quando ta a comer. ele obedesse o "senta" e as vezes o nao. ele so sabe morder quando ta a brincar tenho os braços todos arranhados dele. preciso de ajuda e que ele ta a tronar se agressivo.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

quinta jul 05, 2012 10:46 am

Sozinho já não conseguirá lidar com a situação: treinador para ontem. :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quinta jul 05, 2012 11:06 am

Estava a prever um tópico destes, desde a última vez que veio aqui pedir ajuda.. :|
Muitas pessoas que adquirem um cão, independentemente da raça, acham que não deve ser difícil educa-lo e ensinar-lhe as regras de boa convivência, evitando procurar um treinador. Em cachorro é tudo muito fofinho e muitas vezes deixamos as coisas passar, com a ideia que quando crescer vai melhorar ou extinguir de vez alguns comportamentos. Mas depois acontece que eles pioram a cada mês e às tantas a pessoa fica desesperada e sem saber o que fazer.

O meu conselho é, procure rapidamente um treinador, que o possa guiar e ensinar tudo sobre comportamento canino. Para que fique preparado para o que virá a seguir.

Tem um tópico recente aqui na arca sobre o tema de agressividade por posse, leia e vá pondo alguns dos exercícios que o doglover escreveu, em prática, até encontrar um treinador.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

E uns vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=i2lAwTIOe1A&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=kXj_7YSz ... e=g-user-u
Rafaeldias
Membro Júnior
Registado: quinta mar 22, 2012 9:01 am

quinta jul 05, 2012 11:33 am

agradeco ajuda mas nao ha nada que possa fazer sem treinador? e que um treinador e muito caro 100 euros um mes. dass
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

quinta jul 05, 2012 11:59 am

Para além do treinador e dos tópicos que lhe foram indicados, acho que ajudará castrar logo que possa o cão e delimitar regras consistentes que toda a família siga.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta jul 05, 2012 12:04 pm

O treinador é caro mas já pensou no que pode vir a pagar se o cão morder alguém?
É que fica metido numa confusão muito séria.

E passa-lhe pela cabeça ter um animal em casa no qual não confia e que tem uma possibilidade grande de ferir alguém?
Eu no meu caso digo-lhe que nem me passa pela ideia uma situação dessas...

Castrar o animal vai ajudar bastante mas terá de ter treino com um profissional.
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quinta jul 05, 2012 12:09 pm

Se quiser fazer as coisas sozinho, o melhor é começar a pesquisar. Aqui podem ser dadas muitas dicas, mas são apenas isso. Nós não conhecemos o seu cão ou as suas rotinas. Vai depender de si. Terá que, tentar recolher informações viáveis que o ensinem a perceber melhor o seu cão.

De outra forma, o melhor é arranjar um treinador. Não tenho a certeza, mas penso que não chegará a esse valor que referiu. Depende das horas semanais. Mas o trabalho essencial é mesmo feito em casa, no dia a dia.
Procure, fale com vários e explique a situação.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta jul 05, 2012 12:21 pm

Também acho bem recorrer a um treinador, visto que está a ser difícil conseguir controlar o cão.

Estabeleça regras para o animal em casa, o que pode e não pode fazer. A educação é fundamental para o cão e o dono/s se darem bem.

Também concordo que deve castrar o animal. Para além de diminuir a sua agressividade, vai impedir certas doenças ( incluindo tumores que facilmente podem ser mortais e outros ), impedir que o cão engravide alguma cadela sem querer ( a criação é muito complexa e deve ser deixada apenas para quem realmente sabe o que fazer ), entre outros benefícios.

Boa sorte e espero que tudo se resolva.
Acima de tudo, compreenda que o cão não é culpado. Existe alguma causa para o seu comportamento, nunca o maltrate ou abandone por causa disso ( é apenas um aviso, não leve a mal ) :wink: .
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta jul 05, 2012 12:58 pm

Rafaeldias Escreveu:agradeco ajuda mas nao ha nada que possa fazer sem treinador? e que um treinador e muito caro 100 euros um mes. dass
Não, tem mesmo de recorrer a um treinador. Precisa urgentemente de aprender a lidar com cães em geral e com o seu em particular. Boa sorte.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quinta jul 05, 2012 1:24 pm

Comece a alimentar a ração à mão. Evite confrontos, já que pode ser mordido e a falta de experiência pode agravar o problema mais do que resolver.

