como escolher o melhor cachorro da ninhada?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Sporting7
Membro Veterano
Registado: segunda abr 09, 2012 8:12 am

quinta jul 12, 2012 9:50 pm

botas96 Escreveu:Para mim, isso do melhor cão da ninhada não existe, pelo simples facto que um bom cão para si, pode ser um péssimo cão para mim e vice versa, tudo depende da finalidade que quer dar ao animal, e das qualidades que procura.
Por exemplo, se quiser um cão de companhia provavelmente quererá um cão com um nível mais moderado de actividade, do que se procurar um cão para trabalho ( caça, serviço, etc)
Se houver uma empatia inicial, melhor ainda, porque ele estará mais receptivo a ensinamentos.
Tudo aquilo que vi e vivi ( apesar de só agora conhecer esse teste de que escrevem), além dessa tal empatia é importante distinguir ou fazer o nosso melhor para identificar traços de carácter em cachorros (o que pode ser muito difícil pois ainda não estão completamente formados), ou seja, procurar aqueles que aparentam ser mais estáveis.
Fiz e via fazer vários testes (similares ao já descrito acima) para ver a reacção dos animais, para ver se tinham medo ( poderá mais tarde revelar-se perigoso), se tinha "drive" ( instinto de presa/comida) se era um cão "tásse bem" ou um cão caprichoso , daqueles que choramingam muito por atenção ( o que poderá também não ser muito desejável numa etapa mais avançada) etc.
Em suma, independentemente do músculo, beleza, ou outra qualquer característica.
Para mim o que é bom, ou idílico é empatia, "drive" QB e sobretudo muita "cabeça".
Não é bem isso, eu queria truque para não escolher um cão dominante, nem muito timido.
Queria um cão equilibrado
Sporting7
Membro Veterano

quinta jul 12, 2012 9:51 pm

E que fosse o cão que aprendesse mais depressa
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta jul 12, 2012 11:03 pm

Tumbleweed Escreveu:
Sporting7 Escreveu: Ja ouvi dizer que nos não devemos escolher o cachorro é que nos escolhe.
Essa teoria é óptima. Em todas as ninhadas há sempre uma "Maria-vai-com-as-outras" que corre para toda a gente a abanar o rabo; e que todas as pessoas dizem que querem aquele porque ele/ela os escolheu.

Eu depois tenho de explicar que os escolheu a eles, às pessoas que vieram dois dias antes, e aos tipos que vieram entregar as compras do supermercado.
Ah ah ah
Essa é muito boa e contra mim falo. :D Os meus 2 dálmatas escolheram-me a mim (e á minha mãe)! Já a Amy foi escolhida.

No entanto, sei dizer que os 3 mantiveram as características princípais que evidenciaram no 1º dia em que os vi! Só não sei se é por acaso.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jul 12, 2012 11:06 pm

Acho que o link que a/o user maraya colocou, explica bem.

http://www.bayerpet.com.br/upload/pdf/T ... mpbell.pdf.

Quando falo em "cabeça" ou estável quero dizer equilibrado.
Mas a rapidez e as necessidades de repetição variam de raça para raça, umas são o supra sumo,outras são só mais teimosas,e outras ( ao que parece) são mesmo... menos inteligentes. ( rafeiros incluídos, embora possa ser mais difícil de saber de onde vieram , ou o que são,ás vezes, compensam por uma maior vontade de agradar ao dono especialmente depois de adoptados) Terá que investigar as características da(s) raça(s) que têm em mente.
Outro factor que pesa é a paciência e a maneira que utiliza o instinto de presa/comida para o treinar (vários períodos curtos com intervalos e muita brincadeira).
Não pode é deixar que a frustração tome conta de si, e deixe que lhe diga que ás vezes é difícil. Por outro lado a viagem é que conta não é o destino.
[/b][/u]
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quinta jul 12, 2012 11:07 pm

