Desespero do ladrar da Kika
Moderador: mcerqueira
Ola !
Estou desespera , tenho a kika (Cadela ) que a adoptei a 5 anos , vivo num apartamento mas com um terraço de 100 m2 , so para ela , alem dos seus passeios matinais. Ela ladra por tudo e por nada contatemente , sempre pensei que seria pelo movimento da rua e ate dos vizinhos que passavam a vida a queixa-se e mesmo eu acordava varias vezes com ela a ladrar.Assim que me foi possivel , troquei para um apartamento ultimo piso e tambem com um enorme terraço para ela . torna~se impossivel leva-la a rua porque tenta fugir e quer atirar-se a tudo e todos( é a ultima mania dela ) , continua a ladrar consecotivamente e mais uma vez ninguem dorme.ja tentei o Colmiplan , mas nada , coleira de cheiro , de latido e infelizmente ate a anti-choque mas nada...Estou eu a ficar louca e nao me queria separar dela mas estou no meu limite seo uvir queixas dos vizinhos e do descontrolo total da Kika ! Alguem me pode pf dar uma ideia pf ?
Estou desespera , tenho a kika (Cadela ) que a adoptei a 5 anos , vivo num apartamento mas com um terraço de 100 m2 , so para ela , alem dos seus passeios matinais. Ela ladra por tudo e por nada contatemente , sempre pensei que seria pelo movimento da rua e ate dos vizinhos que passavam a vida a queixa-se e mesmo eu acordava varias vezes com ela a ladrar.Assim que me foi possivel , troquei para um apartamento ultimo piso e tambem com um enorme terraço para ela . torna~se impossivel leva-la a rua porque tenta fugir e quer atirar-se a tudo e todos( é a ultima mania dela ) , continua a ladrar consecotivamente e mais uma vez ninguem dorme.ja tentei o Colmiplan , mas nada , coleira de cheiro , de latido e infelizmente ate a anti-choque mas nada...Estou eu a ficar louca e nao me queria separar dela mas estou no meu limite seo uvir queixas dos vizinhos e do descontrolo total da Kika ! Alguem me pode pf dar uma ideia pf ?
A cadela parece estar constantemente stressada. Quantas vezes e por quanto tempo ela passeia por dia? Quanto tempo está sozinha no terraço e quanto tempo fica consigo? Acha que tem exercício físico e estímulo mental (entretenimento e desafios mentais) suficientes? Tem alguma coisa para se distrair quando está sozinha? Ladra à noite ou também de dia? Dentro de casa também ladra muito ou é só quando ouve/vê pessoas e cães da rua?
Eu também uso coleira de choque, pois não há outra forma de treinar o meu a não ladrar. Ele pode parar de ladrar se eu o mandar calar (mas nem sempre) mas não posso andar atrás dele e a antecipar, ou correr atrás dele sempre que ele começar a ladrar, e já tive uma chamada de atenção dum vizinho. O ladrar dele ecoa pelo prédio todo (maldita isolação...), e é forte e torna desagradável. O vizinho do lado tem um cão que fica no terraço o dia todo, e ladra ladra ladra, mas como está fora ninguém o ouve se tiverem janelas fechadas. O meu dentro da casa só ladra de vez enquando, e quando vai ao terraço e vê outros cães na rua (os cães da vizinhança todos exaltados também não ajudam).
Com a coleira ele já só ladra muitas poucas vezes e só quando vai ao terraço e de vez enquando, ou quando não estamos em casa e nos ouve voltar ou ouve qualquer coisa (mas é raro reagir a ruídos externos). A coleira que uso é por comando, e não é tão mau como muitos pensam, pois dá para pôr num nível mais baixo e é desconfortável (tipo aqueles choques estáticos que se sente quando se toca em qualquer coisa) mas não dói (a não ser que se põe num nível mais alto). Só é preciso usar umas poucas vezes, e depois de vez enquando para ele perceber e lembrar. É diferente de mandar calar, pois a aversão não está associada ao dono e ele não fica a pensar que só porque os donos não estão por perto pode ladrar.
