alimentacao cagado duvidas
Moderador: mcerqueira
tenho 2 cagados e no momento de os alimentar costumo dar-lhes fiambre, salchicha, alface, cenoura, variando dia apos dia so que eles nao comem mais nada a nao ser o fiambre e as salchichas o que posso fazer para mudar isso? faz-lhes mal comerem sempre estes 2 alimentos . queria ajuda se possivel obrigado

- 
				Bondage2010
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
A que é que chama cagados? Em Portugal, existem duas espécies endemicas: o Cágado Mediterrâneo (Mauremys leprosa) e o Cágado de Carapaça Estriada (Emys orbicularis) e ambas são proibidas de manter em cativeiro e ambas protegidas, embora o Emys orbicularis tenha o estatuto de Conservação:  
risco próximo de ameaça.

risco próximo de ameaça.
- 
				andbela
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
- Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo
Deve chamar cágado a uma pseudemys ou trachemys que já esteja com 20/30cm provavelmente .
Alface nunca deve ser dada . Ração para tartarugas será uma boa alimentação base e pode ser completada com legumes variados, exceptuando a alface, podendo dar por vezes carnes brancas e fruta .
Poderia por umas fotos do 'cágado' para podermos ver se realmente o é ?

Alface nunca deve ser dada . Ração para tartarugas será uma boa alimentação base e pode ser completada com legumes variados, exceptuando a alface, podendo dar por vezes carnes brancas e fruta .
Poderia por umas fotos do 'cágado' para podermos ver se realmente o é ?
- 
				FILIPERS
- Membro
- Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm
Corta o fiambre, a salsicha e a alface da alimentação, ela tem uma alimentação muito pobre. Deves fornecer à tarta como alimentação base sticks, como a tarta está habituada a comer fiambre e salsicha muito provavelmente não vai comer os sticks logo à primeira. Para isso faz alguns dias de jejum para o bicho ficar com fome e pegar os sticks. Depois podes completar a alimentação com verduras, fruta e carne branca. Mas para isso é preciso postares aqui fotos para identificarmos a espécie, há espécie que precisam de maior quantidade de vegetais e outras menos.

de momento nao tou a conseguir por as fotos na net da erro ou tou a fazer mal   entao nao vou dar mais estes alimentos as minhas tartarugas eu diariamente ia dando alimentos variados um dia frutas noutro vegetais e noutro fiambre e salchichas mas sempre que lhes dou frutas ou legumes elas nem lhe tocam e quando vou para dar estes dois alimentos elas comem tudo, faz-lhes mal deixarem 1 ou 2 dias sem comer pk li na net que para elas comerem outro tipo de alimentos sem ser fiambre e assim isso tem que acontecer
  entao nao vou dar mais estes alimentos as minhas tartarugas eu diariamente ia dando alimentos variados um dia frutas noutro vegetais e noutro fiambre e salchichas mas sempre que lhes dou frutas ou legumes elas nem lhe tocam e quando vou para dar estes dois alimentos elas comem tudo, faz-lhes mal deixarem 1 ou 2 dias sem comer pk li na net que para elas comerem outro tipo de alimentos sem ser fiambre e assim isso tem que acontecer 

entao nao vou dar mais estes alimentos as minhas tartarugas eu diariamente ia dando alimentos variados um dia frutas noutro vegetais e noutro fiambre e salchichas mas sempre que lhes dou frutas ou legumes elas nem lhe tocam e quando vou para dar estes dois alimentos elas comem tudo, faz-lhes mal deixarem 1 ou 2 dias sem comer pk li na net que para elas comerem outro tipo de alimentos sem ser fiambre e assim isso tem que acontecer
- 
				Bondage2010
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
FILIPERS Escreveu:Corta o fiambre, a salsicha e a alface da alimentação, ela tem uma alimentação muito pobre. Deves fornecer à tarta como alimentação base sticks, como a tarta está habituada a comer fiambre e salsicha muito provavelmente não vai comer os sticks logo à primeira. Para isso faz alguns dias de jejum para o bicho ficar com fome e pegar os sticks. Depois podes completar a alimentação com verduras, fruta e carne branca. Mas para isso é preciso postares aqui fotos para identificarmos a espécie, há espécie que precisam de maior quantidade de vegetais e outras menos.

