Alguem tem um Terra Nova (Newfoundland)??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PinyPiny
Membro Júnior
Registado: segunda jul 16, 2012 10:45 am

segunda jul 16, 2012 11:19 am

Muito boa tarde,

Venho muitas vezes a este forum para tirar duvidas e aprender.
Decidi inscrever-me pois pretendo adquirir um cão Terra Nova, porque apaixonei-me por essa raça, apesar de sempre ter dito que nunca ia comprar um cão (com tantos cães no canil).

Já há meses que pesquiso criadores, e quais os mais baratos (porque infelizmente para mim isso é importante), porém já entendi que não posso dispensar o LOP.

Já encontrei de tudo, a 400 euros sem e com LOP, gratuitos (que são scam) e até 1250 euros que acho muito caro.

Será que anda ai alguem que me possa aconselhar? que já tenha comprado algum?

Também tenho duvidas se devo escolher macho ou femea... A femea é sempre aquela "chatice" do cio, e nunca tive uma cadela, nem sei como se faz, mas um cão também chega uma certa idade que se não está com uma femea fica muito excitado e irriquieto, é verdade?

Já tive um rafeiro (macho), que não era um cão normal, mordia a tudo e todos, mas nunca fizemos nada para ele ser assim, pensamos que teve um trauma antes de ter vindo para a nossa familia (veio do canil).

Por favor, alguem com conselhos, agradeço! =)
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda jul 16, 2012 11:26 am

O primeiro passo, na minha opiniao, seria pedir a lista de criadores ao CPC e visitar exposições onde concorram exemplares da raça.
Depois ir visitar o máximo de criadores tendo na ideia o que pretende. O LOP é apenas o inicio. A seguir há que verificar a condição dos caes, o cuidado com a criaçao, os exames feitos etc etc.
Nao sei se já o fez mas aconselho que leia os tópicos daqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53360
Acho que alguns sao capazes de dar muito jeito.

Quanto á questão macho ou fêmea? Na minha opiniao nao me preocuparia tanto com o sexo do cachorro mas sim com a sua personalidade individual :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda jul 16, 2012 11:39 am

Olá,

vai haver uma exposição dias 28 e 29 deste mes em Sintra. Veja se vão participar caes da raça que pretende.

Se sim, é uma boa oportunidade para estar perto dos melhores exemplares, falar com criadores, pedir conselhos etc..

:)

Não querendo ofender nem referir a sua situação financeira, mas se o preço é um factor importante e decisivo na compra de um cão, aconselho a ponderar muito bem se esta é a melhor altura para o ter.
Isto porque nestas situações, o barato vai sair sempre caro para além das despesas que terá no futuro.

Boa sorte
PinyPiny
Membro Júnior

segunda jul 16, 2012 12:08 pm

Obrigada,

Iremos a essa feira, de certeza.

O dinheiro é factor importante, mas tenho noção disso mesmo que o barato pode sair caro, porém se for preciso gastar 1250 assim se fará =)

Obrigada pelas respostas e concelhos!
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda jul 16, 2012 12:09 pm

Quer uma raça gigante portanto o factor monetário é muito importante.
O cachorro em si é caro porque é uma raça pouco comum e cuja criação séria implica custos altos.
A manutenção: é cara. Precisa de ração de alta qualidade em grande quantidade.
Precisa de acompanhamento veterinário. Os custos de desparasitação são mais do dobro de um cão de tamanho normal.

Precisa de um dono experiente ou então terá de ir a um treinador porque não se tem animais de 60 quilos mal educado.

Se for uma fêmea e a esterilizar terá de pagar muito mais pela operação do que um animal e pequeno médio porte.
Se o cão ficar doente, atenção que os custos no vet. podem ser bem grandes.

Não arrisque em vendedores da net ou intermediários. Esse cão não custa 400 €, custa muito mais. Se comprar um animal com displasia, o que é comum em raças grandes e em criações baratuchas, arrisca-se a ter de fazer uma intervenção de mais de 2000 € e com grande sofrimento para o cão.

Há aqui foristas que tiveram esta raça, pergunte qual o orçamento médio mensal.

Vou-lhe dar uma pista, para um cão de tamanho médio, pagam-se cerca de 500€ por ano. Agora calcule lá...
PinyPiny
Membro Júnior

segunda jul 16, 2012 1:24 pm

asquatch

Obrigada pela resposta, temos noção disso e está dentro do orçamento, sabemos que é um cão enorme, já lemos muito sobre ele, e até já sabemos qual a ração que vamos comprar e quanto gastam por mês.

