Veterinário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

terça jul 10, 2012 5:11 pm

Boas!

Chegou a altura de poder, finalmente, levar a minha pequena a um veterinário.
Já tive aqui a pesquisar, e encontrei um sitio, que indicavam (quem indicava era dona de um coelho anão, mas é a unica indicação que tenho).

A questão é: Credibilidade
Liguei para lá, e a desparasitação é feita por pipeta, no pelo, mas a acção é interna...
Ou seja (pelo que percebi) é uma desparasitação interna, mas a pipeta introduz-se no pelo, no pescoço.

Posso confiar?
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

terça jul 10, 2012 5:39 pm

uhm.... a desparasitaçao costuma passar por administraçao oral com uma toma diária durante 8 a 10 dias... e costuma-se efectuar analises parasitárias antes (pelo menos é o que faço, se nao tiverem parasitas para que sobrecarregar o figado com desparasitante?)

isso a mim nao me parece nada bem... mas quem sabe pode ser alguma novidade veterinaria?
pergunte qual o desparasitante, se é panacur (fenbendazol)
eu tenho comprimidos, esmago em pó e ponho nas passas depois é so dar e elas adoram come las. outra maneira que acho menos pratica mas é mais certa em relaçao a doses é a liquida via seringa oral.
informe se
veela
Membro
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

terça jul 10, 2012 5:43 pm

chinsdalinha as minhas chinchis sempre foram desparasitadas com uma pipeta no pelo pela dra cristina. ao principio tambem achei estranho mas como ela nunca mencionou outra forma de desparasitar, pensei que fosse o habitual. =/
Adim
Membro

terça jul 10, 2012 5:49 pm

eu acho que ja li algo da chinchilavis sobre o assunto, mas não consigo encontrar (acho que não foi neste forum).

Pois, eu queria evitar saber, na altura, pois é um pouco cara a consulta.

Se não for panacur, não serve?
chinsdalinha
Membro Veterano
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

terça jul 10, 2012 6:21 pm

a verdade é q eu tenho ido á dra cristina e ela sabe da maneira que eu desparasito... nao digo q a maneira dela seja errada, mas visto eu ter as condiçoes para o fazer em casa acabo por nao gastar dinheiro nem tempo a uma ida ao vet. vou mandando regularmente fezes para uma clinica veterinaria na alemanha assim como na faculdade de veterinaria da ajuda, apenas custa 10€.
também analiso as fezes sempre de animais novos que entrem em casa depois de efectuar quarentena e desparasita los antes de juntar aos meus...
panacur é o mais usado para giardias, depois o flagyl costuma ser para flagelados como as ténias
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

terça jul 10, 2012 6:22 pm

deve ser com o mesmo desparasitante que eu vou usar nas minhas ratazanas e a minha furanita e tambem me foi recomendado pelo vet.
é usado numa clinica muito boa de exoticos ca no porto.
todos os amimais la usam destas pipetas.
Adim
Membro

terça jul 10, 2012 6:31 pm

chinsdalinha Escreveu:vou mandando regularmente fezes para uma clinica veterinaria na alemanha assim como na faculdade de veterinaria da ajuda, apenas custa 10€.
:o bueda nice, vou te dizer 8)
Tou a brincar... sei que não é uma questão de ser chique ou não...

Bom, parece que não é tão estranho assim...

Mas, também, queria fazer outro despiste...
talvez o nome do desparasitante, ou a frequência a dar..
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça jul 10, 2012 6:32 pm

Adim, acho muito mais seguro ires à vet, pois é a primeira desparasitação. Sempre ouvi falar de desparasitação interna (externa não precisam) injectável ou por via oral (esta é a que uso). A administração oral é feita durante 3 dias e, felizmente, tem corrido bem. A primeira desparasitação que fiz, foi numa vet que pelos vistos de chins não percebia tanto quanto seria de esperar. Acredito que tenha dado dose excessiva ao meu chin, o que lhe provocou uma obstipação grave. :roll:
O funcionamento com pipetas em chins é-me completamente desconhecido por isso não me posso pronunciar. :roll:

Quanto ao que é administrado, acho que os medicamentos/princípios activos que já li por aqui deviam ser editados. É que há o risco do pessoal pensar que basta chegar a uma farmácia e comprar o princípio activo X, sem ter em atenção o peso do animal e a dose correcta. :roll:

Quanto ao meu chin, na próxima desparasitação vou a um vet que parece que até percebe de exóticos e peço a medicação necessária para o peso dele. Sei o que é administrado e a dose por isso não vejo necessidade de sujeitar o meu chin ao stress de uma viagem de 100 km. Mas só o faço porque sei o que é administrado e a dose correcta, caso contrário teria de levar o chin ao vet.
Última edição por chinchilavis em terça jul 10, 2012 6:33 pm, editado 1 vez no total.
SuEllY
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 10:04 pm
Localização: Jafinho, para sempre no meu coração! Junior, LiLY e Fox.

terça jul 10, 2012 6:33 pm

Eu por acaso uso o panacur para desparasitar os meus porquinhos da india, internamente, de 6 em 6 meses...
Mas também os desparasito externamente... Claro que não é em simultâneo... Voces por acaso também desparasitam os vossos animais exoticos externamente, que producto usam?
Adim
Membro

terça jul 10, 2012 6:38 pm

mas eu nunca pus a questão de dar em casa...
Então eu mal sei o basico, quanto mais :)

A minha questão é se posso confiar ou não..
A senhora que me atendeu disse-me exactamente isso:
que era tipo os cães (afasta-se o pelo do pescoço e mete-se a pipeta), e a desparasitação é interna.

