Ajuda!!! Será efeito da desparasitação??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jul 07, 2012 7:48 pm

Olá.
Peço a vossa ajuda/opinião na seguinte situação.

No sábado passado (faz hje 8 dias) que enquanto o a minha cachorra fazia as necessidades, vi claramente 1 "lombriga" com cerca de 1 cm a sair com as fezes. Estava quase a ser dia de consulta, mas agarrei nela na hora e em 30m estava no veterinário para a desparasitar (aproveitando antes de fechar). Foi desparasitada com dosalid.

Durante esta semana, para ser franca, nunca mais vi claramente um verme a ser expelido (por 1 vez tive dúvidas se seria ou não! É difícil de ver pq faz na relva e há sempre logo ervitas coladas).

Entretanto as fezes têm sido mais moles, e no final das fezes, dependendo dos dias, com um pequeno pedaço gelatinoso. Uns dias tem outros não, apesar de ainda não ter feito fezes rijas, de lá para cá. Formadas, mas não rijas.

Durante esta semana ela já vomitou uma pequena porção de líquido amarelo 1 vez (Talvez na 2ª ou 3ª) e durante esta tarde voltou a vomitar outra pequena porção, mas com menos cor. Acresce a isto que vim ainda á pouco da rua com ela e voltou a repetir-se a história das fezes moles, com 1 mucosa gelationosa no fim, com uns pequenos raios ensaguentados...

Entretanto ontem tomou o heartgard, que tb tem 1 pequena acção desparasitante, por indicação do veterinário, para o efeito não se cruzar com o desparasitante do último sábado.

A minha questão é, isto será ainda o desparasitante a fazer efeito (eventualmente reforçado pelo heartgard e que tenha irritado o intestino), ou, pelo contrário, por alguma razão, o desparasitante não ter feito efeito de todo???

Se calhar é uma questão muito complexa para que me possam responder aqui, mas uma breve pesquisa que fiz aqui na net (por já serem estas horas) remetem tanto as fezes gelatinosas como o muco gelatinoso ensanguentado para parasitas... (eu sei que tb pode não ter nada a ver... mas dado o quadro...)

Eu sei que posso ligar ao vet, mas ainda não estou a achar urgente e estou a mante-la em observação... para já 1 pedacinho de bolacha maria aceitou apesar de estar 1 pouco mais paradota (mas para ir á rua, ficou esperta!!!)...

Obrigada.
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sábado jul 07, 2012 8:22 pm

Diarreia com muco com um pouco de sangue e não foi ao vet?
Por favor, está mesmo à espera do quê aqui?

O muco é do intestino estar inflamado, possivelmente devido aos parasitas. O sangue (mesmo que sejam pequenos raios) é de já de este estar a ficar com feridas.

Vá ao vet e trate a cachorrinha.
Outdog
Membro Veterano
Registado: segunda jun 18, 2012 5:49 pm

sábado jul 07, 2012 8:39 pm

srYuki, não a posso ajudar porque a desparazitação sou eu que faço, segundo o plano elaborado pelo vet. O produto que utilizo tb é diferente e nunca vi uma única lombriga nos meus cães.
O muco nas fezes e inconsistência das mesmas pode realmente ser do desparazitante. O laivo de sangue pode não ser nada e apenas ser obra da rutura de um capilar, ao fazer força.
Sugiro que esteja atento e se voltar a repetir, laivo de sangue nas fezes, faça um contacto telefónico ao vet.
<p>Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Sou&nbsp;<a name="1595566"></a><strong>drilldown1</strong> </p>
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado jul 07, 2012 8:48 pm

Foi ao vet, sim... não leu?

Sr Yuki, provavelmente a cadelinha ainda está parasitada, ou ainda tem os intestinos inflamados. São muito poucos os desparasitantes que matam os parasitas antes do estado adulto, é por isso que se repete a desparasitação após algum tempo. Esse parasita q descreveu, com 1 cm, provavelmente é dipilidium ou lá como se escreve, um tipo de ténia. O que viu foi um segmento dessa ténia (sim, parece ter vida própria, como o rabo das lagartixas). Fale com o vet sobre outro desparasitante, eu (salvo seja) uso o Zipycoiso plus nos cães e tenho tido bons resultados. Aquilo é 1 comprimido para cada dez quilos, a repetir daí a 15 dias. Por vezes tem de se desparasitar mais que duas vezes, por causa dos ciclos dos parasitas. Os mus cães, como vivem no campo, são desparasitados internamente de 3 em 3 meses, mas já são adultos, são mais resistentes aos parasitas.
lsgl
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 8:49 pm

Foi ao vet há 8 dias e não agora que está com muco nas fezes e um pouco de sangue.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado jul 07, 2012 9:05 pm

sim, mas isso não tem gravidade que justifique uma consulta a correr, um telefonema chega... :lol:
lsgl
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 9:08 pm

sxmota Escreveu:sim, mas isso não tem gravidade que justifique uma consulta a correr, um telefonema chega... :lol:
Tudo bem mas ao menos que telefone. A user até isso quer evitar, caso não tenha percebido.

Não percebo porquê tanta relutância a ligar ao vet quando se tem dúvidas, mas deve ser de mim que ainda acho que se deve confiar mais nos profissionais que em users num fórum... que coisa estranha hoje em dia!

