Gaiola para Chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
JessiicaF
Membro
Registado: domingo jan 22, 2012 2:42 pm

quarta jul 04, 2012 4:26 pm

Pitbull1143 Escreveu:Desde já agradeço a chinchilasdalinha pela boa loja de chinchilas que me recomendou, que tem de tudo o que é preciso para estes animais, e a bom preço, e atendimento personalizado, o que é raro hoje em dia, em muitas lojas.
Se não se importa pode-me mandar MP com a respetiva loja? :oops:
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

quarta jul 04, 2012 4:30 pm

Chiii Escreveu:Adim, vou discordar de si, mas não é nada pessoal ;)
Lool, na boa :D

Eu essa questão nem punha... alias, o pouco feno que cai serve logo de litter..
Recomendaram-me logo a não fazer isso :wink:
boa loja de chinchilas que me recomendou,
Na Amadora,certo?

Gostava de lá ir, mas andar a pé na Amadora... :roll:
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta jul 04, 2012 4:33 pm

A gaiola está excelente! Parabéns! :D

Quanto ao fundo, não há materiais não tóxicos (por exemplo, placas de chapa) que possa colocar a cobrir o contraplacado? É que é provável que com o tempo os xixis podem acabar por infiltrar-se no fundo (mesmo com aparas) e provocar cheiro intenso. Se conseguisse cobrir o contraplacado com outro material lavável evitava esse problema. Pode substituir de vez em quando o contraplacado mas... No caso de gaiolas com fundo de plástico, as mesmas devem ser lavadas com vinagre e depois deve-se lavar com água abundante, bem quente. Lavados só com água ganham cheiro a xixi mais rapidamente. Relembro que nenhum detergente deve ser usado quer para lavar o fundo quer para lavar os acessórios. Os acessórios devem ser lavados com água bem quente (só os lavo assim).
Quanto à bola, estragam menos feno do que sem ela mas no meu caso é engraçado assistir à escolha de feno pelo meu chin. Dá uma trica no feno, não quer mais, deita para o chão. :P Estragar estragam sempre mas com a bola estragam muito menos pois o feno da bola não precisa de ir para o lixo de um dia para o outro. Uma sugestão para prender a bola: use um bocadinho de arame e pendure-a, por exemplo, na prateleira de cima ou numa intermédia. Basta um bocadinho de arame (com 10cm) suficiente para pendurar a bola mas que não represente perigo para as patinhas do chin. A minha já trouxe o dito arame próprio para pendurar onde quiser, tem a forma de "S", mais ou menos.
As gaiolas que compramos já estão pintadas e a tinta usada deve ser própria para não fazer mal aos animais. Não pintem acessórios para chins.

Como sugeriram, faça uma casota para ela (em pinho não tratado) e coloque o mais alto possível na gaiola. Elas adoram estar no topo :P .

Verifique se o bebedouro está a funcionar bem. Eu deixava-o onde está pois elas devem beber água sem estarem penduradas. O comedouro pode estar à mesma altura do bebedouro mas não ao lado deste. O resto (casota, pedras para roer, bola de feno, cubos de alfafa) pode colocar mais acima.

Sim, tire fotos. Daqui a uns dias/semanas, a remodelação já se deve notar. :P :D
Pitbull1143
Membro Júnior
Registado: quinta mai 17, 2012 7:09 am

quarta jul 04, 2012 6:40 pm

JessicaF pm enviada.

Adim é na amadora no casal de são brás.
Boa ração, boa alfafa em cubos fresca, e especialmente bom atendimento e por quem percebe.

Chinchilavis a bola já esta presa na rede na 2ª prateleira por cima do comedouro, ela chega sem ter as patas na rede, a alfafa já meti numa parteleira do meio, quanto ao fundo vou ver daqui a uma semana a ver se passa muito para o contraplacado, se passar meto uma chapa de aluminio por cima, e depois é so tirar a chapa e lavar.
Quanto a toca esta em construção, em principio amanhã já tem 2 tocas 1 em cada prateleira de cima para ele escolher onde quer dormir.
Adim
Membro

quarta jul 04, 2012 7:54 pm

Pitbull1143 Escreveu: Quanto a toca esta em construção, em principio amanhã já tem 2 tocas 1 em cada prateleira de cima para ele escolher onde quer dormir.
Que medidas usas-te?

Estava a pensar, 20*20*20..
chinchilavis
Membro Veterano

quarta jul 04, 2012 8:38 pm

Pitbull1143 Escreveu: Chinchilavis a bola já esta presa na rede na 2ª prateleira por cima do comedouro, ela chega sem ter as patas na rede
Expressei-me mal. Ela pode ter as patinhas na rede. O que queria dizer é que convém ter as patinhas de trás na prateleira para se apoiar enquanto tira o feno com as patinhas da frente. :wink:
Pitbull1143
Membro Júnior

quinta jul 05, 2012 8:56 am

Adim Escreveu:
Pitbull1143 Escreveu: Quanto a toca esta em constru��o, em principio amanh� j� tem 2 tocas 1 em cada prateleira de cima para ele escolher onde quer dormir.
Que medidas usas-te?

Estava a pensar, 20*20*20..

