Leis - animais de Companhia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

quinta jul 12, 2012 2:24 pm

Alguém me sabe dizer quais são as leis/decretos lei que regem os animais de companhia?

Eu sei que para os cães há umas quantas obrigações legais (registo, vacina da raiva, etc) e queria saber quais são as do gatos.

Obrigada
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta jul 12, 2012 2:36 pm

Penso que as leis quanto aos gatos sao muito poucas.
Basicamente existe uma que determina o numero que se pode ter e as condições em que devem ser mantidos em diversas situações.
Existe outra que obriga ao registo de gatos com obrigatoriedade de chip.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Craycats
Membro Veterano

quinta jul 12, 2012 2:49 pm

maraya Escreveu:Penso que as leis quanto aos gatos sao muito poucas.
Basicamente existe uma que determina o numero que se pode ter e as condições em que devem ser mantidos em diversas situações.
Hum! então é obrigatório regista-los e chipa-los?
é que eu tinha ideia que não.

E as vacinas quais são as obrigatórias?

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
maraya
Membro Veterano

quinta jul 12, 2012 2:58 pm

Craycats Escreveu:

Nao, nao é obrigatório pelo menos para todos.
A lei diz isto:
Os detentores de gatos entre 3 e 6 meses de idade para os quais seja obrigatória a identificação electrónica são obrigados a proceder ao seu registo na junta de freguesia da área do seu domicílio ou sede. (cfr. art.º 2.º, n.º 2, do Regulamento de Registo, Classificação e Licenciamento de Cães e Gatos, anexo à Portaria n.º 421/2004, de 24 de Abril).
http://dominio-lda.com/21-xptceg.htm#6
Última edição por maraya em quinta jul 12, 2012 2:59 pm, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quinta jul 12, 2012 2:59 pm

Craycats Escreveu:

Por acaso também pensava que não fosse... Só conhecia a lei que limita o nº de animais por casa.
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Craycats
Membro Veterano

quinta jul 12, 2012 3:04 pm

Pois isso da limitação de animais eu sabia.

eu pensei que os gatos só fosse obrigatório ter coleira quando saiem à rua.
Mas estou a tentar ter a certeza porque vou adoptar um gatinho e queria ter a certeza

maraya
Membro Veterano

quinta jul 12, 2012 3:06 pm

Craycats Escreveu:Pois isso da limitação de animais eu sabia.

Mas estou a tentar ter a certeza porque vou adoptar um gatinho e queria ter a certeza
Ah! É verdade verdade sim! Coleira com contactos.
É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor. (cfr. art.º 7.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta jul 12, 2012 3:10 pm

a obrigatoriedade de chipar os gatos é em caso de viagem para o estrangeiro, se não estou em erro.
Sasha9
Membro Veterano

quinta jul 12, 2012 3:16 pm

Craycats Escreveu:Pois isso da limitação de animais eu sabia.

Nem da coleira sabia, apesar de ser um pouco uma questão de bom senso.
No que respeita a gatos tenho-me questionado sobre um outro aspecto relacionado com essa questão do sair à rua. Será fácil prender um gato em casa, não se vivendo em apartamento?
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Craycats
Membro Veterano

quinta jul 12, 2012 3:27 pm

99smiles Escreveu:a obrigatoriedade de chipar os gatos é em caso de viagem para o estrangeiro, se não estou em erro.
Confesso que não consigo perceber o que diz a lei. ou então não estou a ver no sitio certo...

Craycats
Membro Veterano

quinta jul 12, 2012 3:43 pm

E a questão das vacinas alguém sabe?

A da raiva é obrigatória?

Que vacinas são aos vossos fofinhos? Filv e felv?

Sasha9
Membro Veterano

quinta jul 12, 2012 4:06 pm

Penso que só há vacina para a Felv, de resto julgo serem as vacinas para as doenças infecciosas mais comuns nos gatos.
maraya
Membro Veterano

quinta jul 12, 2012 4:06 pm

Craycats Escreveu:E a questão das vacinas alguém sabe?

A da raiva é obrigatória?

Que vacinas são aos vossos fofinhos? Filv e felv?
A da raiva é obrigatória para os caes.
Para os gatos só é se forem viajar.

E nao existe vacina do FIV.
Craycats
Membro Veterano

quinta jul 12, 2012 4:09 pm

Sasha9 Escreveu:Penso que só há vacina para a Felv, de resto julgo serem as vacinas para as doenças infecciosas mais comuns nos gatos.
:roll: ups!

sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta jul 12, 2012 4:22 pm

os gatos podem andar na via pública, desde que usem coleira com identificação e contactos dos responsáveis. A vacina da raiva só é obrigatória em caso de deslocações ao estrangeiro. De resto não há mais nada obrigatório, nem registo, nem chip, nem licença, nem vacinas. Aos meus dou a tripla se tiverem menos de 6 meses, depois dessa idade dou a da leucose felina ou a quíntupla, se nunca tiverem sido vacinados.
Responder

Voltar para “Gatos”