Presumindo que ele está numa de brincadeira, será algo que não devemos fazer por forma a provocar um mau comportamento futuro?

Moderador: mcerqueira
ana_link Escreveu: Sempre brinquei assim com o meu cão e não tenho quaisquer problemas quanto a quem manda em casa. Mas também sempre fui eu a parar a brincadeira quando eu queria, ou seja eu escolhia o inicio e o fim, quem tinha a ultima palavra era eu. E continuo a ter![]()
As brincadeiras de puxar uma corda por exemplo são típicas de um cão, mesmo que você não colabore com ele há-de reparar que quando brincam sozinhos fazem exactamente o mesmo abanando energeticamente o brinquedo, e na minha opinião essas brincadeiras são bastantes saudáveis para o cão, a única coisa com a qual se tem que ter cuidado nessas brincadeiras é que quem "ganha" o brinquedo é sempre o dono, ou seja, pode brincar com uma corda por exemplo, puxa de um lado e o cão do outro, mas ele tem que largar quando você manda e só voltar a pegar aquando nova ordem. Agora cão é cão e não se consegue eliminar completamente os seus instintos nem proibir de fazer tudo afinal não é nenhum peluche, devem sim ser instintos controlados dentro do possível...marta_vasques Escreveu: Aquilo que eu disse acima foi o que li num livro. Sinceramente, eu também me fartava de brincar assim com o meu cão e nunca tive problemas de liderança lá em casa... ele é que mandava! D
Não, a sério... De qualquer maneira, a teoria até me parece boa, porque um cão de temperamento dominante pode achar que é o boss quando desafia o dono e a partir daí não há mão nele! Mas quando os cães são mais "calmos", umas pelas puxadelas até é uma boa brincadeira, acho eu...
Amanhã, como vou visitar um centro de treino canino, aproveito e pergunto isso aos treinadores. Já agora também quero saber o que é melhor!![]()