cao agressivo
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta mar 22, 2012 9:01 am
boas pessoal,
é o seguinte o meu cao tem 6 meses e um bull terrier e é muito mau ontem mordeu me no labio tive que levar 2 pontos ele tava a roer um osso fui la dar uma festa entao mordeu me ele e sempre assim quando ta a comer. ele obedesse o "senta" e as vezes o nao. ele so sabe morder quando ta a brincar tenho os braços todos arranhados dele. preciso de ajuda e que ele ta a tronar se agressivo.
é o seguinte o meu cao tem 6 meses e um bull terrier e é muito mau ontem mordeu me no labio tive que levar 2 pontos ele tava a roer um osso fui la dar uma festa entao mordeu me ele e sempre assim quando ta a comer. ele obedesse o "senta" e as vezes o nao. ele so sabe morder quando ta a brincar tenho os braços todos arranhados dele. preciso de ajuda e que ele ta a tronar se agressivo.
Estava a prever um tópico destes, desde a última vez que veio aqui pedir ajuda..
Muitas pessoas que adquirem um cão, independentemente da raça, acham que não deve ser difícil educa-lo e ensinar-lhe as regras de boa convivência, evitando procurar um treinador. Em cachorro é tudo muito fofinho e muitas vezes deixamos as coisas passar, com a ideia que quando crescer vai melhorar ou extinguir de vez alguns comportamentos. Mas depois acontece que eles pioram a cada mês e às tantas a pessoa fica desesperada e sem saber o que fazer.
O meu conselho é, procure rapidamente um treinador, que o possa guiar e ensinar tudo sobre comportamento canino. Para que fique preparado para o que virá a seguir.
Tem um tópico recente aqui na arca sobre o tema de agressividade por posse, leia e vá pondo alguns dos exercícios que o doglover escreveu, em prática, até encontrar um treinador.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0
E uns vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=i2lAwTIOe1A&feature=plcp
http://www.youtube.com/watch?v=kXj_7YSz ... e=g-user-u

Muitas pessoas que adquirem um cão, independentemente da raça, acham que não deve ser difícil educa-lo e ensinar-lhe as regras de boa convivência, evitando procurar um treinador. Em cachorro é tudo muito fofinho e muitas vezes deixamos as coisas passar, com a ideia que quando crescer vai melhorar ou extinguir de vez alguns comportamentos. Mas depois acontece que eles pioram a cada mês e às tantas a pessoa fica desesperada e sem saber o que fazer.
O meu conselho é, procure rapidamente um treinador, que o possa guiar e ensinar tudo sobre comportamento canino. Para que fique preparado para o que virá a seguir.
Tem um tópico recente aqui na arca sobre o tema de agressividade por posse, leia e vá pondo alguns dos exercícios que o doglover escreveu, em prática, até encontrar um treinador.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0
E uns vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=i2lAwTIOe1A&feature=plcp
http://www.youtube.com/watch?v=kXj_7YSz ... e=g-user-u
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta mar 22, 2012 9:01 am
agradeco ajuda mas nao ha nada que possa fazer sem treinador? e que um treinador e muito caro 100 euros um mes. dass
Para além do treinador e dos tópicos que lhe foram indicados, acho que ajudará castrar logo que possa o cão e delimitar regras consistentes que toda a família siga.
<p> </p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
O treinador é caro mas já pensou no que pode vir a pagar se o cão morder alguém?
É que fica metido numa confusão muito séria.
E passa-lhe pela cabeça ter um animal em casa no qual não confia e que tem uma possibilidade grande de ferir alguém?
Eu no meu caso digo-lhe que nem me passa pela ideia uma situação dessas...
Castrar o animal vai ajudar bastante mas terá de ter treino com um profissional.
É que fica metido numa confusão muito séria.
E passa-lhe pela cabeça ter um animal em casa no qual não confia e que tem uma possibilidade grande de ferir alguém?
Eu no meu caso digo-lhe que nem me passa pela ideia uma situação dessas...
Castrar o animal vai ajudar bastante mas terá de ter treino com um profissional.
