Quais os melhores passaros para apartamento?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
tamarela
Membro Júnior
Registado: sexta mar 02, 2012 2:34 pm

quinta jul 12, 2012 6:08 pm

Ora boas, vivo num apartamento, e o meu filhote já há algum tempo que anda a pedir um passarito para casa, eu gostava de saber a vossa opinião acerca de qual o melhor para ter num apartamento.
Se vocês acharem que tenho condiçoes, vou comprar um casal, por isso gostava de saber que especie é mais resistente, pois as aves vão ter que ficar na varanda, que é abrigada, e ainda vou proteger a gaiola do frio com uma protecção que voçês me indiquem.
Gostava tambem de saber quais as dimensões minimas para a gaiola para se poderem reproduzir, e já agora uma espécie que se reproduza facilmente em cativeiro.
Caso tudo corra bem e adquira as aves e estas se reproduzam, o que posso fazer com as crias?
Muito obrigado.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta jul 12, 2012 6:38 pm

A ave que escolher vai depender do seu gosto, da sua disponibilidade financeira, do espaço que tem disponível para a gaiola, entre outros.

Assim de repente, para principiantes, posso aconselhar periquitos, canários, mandarins e bengalins. Há muitas outras aves, mas estas são, na minha opinião, das mais fáceis de manter.

Não aconselho a manter nenhuma das espécies que mencionei sozinhas. Sempre em casal ou em grupo.

Se vai colocar as aves na varanda permanentemente, convém que esta não seja muito ventosa.
Além disso, a gaiola deve ter um abrigo nocturno, para as aves se abrigarem durante a noite e nos dias mais frios e de geada. O abrigo pode ser uma caixa de madeira ou até um ninho para papagaios/araras com dois orifícios e alguns poleiros no interior ( não demasiados ).
Também pode tapar ( com um plástico, pano, etc. ) a parte de cima da gaiola ( para não entrar o orvalho ou a geada ) e uma lateral ( a que está do lado em que o vento sopra mais forte ). Para tapar a lateral, pode usar plástico transparente, que permite que as aves consigam ver igualmente o espaço ao seu redor.

Se ainda é principiante, acho que não se deve iniciar já na criação. Conheça primeiro a espécie que escolheu, observe o seu comportamento, entre outros.
Se realmente quiser então fazer criação futuramente, tem que planear tudo. Isto inclui os cuidados especiais durante a época de criação ( alimentação especial, mais cálcio, ninho adequado, materiais para a construção do ninho, etc. ), a idade do casal, a relação entre estes ( se há ou não agressividade, entre outros comportamentos ), se são saudáveis, o que fazer com as crias, etc.

Não se lance na criação só porque sim, pois poderá ter problemas e acabar por prejudicar as próprias aves.

Em relação ás medidas da gaiola, escolha uma ave e eu direi.

Deixo aqui um '' Manual Básico '' feito por mim, pode ajudar:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Assim como estes artigos, que a podem ajudar e orientar:
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/escolha ... ara_si/108
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/aves_co ... gerais/287
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/o_alojamento/115
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/o_equipamento/117
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/como_es ... audavel/96
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/higiene_da_gaiola/116
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/cuidar_da_sua_ave/114
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/como_es ... ua_ave/118

Pode ser cansativo ler tudo, mas lembre-se que o bem-estar e a felicidade da sua futura ave vai depender, em grande parte, dos conhecimentos que tem sobre esta, já que a experiência vem depois :wink: .
tamarela
Membro Júnior

sexta jul 13, 2012 1:23 am

Boa noite, desde já obrigado, já estive a ver fotos de mandarins, especie que eu nao conhecia, e estou indeciso entre periquitos, canarios e os mandarins, se as condições para os criar não forem muito diferentes, vou deixar a escolha ao encargo do meu filho, a varanda onde irao ficar é coberta, não tem geada, e vou colocar a gaiola num canto para ficar abrigada do vento, agora falta é saber o tamanho da gaiola.
Em relação á gaiola, deve ser pendurada o máximo junto ao tecto ou à altura da minha cabeça?
Quanto á pocriação das aves, só perguntei para ter uma ideia do que pode acontecer, para não ser apanhado desprevenido, mas por enquanto só estou interesado em ter o casal e que eles e nós se adaptem da melhor maneira.
A cobertura em plastico é so para a noite durante o frio certo? Pois estava a pensar colocar uma em tecido.
Agradecia mais uma ajuda, das aves acima mencionadas, qual a mais silenciosa, e qual a melhor altura do ano para adquirir as aves?
E depois quando já for possivel a procriação, qual delas procria melhor em cativeiro?
Já dei uma vista de olhos nos textos, que foram uma grande ajuda, e de momento são estas as principais duvidas que tenho, mas o mais certo é pedir ajuda daqui a uns dias outra vez.
Muito obrigado.
Nitara
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 12:04 pm

Para canários, aconselho como medidas mínimas, aproximadamente, 60 cm de comprimento, 40 cm de largura e 50 cm de altura.
Para periquitos, cerca de 80 cm de comprimento, 50 cm de largura e 60 ou 70 cm de altura.
Para mandarins, aconselho as mesmas que os canários, já que são aves que adoram voar e engordam a curto prazo se não o fizerem.
Isto para um casal.

À altura da sua cabeça está bom, pois irá facilitar quando limpar a gaiola, alimentar as aves, apanhá-las se for necessário, etc.

