Veterinário
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Pois, não posso opinar pois as pipetas para chins não conheço.Adim Escreveu:não me dei ao trabalho de pesquisar porque também não sei o produto que é.
Estão-me a assustar :/
Já percebi que só pode ser, se for panacur.
Atenção que o medicamento que referes tem variantes.
O panacur que falamos é vendido no Brasil e cá só pode ser comprado com receita médica, pois existe panacur para gatos. Como devem compreender não vou entrar em detalhes aqui, as minhas também sou eu que faço a desparasitação de 6 em 6 meses quando e se for necessário.
-
- Membro Veterano
Pois existe e há vets que pensam que uma chin é um gato pequeno...acorchins Escreveu:O panacur que falamos é vendido no Brasil e cá só pode ser comprado com receita médica, pois existe panacur para gatos. Como devem compreender não vou entrar em detalhes aqui, as minhas também sou eu que faço a desparasitação de 6 em 6 meses quando e se for necessário.

É algo que ainda não fiz às minhas: desparasitação.
Afinal, só para despiste dos conhecimentos do vet, como é feita? Interna ou externa? Seringa via oral ou... o quê?
E uma perguntinha off-topic, que ainda não consegui perceber: agarrar as chins pela cauda (junto da base com o resto do corpo), pode-se fazer ou não? Já li histórias de perdas de pêlo e de caudas... que vos parece?

Afinal, só para despiste dos conhecimentos do vet, como é feita? Interna ou externa? Seringa via oral ou... o quê?
E uma perguntinha off-topic, que ainda não consegui perceber: agarrar as chins pela cauda (junto da base com o resto do corpo), pode-se fazer ou não? Já li histórias de perdas de pêlo e de caudas... que vos parece?

<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>Anúncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
<p>Anúncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
-
- Membro Veterano
Do que sei, só é necessária a interna pois os chins não apanham parasitas externos devido à densidade do pêlo. Do que conheço, a interna é feita através de injecção ou por administração oral. A que fiz sempre? A administração oral pois não imaginava o meu minorca a ser picado.Chiii Escreveu:É algo que ainda não fiz às minhas: desparasitação.![]()

Quando às caudas, eu nunca agarro pela cauda. Pode cair a cauda, se bem que cresce novamente. Não sei como fazem os restantes users mas eu não arrisco.

No Brasil não existe a vasta variedade de produtos especificos para chinchilas e outros roedores que existe em Portugal, por isso é comum veterinários recomendarem vermifugos usados em gatos já que são menos agressivos do que os usados em cães.chinchilavis Escreveu:Pois existe e há vets que pensam que uma chin é um gato pequeno...acorchins Escreveu:O panacur que falamos é vendido no Brasil e cá só pode ser comprado com receita médica, pois existe panacur para gatos. Como devem compreender não vou entrar em detalhes aqui, as minhas também sou eu que faço a desparasitação de 6 em 6 meses quando e se for necessário.
Já falamos melhor! 
Hoje telefonei para lá outra vez, e disse-me que podia ser por pipeta, ou por pasta!
A pasta é para dar 2 dias seguidos... e a pipeta é só uma vez
É um pouco mais caro a pasta, mas prefiro!
Aquilo é um frasquinho que depois dá para mais desparasitações
Acham que posso confiar?
Em relação ao pegar na cauda... eu não gosto.
Para além de ter conheçido um senhor que em tempos "trabalhava numa produção de peles" (mal eu sabia na altura que iria ter uma de estimação), e lá pegavam-nas pelo rabo.
A minha fica 3 vezes mais irrequieta..
Prefiro pegar, e por logo uma mão por baixo das patas traseiras e outra a segurar a barriga

Hoje telefonei para lá outra vez, e disse-me que podia ser por pipeta, ou por pasta!
A pasta é para dar 2 dias seguidos... e a pipeta é só uma vez
É um pouco mais caro a pasta, mas prefiro!
Aquilo é um frasquinho que depois dá para mais desparasitações
Acham que posso confiar?
Em relação ao pegar na cauda... eu não gosto.
Para além de ter conheçido um senhor que em tempos "trabalhava numa produção de peles" (mal eu sabia na altura que iria ter uma de estimação), e lá pegavam-nas pelo rabo.
A minha fica 3 vezes mais irrequieta..
Prefiro pegar, e por logo uma mão por baixo das patas traseiras e outra a segurar a barriga

-
- Membro Veterano
Adim, cuidado com a pasta. O meu chin tomou disso na 1ª desparasitação e teve obstipação grave durante 2 dias, ao ponto da vet ligar duas ou três vezes, incluindo um domingo, para ver como ele estava... Foi dada numa dose única. 

