Lei sobre o ladrar do cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fabdiog
Registado: terça jul 17, 2012 6:30 pm

terça jul 17, 2012 6:42 pm

Belinha40 Escreveu:Se o barulho do ladrar da cadela não for superior ao barulho permitido por lei,~a sua vizinha não pode fazerr nada.
Não sei onde ouviu isso mas está completamente errado, basta haver um ruido que incomode outra pessoa, para que o proprietário da fracção donde provem o ruido seja multado.

E não existe nenhum periodo como alguns mencionam (22h as 7h), o que mencionei em cima pode ocorrer a qualquer hora. Nao se esqueçam que hoje em dia à muita gente que trabalha de noite e também tem direito ao seu descanso.

Agora em relação aos cães (e eu gosto bastante de cães), não concordo que se deixem cães sozinhos todo o dia enquanto os donos estão a trabalhar, sei que temos de trabalhar, mas então, não temos cães, ou então compramos uma casa que tenha terraço (assim já não faz eco), e terraço que fique esclarecido é um local que tenha pelo menos 20 m2, não é como uma vizinha minha que vai trabalhar e deixa o cão (de grande porte) fechado na varanda, com um espaço tão limitado, a ladrar o dia inteiro, tendo o bairro muitos prédios, por isso já estão a ver o eco que não é.

Se uma pessoa não tem capacidades para ter um cão não tenha, ou entao desde pequeno que o treine, um cão é quase como uma pessoa, habitua-se facilmente a uma rotina.
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

terça jul 17, 2012 6:51 pm

fabdiog Escreveu:
Belinha40 Escreveu:Se o barulho do ladrar da cadela não for superior ao barulho permitido por lei,~a sua vizinha não pode fazerr nada.
Não sei onde ouviu isso mas está completamente errado, basta haver um ruido que incomode outra pessoa, para que o proprietário da fracção donde provem o ruido seja multado.

E não existe nenhum periodo como alguns mencionam (22h as 7h), o que mencionei em cima pode ocorrer a qualquer hora. Nao se esqueçam que hoje em dia à muita gente que trabalha de noite e também tem direito ao seu descanso.

Agora em relação aos cães (e eu gosto bastante de cães), não concordo que se deixem cães sozinhos todo o dia enquanto os donos estão a trabalhar, sei que temos de trabalhar, mas então, não temos cães, ou então compramos uma casa que tenha terraço (assim já não faz eco), e terraço que fique esclarecido é um local que tenha pelo menos 20 m2, não é como uma vizinha minha que vai trabalhar e deixa o cão (de grande porte) fechado na varanda, com um espaço tão limitado, a ladrar o dia inteiro, tendo o bairro muitos prédios, por isso já estão a ver o eco que não é.

Se uma pessoa não tem capacidades para ter um cão não tenha, ou entao desde pequeno que o treine, um cão é quase como uma pessoa, habitua-se facilmente a uma rotina.
É necessário que o ruído tenha mais de "X" decibéis. (não sei de cor, mas pode confirmar na Lei Geral do Ruído).
Os décibeis variam de acordo com o período do dia.Assim, no período diurno a quantidade de decíbeis permitido é "X", no período nocturno, os decíbbeis permitidos é "Y".
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça jul 17, 2012 7:54 pm

Também não é verdade que não exista nenhum período de descanso consignado na Lei Geral sobre o Ruído. Há, sim, e vai de facto das 23 às 8 da manhã.

Esse parágrafo da lei até foi já postado aqui em pelo menos um tópico do ano passado.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

terça jul 17, 2012 8:07 pm

Claro que não pode ser assim.
Basta haver um ruído - o quê ?
Um bébé a chorar, uma panela que cai, uma criança que grita e toca a chamar a polícia e a multar ?
Acha que faz sentido ?

Por favor, a lei refere-se a ruídos que se repetem ao longo do tempo, pondo em causa o descanso necessário.
Aliás, já agora, isto
a um hospital veterinário ser multado às 10H00 da manhã, pelo barulho produzido por uma cadela que estava a parir, mesmo na sala de espera
não faz sentido...

De certeza que a queixa foi feita devido a ruídos recorrentes e não a este caso isolado.O hospital não respeitou o necessário isolamento sonoro.
Petruska1
Membro Veterano

terça jul 17, 2012 8:18 pm

zorra Escreveu:
Claro que não pode ser assim.
Basta haver um ruído - o quê ?
Um bébé a chorar, uma panela que cai, uma criança que grita e toca a chamar a polícia e a multar ?
Acha que faz sentido ?

Por favor, a lei refere-se a ruídos que se repetem ao longo do tempo, pondo em causa o descanso necessário.
Aliás, já agora, isto
a um hospital veterinário ser multado às 10H00 da manhã, pelo barulho produzido por uma cadela que estava a parir, mesmo na sala de espera
não faz sentido...

De certeza a queixa foi feita devido a ruídos recorrentes e não a este caso isolado.O hospital não respeitou o necessário isolamento sonoro.
Mas, olhe que estava presente ...fiquei :o . Foi aí que fiquei a conhecer a Lei Geral do Ruído
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

terça jul 17, 2012 8:47 pm

Terá sido embirranço do polícia - não gosta de cães...mas não passaria em tribunal, com essa justificação.
Cá para mim, há história por trás que não foi contada...
Petruska1
Membro Veterano

terça jul 17, 2012 9:28 pm

zorra Escreveu:Terá sido embirranço do polícia - não gosta de cães...mas não passaria em tribunal, com essa justificação.
Cá para mim, há história por trás que não foi contada...
Não, foi chamado por uma vizinha.
biatrx
Membro
Registado: sexta nov 05, 2010 7:16 pm