E depois, acho este tipo de choques bem mais soft que palmadas ou coleiras de treino. É preciso experimentar (uma boa coleira com nível de choque ajustável) para perceber. Ainda por cima ele ganhou a liberdade de ir para onde quiser porque já não reage à maluca.
Só que se a sua cadela não melhorar mesmo com choques sucessivos, então terá que perceber o porquê da sua ansiedade. Talvez se tentar responder as perguntas que listei possam ajudar a perceber o que falta para a sua cadela.
E já agora, já considerou deixar a cadela dormir dentro da casa? Assim é mais fácil de controlar para ela não ladrar à noite.
Eu também uso coleira de choque, pois não há outra forma de treinar o meu a não ladrar. Ele pode parar de ladrar se eu o mandar calar (mas nem sempre) mas não posso andar atrás dele e a antecipar, ou correr atrás dele sempre que ele começar a ladrar, e já tive uma chamada de atenção dum vizinho. O ladrar dele ecoa pelo prédio todo (maldita isolação...), e é forte e torna desagradável. O vizinho do lado tem um cão que fica no terraço o dia todo, e ladra ladra ladra, mas como está fora ninguém o ouve se tiverem janelas fechadas. O meu dentro da casa só ladra de vez enquando, e quando vai ao terraço e vê outros cães na rua (os cães da vizinhança todos exaltados também não ajudam).
Com a coleira ele já só ladra muitas poucas vezes e só quando vai ao terraço e de vez enquando, ou quando não estamos em casa e nos ouve voltar ou ouve qualquer coisa (mas é raro reagir a ruídos externos). A coleira que uso é por comando, e não é tão mau como muitos pensam, pois dá para pôr num nível mais baixo e é desconfortável (tipo aqueles choques estáticos que se sente quando se toca em qualquer coisa) mas não dói (a não ser que se põe num nível mais alto). Só é preciso usar umas poucas vezes, e depois de vez enquando para ele perceber e lembrar. É diferente de mandar calar, pois a aversão não está associada ao dono e ele não fica a pensar que só porque os donos não estão por perto pode ladrar.
E depois, acho este tipo de choques bem mais soft que palmadas ou coleiras de treino. É preciso experimentar (uma boa coleira com nível de choque ajustável) para perceber. Ainda por cima ele ganhou a liberdade de ir para onde quiser porque já não reage à maluca.
Só que se a sua cadela não melhorar mesmo com choques sucessivos, então terá que perceber o porquê da sua ansiedade. Talvez se tentar responder as perguntas que listei possam ajudar a perceber o que falta para a sua cadela.
E já agora, já considerou deixar a cadela dormir dentro da casa? Assim é mais fácil de controlar para ela não ladrar à noite.
Quanto ao tentar fugir e a atirar-se a tudo e todos, penso que isto é devido à falta de socialização. A cadela precisa de socializar mais com outras pessoas e cães, e ser levada mais vezes à rua. Há cães que quando não têm passeios suficientes tentam fugir, pois não querem estar presos de novo.
Comece por a passear com calma e firmeza, se ela puxar pare de andar até ela parar, exige-a sentar e esperar e nunca a deixe avançar excitada e a puxar.
Comece por a passear com calma e firmeza, se ela puxar pare de andar até ela parar, exige-a sentar e esperar e nunca a deixe avançar excitada e a puxar.
Vem a rua +/-1 hora de manha e noite uns 20 minutos , ela dava-se com outros caes mas agora é terrivel , dormir de noite dentro de csa tornas-se impossivel uma vez que arranha as portas todas e mesmo assim ladra.Brinco com ela , tem bolas e cordas, os pluches ou plasticos ela roe tudo , por isso nao posso ter esses objectos junto dela.
A Coleira anti-choque nao reultou comigo , ele fica furiosa e tenta tira-la a todo o custo, infelizmente conseguiu numa das ultimas vezez roela toda.
Os vizinhos estao a criar-me varios problemas , claro
A Coleira anti-choque nao reultou comigo , ele fica furiosa e tenta tira-la a todo o custo, infelizmente conseguiu numa das ultimas vezez roela toda.