- 
				FILIPERS
- Membro
- Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm
Estes animais quando estão apegados a um alimento não o largam e recusam  comer qualquer coisa a não ser aquele alimento.
Não faz mal deixar as tartas 1 dia sem comer, aliás é até benéfico, as tartas a partir dos 2 anos devem fazer pelo menos 1 dia de jejum por semana. Dúvido que a tarta comece a comer vegetais ao 2º dia de jejum. Vai ser preciso pelo menos 1 semana sem comer para o bicho começar a comer vegetais.

Não faz mal deixar as tartas 1 dia sem comer, aliás é até benéfico, as tartas a partir dos 2 anos devem fazer pelo menos 1 dia de jejum por semana. Dúvido que a tarta comece a comer vegetais ao 2º dia de jejum. Vai ser preciso pelo menos 1 semana sem comer para o bicho começar a comer vegetais.
comprei mais uma tarta para juntar as outras 2 que ja tinha so que esta a primeira vista parece ser uma tarta bebe e surgem algumas duvidas e alguns medos que eu tenho e queria a opniao e conselhos de quem mais percebe sobre este assunto
1ª - elas comem o que tartarugas maiores comem ou teem que comer algo proprio para tartas bebes?
2ª - como sao pequenas precisam de calcio para carapaca gotas ou uma tarta que se disolve na agua?
3ª - e normal ela nao querer comer ja a 2 dias, eu meto comida para ela e quando vou a ver ainda se encontra la ja sao 2 dias assim esta duvida bem a preposito da duvida numero 1.
4º - as tartas que tao comigo a mais tempo podem magoar a que chegou agora tenho medo que facam mal a pequena tartaruga.
agradecia ajuda, é o bem estar desta pequena tartaruga que ta em risco e como cuidadoso e preocupado com o bem estar acima de tudo com os meus animais queria respostas se possivel

1ª - elas comem o que tartarugas maiores comem ou teem que comer algo proprio para tartas bebes?
2ª - como sao pequenas precisam de calcio para carapaca gotas ou uma tarta que se disolve na agua?
3ª - e normal ela nao querer comer ja a 2 dias, eu meto comida para ela e quando vou a ver ainda se encontra la ja sao 2 dias assim esta duvida bem a preposito da duvida numero 1.
4º - as tartas que tao comigo a mais tempo podem magoar a que chegou agora tenho medo que facam mal a pequena tartaruga.
agradecia ajuda, é o bem estar desta pequena tartaruga que ta em risco e como cuidadoso e preocupado com o bem estar acima de tudo com os meus animais queria respostas se possivel
Mike4 Escreveu:1ª - elas comem o que tartarugas maiores comem ou teem que comer algo proprio para tartas bebes?
Depende da comida que está a dar, se for um granulado muito grande, elas poderão não comer. Existe no mercado, Sera Raffy baby, para tartarugas mais pequenas. Também encontras doutras marcas.
Aquela tartaruga de cálcio chega
Sim, pode ser normal, devido a adaptação.
Pois, podes não notar agora, mas no futuro há uma grande probabilidade de haver confrontos. E na altura da alimentação a grande pode morder a mais pequena(sem querer)
no meu aquaterrario ja se encontra filtro, termostato termometro so falta mesmo a lampada mas ja andei a procura e sao muito caras mesmo e nao sei o que fazer nao tenho dinheiro por ai alem. nao pensei mesmo serem assim caras como sao.   sei que elas necessitam dela mas nao sei mesmo como fazer nao a outra solucao? agora no verao meto elas ao sol mas no inverno nao vai ser assim. alguem tem ideias para resolver este problema?
  sei que elas necessitam dela mas nao sei mesmo como fazer nao a outra solucao? agora no verao meto elas ao sol mas no inverno nao vai ser assim. alguem tem ideias para resolver este problema?

sei que elas necessitam dela mas nao sei mesmo como fazer nao a outra solucao? agora no verao meto elas ao sol mas no inverno nao vai ser assim. alguem tem ideias para resolver este problema?