sasquatch Escreveu:Uma raposa é bem maior que um gato adulto! Especialmente se for um macho.
Ainda há uns meses vi uma a correr em pleno dia num campo. Que um gato é uma presa que dará luta, isso é verdade mas uma fêmea com crias vai arriscar.
ntão as raposas aqui no centro do país são mais pequenas. As caudas farfalhudas dão-lhes um ar mais imponente, mas são pequeninas... tenho um gato que é maior que qualquer raposa que já tnha visto, e olhe que já vi muitas!

além disso, numa época d "fartura", uma raposa não iria atacar um gato adulto. Mesmo com crias. Era mais fácil ele ser atacado por um gato bravo...
Quando vivi em Pedrógão Grande, a minha senhoria, qu tinha capoira com coelhitos galinhas, usava uma estratégia q stou farta d recomndar mas as pessoas não vão na cantiga, querem mesmo apanhar as raposas... Deixávamos comida (ração de cão, restos das galinhas quando eram mortas (a minha senhoria não aprovitava todos os miúdos, altamente nutritivos)e água nos limites do terreno, junto ao pinhal, e a raposa ia lá beber e alimentar-se. Nunca houve um ataque à capoeira.