Se quiser fazer as coisas sozinho, o melhor é começar a pesquisar. Aqui podem ser dadas muitas dicas, mas são apenas isso. Nós não conhecemos o seu cão ou as suas rotinas. Vai depender de si. Terá que, tentar recolher informações viáveis que o ensinem a perceber melhor o seu cão.
De outra forma, o melhor é arranjar um treinador. Não tenho a certeza, mas penso que não chegará a esse valor que referiu. Depende das horas semanais. Mas o trabalho essencial é mesmo feito em casa, no dia a dia.
Procure, fale com vários e explique a situação.
De outra forma, o melhor é arranjar um treinador. Não tenho a certeza, mas penso que não chegará a esse valor que referiu. Depende das horas semanais. Mas o trabalho essencial é mesmo feito em casa, no dia a dia.
Procure, fale com vários e explique a situação.
Também acho bem recorrer a um treinador, visto que está a ser difícil conseguir controlar o cão.
Estabeleça regras para o animal em casa, o que pode e não pode fazer. A educação é fundamental para o cão e o dono/s se darem bem.
Também concordo que deve castrar o animal. Para além de diminuir a sua agressividade, vai impedir certas doenças ( incluindo tumores que facilmente podem ser mortais e outros ), impedir que o cão engravide alguma cadela sem querer ( a criação é muito complexa e deve ser deixada apenas para quem realmente sabe o que fazer ), entre outros benefícios.
Boa sorte e espero que tudo se resolva.
Acima de tudo, compreenda que o cão não é culpado. Existe alguma causa para o seu comportamento, nunca o maltrate ou abandone por causa disso ( é apenas um aviso, não leve a mal )
.
Estabeleça regras para o animal em casa, o que pode e não pode fazer. A educação é fundamental para o cão e o dono/s se darem bem.
Também concordo que deve castrar o animal. Para além de diminuir a sua agressividade, vai impedir certas doenças ( incluindo tumores que facilmente podem ser mortais e outros ), impedir que o cão engravide alguma cadela sem querer ( a criação é muito complexa e deve ser deixada apenas para quem realmente sabe o que fazer ), entre outros benefícios.
Boa sorte e espero que tudo se resolva.
Acima de tudo, compreenda que o cão não é culpado. Existe alguma causa para o seu comportamento, nunca o maltrate ou abandone por causa disso ( é apenas um aviso, não leve a mal )

Não, tem mesmo de recorrer a um treinador. Precisa urgentemente de aprender a lidar com cães em geral e com o seu em particular. Boa sorte.Rafaeldias Escreveu:agradeco ajuda mas nao ha nada que possa fazer sem treinador? e que um treinador e muito caro 100 euros um mes. dass
Comece a alimentar a ração à mão. Evite confrontos, já que pode ser mordido e a falta de experiência pode agravar o problema mais do que resolver.
Experimente o seguinte método:
Dê-lhe um snack de roer de pouco valor mas que ele tenha interesse. Depois de ele estar a roer algum tempo, aproxime com calma com snacks pequenos mas mais saborosos e deixe-o ver e cheirar isso. Dê-lhe uns quantos e afasta, e volta a repetir passado algum tempo, até que ele deixe de reagir quando se aproxima.
Em seguida, numa outra sessão, aumente o valor do snack de roer para lhe dar, e o valor dos snacks para lhe levar. Vá aumentando os valores dos ossos e snacks em cada sessão.
Depois ensine-o o comando "larga". Nas próximas sessões, pode usar esse comando, e recompense-o quando deixa cair o osso, e se ele não reagir, pode pegar o osso e depois recompensá-lo com o snack, e devolver-lhe o osso de novo depois.
Este método é para lhe ensinar que quando se aproxima, e mesmo quando pega o que ele tem em posse, coisas boas acontecem e que tu não estás interessado nas coisas dele.
Experimente o seguinte método:
Dê-lhe um snack de roer de pouco valor mas que ele tenha interesse. Depois de ele estar a roer algum tempo, aproxime com calma com snacks pequenos mas mais saborosos e deixe-o ver e cheirar isso. Dê-lhe uns quantos e afasta, e volta a repetir passado algum tempo, até que ele deixe de reagir quando se aproxima.