Então, se for por pipeta, e durante os tais 8 dias, terei de ir lá 8 dias, para isso?
Amanha ligo...

Não me ia colocar em aventuras... :wink:
SuEllY
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 10:04 pm
Localização: Jafinho, para sempre no meu coração! Junior, LiLY e Fox.

terça jul 10, 2012 6:41 pm

Normalmente isso faz-se em casa... SAlvo certas excepções... Penso eu...! Eu vou ao vet comprar e dou em casa! Claro que a 1ª vez me explicaram e exemplificaram como se fazia!
chinsdalinha
Membro Veterano

terça jul 10, 2012 7:54 pm

chinchilavis Escreveu:Adim, acho muito mais seguro ires à vet, pois é a primeira desparasitação. Sempre ouvi falar de desparasitação interna (externa não precisam) injectável ou por via oral (esta é a que uso). A administração oral é feita durante 3 dias e, felizmente, tem corrido bem. A primeira desparasitação que fiz, foi numa vet que pelos vistos de chins não percebia tanto quanto seria de esperar. Acredito que tenha dado dose excessiva ao meu chin, o que lhe provocou uma obstipação grave. :roll:
O funcionamento com pipetas em chins é-me completamente desconhecido por isso não me posso pronunciar. :roll:

Quanto ao que é administrado, acho que os medicamentos/princípios activos que já li por aqui deviam ser editados. É que há o risco do pessoal pensar que basta chegar a uma farmácia e comprar o princípio activo X, sem ter em atenção o peso do animal e a dose correcta. :roll:

Quanto ao meu chin, na próxima desparasitação vou a um vet que parece que até percebe de exóticos e peço a medicação necessária para o peso dele. Sei o que é administrado e a dose por isso não vejo necessidade de sujeitar o meu chin ao stress de uma viagem de 100 km. Mas só o faço porque sei o que é administrado e a dose correcta, caso contrário teria de levar o chin ao vet.

chinchilavis, isso dos 3 dias é prevençao certo? alguma vez analisaste as fezes e despistaram parasitas? porque 3 dias nao erradica giardias, elas tem um tempo de encubaçao de média de 7 a 10 dias por isso o desparasitante tem de ser dado durante esse tempo para erradicar
chinchilavis
Membro Veterano

terça jul 10, 2012 8:15 pm

chinsdalinha Escreveu:
chinchilavis Escreveu:Adim, acho muito mais seguro ires à vet, pois é a primeira desparasitação. Sempre ouvi falar de desparasitação interna (externa não precisam) injectável ou por via oral (esta é a que uso). A administração oral é feita durante 3 dias e, felizmente, tem corrido bem. A primeira desparasitação que fiz, foi numa vet que pelos vistos de chins não percebia tanto quanto seria de esperar. Acredito que tenha dado dose excessiva ao meu chin, o que lhe provocou uma obstipação grave. :roll:

chinchilavis, isso dos 3 dias é prevençao certo? alguma vez analisaste as fezes e despistaram parasitas? porque 3 dias nao erradica giardias, elas tem um tempo de encubaçao de média de 7 a 10 dias por isso o desparasitante tem de ser dado durante esse tempo para erradicar
Nunca mandei analisar os cocós. Aliás, só hoje é que soube por ti que dava para fazer isso :wink: . No meu caso, como só tenho um chin, não há o perigo de contaminação por outros chins. Até hoje, felizmente, nunca tive problemas com parasitas no meu chin. :wink:
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

terça jul 10, 2012 9:14 pm

Já se deram ao trabalho de ver o nome do produto que é metido no pêlo com pipeta? se tivesse esse cuidado já tinham chegado á conclusão que estão a fazer as desparasitações como se de um gato se tratasse. A não ser que seja algum produto novo ou uma nova forma de desparasitar...eu não conheço. Uma certa vez também quiseram fazer isso a chinchilas minhas, mas eu não deixei. Panacur e não é numa concentração qualquer...
chinchilavis
Membro Veterano

terça jul 10, 2012 9:27 pm

acorchins Escreveu:Já se deram ao trabalho de ver o nome do produto que é metido no pêlo com pipeta? se tivesse esse cuidado já tinham chegado á conclusão que estão a fazer as desparasitações como se de um gato se tratasse. A não ser que seja algum produto novo ou uma nova forma de desparasitar...eu não conheço. Uma certa vez também quiseram fazer isso a chinchilas minhas, mas eu não deixei. Panacur e não é numa concentração qualquer...
Como já tinha dito, nunca tinha ouvido falar nas pipetas, pelo menos no caso das chins. Uma das vets que "filtrei" queria aplicar uma ao Teco e disse-lhe logo que voltava lá depois (até hoje).
É verdade acorchins, esse medicamento provocou aquela reacção estranha no meu Teco (obstipação fortíssima) pois não era a concentração adequada e nem sequer me pareceu a dose certa (tomou uma dose única)... :roll:
Responder

Voltar para “Exóticos”