Afinal já se decidiu pela raça que quer?
Sporting7
Membro Veterano

quinta jul 12, 2012 11:25 pm

greenandme Escreveu:Afinal já se decidiu pela raça que quer?
Se ta a falar para mim.Ja a muito tempo!A principio, eu não gostava muito de animais(eu gostava são seres humanos respeitava)(mas achava estupido, pessoas darem boas rações todas caras, fazer penteados,e isso achava estupidez) e fiz aquilo para atrufiar com o pessoal e peço desculpa por isso, a raça que eu cria foi sempre pastor alemão.
Ja escolhi ninhada criador de confiança.
So falta mesmo o cão, em Dezembro quando poder posto foto

Ps:antes não gostava de animais, agora adoro!Não sei como é que não ligava a animais antigamente, era burro concerteza!
Editado:Para não ser mal entendido
Ps(2):Agora sei que uma boa ração é bom, e isso, mas continua achar estupido os pentedos e coisas do genero :D
Última edição por Sporting7 em sexta jul 13, 2012 9:35 am, editado 1 vez no total.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta jul 12, 2012 11:32 pm

Sporting7 Escreveu: A principio, eu não gostava muito de animais e fiz aquilo para atrufiar com o pessoal e peço desculpa por isso, a raça que eu cria foi sempre pastor alemão.
:lol:
Rottvarros
Membro Júnior
Registado: sexta jun 15, 2012 9:16 am

quinta jul 12, 2012 11:34 pm

Penso que o teste não ajuda muito.

Vou descrever a minha (pouca) experiência:
Eu há 3 dias fui buscar o meu canito e levava o teste na cabeça, traços, etc, todos queremos o melhor :D
Após uma ligeira conversa com o criador, lá fomos ver os canitos e mal olhei para eles dois sobressaíam, como um já tinha dono fiquei com o outro.

Esse é outro dos problemas, qual a sua ordem de escolha!!

Podemos arranjar muitos metodos de selecção mas se formos dos ultimos a escolher isso pouco nos adianta.
Sporting7
Membro Veterano

quinta jul 12, 2012 11:36 pm

Rottvarros Escreveu:Penso que o teste não ajuda muito.

Vou descrever a minha (pouca) experiência:
Eu há 3 dias fui buscar o meu canito e levava o teste na cabeça, traços, etc, todos queremos o melhor :D
Após uma ligeira conversa com o criador, lá fomos ver os canitos e mal olhei para eles dois sobressaíam, como um já tinha dono fiquei com o outro.

Esse é outro dos problemas, qual a sua ordem de escolha!!

Podemos arranjar muitos metodos de selecção mas se formos dos ultimos a escolher isso pouco nos adianta.
Por acaso tenho a sorte de ser o primeiro :D
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta jul 13, 2012 10:53 am

Tudo depende do tipo de cão que pretende, se quer um cão mais pachorrento, mais atrevido, mais "sombra" do dono....

Há que observar a ninhada num momento em que todos estão activos, ver como brincam, fazer um ruído e ver como reagem, isolar o cão para observar como reage, qual o comportamento na presença de pessoas (se é assustadiço....) ha imensos factores, tem que filtrar 1º exactamente o que pretende e depois escolher mediante as características que definiu.

Nem falo no estalão, porque isso é trabalho de casa e já deve saber de trás para a frente nesta altura.
Yokel
Membro
Registado: domingo mar 25, 2012 10:35 am

sexta jul 13, 2012 11:05 am

Sinceramente nao acredito no teste que muita gente tem vindo a falar... o mais importante nao e ver se o cao é dominante se segue o dono se faz isto ou aquilo...na minha opiniao somos nos que fazemos o carater do cao! Somos nos que mostramos ao cao que quem manda sao os donos e claro temos de os treinar para eles nos obedecerem!!

Eu ja tive de escolher caes de ninhadas e no meu caso quando os escolhi foi pelas suas carateristicas para exposiçoes, mas tambem lhe digo que um cachorro pode ser muito bom em bebe mas pode mudar muito durante o crescimento e depois nao ser assim tao bom!

Outra coisa em relaçao ao teste: o facto de ver se o cao é energetico ou nao...na minha opiniao ao escolher a raça ja temos de ter isso em atençao, por exemplo no meu caso ao escolher Siberian Husky ja sabia que iriam ser caes que exigiriam muito exercicio..por isso se quiser um cao calmo escolha uma raça com essas carateristicas...

