Tumor mamario - [Gata com 10 anos]

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado

Operar?

Sim
5
56%
Nao
0
Sem votos
Nao faco ideia
4
44%

Total de votos: 9
userkl
Membro Júnior
Registado: sábado jul 14, 2012 9:56 pm

sábado jul 14, 2012 10:18 pm

Boa noite. Em primeiro lugar, parabens pelo forum. Encontrei o quando procurava informação na internet sobre o problema da minha gata.
Espero ver se alguem tem experiencia nestas situacoes.

O que se passa e o seguinte:

A minha gata tem 10 anos, nao gosta de ir ao veterinario, e a ultima vez que foi mijou-se e cagou aquilo tudo, pelo que deixamos de ir(tinha ela prai 3 anos). Acontece que está com uns nodolos junto a uma mama, fixos e duros(contei 6), e um mais mole na barriga. Levamos hoje ao veterinario e disseram que o melhor e operar, fazer uma mastectomia e retirar o utero.

No entanto os meus pais discordam, dizem que mexer so vai causar sofrimento a gata e que muitas vezes tira-se os tumores e a doenca progride mais rapidamente. Ela esta bem, nao aparenta ter dores, mas pelo que li + de 90% dos tumores nas gatas sao malignos, e podem ate ja ter mestatizado, pq ela ja tem isto prai a 1 ano.
O pos operatorio da mastectomia pelo q tive a ver e bastante doloroso, e tou com medo de estar a causar sofrimento em vao..

Agora encontro me num dilema, ja que a decisao e minha, de operar ou nao..

Pelo q li, o tumor sendo maligno um gato so tem prai + 4 anos de vida, e estar a submete la a uma operacao e ela sofrer e morrer e complicado.. Um ano ja passou e ela aparenta estar bem...

Questoes: alguem escolheu nao operar? Se sim quanto tempo de vida teve o gato e qual a dimensao do tumor?
Quem operou, houve reincidencias? O gato recuperou bem e voltou a ficar "normal"? Ou fizeram a operacao e a partir dai foi sempre a sofrer?

Quero o melhor para a gata, mas tenho medo de estar a agir mal... a minha inclinacao e para operar..
Ja agora se nao operar, é certo que aquilo vai mestatizar e teremos que acabar por a mandar abater certo? A mestatizacao ocorre em quanto tempo +-?
Que *** enfim.. Gastam milhares de milhoes a ir ao espaco mas nao conseguem encontrar uma cura para o cancro..

Bem obrigado desde ja.
Cumprimentos
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado jul 14, 2012 11:06 pm

Faça o que o seu veterinário lhe recomenda. Se fosse comigo, apenas não faria a ovh, porque a mastectomia já é uma cirurgia "violenta", de tal modo que, pelo menos o meu vet prefere tirar primeiro a cadeia mamária e daí a um ano então esterilizar, para não haverem duas anestesias muito seguidas e dar tempo a uma recuperação total. Aproveitar a mesma anestesia para as duas cirurgias tb implica uma dose maior, já q a operação dura mais tempo, e numa gata dessa idade, sujeitá-la a duas cirurgias de uma vez... eu não o faria.

Quanto à metastização, é facil de ver, bastam alguns exames, como uma radiografia ou uma eco. Eu tb faria hemograma e bioquímicas, para avaliar o estado geral da gata e não ter uma surpresa má durante o pós operatório. Vr como está o coração, o fígado, os rins... é o mínimo.

Os tumors at´podem estar localizados, não srem de um tipo espcialmente agressivo e não terem metastizado ainda. Sei de uma gata que fez a primeira mastectomia com 13 anos, dois anos mais tarde teve de retirar a 2ª cadeia mamária, está com 17 anos e parece uma jovem... cada caso é um caso e ninguém melhor do que o seu vet para o aconselhar. Devia ter ido mais cedo, fazer um check up anual até aos 6 ou 7 anos e a partir daí, semestral... mas pronto, não se pode alterar o passado.

