fabdiog Escreveu:Agora em relação aos cães (e eu gosto bastante de cães), não concordo que se deixem cães sozinhos todo o dia enquanto os donos estão a trabalhar, sei que temos de trabalhar, mas então, não temos cães, ou então compramos uma casa que tenha terraço (assim já não faz eco), e terraço que fique esclarecido é um local que tenha pelo menos 20 m2, não é como uma vizinha minha que vai trabalhar e deixa o cão (de grande porte) fechado na varanda, com um espaço tão limitado, a ladrar o dia inteiro, tendo o bairro muitos prédios, por isso já estão a ver o eco que não é.
Se uma pessoa não tem capacidades para ter um cão não tenha, ou entao desde pequeno que o treine, um cão é quase como uma pessoa, habitua-se facilmente a uma rotina.
Depende do cão, há cães que se habituam estar sozinhos durante horas, e há cães que nunca ficarão habituados a estarem sozinhos por muito tempo (por exemplo as toy breeds são mais dependentes e mais propensos a ansiedade de separação).
Se excluirmos as pessoas que trabalham full-time, muitos cães não teriam donos. Hoje em dia, por exemplo para um casal, é quase impossível sustentar uma casa sem ambos trabalharem full-time. Talvez há quem tenha mais sorte e o marido ganhar o dobro do normal e conseguir sustentar a casa toda e a mulher poder ficar em casa (ou vice versa), mas infelizmente, a maioria não tem essa sorte.
Quanto ao terraço, não sei se realmente é melhor. Temos um terraço com esses 20m2, mas o nosso cão fica dentro da casa, que é mais fresquinho e não ladra quase nada, pois no terraço pode ladra muito por ver outros cães na rua e quando não estamos por perto.
Por outro lado, temos um cão no terraço do lado, e tenho pena por este estar à mercê dos elementos e do calor ou frio, ou até trovoadas... O meu tem medo de trovões e fogo de artifício, e se ele estiver lá fora enquanto que nós não estamos presentes, ficaria em pânico e nem quero imaginar...
E depois, esse cão do vizinho ladra muito, e muitas vezes quando deixo as portas do terraço abertas consigo ouvi-lo ladrar tanto para a rua que é muito irritante. Por isso quem tem as janelas fechadas dentro do prédio até nem se ouve, mas para quem quer abrir as janelas ouve-se na mesma.
Repetindo, isto de conseguir habituar estar sozinho depende do cão e da habituação da rotina. O meu cão dorme o dia todo (filmei-o para ver), como dorme quando estamos o dia todo em casa (é mais activo de manhã e entre o final do dia e à noite), mas se ele não conseguisse habituar e tivesse problemas de ansiedade, provavelmente não o teríamos pois não seríamos donos apropriados para ele.