-
- Membro Veterano
O meu Teco toma o medicamento 3 dias seguidos.
Hoje falei com a vet que costumo consultar, até hoje já tratou de praticamente todo o meu pequeno zoo, com excepção das tartarugas - ou seja, tenho bastante confiança nela, é uma pessoa sensível e honesta, nunca me impingiu tratamentos nem produtos e explica tudo o que preciso de saber para dar um "consentimento informado".
Perguntei acerca da desparasitação de chinchilas. Perguntou logo idade das chins e se é interna ou externa. Também questionou se noto algum problema, se elas se coçam muito, se estão com algum problema a nível de intestinos, se estão murchinhas. Respondi que não, que era apenas como prevenção.
Opinião fornecida (as palavras que se seguem são minhas, se houver algum lapso, admito ser da minha autoria): sendo animais que se encontram confinados a um espaço muito específico e próprio para elas, a não ser que me aperceba de algum problema, não vale a pena estar a submeter as chins ao stress da administração oral, para além de que só o deverá ser uma vez por ano, para não encher os bichos com produtos, quando não existe motivo para tal.
Talvez tenha sido neste seguimento que a chinsdalinha referiu quando mencionou que "costuma-se efectuar analises parasitárias antes (pelo menos é o que faço, se nao tiverem parasitas para que sobrecarregar o figado com desparasitante?)".
Em suma, com os banhos de areia, o antifungíco, a limpeza da gaiola e seus utensílios, e de só ter duas chins, que não estão em contacto com mais nenhum outro animal, para já, não me parece necessário desparasitar as chins.
Que vos parece?
Perguntei acerca da desparasitação de chinchilas. Perguntou logo idade das chins e se é interna ou externa. Também questionou se noto algum problema, se elas se coçam muito, se estão com algum problema a nível de intestinos, se estão murchinhas. Respondi que não, que era apenas como prevenção.
Opinião fornecida (as palavras que se seguem são minhas, se houver algum lapso, admito ser da minha autoria): sendo animais que se encontram confinados a um espaço muito específico e próprio para elas, a não ser que me aperceba de algum problema, não vale a pena estar a submeter as chins ao stress da administração oral, para além de que só o deverá ser uma vez por ano, para não encher os bichos com produtos, quando não existe motivo para tal.
Talvez tenha sido neste seguimento que a chinsdalinha referiu quando mencionou que "costuma-se efectuar analises parasitárias antes (pelo menos é o que faço, se nao tiverem parasitas para que sobrecarregar o figado com desparasitante?)".
Em suma, com os banhos de areia, o antifungíco, a limpeza da gaiola e seus utensílios, e de só ter duas chins, que não estão em contacto com mais nenhum outro animal, para já, não me parece necessário desparasitar as chins.
Que vos parece?
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
A minha tem fungos...não sou nenhum expert, mas acho que sim... coça-se muito pah...quando ponho a banheira, lava-se como se não houvesse amanha
(sim, eu ja a vi lavar-se normalmente).
Ora, se ela tiver parasitas internos, sãem no coco?
Isso explica que depois estes fiquem na gaiola... ela depois ingere uns quantos, e é um ciclo...
Estou errado?
Espero bem que esteja
(sim, eu ja a vi lavar-se normalmente).
Ora, se ela tiver parasitas internos, sãem no coco?
Isso explica que depois estes fiquem na gaiola... ela depois ingere uns quantos, e é um ciclo...
Estou errado?
Espero bem que esteja

Adim,
tem alguma foto recente da sua chin que possa colocar aqui?
Ela ainda continua com o pêlo todo emaranhado como mostrou há uns tempos ou está melhor?
Se desconfia que algo de estranho se passa, vá a um vet. Como dono, o único capaz de avaliar o estado da chin é você mesmo, tendo ou não muitos conhceimentos sobre a matéria.
O coçar-se muito pode ser algo subjectivo. :/
O meu Ernesto no banho parece um doido, como se não o tomasse há anos.
Penso que as chins não comem as suas próprias fezes, acho.
Nos cães e gatos, há parasitas que aparecem nas fezes, nas chins não faço ideia.
Mas em jeito de conclusão, vá ao vet com a sua chin. Ele que veja o estado dela, e aproveite e esclareça as suas dúvidas.
tem alguma foto recente da sua chin que possa colocar aqui?
Ela ainda continua com o pêlo todo emaranhado como mostrou há uns tempos ou está melhor?
Se desconfia que algo de estranho se passa, vá a um vet. Como dono, o único capaz de avaliar o estado da chin é você mesmo, tendo ou não muitos conhceimentos sobre a matéria.
O coçar-se muito pode ser algo subjectivo. :/
O meu Ernesto no banho parece um doido, como se não o tomasse há anos.
Penso que as chins não comem as suas próprias fezes, acho.
Nos cães e gatos, há parasitas que aparecem nas fezes, nas chins não faço ideia.
Mas em jeito de conclusão, vá ao vet com a sua chin. Ele que veja o estado dela, e aproveite e esclareça as suas dúvidas.
-
- Membro Veterano
Chiii, elas comem as fezes de vez em quando.
A primeira vez que vi fiquei assustada mas depois soube que é normal.
Coçar-se é algo que pode ser normal, ou não. No caso da chin do Adim, tendo em conta as condições em que estava, poderão ser fungos. Adim, consegues ver se a pele no sítio onde se coça tem peladas ou está vermelha, ou escamada? Se não estiver normal tens de ir com a tua chin ao vet.
Só esta semana descobri que podíamos enviar os cocós para análise, como disse a chinsdalinha.
Por precaução dou de 6 em 6 meses.
Os parasitas internos vão sair nos cocós. Depois de concluída a desparasitação, no dia seguinte o fundo deve ser mudado, a gaiola deve ser bem lavada e os acessórios também.

Coçar-se é algo que pode ser normal, ou não. No caso da chin do Adim, tendo em conta as condições em que estava, poderão ser fungos. Adim, consegues ver se a pele no sítio onde se coça tem peladas ou está vermelha, ou escamada? Se não estiver normal tens de ir com a tua chin ao vet.
Só esta semana descobri que podíamos enviar os cocós para análise, como disse a chinsdalinha.
Por precaução dou de 6 em 6 meses.
Os parasitas internos vão sair nos cocós. Depois de concluída a desparasitação, no dia seguinte o fundo deve ser mudado, a gaiola deve ser bem lavada e os acessórios também.