Peguei na pequena, que esperneou, e devagar lá a pus na transportadora que comprei para ela. Coloquei a transportadora num saco preto de plástico (obrigado chinchilavis), e já estava pronto para ir embora. Levei-a para o carro, retirei o plástico e conduzi até à clínica, onde tinha marcado consulta, para saber tudo sobre o estado da pequena. Tenho um smart fortwo, a transportadora não cabia na mala, por isso foi no banco da frente (com cinto de segurança

O vet. disse-me que era ainda pequena, deve ter cerca de 2/3 meses, disse que tinha um pequeno problema nos dentes devido à falta de feno e/ou algo que pudesse roer. Disse para lhe dar algo para roer, feno, alfafa e para voltar daqui a 2/3 meses para ser desparasitada. Ofereceu-me um frasquinho de antifúngico para juntar à areia e disse que estava despachado. Ah! E disse que era fêmea.
Conduzi até casa, ela estava um pouco agitada, e começou a fazer uns sons um pouco estranhos, comecei a ficar um pouco nervoso e não via a hora de a poder por na sua gaiola.
Depois de a ter posto na gaiola, os barulhos continuaram, cada vez mais altos, o que será?

Durante a noite, fê-los algumas vezes. Será medo?
Se alguém me puder ajudar, ela é chinchila «standard», correcto?
Deixo-vos algumas fotografias, para a verem, e o sítio onde vive agora. Comprei a gaiola o mês passado, antes de ter conhecido aqui este cantinho, e agora sei que ela deverá ter uma gaiola mais alta. Já está encomendada e estou à espera que chegue aqui a casa. Esta aqui é toda em pinho, e tem o fundo que dá para retirar para limpar.
Se alguém achar que há algo em falta na casinha da pequena, aceito opiniões/sugestões.

PS: Eu sei que o hammock (rede) não é bom para ela, por causa de ser de tecido, e já não está na gaiola, já foi retirado.

Mais umas pequenas coisas: Ainda não tomou nenhum banho de areia, quando poderei tentar o banho com ela? Ela foge um pouco, e tem ainda medo, algumas dicas para a conquistar?
Em que altura atinge a fase adulta?
O nome dela é Dorothy.

Um especial obrigado à chinchilavis por toda a ajuda, sugestões e opiniões.