terça jul 17, 2012 9:49 pm

NO prédio onde moro, o condominio tem posto muitos avisos a dizer que o prédio tem mau isolamento de som e por isso não se pode andar de sapatos com tacões nas escadas nem em casa.O prédio tem mesmo mau isolamento, á segunda-feira a vizinha do lado direito farta-se de cantar tony carreira, a do 1º direito só berra com as filhas, os de baixo casaram-se recentemente, há noites que o barulho que eles fazem é insuportavel, e o meu cão agora com as festas da cidade ladra ao fim de tarde a ladrar porque tem medo dos foguetes, mas depois fica calmo, isto é uma festa neste prédio
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta jul 18, 2012 9:37 am

fabdiog Escreveu:Agora em relação aos cães (e eu gosto bastante de cães), não concordo que se deixem cães sozinhos todo o dia enquanto os donos estão a trabalhar, sei que temos de trabalhar, mas então, não temos cães, ou então compramos uma casa que tenha terraço (assim já não faz eco), e terraço que fique esclarecido é um local que tenha pelo menos 20 m2, não é como uma vizinha minha que vai trabalhar e deixa o cão (de grande porte) fechado na varanda, com um espaço tão limitado, a ladrar o dia inteiro, tendo o bairro muitos prédios, por isso já estão a ver o eco que não é.

Depende do cão, há cães que se habituam estar sozinhos durante horas, e há cães que nunca ficarão habituados a estarem sozinhos por muito tempo (por exemplo as toy breeds são mais dependentes e mais propensos a ansiedade de separação).

Se excluirmos as pessoas que trabalham full-time, muitos cães não teriam donos. Hoje em dia, por exemplo para um casal, é quase impossível sustentar uma casa sem ambos trabalharem full-time. Talvez há quem tenha mais sorte e o marido ganhar o dobro do normal e conseguir sustentar a casa toda e a mulher poder ficar em casa (ou vice versa), mas infelizmente, a maioria não tem essa sorte.

Quanto ao terraço, não sei se realmente é melhor. Temos um terraço com esses 20m2, mas o nosso cão fica dentro da casa, que é mais fresquinho e não ladra quase nada, pois no terraço pode ladra muito por ver outros cães na rua e quando não estamos por perto.
Por outro lado, temos um cão no terraço do lado, e tenho pena por este estar à mercê dos elementos e do calor ou frio, ou até trovoadas... O meu tem medo de trovões e fogo de artifício, e se ele estiver lá fora enquanto que nós não estamos presentes, ficaria em pânico e nem quero imaginar...
E depois, esse cão do vizinho ladra muito, e muitas vezes quando deixo as portas do terraço abertas consigo ouvi-lo ladrar tanto para a rua que é muito irritante. Por isso quem tem as janelas fechadas dentro do prédio até nem se ouve, mas para quem quer abrir as janelas ouve-se na mesma.

Repetindo, isto de conseguir habituar estar sozinho depende do cão e da habituação da rotina. O meu cão dorme o dia todo (filmei-o para ver), como dorme quando estamos o dia todo em casa (é mais activo de manhã e entre o final do dia e à noite), mas se ele não conseguisse habituar e tivesse problemas de ansiedade, provavelmente não o teríamos pois não seríamos donos apropriados para ele.
CShophie
Membro
Registado: sexta fev 03, 2012 12:30 pm

quinta jul 19, 2012 8:39 pm

Sinceramente acho que estas situações de desentendimentos surgem sempre...há de facto pessoas que simplesmente não conseguem viver em sociedade.
Digo isto porque também já passei e estou a passar pelo mesmo problema.
Como já foi dito, nos dias de hoje, é impossível qualquer família sobreviver com um membro apenas a trabalhar, como tal, é impossível ficar a tomar conta da minha cadela o dia inteiro.
Evito ao máximo que ela fique sozinha por muito tempo , mas há dias em que saio de casa e chego mais tarde do que aquilo que penso...como é normal devemos ajustar a nossa rotina sempre que temos animais, mas também não deixemos de viver.
Aqui a questão é que, tem que haver senso comum!
Na urbanização onde vivo há mais cães, e outros animais, inclusive o vizinho que me anda a incomodar há 2 anos (que só por acaso é administrador do condomínio) tem dois gatos que, em certas alturas do ano, é miar dia e noite...mas prontos é administrador. Já para não falar nos saltos altos e as coisas a arrastar dentro de casa, isto porque eu estou no r/c e ele no 1º andar.
Eu como sou inquilina (jovem e a menos tempo na urb) ai já a conversa muda, porque a minha cadela não pode ladrar, o meu quintal cheira mal (segundo ele), não posso grelhar carne no exterior (a não ser que tenha barbecue), entre outras coisas... Como é óbvio, como a cadela está no quintal sempre que vê outros cães lá fora e pessoas, ou o vizinho debruçado sobre a varanda ela ladra (deve sentir-se ameaçada digo eu). Mas como é óbvio repreendo-a (sempre que estou presente, agora não consigo fazer isso o santo dia todo)
Contudo, não vou mudar a minha vida porque o meu vizinho embirrou comigo. Já tentei conversar mas não resulta...não há senso comum.
Também já estive na pele de trabalhar em horário nocturno e não haver respeito pela "tranquilidade" (a fazer karaoke as 4h da manhã) e não foi por isso que fui fazer queixa.
Vamos lá...temos é que saber viver civilizadamente.
Eu tento que a minha cadela se comporte o melhor possível, mas temos que ser benevolentes, ela não é um humano, os cães tem necessidade de ladrar penso eu...é a forma de se exprimirem (claro que não é ladrar o dia todo).

"Se queremos respeito, temos que respeitar os outros!"

Foi só uma opinião...não interpretem isto como uma critica pessoal.
Responder

Voltar para “Cães”