Experimente o seguinte método:
Dê-lhe um snack de roer de pouco valor mas que ele tenha interesse. Depois de ele estar a roer algum tempo, aproxime com calma com snacks pequenos mas mais saborosos e deixe-o ver e cheirar isso. Dê-lhe uns quantos e afasta, e volta a repetir passado algum tempo, até que ele deixe de reagir quando se aproxima.
Em seguida, numa outra sessão, aumente o valor do snack de roer para lhe dar, e o valor dos snacks para lhe levar. Vá aumentando os valores dos ossos e snacks em cada sessão.
Depois ensine-o o comando "larga". Nas próximas sessões, pode usar esse comando, e recompense-o quando deixa cair o osso, e se ele não reagir, pode pegar o osso e depois recompensá-lo com o snack, e devolver-lhe o osso de novo depois.

Este método é para lhe ensinar que quando se aproxima, e mesmo quando pega o que ele tem em posse, coisas boas acontecem e que tu não estás interessado nas coisas dele.
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quinta jul 05, 2012 1:45 pm

Lidar com cães agressivos é complicado, por isso vou-lhe dar apenas duas sugestões que considero serem bastante seguras e um bom ponto de partida com base no que expôs.
Em primeiro lugar, não sei se já o faz, nunca alimente o cão em primeiro lugar. Primeiro comam vocês, faça-o esperar e alimente-no fim. Numa matilha o lider come sempre primeiro.
Em segundo lugar, uma vez que ele obedece bem ao senta, faça-o sentar-se antes de lhe colocar a taça da comida. Isto, na minha opinião, ajudá-lo-á a definir a sua liderança.
O cão é ainda cachorro mas está a crescer, sente-se mais forte com o passar do tempo e está a tentar definir o lugar dele na hierarquia aí de casa. Tem que lhe mostrar quem manda, sem lhe mostrar violência, senão é esse o comportamento que ele vai aprender.
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Acena
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 1:48 pm

O dono acha que o cão é muito mau. O dono já foi mordido. Não se começa do fim para o princípio, primeiro tem que saber lidar minimamente com o cão, perceber minimamente o que é um cão, depois sim, poderá usar técnicas específicas para resolver problemas.
Sasha9
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 1:50 pm

Acena Escreveu:O dono acha que o cão é muito mau. O dono já foi mordido. Não se começa do fim para o princípio, primeiro tem que saber lidar minimamente com o cão, perceber minimamente o que é um cão, depois sim, poderá usar técnicas específicas para resolver problemas.
É o primeiro cão do user? :o
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Acena
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 1:55 pm

Sasha9 Escreveu:
Acena Escreveu:O dono acha que o cão é muito mau. O dono já foi mordido. Não se começa do fim para o princípio, primeiro tem que saber lidar minimamente com o cão, perceber minimamente o que é um cão, depois sim, poderá usar técnicas específicas para resolver problemas.
É o primeiro cão do user? :o
Isso não sei, só sei que diz que é muito mau e já foi mordido pelo cão, tendo o cão actualmente 6 meses. Sinceramente, perante estas palavras do dono não me atrevo a fazer nenhuma sugestão, a não ser que recorra a um treinador, acho demasiado arriscado que opte por qualquer outra solução.
Sasha9
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 2:03 pm

Acena Escreveu:Isso não sei, só sei que diz que é muito mau e já foi mordido pelo cão, tendo o cão actualmente 6 meses. Sinceramente, perante estas palavras do dono não me atrevo a fazer nenhuma sugestão, a não ser que recorra a um treinador, acho demasiado arriscado que opte por qualquer outra solução.
Por esse motivo é que só fiz aquelas duas sugestões, que considero bastante seguras. Mexer num cão com estas características enquanto está a roer um osso ou a comer é que definitivamente não é nada seguro...
Mesmo cães dóceis são muitas vezes possessivos em relação a comida ou objectos!
Normalmente eles rosnam antes de morder, se um cão estiver a comer ou com um brinquedo ou osso e rosnar ao aproximar-nos, se insistirmos com a ideia provavelmente iremos levar uma dentada!
Responder

Voltar para “Cães”