Hello!
Ontem à noite, durante uma caminhada noturna, a minha mãe e a minha prima, ao passar numa zona de pinhal, encontraram 2 gatinhos bebés. Ainda não os vi, mas a minha mãe pensa que terão 2 meses.
Obviamente elas não foram capazes de os deixar, mas eles não se deixavam apanhar. Entretanto mais pessoas passaram, que só comentavam "oh, já estão aí há 2 dias!". Pois.. E ninguém se preocupou com eles. Curiosamente, 2 dias antes tinha sido a feira mensal, pelo que alguém os deixou lá. Um deles miava desesperadamente, e a minha mãe não entendia o que queria. Qual não foi o espanto que foi a um montinho de terra mole e começou a fazer um buraquinho para se aliviar. O animal estava à procura da caixa de areia!
Como não se deixam apanhar, o que elas fizeram foi chamá-los atrás delas, e eles lá as foram seguindo até casa da minha prima (500m), e esconderam-se logo nas traseiras da casa, debaixo da varanda. Como sempre que se aproximavam eles tentavam fugir, elas resolveram não insistir para não os assustar. Colocaram lá uma manta, comida e bebida, e até agora eles continuam lá, mas sem se deixar apanhar.
Entretanto já resolvemos que a minha prima irá ficar com um, e uma tia minha com outro. Se são macho ou fêmea não importa, porque é para esterilizar. Só sabemos que são pretos e brancos, pequenos, inofensivos e assustadíssimos.
O meu primito (que tem 11 anos e um sentido de responsabilidade mais desenvolvido que muita gente que conheço), hoje durante o dia limitava-se a sentar no chão a uns metros deles, e esperar que eles fossem ter com ele. Tem resultado: um já se aproximou, mas continuam sem se deixar apanhar.
À tarde ainda deu para um susto: um amigo dele tentou apanhá-los à força, e os animais fugiram e desapareceram. O meu primo chorou, berrou com o amigo, disse que nunca mais o perdoava! Mas os bichinhos voltaram à hora de jantar, e por lá se mantém.
Portanto.. A rua não é lugar para eles, têm de ir ao vet e têm de ficar protegidos dentro de casa. A minha dúvida é: tento capturá-los de alguma forma, ou o meu primo continua com a estratégia dele, de tentar conquistar-lhes a confiança? (Ele, porque é a pessoa em quem os animais mais confiam).
E capturando-os, quais as dicas? Estava a pensar com uma transportadora de porta aberta, comida lá dentro, uma corda agarrada À porta, e fechá-la quando eles entrarem. Mas e se eles escapam e nunca mais voltam? Se ficam piores? Não sei o que fazer, isto nunca me aconteceu!
Dicas para apanhar gatinhos bebés
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
RS
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
Kelinha quanto menos confusão ao redor melhor pois os animais devem estar bastante assustados e ainda por cima talvez já sem a mãe por perto.
Com o seu jeitinho,latinha de comida sabor de atum,festinhas,persistencia e se possivel ao final do dia tente com calma e se não for na primeira acredito que os consegue apanhar mas quanto mais rapido melhor por varios motivos:perigos , miudos e graudos a assustar,gente a querer enxotar,enfim tudo que sabe já e parabens por ter conseguido já 2 boas donas para os pequenos leve transportadora claro e 1 toalha para a tapar depois e portinha aberta.
vá dando noticias e boa sorte
Com o seu jeitinho,latinha de comida sabor de atum,festinhas,persistencia e se possivel ao final do dia tente com calma e se não for na primeira acredito que os consegue apanhar mas quanto mais rapido melhor por varios motivos:perigos , miudos e graudos a assustar,gente a querer enxotar,enfim tudo que sabe já e parabens por ter conseguido já 2 boas donas para os pequenos leve transportadora claro e 1 toalha para a tapar depois e portinha aberta.

