Crias das Chinchilas da Linha

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
edro
Membro Júnior
Registado: terça jul 03, 2012 8:42 am

segunda jul 09, 2012 8:33 am

Nitara Escreveu:São todos absolutamente lindos! Excelentes exemplares.
Das chinchilas mais bonitas que já vi.

Confesso que fiquei boquiaberta com o Amaretto. É lindo :wink: .

Parabéns :D .
Realmente o Amaretto é a coisinha mais bonita de sempre! Parabéns pelos pequenotes. :D
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

segunda jul 09, 2012 1:42 pm

são mesmo perfeitas *.* mas para mim, tu tens uma chinchila espetacular, a mais espetacular de todo o UNIVERSO... é esta:

Imagem

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda jul 09, 2012 1:46 pm

GSfanatic Escreveu:Oh, deixa-te lá de tretas! Tu pintas as tuas chins! Essa "horrorosa" com as manchas, então... péssimo trabalho de pintura, diga-se de passagem! Usaste o quê? Latas de spray? Q'horror!

Agora falando a sério... que coisinhas mais lindas! As tuas chins têm um dom qualquer. Nascem chins com cores tão fantásticas! Parabéns! :wink:
teem o dom de ter uma dona/criadora informada, responsável e consciente!! :)

Parabéns Inês, as tuas chinsa estão realmente fora de série :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Pitbull1143
Membro Júnior
Registado: quinta mai 17, 2012 7:09 am

segunda jul 09, 2012 2:41 pm

Muito lindos e fofinhos esse das manchas pretas é que realmente está a destoar ai no meio.
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

segunda jul 09, 2012 9:39 pm

O meu preferido é o mosaico de ebano!

Também estudas, como será o resultado, a nível comportamental, de uma criação?
Imagino que o resultado do pelo, seja o mais "fácil"/menos complexo
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

segunda jul 09, 2012 9:49 pm

Tão fofas :D

As crias do Amaretto e da Diva são lindas. :wink:
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda jul 09, 2012 9:55 pm

Chinsdalinha o que é que as tuas chins andam a comer para ficarem nesse estado? É que ainda por cima têm jeito para a pose. :D

Fantásticas! :wink:
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

segunda jul 09, 2012 10:59 pm

A comida tem importância como é obvio, mas elas são enormes porque são de linhagem estrangeira, onde são seleccionados citeriosamente antes de reproduzirem e sendo de países maiores há menos perigo de haver consanguinidade e mesmo eles importam e trocam chinchilas com criadores de outros países como Estados Unidos, Noruega, etc. Isto é mais uma opinião pessoal: as chinchilas Portuguesas estão a ficar pequenas porque não se faz seleção nenhuma e algumas vezes podemos até inocentemente criar em consanguinidade sem termos conhecimento, por isso torna-se importante ter pedigree das chinchilas que adquirimos. Eu optei por importar de fora pela mesma razão que a chinchilas da linha.
Última edição por acorchins em terça jul 10, 2012 12:24 am, editado 1 vez no total.
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

segunda jul 09, 2012 11:03 pm

ahahah, as dela são espetaculares, mas vejam bem a foto que eu tirei hoje:

Imagem

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
chinchilavis
Membro Veterano

terça jul 10, 2012 12:17 am

acorchins Escreveu:A comida tem importância como é obvio, mas elas são enormes porque são de linhagem estrangeira, onde são seleccionados citeriosamente antes de reproduzirem e sendo de países maiores há menos pergo de haver consanguinidade e mesmo eles importam e trocam chinchilas com criadores de outros países como Estados Unidos, Noruega, etc. Isto é mais uma opinião pessoal, as chinchilas Portuguesas estão a ficar pequenas porque não se faz seleção nenhuma e algumas vezes podemos até inocentemente criar em consanguinidade sem termos conhecimento, por isso trona-se importante ter pedigree das chinchilas que adquirimos. Eu optei por importar de fora pela mesma razão que a chinchilas da linha.
Estava a brincar acorchins. Não estava a falar na comida no sentido do tamanho das chins mas sim nas mutações das chins da chinsdalinha. :lol: :wink:

Já que falas nisso, a primeira chin que vi era uma fêmea enorme (tinha bem mais de 1kg). Uma colega minha ofereceu-a a uma colega dela e enquanto não a foram buscar pude pegar nela. Além do tamanho exageradamente grande (na altura pensei que era um coelho :oops: ), da tristeza no olhar, achei estranho a tal minha colega dizer que tinha chins que criava. Ainda lhe falei que lhe comprava uma mas nunca me trouxe nenhuma. Depois de saber que aquela fêmea tinha morrido 1 mês depois de ter sido oferecida, comecei a pensar se ela não será uma criadeira, coisa infelizmente comum e que é feita por pessoas sem escrúpulos... É que nunca me mostrou fotos das chins (sabemos que somos pais babados com os nossos animais) e comecei a associar. :(

