A criação dos furões parece estar na moda estes dias... E não é de estranhar... Todos nós, os habituais deste forum, temos conhecidos ou amigos que nos dizem "eu também quero um"... Já para não falar nos crescentes curiosos que visitam este forum.
Com a perspectiva de um futuro club de furões, depois de sair a legalização sobre os mesmos, poderemos até chegar a um consenso de regras para a criação de furões em Portugal... Os micro-chips, o registo, etc.. Mas por enquanto, serve este post para apelar ao bom senso de todos nós.
Quando falo em regras, atenção que não estou a falar em fazer um monopólio de criação nem nada do género... Mas tal como o club de Canicultura e o de Felinicultura em Portugal, tem de haver um determinado grupo de situações que terão de ser respeitadas... Como o uso ilegal dos animais (caça ou lutas, por exemplo), a criação entre animais da mesma familia ou até mesmo de animais muito jovens... Todos estes pontos me parecem muito importantes.
Gostaria também de deixar claro que não quero ensinar nada a ninguem e que nem eu própria me considero uma criadora de furões... Acho também que grande parte dos "habituais" deste forum estão bem conscientes de todas estas situações... Pelo que acaba por ser um post mais dedicado aos novos membros e frequentadores

Estão a chegar os dias mais compridos, pelo que os nossos e outros furões estão já em cio, ou a entrar brevemente... Pelo que gostaria de deixar um alerta aos futuros criadores e proprietários de furões:
Aos novos criadores:
1) Que não cruzem animais que não sejam 100% saudaveis e que manter uma fêmea anemica durante meses e depois cruza-la não é a resolução para um problema mas sim provavelmente a gestação de 10 problemas mais a possivel morte da progenitora.
2) Que não cruzem animais demasiado jovens, entenda-se que por volta dos 10 meses será uma idade aceitável para começar, mas que 1 ano de idade é preferivel.
3) Uma progenitora vacinada irá transmitir alguma imunidade para os filhotes até que estes tenham idade para a própria vacinação.
4) Ganhar dinheiro a criar animais é uma ilusão quando os tratamos como deve ser.
5) As crias, que podem chegar a ser 14 ou mais, necessitam de muita interelação com os humanos para que se tornem animais doceis e futuros excelentes animais de companhia... O que significa pelo menos 2 horas de acompanhamento diario.
6) A criação de furões entre animais com laços sanguineos é altamente reprovável.
7) Que após 2 meses de muito trabalho... É necessário arranjar casa para todas as crianças... Fazendo uma escolha selectiva de "papás" que tenham consciencia do que realmente é ter um furão, de todas as necessidades que um furão necessita e não despacha-los ao desbarato.
Aos futuros donos:
1) Devem adquirir um exemplar de um "criador" que permita ver os pais, as condições como foram criados, o que comem, como reagem aos humanos, ter a certeza de que os pais não são usados em practicas ilegais.
2) Se os pais comem "whiskas" não são animais que tenham uma saude a 100%
3) Um "criador" que lhe queira entregar uma cria num sitio publico dentro de uma caixa de cartão é muito mau sinal.
4) Que nem sempre o barato sai barato.
5) Que tem de ter uma consciência bem definida das necessidades que um furão tem ( ver o topico das FAQ's que a MHZ elaborou) e que é um compromisso que pode durar 10 anos.
6) Sim, um furão cheira... E também tem garras e dentes.
7) Ter a consciencia de que os furões ainda são ilegais no nosso pais, mas não perante a lei Europeia e que estamos a batalhar muito para mudar essa legislação e que toda a ajuda é bem vinda... Se fôr filho/a do Ministro da Agricultura, ou do Presidente da Direcção Geral de Florestas, eu própria lhe ofereço um furão

Ficam aqui alguns links para vos dar uma panorâmica do assunto... Todos eles falam de que "as rosas também têm espinhos":
http://www.ferrets.htmlplanet.com/
http://www.craftycreatures.com/forferre ... eding.html
http://www.ferret.org/read/statements.htm
http://www.ferret-fact.org/Policies.htm
http://www.wuzzles.com/ferrets/document ... thicsf.htm
http://www.ferret.org/pdfs/newsletter/A ... reeder.pdf
E pronto... Questões, duvidas e etc, cá estamos para ajudar a resolver. :p E partilhar experiências que é tão importante!
Um abraço,
Moya