Crias das Chinchilas da Linha

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

terça jul 10, 2012 2:48 pm

chinsdalinha Escreveu:outro pormenor interessante:

no estrangeiro nunca cruzam mutaçoes recessivas entre si mesmo por causa do pelo
para obterem um violeta optam por cruzar dois cinzas portadores ou um violeta com um cinza portador
nunca cruzam violeta com violeta pois isso diminui a qualidade do animal, consideram isso até um erro e os que o fazem sao mal vistos (no estranfeiro)
tambem nao cruzam extra dark com extra dark pelas mesmas razoes, e sobretudo porque os ebanos tem tedencia a ficar com reflexos ruivos ou castanhos e isso é de evitar pois senao nao passam pelos shows...cruzam sempre medio com dark extra com dark ou medio...
sao regras que tem de se ter em conta=)
Pronto pronto vai lá trabalhar :D

Fico satisfeito por ver um criador pensar não apenas no "money money" e ter amor ao animal.
Sendo sincero, não gostaria de o fazer, pois com o tempo acho que via euros e não chinchilas.
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

terça jul 10, 2012 4:12 pm

money money???? se fizeres as contas bem feitas e não faltares com as condições necessárias ás chinchilas acabas por chegar á conclusão que afinal é um hobby bastante dispendioso se apostares na qualidade. A própria chinchilas da linha sabe que vai ser dificil recuperar o investimento feito em chinchilas de qualidade. Claro que há (.......) que tem lucro, mas só lucro que de qualidade não tem nada.
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

terça jul 10, 2012 4:35 pm

lol eu conseguir recuperar?? só se for daqui a alguns aninhos hehehe só em ração, feno, alfafa, aparas, areia, vitaminas, pedras, sao 150€ por mes.... quanto mais as q comprei.... os bebes nem para a comida rendem pois vao me nascendo apenas de vez em quando alguns pois eu nao permito gravidezes seguidas ás femeas a nao ser que nao repare mesmo que esteja gravida ou impossibilidade de separar... é um hobbie e bem carote mesmo! mas um hobbie é mesmo assim=)
Adim
Membro

terça jul 10, 2012 4:43 pm

Wow! Calma! não quis direccionar para ninguém...

Então não fazem isso por profissão?
Eu gosto muito de video, mas acordarei ás 7 da matina para o fazer, por profissão, não por gosto...
Muitas das responsabilidades, vêm pela profissão, e não pelo gosto.

Estou a ser simples e pratico
Não quero atacar ninguém, possas!
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

terça jul 10, 2012 5:35 pm

nao me senti atacada=)
sim faço por hobbie, sou estudante e à parte dos estudos tenho a minha criaçao de chinchilas e o resto dos meus animais de estimaçao =)
Adim
Membro

terça jul 10, 2012 5:44 pm

chinsdalinha Escreveu:nao me senti atacada=)
nice :D
chinsdalinha Escreveu:sim faço por hobbie, sou estudante e à parte dos estudos tenho a minha criaçao de chinchilas e o resto dos meus animais de estimaçao =)
Niceee eh eh :D
acorchins
Membro

terça jul 10, 2012 9:22 pm

Se cortarem nas despesascomo por exemplo: ração de coelho em vez da própria, pedras de cálcio??? Feno????
Nem vos passa pela cabeça como certa gente cria...claro que como eles criam dá lucro. 1 macho dá para 8 ou 10 fêmeas, onde o macho pode entrar livremente, elas não pois tem um colar que as impede de ir para outras repartições. E não pensem que isto é em outros países. Existe cá. É surreal, mas vos garanto que as maior parte das chinchilas que aparecem em lojas são criadas assim.
DATK
Membro
Registado: sábado abr 07, 2012 1:34 am

terça jul 10, 2012 11:35 pm

acorchins Escreveu:Se cortarem nas despesascomo por exemplo: ração de coelho em vez da própria, pedras de cálcio??? Feno????
Nem vos passa pela cabeça como certa gente cria...claro que como eles criam dá lucro. 1 macho dá para 8 ou 10 fêmeas, onde o macho pode entrar livremente, elas não pois tem um colar que as impede de ir para outras repartições. E não pensem que isto é em outros países. Existe cá. É surreal, mas vos garanto que as maior parte das chinchilas que aparecem em lojas são criadas assim.

Isto e verdade... aqui na zona o criador que vende para a maioria das lojas daqui cria-as assim... e mais... inicialmente criava-as desta forma para o comercio de peles... depois passou a cria-las para as vender a lojas, mas e assim mesmo, um macho para umas 10 femeas, ele tem acesso as gaiolas e elas tem uma especie de colar (como aqueles k poem aos caes depois das cirurgias) para nao poderem sair de onde estao. E estao em gaiolas minusculas onde mal se conseguem mexer...