Espero que tome a melhor decisão para a sua gata. Não importa o tempo que cá andam, mas a qualidade de vida...
tnx1138
Membro
Registado: terça jun 19, 2012 8:33 am

domingo jul 15, 2012 2:06 am

Eu fico chocado com o fato de fazer uma votação. Vai decidir assim a vida da sua gata ?

Siga as indicações do veterinário.Quem somos nós para andar a dar opiniões de vida ou morte. Pense o que faria se fosse consigo e decida em consciência
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

domingo jul 15, 2012 2:17 am

As 2 foristas que anteriormente escreveram tudo lhe disseram e se fosse minha tentava tudo já há mais tempo até ela conseguir ter qualidade de vida que pode ser por alguns anos,porque esse animal então sofre há meses largos...

boa sorte e trate rapido de lhe aliviar o sofrimento,decerto confia no Vet,aguardamos noticias positivas

boa sorte :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
userkl
Membro Júnior

domingo jul 15, 2012 11:35 am

tnx1138 Escreveu:Eu fico chocado com o fato de fazer uma votação. Vai decidir assim a vida da sua gata ?

Siga as indicações do veterinário.Quem somos nós para andar a dar opiniões de vida ou morte. Pense o que faria se fosse consigo e decida em consciência
Como e obvio nao e a votacao que vai decidir se vou operar ou nao, queria saber se havia pessoas que tenham passado pelo mesmo e depois tenha dado porcaria pq o tumor estava sempre a reaparcer?? E ha pessoas que teem cancro e escolhem nao fazer a quimioterapia/tratamento e aproveitam para viver uma vida mais curta mas sem estar a sofrer com operacoes e quimicos e o diabo a sete. Portanto muita calma nessa hora pq de certeza nao te preocupas mais com o bem estar da minha gata do que eu
userkl
Membro Júnior

domingo jul 15, 2012 11:38 am

CarlotaSMAR Escreveu:As 2 foristas que anteriormente escreveram tudo lhe disseram e se fosse minha tentava tudo já há mais tempo até ela conseguir ter qualidade de vida que pode ser por alguns anos,porque esse animal então sofre há meses largos...

boa sorte e trate rapido de lhe aliviar o sofrimento,decerto confia no Vet,aguardamos noticias positivas

boa sorte :arrow:
A questao e exactamente essa, ela nao aparenta sinais de dor, alias mexo lhe na barriga e fica a ronronar. Eu quero que ela tenha qualidade de vida e por isso mesmo nao a quero tar a submeter a uma mastectomia desnecessariamente para depois vir a morrer passados uns meses ou estar constantemente em operacoes. Os meus pais dizem q se operar a gata vai morrer e vai ficar a sofrer bues e que e uma crueldade estar a fazer uma operacao destas a uma gata de 10 anos que ate aparenta estar bem..
userkl
Membro Júnior

domingo jul 15, 2012 11:44 am

sxmota Escreveu: Devia ter ido mais cedo, fazer um check up anual até aos 6 ou 7 anos e a partir daí, semestral... mas pronto, não se pode alterar o passado.

Espero que tome a melhor decisão para a sua gata. Não importa o tempo que cá andam, mas a qualidade de vida...
Sim, nos nunca fomos pq a gata nao sai de casa e nc teve qq problema.. E tambem pq cada vez q ia ao vet era um drama, mijava se e cagava se, para alem de que ficava completamente louca e a querer atacar.. Depois em casa é uma meiguinha..
Pelo que a vet disse ia aproveitar a anestesia para fazer as duas operacoes, para nao a estar a sujeitar a ir la novamente.. Eu tambem quero que ela tenha qualidade de vida, mas nao sei se retirar o tumor sera o melhor, ou se o melhor e deixar seguir o caminho normal das coisas enquanto ela nao tiver dores..
Mas sempre tive a ideia da operacao, so que os meus pais sao contra e dizem q ela vai morrer de qq maneira e que assim nao é sujeita a uma mastectomia que e bastante dolorosa e que pode nao resolver nada..
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo jul 15, 2012 11:56 am

Se não fizerem anda, não dura nem um ano e vai morrer com o sofrimento que um cancro implica.
Nenhum animal gosta do vet. os donos, que são humanos e com raciocínio, sabem que tem de ir e levam-no. Regulamente. Tão simples quanto isso.