PS: Quando tive o meu cão parasitado e começou com muco e sangue nas fezes o meu vet não achou assunto de "não tem gravidade que justifique"... mas claro que no caso desta cadela pode até não ser nada de mais (por ser outro tipo de parasita) mas nunca ao ponto de nem sequer telefonar.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jul 07, 2012 9:10 pm

lsgl Escreveu:Foi ao vet há 8 dias e não agora que está com muco nas fezes e um pouco de sangue.
Sim, lsgl, foi um pouco de sangue, mas não chegam a ser gotas, sequer. São como que uns fios de cabelo presos á goma gelatinosa, só perceptível aos olhares mais atentos!!! Não fui ao vet, pq já não estava aberto estou a tentar perceber se é urgente ou não.

sxmota Sim, deve ter sido 1 tipo de ténia, mas eu estava convencida que só tinha 1 cm, mas realmente pode ter sido apenas um segmento. E precisamente porque pensei "se estou a ver uma a sair, imagino o que ela terá lá dentro, ovos e lombrigas" que agarrei logo nela para uma desparasitação antes de tempo. Mas essa "lombriga" deixou-me espantada porque saiu mto branquinha e quando fui confirmar o que era, sim, mexia (embora mais lenta do que os rabos de lagartixa! :D ).

Ela é desparasitada regularmente, mas houve 1 ajuste no plano anual das vacinas em função da última que levou (da lesh) e o vet redistribuiu as datas das restantes vacinas. Pelo que talvez tenha passado mais tempo do que devia.

O meu grande medo, é sempre uma obstrução intestinal por causa de qualquer porcaria que possa comer quando a solto, mas acho que neste caso é capaz de estar relacionado com parasitas. E sim, faz sentido que tenha que ser desparasitada de novo, apesar de eu nunca mais ter visto nada. Mas pronto, o meu olho é muito falível.
Outdog Escreveu: (...)
O muco nas fezes e inconsistência das mesmas pode realmente ser do desparazitante. O laivo de sangue pode não ser nada e apenas ser obra da rutura de um capilar, ao fazer força.
Sugiro que esteja atento e se voltar a repetir, laivo de sangue nas fezes, faça um contacto telefónico ao vet.
Obrigada pela sua resposta. Tranquilizou-me bastante.
Sim, estarei muito atenta. Se nada se agravar passo apenas lá na 2ª feira, até para discutir a situação de lhe aplicar novamente o desparasitante e quando.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado jul 07, 2012 9:13 pm

Fiz sempre a desparasitação dos cães e gatos em casa com o protocolo indicado no vet , para que é preciso ir ao vet para desparasitar um animal?

Nunca vi reacções ao desparasitante, já tive gatos vindos da rua que vinham bastante parasitados mas cães por acaso tive sorte. Nunca houve situações graves.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jul 07, 2012 9:14 pm

lsgl Escreveu:
sxmota Escreveu:sim, mas isso não tem gravidade que justifique uma consulta a correr, um telefonema chega... :lol:
Tudo bem mas ao menos que telefone. A user até isso quer evitar, caso não tenha percebido.

Não percebo porquê tanta relutância a ligar ao vet quando se tem dúvidas, mas deve ser de mim que ainda acho que se deve confiar mais nos profissionais que em users num fórum... que coisa estranha hoje em dia!

PS: Quando tive o meu cão parasitado e começou com muco e sangue nas fezes o meu vet não achou assunto de "não tem gravidade que justifique"... mas claro que no caso desta cadela pode até não ser nada de mais (por ser outro tipo de parasita) mas nunca ao ponto de nem sequer telefonar.
Olhe, porque ás vezes as coisas são mais complicadas do que parecem. O veterinário que a desparasitou foi o veterinário que está a substituir a veterinária que lhe escolhi, porque está de licença de maternidade. Por outro lado, se for um quadro mais complicado, não é lá que vou, mas ao veterinário que assiste os cães em casa da minha mãe, que não foi o mesmo que a desparasitou, portanto. E é a ele que ligarei amanhã se se justificar.
lsgl
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 9:19 pm

Concordo que não é uma situação, pelo que conta, de ficar em pânico e ir correr a uma consulta (eu iria se fosse comigo mas se já não apanhou o consultório aberto percebo que espere). Mas é caso para ligar sim, e desculpe insistir.

Ligue amanhã ao tal vet que a acompanha e explique a situação e assim fica 100% esclarecida e assegurada que está tudo bem. Não custa mesmo nada e duvido que o vet fique chateado por lhe ligar.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jul 07, 2012 9:25 pm

lsgl Escreveu:Concordo que não é uma situação, pelo que conta, de ficar em pânico e ir correr a uma consulta (eu iria se fosse comigo mas se já não apanhou o consultório aberto percebo que espere). Mas é caso para ligar sim, e desculpe insistir.

Ligue amanhã ao tal vet que a acompanha e explique a situação e assim fica 100% esclarecida e assegurada que está tudo bem. Não custa mesmo nada e duvido que o vet fique chateado por lhe ligar.
Sim, não fica, bem como não se importava nada de a ver se achasse necessário ou dizer-me para comprar o medicamento x na farmácia, como já aconteceu com o outro.

Ligarei. Agradeço-lhe a preocupação pela minha menina! ;)
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado jul 07, 2012 9:31 pm

Vai ao veterinário em 30 minutos porque vê uma lombriga, agora a cadela vomita deita muco com sangue e abre um tópico? Tenha dó.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
lsgl
Membro Veterano

segunda jul 09, 2012 7:22 am

Novidades?
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

segunda jul 09, 2012 8:47 am

lsgl Escreveu:Novidades?
Ia perguntar o mesmo! Já está melhor?
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Responder

Voltar para “Cães”