Brincadeira ou tentativa de submissão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

sábado jul 07, 2012 8:51 pm

Olá a todos, hoje como é habitual fui com o meu Simba há rua e como sempre encontramos uns amiguinhos.
Eles brincaram mas eu reparei que o Simba estava a tentar "acasalar"com o cão.
Pode parecer parvo mas era o que ele estava a fazer.
Estaria na brincadeira ou a tentar subjugar o outro cão?
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

sábado jul 07, 2012 9:19 pm

O seu cão é castrado? Estava a tentar acasalar ou estava só a tentar montá-lo?
nandaalmeida
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 9:56 pm

cmob Escreveu:O seu cão é castrado? Estava a tentar acasalar ou estava só a tentar montá-lo?
O meu cão só tem três meses daí eu achar a minha questão um pouco parva.
Estava em cima dele com movimentos de acasalamento.
Não pelo que entende.
cmob
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 10:02 pm

Os cachorros têm por hábito fazer isso, até nas pernas das pessoas.
Se só fez isso e não apresenta outros indicios de dominancia, não se preocupe...
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sábado jul 07, 2012 10:10 pm

O meu cão velhote também faz isso aos cães mais jovens e submissos :?
Inclusive faz na perna de um vizinho (dono de um desses cães) que o "deixa" fazer pois o seu também lhe faz (mas eu costumo puxar para impedir).

De resto o cão até é calmo e não arranja arrufos com os cães mais dominantes.

Sempre vi isto como uma tentativa de se impor e mostrar que está acima na hierarquia (mas em casa não faz a ninguém desde que passou a fase de cachorro).
nandaalmeida
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 10:15 pm

cmob Escreveu:Os cachorros têm por hábito fazer isso, até nas pernas das pessoas.
Se só fez isso e não apresenta outros indicios de dominancia, não se preocupe...
Como assim outros sinais de dominância?
Não pelo que entende.
cmob
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 10:19 pm

Desde que ele se queira impor aos outros cães, até concordo, agora é preciso ter atenção para ver se ele apresenta mais alguma atitude dominante para com os donos.

Quem tem cachorro em casa já deve ter presenciado uma cena curiosa – quando um macho pratica monta em outro macho. Se para o dono isto parece esquisito, sob o ponto de vista do animal não há nada estranho na aproximação entre dois machos.

Para os animais, a reprodução está ligada à presença do cio. Sem o cio não há cruzamento. Quando no cio, a fêmea exala um odor característico que atrai o macho. Assim eles são movidos por uma química física, pelo cheiro e hormônios.

Quando um macho tenta montar em outro, ele só está querendo demonstrar poder e força. Não tem a intenção de acasalar. O que está em jogo aí é a tentativa de um dominar o outro, de mostrar quem pode mais.

Isto é muito comum na natureza. Para muitas espécies, o comportamento de monta entre animais do mesmo sexo está ligado à dominância, é uma demonstração de força.

Os filhotes também brincam de monta. E se você observar com atenção uma ninhada, vai saber facilmente quem é o líder – aquele filhote que monta mais nos outros – comportamento típico de animal dominante.

Mas, o dono deve reprimir os excessos. Se o seu cão insiste em montar outro macho, use um comando firme e, sem violência, faça o animal entender que isto não deve se repetir.

E para aqueles cães que ficam agarrando as pernas das visitas, o melhor é ignorar e se ele insistir, então coloque o animal para fora durante 15 minutos, como forma de castigo. Mas nunca use de violência para reprimir qualquer comportamento do seu cão.

Os animais não podem ser julgados de acordo com a nossa ótica e nossos valores. É preciso entender e respeitar a natureza dos bichos. Para eles, a sexualidade significa reprodução e não prazer físico ou psicológico.

Por isso, castrar não agride nem frustra o animal...é a melhor maneira de prevenir cruzamentos indesejáveis e eliminar comportamentos dominantes. Pense nisso.
nandaalmeida
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 10:28 pm

Eu tenho uma fêmea aqui em casa,não um macho.
Falei no macho porque realmente foi o que ele fez,a minha Nina ele tem muito respeito.
Tudo o que mencionou eu já sabia :wink: pensei que se tivesse a referir a mordidas ou a rosnadelas :oops:
Agradeço o seu comentário cmob :D
Não pelo que entende.
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

sábado jul 07, 2012 10:30 pm

cmob Escreveu:Desde que ele se queira impor aos outros cães, até concordo, agora é preciso ter atenção para ver se ele apresenta mais alguma atitude dominante para com os donos.

Quem tem cachorro em casa já deve ter presenciado uma cena curiosa – quando um macho pratica monta em outro macho. Se para o dono isto parece esquisito, sob o ponto de vista do animal não há nada estranho na aproximação entre dois machos.