Os vizinhos estao a criar-me varios problemas , claro
Na minha opinião, o melhor que tem a fazer é arranjar outro dono para a sua cadela. Digo isto porque me parece que não está a conseguir lidar com o stress de que ela está a sofrer e que a leva a ladrar, numa tentativa de chamar a atenção.
Não estou a criticá-la, note: nem sempre somos os donos ideais para um determinado cão, com necessidades físicas e psicológicas que não podemos satisfazer por uma série de razões e obrigações da nossa vida pessoal e profissional que não está na nossa mão modificar.
Não estou a criticá-la, note: nem sempre somos os donos ideais para um determinado cão, com necessidades físicas e psicológicas que não podemos satisfazer por uma série de razões e obrigações da nossa vida pessoal e profissional que não está na nossa mão modificar.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Antes de lhe dizer para dar a cadela, digo-lhe antes: se tiver possibilidade, procure um profissional dessa área. Não sei se passará por um treinador ou não, mas tente saber que tipo de profissional o poderá ajudar, antes de pensar em dar a cadela.
RS
A coleira de choque quando usou, usou com muita intensidade? Já experimentou o choque em si mesma para ver a intensidade?
Já agora, quanto aos treinos, faz algum treino de obediência com ela? É importante treiná-la a obedecer e a controlar os impulsos e manter-se calma através do reforço positivo (atenção que o reforço positivo é muito mais que apenas dar guloseimas). E quando não se comporta e faz coisas inaceitáveis, deve reprimi-la com a intensidade certa e de forma clara e curta.
Pode dar-lhe ossos apropriados para ela roer, há cães que precisam de roer constantemente mesmo satisfazendo a parte das necessidades de exercício e estímulo mental.
Também aconselho um treinador para perceber melhor qual a razão de ela ser tão nervosa e reactiva, e de formas de lidar com isso, isso se tiver possibilidades.
Outra coisa importante é perceber porque é que ela reage mal aos cães. Pode ser frustração criada pela tensão e restrição da trela, pode ser porque teve más experiências com cães que não conhecia, etc.. Um bom treinador sabe ensiná-la como lidar com este tipo de situações.
Já agora, quanto aos treinos, faz algum treino de obediência com ela? É importante treiná-la a obedecer e a controlar os impulsos e manter-se calma através do reforço positivo (atenção que o reforço positivo é muito mais que apenas dar guloseimas). E quando não se comporta e faz coisas inaceitáveis, deve reprimi-la com a intensidade certa e de forma clara e curta.
Pode dar-lhe ossos apropriados para ela roer, há cães que precisam de roer constantemente mesmo satisfazendo a parte das necessidades de exercício e estímulo mental.
Também aconselho um treinador para perceber melhor qual a razão de ela ser tão nervosa e reactiva, e de formas de lidar com isso, isso se tiver possibilidades.
Outra coisa importante é perceber porque é que ela reage mal aos cães. Pode ser frustração criada pela tensão e restrição da trela, pode ser porque teve más experiências com cães que não conhecia, etc.. Um bom treinador sabe ensiná-la como lidar com este tipo de situações.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Se o treinador vir que isso é algo mais psicológico, com certeza que a encaminha para um profissional da área. No entanto, isso é capaz de ser um treino a precisar de ser afinado, tanto para ela como para si! (Sim, porque nós também precisamos de treino para saber lidar com elesanimax Escreveu:Obrigados ! Vou tentar um treinador ! Pode ser que realmente ajude , dar a cadelinha esta fora de hipotese porque adoptei e tirei-a da rua , tenho que tentar de facto outra forma.
Obrigada

Boa sorte, e depois dê novidades!

RS
Eu, enquanto espera encontrar um bom treinador, dáva-lhe exercício de forma a cansá-la bastante.
Atirar a bolinha para ela ir buscar, pex., deixá-la correr em zonas sem carros e sem pessoas, se possível.
Se puder, todos os dias.
Garanto que um cão cansado é mais receptivo à educação, mais calmo, com menos stress.