É preciso ter consciência na escolha da raça pois nao podemos dizer que queremos determinada raça so porque é bonita, temos sim de ter as condiçoes necessarias para que o cao seja feliz tendo em atençao todas as carateristicas!
Sporting7
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 11:09 am

Yokel Escreveu:Sinceramente nao acredito no teste que muita gente tem vindo a falar... o mais importante nao e ver se o cao é dominante se segue o dono se faz isto ou aquilo...na minha opiniao somos nos que fazemos o carater do cao! Somos nos que mostramos ao cao que quem manda sao os donos e claro temos de os treinar para eles nos obedecerem!!

Eu ja tive de escolher caes de ninhadas e no meu caso quando os escolhi foi pelas suas carateristicas para exposiçoes, mas tambem lhe digo que um cachorro pode ser muito bom em bebe mas pode mudar muito durante o crescimento e depois nao ser assim tao bom!

Outra coisa em relaçao ao teste: o facto de ver se o cao é energetico ou nao...na minha opiniao ao escolher a raça ja temos de ter isso em atençao, por exemplo no meu caso ao escolher Siberian Husky ja sabia que iriam ser caes que exigiriam muito exercicio..por isso se quiser um cao calmo escolha uma raça com essas carateristicas...

É preciso ter consciência na escolha da raça pois nao podemos dizer que queremos determinada raça so porque é bonita, temos sim de ter as condiçoes necessarias para que o cao seja feliz tendo em atençao todas as carateristicas!
A rala que eu escolhi for pastor alemão, e eu so quero escolher um cão com temperamento equilibrado, não dominante, nem timido,a quanto a aprendizagem, trato eu :lol:
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta jul 13, 2012 11:17 am

Pois, eu já considero que antes de serem de determinada raça, são cães.

ok que ja sabemos á partida qual será o temperamento de acordo com a raça que escolhemos, depois, temos as variantes da personalidades.

Já criei cães da mesma ninhada, de raça, com personalidades totalmente diferentes e foram educados exactamente da mesma forma..

Mas ok, aqui já são opiniões :)
Yokel
Membro
Registado: domingo mar 25, 2012 10:35 am

sexta jul 13, 2012 11:24 am

Sporting7 Escreveu:
Yokel Escreveu:Sinceramente nao acredito no teste que muita gente tem vindo a falar... o mais importante nao e ver se o cao é dominante se segue o dono se faz isto ou aquilo...na minha opiniao somos nos que fazemos o carater do cao! Somos nos que mostramos ao cao que quem manda sao os donos e claro temos de os treinar para eles nos obedecerem!!

A rala que eu escolhi for pastor alemão, e eu so quero escolher um cão com temperamento equilibrado, não dominante, nem timido,a quanto a aprendizagem, trato eu :lol:
Compreendo o que diz mas sinceramente eu acho que nao é com 2 meses que vai conseguir ver tudo num cachorro... na minha opiniao o temperamento equilibrado tem de ser voce a cria-lo e para isso tem de fazer com que o cao socialize desde cedo com muitas pessoas, crianças, animais, barulhos que é para o habituar fazendo assim com que o cao tenha um temperamento equllibrado e nao seja timido( foi assim que fiz com os meus e deu resultado). em relaçao à dominância tem de mostrar desde logo que é voce que manda e quando o cao faz algo de mal repreende-lo e quando faz bem recompensa-lo com por exemplo goluseimas que é para ele ver que quando tem aquele comportamento tem algo de bom. o essencial em tudo é ter paciencia e força de vontade e assim vai ter um cao que deseja...nao se preocupe tao cedo com isso, va com calma e aos poucos vai ver que consegue ter o cao que espera que ele seja! :) :) :)
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta jul 13, 2012 11:45 am

Não é bem assim Yokel, há cães mais fáceis que outros. Um cão dominante não é para qualquer pessoa.
Responder

Voltar para “Cães”