Para os animais, a reprodução está ligada à presença do cio. Sem o cio não há cruzamento. Quando no cio, a fêmea exala um odor característico que atrai o macho. Assim eles são movidos por uma química física, pelo cheiro e hormônios.

Quando um macho tenta montar em outro, ele só está querendo demonstrar poder e força. Não tem a intenção de acasalar. O que está em jogo aí é a tentativa de um dominar o outro, de mostrar quem pode mais.

Isto é muito comum na natureza. Para muitas espécies, o comportamento de monta entre animais do mesmo sexo está ligado à dominância, é uma demonstração de força.

Os filhotes também brincam de monta. E se você observar com atenção uma ninhada, vai saber facilmente quem é o líder – aquele filhote que monta mais nos outros – comportamento típico de animal dominante.

Mas, o dono deve reprimir os excessos. Se o seu cão insiste em montar outro macho, use um comando firme e, sem violência, faça o animal entender que isto não deve se repetir.

E para aqueles cães que ficam agarrando as pernas das visitas, o melhor é ignorar e se ele insistir, então coloque o animal para fora durante 15 minutos, como forma de castigo. Mas nunca use de violência para reprimir qualquer comportamento do seu cão.

Os animais não podem ser julgados de acordo com a nossa ótica e nossos valores. É preciso entender e respeitar a natureza dos bichos. Para eles, a sexualidade significa reprodução e não prazer físico ou psicológico.

Por isso, castrar não agride nem frustra o animal...é a melhor maneira de prevenir cruzamentos indesejáveis e eliminar comportamentos dominantes. Pense nisso.
Quando se copia um texto convém citar a fonte... :roll:

http://www.vetmovel.com.br/mostra.php?id=143
nandaalmeida
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 10:33 pm

TheOnlyOne Escreveu:
cmob Escreveu:Desde que ele se queira impor aos outros cães, até concordo, agora é preciso ter atenção para ver se ele apresenta mais alguma atitude dominante para com os donos.

Quando se copia um texto convém citar a fonte... :roll:

http://www.vetmovel.com.br/mostra.php?id=143
Brigada :lol:
Não pelo que entende.
cmob
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 10:33 pm

ups...já estou a aprender....obrigado.
cmob
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 10:39 pm

nandaalmeida Escreveu:Eu tenho uma fêmea aqui em casa,não um macho.
Falei no macho porque realmente foi o que ele fez,a minha Nina ele tem muito respeito.
Tudo o que mencionou eu já sabia :wink: pensei que se tivesse a referir a mordidas ou a rosnadelas :oops:
As atitudes de dominancia também se aplicam aos cães e aos seus donos...
mordidas ou rosnadelas, dependendo do seu contexto, podem ser atitudes de mostrar ao dono que é ele que manda...há que ler bem a situação em que acontecem.
nandaalmeida
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 10:41 pm

cmob Escreveu:
nandaalmeida Escreveu:Eu tenho uma fêmea aqui em casa,não um macho.
As atitudes de dominancia também se aplicam aos cães e aos seus donos...
mordidas ou rosnadelas, dependendo do seu contexto, podem ser atitudes de mostrar ao dono que é ele que manda...há que ler bem a situação em que acontecem.
Agora já não acontecem, mas á algum tempo sempre que o Simba se chateava rosnava e mordia,mas passou...felizmente 8)
Não pelo que entende.
cmob
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 10:45 pm

Melhor assim...convém fazer saber ao cão que é você que o domina e não o contrário.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado jul 07, 2012 11:28 pm

chegou aqui recentemente um cão (macho) de porte grande, muito meigo e carente. Nos aposentos que arranjei para os cães, juntei-o com a minha Mariquinha, fêmea muito tímida e submissa (esterilizada). O Jeremias, que sempre foi o ómega e o único macho numa matilha de "meninas", revelou-se: não só se pendurou nas orelhas do outro, que pesa 3 vezes mais q ele, como está completamente "apanhado" pela Mariquinha - com quem o "outro dorme" - chegando a uivar para poder estar com ela. O outro não tá nem aí, chorava quando o outro lhe batia, nunca se impôs e não quer saber de cadelas estéreis para nada, quer é comer.... enquanto o Jeremias tenta montar a fêmea seja d que forma for (ela tb é bem mais alta que ele, uma pernalta...).

Também já tive uma cadela velhota que, quando chegou, tentava montar a mais nova.

Num cão adolescente ou adulto é uma expressão de dominância, num cachorro é apenas um instinto básico ao qual não convém achar muita graça, mesmo sendo só brincadeira.
Responder

Voltar para “Cães”