Adim em principio estava a pensar fazer uma de cada lado na prateleiras superiores, mas tive a pensar melhor e se calhar vou fazer uma na horizontal encostada ao cimo da gaiola como estão as 2 prateleiras mais em baixo, assim ela fica com as prateleiras da direita e esquerda livres (as mais altas) e pode pular bem para a toca, neste caso ficariam 20*17*17, cada uma, sendo a tabua inteira, mas dividida por dentro ao meio, com uma entrada da esquerda e outra da direita, espero estar me a explicar bem.

O que acham de fazer a toca assim?
Adim
Membro

quinta jul 05, 2012 2:07 pm

chinchilavis Escreveu:Uma sugestão para prender a bola: use um bocadinho de arame e pendure-a, por exemplo,
Tenho uma questão á cerca de materiais:
A minha, há uns tempos, não sei como, roeu o arame que prende a pedra de cálcio a grade.
Desde então, têm a pedra, na prateleira.

A questão é: Tenho de por algo que prenda a pedra a grade, e esse algo, vai ter de cobrir a pedra toda, logo vai haver partes em que ela pode roer..
O que utilizarei para prender?

Se não lhe fez mal? Fez... andou uns dias a espirrar... mas com tempo, e muito feno, ficou boa (ainda tive para lhe dar um ben-u-ron, mas não tinha em casa :P).
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

quinta jul 05, 2012 2:24 pm

Pitbull1143, não percebi muito bem a questão da toca, mas penso não ser necessário fazer de uma prateleira uma toca inteira. Use metade dessa prateleira, assim a chin terá sempre algum apoio para os seus saltos.
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
Chiii
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 2:26 pm

Adim, pessoalmente não lhe sei responder, a pedra de cálcio que compro fica sempre solta e até hoje, nunca me apercebi de qualquer problema.
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
Pitbull1143
Membro Júnior

quinta jul 05, 2012 2:35 pm

Chiii Escreveu:Pitbull1143, não percebi muito bem a questão da toca, mas penso não ser necessário fazer de uma prateleira uma toca inteira. Use metade dessa prateleira, assim a chin terá sempre algum apoio para os seus saltos.
Chiii a ver se explico melhor;

a minha ideia é fazer uma toca no topo da gaiola, no meio da largura, como estão as outras 2 prateleiras, por cima da prateleira que vai da porta até ao fundo da gaiola, deixo uma entrada de cada lado, para ela poder entrar de qualquer uma das prateleiras de cima que estão de lado na altura da gaiola, espero que assim estar mais explicado.
Chiii
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 2:57 pm

Agora "apanhei" :D

Não me tinha apercebido dessa prateleira ainda lol.

Parece-me bem...o chin poderá é ter alguma dificuldade em "acertar no buraco" da entrada da toca, quando estiver a saltar da prateleira, não? Se conseguir fazer um pequeno acrescento, para ela saltar para lá e depois entrar e sair da toca, seria perfeito.
chinchilavis
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 3:07 pm

Que inveja deste pessoal com jeito para a bricolage :roll: 8) .

Confesso que a questão da toca me deixou confusa :lol: . Não sei como vai fazer a sua mas a minha está pendurada num canto superior da gaiola. É uma caixa rectangular tapada só atrás. À frente tem uma porta panorâmica, ou seja, não tem porta. É que pode acontecer ela saltar, falhar a pontaria e cair e magoar-se. Lembre-se que vai crescer um bocadito. :wink:

A pedra de cálcio está presa com um arame mas este arame já vem incluído basta prendê-lo à grade. Tenho outra em forma de gelado que é fácil de prender na gaiola.

Adim, cuidado com esses espirros. Não me parece que estejam relacionados com a pedra de cálcio mas com alguma corrente de ar que a chin apanhou. Cuidado pois podem desenvolver problemas pulmonares.
Pitbull1143
Membro Júnior

quinta jul 05, 2012 3:19 pm

Chincilavis - Ora para fazer a toca é so 2 tabuas em L e vira-se o lado de dentro do L para as traseiras da gaiola, aparafusa-se por cima da gaiola e pelas traseiras, a porta é panoramica dos 2 lados, leva oma tabua ao meio, fazendo uma entrada de cada lado ou seja 2 tocas germinadas, que terá cerca de 20cm L x 17cm A x 17cm P, distanciando-se na laugura cerca de 8cm da prateleira mais alta, e 5cm mais alta, por isso acho que ela não vai falhar a entrada.

É bom fazer estas brincolage sempre nos mantem ocupados e poupa uns euros, ao principio é dificil mas depois vai-se tornando mais fácil.

Quanto a pedra, a minha está solta.
Adim
Membro

quinta jul 05, 2012 3:22 pm

chinchilavis Escreveu: A pedra de cálcio está presa com um arame mas este arame já vem incluído basta prendê-lo à grade. Tenho outra em forma de gelado que é fácil de prender na gaiola.

Adim, cuidado com esses espirros. Não me parece que estejam relacionados com a pedra de cálcio
Lol, não percebes-te...
Ela roeu o arame que prende a pedra e comeu...

Agora não sei com que arame devo prender, porque a pedra originalmente tinha um arame "nas costas" da pedra... mas eu vou ter de colocar o arame á volta da pedra... ou então deixo como está (no chão da prateleira)
Responder

Voltar para “Exóticos”