Se não colocar um ninho na gaiola, não é apanhado desprevenido, pois não fazem criação. E se por acaso puserem ovos noutro local ( por exemplo, os mandarins são como os ratos para fazerem criação, poem ovos em todos os lados com o fim de criarem ) é só remover os ovos da gaiola.

A mais silenciosa acredito serem os mandarins. Os periquitos fazem ruídos que a maior parte das pessoas não aprecia ( eu como já os mantenho à tanto tempo, já nem me importo ). Os canários cantam na época de criação, fora isso, só piam e é raro ( os meus não costumam cantar, porque estão juntos ).

Os mandarins, como já disse, criam que nem ratos :twisted: . São muito fáceis de reproduzir e por isso, adequados a principiantes.
tamarela
Membro Júnior

sexta jul 13, 2012 6:49 pm

Boa tarde, muito brigado, hoje fomos dar uma volta por algumas lojas de animais e o meu filhote optou pelos piriquitos, e por acaso numa das lojas, a que eu mais gostei, tinha gaiolas com essas dimensões, mais cm menos cm, e bastante prática, a senhora da loja falou-me num granolado em vez das misturas habituais, que tinha a vantagem de não sujar, e até era melhor a nivel de nutrientes, gostava de saber a vossa opinião.
E pelo andar da carruagem mais alguns dias e vamos comprar os piriquitos, só falta mesmo estudar a melhor forma de prender a gaiola.
Falou num abrigo para se abrigarem no frio, esse abrigo é como um ninho normal ou maior? Que dimensóes deve ter?
Muito obrigado.
Nitara
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 7:08 pm

Em relação aos granulados, não creio terem grandes benefícios. As sementes são naturais. Se a mistura for bem balanceada, se adquiridas em bom estado e mantidas em local fresco e seco constituem a alimentação base ideal.
Os granulados são alimento industrial processado. Eu quando alimento os meus animais ( agora estou a incluir todos e não só as aves ) tento tornar a alimentação deles o mais natural possível e tento usar o menos possível rações processadas, pois a maior parte só contém corantes, conservantes e outros que nada importam e às vezes até prejudicam.

Quando temos aves, temos que nos sujeitar a certas coisas. Por exemplo, desde que tenho aves, o chão precisa de ser aspirado duas ou três vezes por dia ( também tenho bastantes, mas ... ). Não vá pelo que suja ou não menos.
Por exemplo, existem gaiolas feitas de vidro disponíveis para venda nalgumas lojas. Muitas pessoas adquirem-nas para se poderem ver livres dos excrementos, penas e cascas de sementes em redor da gaiola, mas as gaiolas de vidro podem mesmo causar problemas respiratórios nas aves, quando sobreaquecem no Verão, etc.

O abrigo de que falo pode ser uma caixa de madeira simples. Mas para não estar a fazer uma de raíz, pode adquirir um ninho grande, aí com 40 cm de comprimento, 30 cm de largura e 40 cm de altura.
Só um pormenor: se o abrigo estiver fora da gaiola, tudo bem, mas se pretender colocá-lo dentro da gaiola, tem de aumentar o tamanho desta, pois o abrigo iria ocupar muito espaço.
Depois de adquirir o ninho com as medidas que indiquei ( aproximadamente, não precisa de ser à risca ), para além do orifício que o ninho já possui, faça outro ( com uma serra de madeira, por exemplo ) e coloque uns dois poleiros dentro com espessuras diferentes ( para os periquitos escolherem o seu poiso preferido ).
tamarela
Membro Júnior

sexta jul 13, 2012 10:13 pm

Boa noite, ok alimentação o mais natural possivel, tem logica, vou arranjar entao o abrigo.
Lembrei-me de cobrir em cerca de metade da gaiola, do lado de fora, com placas de esferovite, na altura mais fria, o que ia tornar aquela parte da gaiola muito mais quente, mas será que pode ser prejudicial para as aves de alguma forma? Tenho receio que elas a comam.
Muito obrigado.
Nitara
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 10:22 pm

Eu não aconselho esferovite em contacto com as aves de maneira nenhuma, pois o esferovite é tóxico e tem substâncias que podem ser nocivas. Mesmo que esteja do lado de fora da gaiola, eu não arriscaria, pois os periquitos podem chegar-lhe e roer. Como são psitacídeos, roem tudo o que têm disponível e acham que tudo é um brinquedo :wink: .
Já agora acrescento que os brinquedos são importantíssimos para aves como os periquitos. Fornecem o estímulo mental que estas aves necessitam para se manterem saudáveis físicamente, mas sobretudo mentalmente. Como brinquedos adequados encontram-se escadas, cordas, espigas, sticks, bolas ( com e sem guizo ), sinos, baloiços, entre outros.

Acho preferível colocar plástico transparente. Como já referi, o campo de visão das aves seria o mesmo e tapava igual.
tamarela
Membro Júnior

sexta jul 13, 2012 10:36 pm

Pois era o meu medo, entao vou optar pelo plastico ou por acrilico, e sim ja estava a pensar comprar alguns brinquedos, muito obrigado.
fabinhoo
Registado: terça set 14, 2010 7:47 pm

quarta jul 18, 2012 6:35 pm

Periquito Inglês/Australiano, Agarponis, Periquito rico ou Jandaias (estrela, coquinho etc...).
São as menores raças e são bem procuradas pesquise na google mais sobre estas raças e você vê quais são as que mais te interessou!
Espero ter te ajudado! :D
tamarela
Membro Júnior

quinta jul 19, 2012 5:06 am

Muito obrigado.
Responder

Voltar para “Aves”