Em seguida, numa outra sessão, aumente o valor do snack de roer para lhe dar, e o valor dos snacks para lhe levar. Vá aumentando os valores dos ossos e snacks em cada sessão.
Depois ensine-o o comando "larga". Nas próximas sessões, pode usar esse comando, e recompense-o quando deixa cair o osso, e se ele não reagir, pode pegar o osso e depois recompensá-lo com o snack, e devolver-lhe o osso de novo depois.
Este método é para lhe ensinar que quando se aproxima, e mesmo quando pega o que ele tem em posse, coisas boas acontecem e que tu não estás interessado nas coisas dele.
Lidar com cães agressivos é complicado, por isso vou-lhe dar apenas duas sugestões que considero serem bastante seguras e um bom ponto de partida com base no que expôs.
Em primeiro lugar, não sei se já o faz, nunca alimente o cão em primeiro lugar. Primeiro comam vocês, faça-o esperar e alimente-no fim. Numa matilha o lider come sempre primeiro.
Em segundo lugar, uma vez que ele obedece bem ao senta, faça-o sentar-se antes de lhe colocar a taça da comida. Isto, na minha opinião, ajudá-lo-á a definir a sua liderança.
O cão é ainda cachorro mas está a crescer, sente-se mais forte com o passar do tempo e está a tentar definir o lugar dele na hierarquia aí de casa. Tem que lhe mostrar quem manda, sem lhe mostrar violência, senão é esse o comportamento que ele vai aprender.
Em primeiro lugar, não sei se já o faz, nunca alimente o cão em primeiro lugar. Primeiro comam vocês, faça-o esperar e alimente-no fim. Numa matilha o lider come sempre primeiro.
Em segundo lugar, uma vez que ele obedece bem ao senta, faça-o sentar-se antes de lhe colocar a taça da comida. Isto, na minha opinião, ajudá-lo-á a definir a sua liderança.
O cão é ainda cachorro mas está a crescer, sente-se mais forte com o passar do tempo e está a tentar definir o lugar dele na hierarquia aí de casa. Tem que lhe mostrar quem manda, sem lhe mostrar violência, senão é esse o comportamento que ele vai aprender.
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
O dono acha que o cão é muito mau. O dono já foi mordido. Não se começa do fim para o princípio, primeiro tem que saber lidar minimamente com o cão, perceber minimamente o que é um cão, depois sim, poderá usar técnicas específicas para resolver problemas.
É o primeiro cão do user?Acena Escreveu:O dono acha que o cão é muito mau. O dono já foi mordido. Não se começa do fim para o princípio, primeiro tem que saber lidar minimamente com o cão, perceber minimamente o que é um cão, depois sim, poderá usar técnicas específicas para resolver problemas.

Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Isso não sei, só sei que diz que é muito mau e já foi mordido pelo cão, tendo o cão actualmente 6 meses. Sinceramente, perante estas palavras do dono não me atrevo a fazer nenhuma sugestão, a não ser que recorra a um treinador, acho demasiado arriscado que opte por qualquer outra solução.Sasha9 Escreveu:É o primeiro cão do user?Acena Escreveu:O dono acha que o cão é muito mau. O dono já foi mordido. Não se começa do fim para o princípio, primeiro tem que saber lidar minimamente com o cão, perceber minimamente o que é um cão, depois sim, poderá usar técnicas específicas para resolver problemas.
Por esse motivo é que só fiz aquelas duas sugestões, que considero bastante seguras. Mexer num cão com estas características enquanto está a roer um osso ou a comer é que definitivamente não é nada seguro...Acena Escreveu:Isso não sei, só sei que diz que é muito mau e já foi mordido pelo cão, tendo o cão actualmente 6 meses. Sinceramente, perante estas palavras do dono não me atrevo a fazer nenhuma sugestão, a não ser que recorra a um treinador, acho demasiado arriscado que opte por qualquer outra solução.
Mesmo cães dóceis são muitas vezes possessivos em relação a comida ou objectos!
Normalmente eles rosnam antes de morder, se um cão estiver a comer ou com um brinquedo ou osso e rosnar ao aproximar-nos, se insistirmos com a ideia provavelmente iremos levar uma dentada!