Estamos a pensar esperar mais um ano para criarmos as condições ideais para ele/ela. Mas queremos estar ainda mais bem informados, e por isso o ideal é mesmo ir às feiras falar com criadores (foi uma optima ideia terem sugerido isso)

Essa parte do treino também já tinhamos pensado nisso, porque com certeza e como disse um cão desse porte não nos podemos dar ao prazer de ser "mal educado"

Acham que por viver num apartamento (mas com um terraço relativamente grande) o criador pode ter reservas em vender o cão?

Porém ele não vai ficar fechado no terraço, vai ficar connosco em casa, e não vai estar sozinho o dia todo porque temos horários compativeis para alguem estar com ele quase todo o dia, e passea-lo muito tempo, até temos o complexo do jamor pertinho para o podermos passear, e praia, que sabemos que adoram agua!

Já agora em relação à praia e ao pelo, a agua salgada faz mal ao pelo?
Temos que passar por agua doce depois de banhos em agua sagada correcto?

Obrigada a todos mais uma vez pelas sugestões e *avisos* que são sempre importantes relembrar!
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

segunda jul 16, 2012 1:42 pm

Apesar dos custos de esterilização, com base na (pouca) experiência que tenho com cães maiorzitos, recomendaria uma fêmea. São mais dóceis, mais pequenas e menos territoriais. Mas fale/escreva à forista Watermonitor, além de ter muita experiência com a raça também lhe poderá recomendar criadores de confiança. ;)
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

segunda jul 16, 2012 1:48 pm

sxmota Escreveu:Apesar dos custos de esterilização, com base na (pouca) experiência que tenho com cães maiorzitos, recomendaria uma fêmea. São mais dóceis, mais pequenas e menos territoriais. Mas fale/escreva à forista Watermonitor, além de ter muita experiência com a raça também lhe poderá recomendar criadores de confiança. ;)
Era exactamente o que eu ía sugerir. :D :D :D
PinyPiny
Membro Júnior

segunda jul 16, 2012 1:58 pm

Muito obrigada, vou escrever! =)
sasquatch
Membro Veterano

segunda jul 16, 2012 2:09 pm

Há criadores de certas raças que colocam reservas a vender animais para casas sem muito espaço.
Não sei se isso se passa com estes. Alguns cães de raça gigante acabam por ter necessidade de exercicio moderado em comparação com outras raças mais pequenas.

Pense que no periodo de adolescencia vão ser bastante turbulentos como todos os cachorros e um cachorro enorme e irrequieto faz bastantes estragos dentro de casa. Vai ter muito pêlo dentro de casa.

Eu escolheria uma fêmea especialmente se não tem grande experiência em cães.

Importante: não compre sem lop nem sem comprovativo de despiste de displasia (teste feito aos pais). Não compre sem ver os pais e recuse cachorros de ninhadas cujos pais são agressivos.
Não compre em "criadores" que vendem mais de uma dúzia de raças.

Os cães não são caros à toa. Esta raça como outra qualquer, implica fazer uma boa pesquisa 1º. :wink:
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda jul 16, 2012 2:44 pm

Cuidado, olhe que na maior parte das vezes o barato sai muito caro!

Já lhe foi dito, peça lista de criadores ao CPC e vá visitar os criadores e as ninhadas!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
PinyPiny
Membro Júnior

segunda jul 16, 2012 3:12 pm

Irei fazer uma melhor pesquisa de criadores, muito obrigada pelas dicas.

Já pedi a lista dos criadores no site que foi dado, e irei ter esses cuidados,

ver os pais, pedir referencias, doenças, LOP...

Obrigada =)

estão me a ajudar muito! ainda tenho muito para ver!
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda jul 16, 2012 3:15 pm

Fale com a user watermonitor. De certeza que ela lhe dará importantes dicas. :wink:
Sofia
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 16, 2012 7:40 pm

Se é daquelas pessoas muito certinhas e que gostam de ter a casa irrepreensível sem um pelinho ou um fio de baba é melhor repensar na raça. :lol:

Pois a Ti Water já teve dois, há de cá postar com certeza.

Arranjar por 400 euros só se for um Terranova dos chineses. Felizmente a raça nunca foi cão da moda e a haver criadores capazes custarão o dobro ou um pouco mais. Não vai encontrar sucedêneos ou parecidos para dar em lado nenhum. Nos classificados OLX JCLE e afins é só barretes e fraudes...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sasquatch
Membro Veterano

segunda jul 16, 2012 7:46 pm

baba e muita! Pêlo em barda....
Responder

Voltar para “Cães”