Deixe-a com ossos grandes para cão (tíbias e úmeros de vaca - dão no talho), para ela se ir entretendo.
Estimule o convívio com outros cães e pessoas.
De início pode ser problemático mas, com a insistência e regularidade, vai lá.
Atirar a bolinha para ela ir buscar, pex., deixá-la correr em zonas sem carros e sem pessoas, se possível.
Se puder, todos os dias.
Garanto que um cão cansado é mais receptivo à educação, mais calmo, com menos stress.
Deixe-a com ossos grandes para cão (tíbias e úmeros de vaca - dão no talho), para ela se ir entretendo.
Estimule o convívio com outros cães e pessoas.
De início pode ser problemático mas, com a insistência e regularidade, vai lá.
-
- Membro
- Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm
Não sei se a sua cadela está esterilizada.
Caso não esteja sugiro que o faça, poderá diminuir os níveis de ansiedade.
Mais exercício diário fora de casa também ajuda bastante, principalmente se for ao fim da tarde. A minha depois de 30 min a correr atrás da bola no parque, dorme a noite toda.
Caso possa, tente andar em passo rápido com ela atrelada os tais 20 a 30 min.
Mais exercício diário fora de casa também ajuda bastante, principalmente se for ao fim da tarde. A minha depois de 30 min a correr atrás da bola no parque, dorme a noite toda.
Caso possa, tente andar em passo rápido com ela atrelada os tais 20 a 30 min.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm
Quem é que lhe disse isso?Riscas007 Escreveu:Não sei se a sua cadela está esterilizada.
-
- Membro
- Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm
Ninguém, sempre que possível sou autodidata. Pesquise e acredite se quiser.NaoInteressa Escreveu:Quem é que lhe disse isso?Riscas007 Escreveu:Não sei se a sua cadela está esterilizada.
Cá vai algumas das fontes:
http://defensoresdosanimais.wordpress.c ... s-e-gatos/
http://www.abra.org.pt/site/index.php?o ... &Itemid=15
Nos machos é possível que a castração ajude... agora nas fêmeas não faço ideia.NaoInteressa Escreveu:Quem é que lhe disse isso?Riscas007 Escreveu:Não sei se a sua cadela está esterilizada.
Quanto a quem consultar pode recorrer a um treinador ou a um médico veterinário entendido em comportamento animal... é necessário entender o porquê do ladrar constante dela... stress? ansiedade? falta de exercício? falta de estímulos? É que há cães que encontram no ladrar uma forma de se estimularem e de libertarem energia acumulada.
Como a cadela era de rua, será possível que tenha acumulado alguma energia? Visto que antes andava na rua e ia onde queria e agora se vê confinada... nos passeios aproveite para treinar também (reforço positivo como disse Sheep23): peça sentas de vez em quando, ponha a trela mais larga e chame-a e recompense por ela ter vindo. Quanto a deixá-la correr em espaços abertos sem carros e sem gente sou totalmente a favor, SE tiver uma chamada consistente (ou seja, quando é para ir embora ela vem); caso contrário pode trabalhar nisso com uma trela comprida deixando-a no chão (houve um tópico qualquer em que falaram em guias de cavalo na decathlon ou fazer trelas personalizadas...), quando ela se afasta, chame-a; se ela não vem segure a trela e não a deixe avançar (pode ser necessário colocar-se de cócaras para a chamar, normalmente acham esta posição menos ameaçadora); se ela vier leva recompensa, senão continua sem poder avançar. Ela acabará por entender o objectivo do jogo. Uma coisa muito importante é que a chamada para voltar não seja apenas chamada para ir para casa (senão ela começa a associar e deixa de vir) é fazer várias chamadas e mandá-la ir brincar novamente.
Há mini coisas que podem ser feitas nos entretantos de arranjar um profissional para a ajudar... claro que tem que ter a perfeita noção que o ladrar não vai desaparecer magicamente de um dia para o outro e é possível que possa ter que recorrer a calmantes durante uns tempos para ajudar ao treino.
E só para dar algum humor à coisa... (que não tem piada nenhuma mas pronto...)