Parece-me ter havido bastante comodismo da vossa parte.
sxmota
Membro Veterano

domingo jul 15, 2012 12:01 pm

pod não resolver nada mas tb pod resolver tudo e tr gata até aos 20 anos! Quem está mais habilitado para recomendações, os seus pais ou o veterinário? Exponha todas essas dúvidas com ele e peça todos os exames necessários. O resultado desses exames é que vai determinar a melhor decisão. Gatos não são pessoas, o seu organismo é bem diferente as suas reacções também. Por muito mdo que a gata tenha de ir ao vet... tem de ir. l saberá manipulá-la e tranquilizá-la. Mal d mim se não levasse ao veterinário todos os que não gostam de ir, já me tinham morrido uma data deles...!

S não confia no seu vet, peça uma 2ª, 3ª opinião. Mas a veterinários e com exames na mão, não num fórum...
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo jul 15, 2012 2:42 pm

ninguém, nem um animal pode estar bem sofrendo de cancro. e é isso que a gata tem. a operação não é o milagre mas pode prolongar a vida da gata sem tanto sofrimento. se a operar ela morre. e se não operar, com essa doença, o que lhe acontece?
de facto, esterelizar agora será demais. já deveria ter sido, mas agora não vale a pena chorar. normalmente esses problemas aparecem quando se dá a pílula às gatas.
sxmota
Membro Veterano

domingo jul 15, 2012 3:41 pm

anja-azul Escreveu: a operação não é o milagre mas pode prolongar a vida da gata sem tanto sofrimento. se a operar ela morre. e se não operar, com essa doença, o que lhe acontece?
A certeza é: a gata vai morrer, como todos nós. Mas depende de si proporcionar-lhe qualidade de vida enquanto cá anda. Morrer em sofrimnto ou em paz, é escolha sua. Como já disse, faça os exames necessários e decida conforme os resultados. por favor, não esterilize a gata agora, a não ser qu também tenha problemas no útero e/ou ovários. Não tnho mais a acrescentar, a não ser que tudo corra pelo melhor e que decida com a cabeça, não com o coração. Lembre-se que a gatinha tem sido muito saudável até agora e isso pode ser uma mais valia...
userkl
Membro Júnior

domingo jul 15, 2012 7:49 pm

Pois, a cena e que posso tar a mandar operar e ela morrer na operacao mas sim a morte e a unica certeza na vida. Pelo que percebi a retirada do utero é para nao haver tanto risco de reincidencias de tumores mamarios, isto pq os carnivoros nao teem "menopausa", ou seja ficam com o cio ate bastante tarde, e sao essas hormonas do cio que causam os tumores..
Mas pronto vou ter q decidir brevemente, acho que apesar de ser o unico ca em casa a querer operar, e isso que vai acontecer. Sempre e melhor do que daqui a uns tempos ficar em agonia e termos que a mandar abater..
A ver se ja nao é demasiado tarde :\
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo jul 15, 2012 7:53 pm

mandei-lhe pm
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo jul 15, 2012 8:15 pm

userkl Escreveu:Pois, a cena e que posso tar a mandar operar e ela morrer na operacao mas sim a morte e a unica certeza na vida. Pelo que percebi a retirada do utero é para nao haver tanto risco de reincidencias de tumores mamarios, isto pq os carnivoros nao teem "menopausa", ou seja ficam com o cio ate bastante tarde, e sao essas hormonas do cio que causam os tumores..
Mas pronto vou ter q decidir brevemente, acho que apesar de ser o unico ca em casa a querer operar, e isso que vai acontecer. Sempre e melhor do que daqui a uns tempos ficar em agonia e termos que a mandar abater..
A ver se ja nao é demasiado tarde :\
Ora aí está.
Até pode morrer em plena cirurgia, mas é preferível do que durar mais meia dúzia de meses a sofrer...
userkl
Membro Júnior

domingo jul 15, 2012 9:43 pm

Hospital dos animais na ramada, alguem tem algo negativo/positivo a dizer? Obrigado
Bloqueado

Voltar para “Gatos”