<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
A ideia de os tirar da rua é precisamente a de os afastar do perigo... Ali não passa gente, porque a casa tem um jardim de 20m à frente, e atrás não existe absolutamente nada. Carros também é só de trânsito local. Menos mal. Tirando o miúdo que foi lá hoje (que tão cedo o meu primito não o vai deixar voltar lá a casa), ninguém se aproxima deles, exceptuando o meu próprio primo, que a única coisa que faz é sentar-se calado a uns metros, com comida, e esperar que eles se aproximem. O miúdo tem mesmo tacto para coisas sensíveis. Enche-me de oorgulho todos os dias.CarlotaSMAR Escreveu:Kelinha quanto menos confusão ao redor melhor pois os animais devem estar bastante assustados e ainda por cima talvez já sem a mãe por perto.
Por ele ficava com os dois gatos, mas felizmente a minha prima prefere ser sincera com ele do que lhe fazer as vontades, e explicou que apenas pode ter um, para lhe poderem dar o melhor. E ele, claro, entende. Ele tem também um papagaio dentro de casa, e o medo da minha prima é que o gato ao crescer lhe faça mal. Mas isso é outra história! (Já vi fotos de gatos com pássaros, gatos com ratos, penso que sendo habituados desde pequeninos talvez não haja crise. Ou só se solta o papagaio quando o gato não estiver na divisão - soluções se encontrarão!)
RS
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
vá pondo comigo num sítio estratégico. eles vão-se habituando. com sorte, vá-se aproximando e se conseguir, agarre-os (um de cada vez) pelo cachaço. nãoos largue e leve-os para casa.
O conselho que lhe daria ja o seu primo esta a fazer. Com comida, ficar perto e esperar que eles ganhem confiança e se aproximem. E preciso muita paciencia e disponibilidade, e convinha ter uma transportadora ao pe para os levar.
E o que a experiencia que tenho ( e nao e nada por ai alem) me dita e tem resultado comigo.
Depois de estarem em casa, e dar-lhes tempo para se ambientarem. Boa sorte para os gatuchos e para todos voces que decidiram dar esta oportunidade.
E o que a experiencia que tenho ( e nao e nada por ai alem) me dita e tem resultado comigo.
Depois de estarem em casa, e dar-lhes tempo para se ambientarem. Boa sorte para os gatuchos e para todos voces que decidiram dar esta oportunidade.
A ambv é pródiga em encontrar e apanhar gatinhos
eu sozinha, até hoje, só apanhei 2 bébés bravinhos, um com ajuda de um dos meus gatos (o gato já conhecia o bébé e tentou ntrar na transportadora para comer a latinha cheirosa, eu segurei-o e o bébé entrou, invejoso e esfomeado...) outro com ajuda de um vizinho, qu ficou com as mãos em tiras e m mandou sms a dizer "tenho aqui um gato para ti". Estava preso numa caixa de fruta, daquelas de plástico, e bastou-me meter a mão segurá-lo bem plo cachaço. Saí ilesa.
Mas com a ambv, apareceu-nos um bébé a atravessar a nacional 1 e lá fomos as duas... eu a saltar a vedação de um stand e a Ana a localizá-lo e de transportadora pronta na mão. Pormenor: todos os gatinhos apanhados por mim são pretos. 
O teu primo está a fazer a coisa certa. Em breve lhe saltarão para o colo.

O teu primo está a fazer a coisa certa. Em breve lhe saltarão para o colo.

Podem nao ter nascido em casa, mas com tempo e paciencia eles acabam por aceitar humanos e a adaptar-se a casa. Tive o caso de uma gatita, nascida na rua, e que com o tempo começou a aceitar carinhos e por fim ja ia para casa e chegava a estar deitadinha no sofa comigo e tudo! E era uma gata de rua! Foi pena as minhas gatas residentes nao a aceitarem bem, senao tinha ficado em casa. E acho que ela nao se importaria. No inicio era muito arisca, mas no final era uma meiguice de gata (so para mim, que dos outros humanos afastava-se; o unico para alem de mim que ela era capaz de se aproximar era o meu irmao e talvez um vizinho meu que costuma dar de comer aos gatuchos).sasquatch Escreveu:Esses gatos não são de casa porque se fossem correriam para o 1º ser humano que aparecesse. Podem ter sido postos aí ou podem ter-se afastado bastante do ninho deles mas esse comportamento não é de gatos caseiros.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
a cinderela nasceu na rua. a mãe era uma peste. foi um problema apanhá-la. de um dia para ooutro tornou-se muito mansa. é a minha maior melga 

Estou com o mesmo problema com os 2 meninos da rua, este fim de semana fiz duas tentativas em vão, já têm mais de 3 meses, por 2 vezes que entraram na transportadora, mas foram mais rápidos do que eu
Arranhei-me toda, piquei-me toda, nem sei como me meti naquele sitio, eles ali estão seguros, é vedado em toda a volta, eles entram por um buraco junto à rede, mas se tiverem de procurar comida, é complicado, se começam a atravessar a estrada correm muitos riscos.
São manos da menina que andou fugida no telhado e que acabou por entrar no algeroz e sair na caixa de águas pluviais na garagem. Tenho de arranjar alguma maneira, mas não está fácil, ainda por cima já tinha donos para ambos, e estão e com razão a ficar impacientes, e daqui a pouco já não os querem
Não sou de desistir fácilmente, mas já não sei muito bem o que fazer...

Arranhei-me toda, piquei-me toda, nem sei como me meti naquele sitio, eles ali estão seguros, é vedado em toda a volta, eles entram por um buraco junto à rede, mas se tiverem de procurar comida, é complicado, se começam a atravessar a estrada correm muitos riscos.
São manos da menina que andou fugida no telhado e que acabou por entrar no algeroz e sair na caixa de águas pluviais na garagem. Tenho de arranjar alguma maneira, mas não está fácil, ainda por cima já tinha donos para ambos, e estão e com razão a ficar impacientes, e daqui a pouco já não os querem

Não sou de desistir fácilmente, mas já não sei muito bem o que fazer...
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta mai 14, 2008 10:37 pm
Quanto mais cedo os apanhar melhor, os meus já andam no meu terraço comer, já andam ao pé de mim, hoje consegui dar 2 festas a 2 bravos mas os meus teem +- 4 meses.
mta paciencia consegue-se
bjos
bjos
Eles não se deixam aproximar, e quando estão a comer e que eu tento alguma aproximação, a mãe que está sempre atenta, começa como que a rosnar e eles fogem logo, para além de que, tenho uma rede a separar-nos, e é por baixo da rede que coloco a comida. No fim semana fui dar a volta e foi assim que tentei apanhá-los, mas com ela sempre por perto não é fácil, e com aquela vegetação toda muito menosrinoceronte Escreveu:Quanto mais cedo os apanhar melhor, os meus já andam no meu terraço comer, já andam ao pé de mim, hoje consegui dar 2 festas a 2 bravos mas os meus teem +- 4 meses.
bjos