Eu ja fiz criaçao de chinchilas como hobby, ha alguns anos e subscrevo tudo o que a chinsdalinha escreveu, nunca foi um negocio, mas um hobby e muito, muito caro... tinha 17 chinchilas e gastava mensalmente uma media de 120 - 130€ so na alimentaçao, aparas, feno, padras de calcio... Sempre usei e uso raçao de qualidade superior... As crias que vendia nao chegavam para pagar o que gastava com elas, muito menos para recuperar o investimento...
DATK
Membro

terça jul 10, 2012 11:37 pm

chinsdalinha Escreveu:ha duas especies de chinchila: a chinchila lanigera e a chinchila brevicaudata.
a chinchila brevicauda está quase em extinção e as nossas chinchilas de estimaçao descendem da chinchila lanigera

por isso sao todas da mesma especie!
o que acontece é que as chinchilas mais "basicas" como as cinzentas puras (ou seja apenas cruzamentos de cinzas) sao as chinchilas de melhor qualidade de pelo e morfologia e por isso muito usadas para melhorar a qualidade das chinchilas de cor entre geraçoes (de 2 em 2 geraçoes ou 3 em 3 deve se cruzar com um standart.
como muita gente nao faz isso acaba por se degradar a qualidade das chinchilas de cor. As cores mais raras sao sempre as com menos qualidade de pêlo por causa disso, porque já sao muitos cruzamentos e fica cada vez mais longe do animal "original"

quando falo de um cinzento standart puro nao falo dos que se costumam ver por ai.... que sao cinzas que nascem de cruzamentos de cores mas sim criadores que dedicam todo o seu tempo a apenas criar chinchilas standart puras e de qualidade, assim como há os que apenas criam pretos veludo puros (apenas do cruzamento standart puro x preto veludo puro)
nao sei se respondi á tua pergunta... ou seja a questao do pêlo depende de quao puro ou relacionada a cor está com o cinza... ou se teve um cruzamento com animais de boa qualiadade de pelo com melhoraçoes dos cinzas....
agora graças a isso ja se ve cores com excelente qualidade=D mas costuma se sempre melhorar com as puras
por exemplo, se tiveres uma chinchila que consideras menos boa a melhor coisa a fazer é juntar um animal puro como um standart de qualidade extrema... =)

por acaso queria arranjar uma fêmea standard de qualidade... as standard para mim continuam a ser das mais bonitas... mas queria uma como as que falas, com aquele pelo lindao que lhes e caracteristico... conheces alguem em Portugal que se dedique a cria-las assim como descreves? Esta fora de questao para mim comprar numa loja...
DATK
Membro

terça jul 10, 2012 11:41 pm

Omlet24 Escreveu:são mesmo perfeitas *.* mas para mim, tu tens uma chinchila espetacular, a mais espetacular de todo o UNIVERSO... é esta:

Imagem

CONCORDO INTEIRAMENTE...
Sou fa das chinchilasdalinha, tem Chins incriveis, todas muito bonitas e algumas mutaçoes que me deixam a suspirar... mas esta Chinchila deixa-me doida... Se a chinsdalinha nao a tivesse comprado ao chinsdoatlantico teria-a comprado eu, e FANTASTICA!!!
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça jul 10, 2012 11:59 pm

Sim, do que conheço de criadores sérios, posso dizer que investem muito nos seus animais, não só a nível de alimentação e cuidados mas a nível de relação pessoa/animal, daí não venderem chins à toa mas sim a donos aprovados pelos mesmos. É um hobby caro, no caso destes criadores (conheço 3), daí que uma das criadoras já tenha desistido da criação de chins, um outro criador que sei que vai ler isto e que vendeu a modelo maravilhosa da pose do post anterior :D e depois há uma terceira criadora que é precisamente a autora deste tópico. Estes três criadores são os únicos em quem posso dizer que confio plenamente. Poderá haver mais mas, sinceramente, não conheço logo não posso opinar.

Criadeiros são às centenas, infelizmente... Confesso que fiquei chocada com os métodos de reprodução usados... Enfim...

Será que não é possível denunciar estes casos, sobretudo a criação para peles (algo perfeitamente abominável) à polícia?

Chinsdalinha, desculpa lá este pequeno off-topic.
DATK
Membro

quarta jul 11, 2012 12:17 am

chinchilavis denunciar??? o criadeiro que mencionei tinha licença, estava autorizado a criar para o comercio de peles... completamente legal... como tem para criar as Chins de forma industrial... eu criava as minhas com 1000 cuidados, como hobby, ia tendo algumas crias e se fosse denunciada tinha problemas... este tipo como da dinheiro ao estado (que e o que lhes interessa) pode-as criar nas condições em que cria...
chinchilavis
Membro Veterano

quarta jul 11, 2012 12:23 am

DATK Escreveu:chinchilavis denunciar??? o criadeiro que mencionei tinha licença, estava autorizado a criar para o comercio de peles... completamente legal... como tem para criar as Chins de forma industrial... eu criava as minhas com 1000 cuidados, como hobby, ia tendo algumas crias e se fosse denunciada tinha problemas... este tipo como da dinheiro ao estado (que e o que lhes interessa) pode-as criar nas condições em que cria...
Estava autorizado? Que m*rda de país o nosso... :x
acorchins
Membro

quarta jul 11, 2012 1:54 pm

O criador que vendeu a chinchila á chinchilas da linha já não tem muitas chinchilas, chegou a ter 43 chinchilas. Agora tem poucas crias por ano por opção, mas deixou muita descêndencia pelo pais especialmente em pessoas conscientes e alguns criadores.
chinchilavis
Membro Veterano

quarta jul 11, 2012 6:08 pm

acorchins Escreveu:O criador que vendeu a chinchila á chinchilas da linha já não tem muitas chinchilas, chegou a ter 43 chinchilas. Agora tem poucas crias por ano por opção, mas deixou muita descêndencia pelo pais especialmente em pessoas conscientes e alguns criadores.
Eu sei. :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”