É verdade temos de estar atentos a tudo e «inspeccionar» sempre os nosso animais.
Tenho uma cadelinha Cocker q quando tinha +- 7 meses apareceu-lhe o cio. Nunca antes tinha tido uma cadela, mas tinham-me dito que o cio poderia demorar de 2 a 3 semanas. Passado um mês ela ainda deitava gotinhas de sangue misturadas com um liquido esbranquiçado que eu pensava ser normal. Lambia-se muito e deitava um cheiro desagradável. Achei q o cio estava a ser longo demais e fui ao Vet.
Quando lá cheguei automáticamente lhe fizeram uma ecografia, pois o q ela deitava n era só sangue mas também pús. Detectaram-lhe uma infecção no utero e no dia a seguir foi-lhe feita uma operação em que lhe retiraram o utero e os ovários. Se deixasse passar mais tempo o utero poderia fechar o que causava que o pús n saisse e a minha cadelinha morreria. E eu na minha ingenuidade pensando q era apenas o cio.
Por isso concordo plenamente que devemos vigiar ao nossos animais. Desde então qualquer coisa, por mais pequena que seja que a minha cadelinha tenha, corro logo para o vet, pois não arrisco que algo de mal lhe aconteça, pela minha ingenuidade ou teimosia de dizer sempre... ho! não é nada de grave!!!!
Desculpem se as minhas palavras foram longas mas tinha de compartilhar isto.
Cio
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: segunda abr 29, 2002 11:48 am
- Localização: 2 rafeiros uma collie, um bearded collier 7 gatos europeus
Vou dar um exemplo da cadela doberman do meu irmão; a Pantera, ela é um bocadinho arrisca e esquiva-se sempre quando queremos dar mimos, foge a sete pés , damos voltas á mesa atrás dela mas sem sucesso. Mas quando está com o cio é ve-la colar-se a nós toda "doida" aos pinotes e a lamber-nos as mãos e a por a cabeça debaixo das nossas mãos a pedir carinho. Sabemos logo que está com o cio (depois é que reparamos mesmo que está como já foi dito)..
Nunca as vossas cadelas nunca se comportaram assim como doidinhas a pedir atenção?
Será que tb se pode ver que estão com o cio através do seu comportamento?
Sandra
Nunca as vossas cadelas nunca se comportaram assim como doidinhas a pedir atenção?
Será que tb se pode ver que estão com o cio através do seu comportamento?
Sandra
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta jul 25, 2002 10:22 am
- Localização: Perdigueiros, Podengos, Rottveilers, Pit Bull (game breed)
Em ultima instância, passa-se um algodão na dita....
O algodão não engana!
O algodão não engana!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
- Contacto:
Olá wokkini,
Se não pretende cruzar a cadela, sugeria-lhe que a esterilizasse antes do 1º cio. Isto foi-me aconselhado pela veterinária e foi exactamente o que fiz à minha Luna... IMPECÁVEL. Não teve o cio, não chateia, a recuperação pós-operatória foi rápida, e a única coisa que notei foi um aumento da agressividade para com desconhecidos e outros cães... principalmente machos!
Espero que tome a opção que mais lhe convém...
Boa sorte,
Nokio.
PS: Quanto à comichão atrás das orelhas... nem sei o que dizer...
Se não pretende cruzar a cadela, sugeria-lhe que a esterilizasse antes do 1º cio. Isto foi-me aconselhado pela veterinária e foi exactamente o que fiz à minha Luna... IMPECÁVEL. Não teve o cio, não chateia, a recuperação pós-operatória foi rápida, e a única coisa que notei foi um aumento da agressividade para com desconhecidos e outros cães... principalmente machos!
Espero que tome a opção que mais lhe convém...
Boa sorte,
Nokio.
PS: Quanto à comichão atrás das orelhas... nem sei o que dizer...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
- Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
- Contacto:
Bom, infelizmente só hoje é que tive oportunidade de me rir
cheguei a pensar se o meu gatO estava com o cio pois ele anda a coçar as orelhas! 
E por falar em cio, o meu cãO (que também coça as orelhas
) está a descobrir coisas novas!
Agora, volta e meia a pilinha dele sai e fica à mostra, o bicho fica um bocado espantado a olhar para aquilo e depois toca a lamber ( eu acho que ele ainda não sabe para que diabos aquilo serve
)!
O cachorro têm 3 meses, isto é normal? Que eu saiba ele não teve contacto com cadelas com o cio (mas esteve a beira de cadelas).

E por falar em cio, o meu cãO (que também coça as orelhas

Agora, volta e meia a pilinha dele sai e fica à mostra, o bicho fica um bocado espantado a olhar para aquilo e depois toca a lamber ( eu acho que ele ainda não sabe para que diabos aquilo serve

O cachorro têm 3 meses, isto é normal? Que eu saiba ele não teve contacto com cadelas com o cio (mas esteve a beira de cadelas).