Felizmente há criadores que sabem/souberam respeitar os animais e os futuros donos, não é? :wink:
chinchilavis
Membro Veterano

terça jul 10, 2012 12:20 am

Omlet24 Escreveu:ahahah, as dela são espetaculares, mas vejam bem a foto que eu tirei hoje:

Imagem
Omlet24, a tua chin está com uma cara de chateada (e a fazer frete ao dono fotógrafo) que até mete medo. :lol: :D :lol: :D
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

terça jul 10, 2012 1:22 pm

obrigada pelos elogios todos :oops:
ainda fico convencida :P :twisted:
em relação aos meus animais, tenho de admitir que procuro e seleciono com cuidado os animais que adquiro, peço sempre para ver fotos dos pais e avos, o pedigree assim como peço peso dos pais e da propria cria que irá para mim. Muitas vezes até já compro animais com alguns meses (acima de 6) para poder ter uma noçao de como se estao a desenvolver. por fim costumo comprar animais cujos pais sao premiados e foram julgados em concurso ou eles proprios já premiados e classificados nos shows =)
por isso depois nao fica tao dificil assim ter bebes lindos=P hehehehe
claro q o amor e carinho q forneço ajuda 8) (já convencida e inchada XD)

adim, nao entendi a sua pergunta, peço desculpa pode reformular?
Também estudas, como será o resultado, a nível comportamental, de uma criação?
Imagino que o resultado do pelo, seja o mais "fácil"/menos complexo
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

terça jul 10, 2012 1:50 pm

Tu fazes cruzamento entre espécies de chinchila.. correcto?
Se não o fizesses todas as chinchilas teriam a mesma cor...
Portanto, se são espécies diferentes <=> têm pelo diferente <=> e têm comportamentos diferentes, ou não?

Já não sei se fui eu que cometi um erro :roll:

A diferença entre um esquilo richardson e um de treze linhas não se pode comparar a diferença entre uma chinchila ebano, e outra "naoseioque"... ?
percebes a questão?

my mystake :roll:... i think
chinsdalinha
Membro Veterano
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

terça jul 10, 2012 2:25 pm

ha duas especies de chinchila: a chinchila lanigera e a chinchila brevicaudata.
a chinchila brevicauda está quase em extinção e as nossas chinchilas de estimaçao descendem da chinchila lanigera

por isso sao todas da mesma especie!
o que acontece é que as chinchilas mais "basicas" como as cinzentas puras (ou seja apenas cruzamentos de cinzas) sao as chinchilas de melhor qualidade de pelo e morfologia e por isso muito usadas para melhorar a qualidade das chinchilas de cor entre geraçoes (de 2 em 2 geraçoes ou 3 em 3 deve se cruzar com um standart.
como muita gente nao faz isso acaba por se degradar a qualidade das chinchilas de cor. As cores mais raras sao sempre as com menos qualidade de pêlo por causa disso, porque já sao muitos cruzamentos e fica cada vez mais longe do animal "original"

quando falo de um cinzento standart puro nao falo dos que se costumam ver por ai.... que sao cinzas que nascem de cruzamentos de cores mas sim criadores que dedicam todo o seu tempo a apenas criar chinchilas standart puras e de qualidade, assim como há os que apenas criam pretos veludo puros (apenas do cruzamento standart puro x preto veludo puro)
nao sei se respondi á tua pergunta... ou seja a questao do pêlo depende de quao puro ou relacionada a cor está com o cinza... ou se teve um cruzamento com animais de boa qualiadade de pelo com melhoraçoes dos cinzas....
agora graças a isso ja se ve cores com excelente qualidade=D mas costuma se sempre melhorar com as puras
por exemplo, se tiveres uma chinchila que consideras menos boa a melhor coisa a fazer é juntar um animal puro como um standart de qualidade extrema... =)
chinsdalinha
Membro Veterano

terça jul 10, 2012 2:27 pm

outro pormenor interessante:

no estrangeiro nunca cruzam mutaçoes recessivas entre si mesmo por causa do pelo
para obterem um violeta optam por cruzar dois cinzas portadores ou um violeta com um cinza portador
nunca cruzam violeta com violeta pois isso diminui a qualidade do animal, consideram isso até um erro e os que o fazem sao mal vistos (no estranfeiro)
tambem nao cruzam extra dark com extra dark pelas mesmas razoes, e sobretudo porque os ebanos tem tedencia a ficar com reflexos ruivos ou castanhos e isso é de evitar pois senao nao passam pelos shows...cruzam sempre medio com dark extra com dark ou medio...
sao regras que tem de se ter em conta=)
Responder

Voltar para “Exóticos”