O meu cão foge. O que devo fazer

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
tejopinky
Registado: terça set 13, 2011 2:08 am

quinta jul 19, 2012 12:41 pm

Olá
O meu cão com uma aninho agora ganhou a mania de fugir. Não sei se é essa a palavra adequada porque ele vai dar uma volta e acaba sempre por voltar passado pco tempo. Mas quando o chamo ele não volta ou quando volta não se deixa apanhar mesmo oferecendo biscoitos. Gostaria de habitua-lo a não andar sempre de trela e a obdecer quando esta solto.
Devo repreende-lo quando ele foge e dps volta? Receio q isso faça com q ele fuja mais vezes ou q não volte tão facilmente.
Obrigada
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quinta jul 19, 2012 2:06 pm

Olá.

O que deve fazer é ensinar o comando para ele vir. Se ele não vem agora é porque ainda não o sabe. Escolha uma palavra, e só a deve usar neste contexto, senão perde a importância.

Chame-o dentro de casa várias vezes ao dia e recompense quando chegar perto de si, com um bocadinho de comida ou brincadeira (o que ele gostar mais).

Durante os passeios arranje uma trela extensível ou normal mas grande, e faça chamamentos de x em x minutos, recompensando sempre que ele venha ter consigo. Se não vier à primeira não fique a chamar infinitamente, só o ensina que não deve vir ao primeiro chamamento. Faça barulhos estranhos, bata palmas para chamar a atenção e vir até si.

Comece com situações fáceis, enquanto caminha no passeio, depois enquanto está a cheirar a relva, depois quando vir outro cão, etc.. Aumentando gradualmente a dificuldade.

Quando ele responder prontamente 100% das vezes COM TRELA, então pode experimentar a chama-lo quando estiver solto. Se ele não vier, vá busca-lo sem dizer nada.

Se diz que ele não se deixa apanhar ou demora muito a vir é porque já ouve uma associação negativa ao vir até perto de si. Talvez porque já ralhou com ele depois de ele ter vindo, ou porque começa a chama-lo com voz autoritária e de certa forma frustrado porque ele não responde, ou até porque mal ele chega perto, você coloca a trela, acabando a liberdade. Ele tem que perceber que vir até si não é sinal de que vai acabar o passeio. Depois disso, ele pode ir novamente à vida dele.

Estes passos têm que ser seguidos pela ordem escrita. Se começar logo pelo mais difícil não lhe vai ensinar nada e aumenta a frustração dos dois. A maioria dos donos acha que o cão deve vir, porque o dono simplesmente está a mandar e é sua obrigação responder ao comando. Do ponto de vista da maioria dos cães não é bem assim. Tem que haver algo mesmo muito interessante ou divertido para o cão preferir ir ter com o dono do que ficar a cheirar tudo ou a brincar com outros cães.

Pense numa criança que está no parque infantil a divertir-se imenso com os seus amigos. Vem a mãe e diz que é para ir para casa. Obvio que a criança diz logo "só mais um bocadinho", ou diz mesmo que "não quer". O que faz a mãe? Ou recorre a ameaças, ou promete-lhe algo ainda melhor! "Vamos lá que é para irmos jogar mais um bocadinho na playstation!":wink:
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

quinta jul 19, 2012 2:26 pm

dianne Escreveu:Olá.

O que deve fazer é ensinar o comando para ele vir. Se ele não vem agora é porque ainda não o sabe. Escolha uma palavra, e só a deve usar neste contexto, senão perde a importância.

Chame-o dentro de casa várias vezes ao dia e recompense quando chegar perto de si, com um bocadinho de comida ou brincadeira (o que ele gostar mais).

Durante os passeios arranje uma trela extensível ou normal mas grande, e faça chamamentos de x em x minutos, recompensando sempre que ele venha ter consigo. Se não vier à primeira não fique a chamar infinitamente, só o ensina que não deve vir ao primeiro chamamento. Faça barulhos estranhos, bata palmas para chamar a atenção e vir até si.

Comece com situações fáceis, enquanto caminha no passeio, depois enquanto está a cheirar a relva, depois quando vir outro cão, etc.. Aumentando gradualmente a dificuldade.

Quando ele responder prontamente 100% das vezes COM TRELA, então pode experimentar a chama-lo quando estiver solto. Se ele não vier, vá busca-lo sem dizer nada.

Se diz que ele não se deixa apanhar ou demora muito a vir é porque já ouve uma associação negativa ao vir até perto de si. Talvez porque já ralhou com ele depois de ele ter vindo, ou porque começa a chama-lo com voz autoritária e de certa forma frustrado porque ele não responde, ou até porque mal ele chega perto, você coloca a trela, acabando a liberdade. Ele tem que perceber que vir até si não é sinal de que vai acabar o passeio. Depois disso, ele pode ir novamente à vida dele.

Estes passos têm que ser seguidos pela ordem escrita. Se começar logo pelo mais difícil não lhe vai ensinar nada e aumenta a frustração dos dois. A maioria dos donos acha que o cão deve vir, porque o dono simplesmente está a mandar e é sua obrigação responder ao comando. Do ponto de vista da maioria dos cães não é bem assim. Tem que haver algo mesmo muito interessante ou divertido para o cão preferir ir ter com o dono do que ficar a cheirar tudo ou a brincar com outros cães.

Pense numa criança que está no parque infantil a divertir-se imenso com os seus amigos. Vem a mãe e diz que é para ir para casa. Obvio que a criança diz logo "só mais um bocadinho", ou diz mesmo que "não quer". O que faz a mãe? Ou recorre a ameaças, ou promete-lhe algo ainda melhor! "Vamos lá que é para irmos jogar mais um bocadinho na playstation!":wink:
dianne disse tudo :D :D :D fiquei sem base de argumentaçao :lol: :lol: :lol:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

quinta jul 19, 2012 2:38 pm

título: o meu cao foge.
resposta: é melhor ir atrás dele.

desculpem-me, não resisti :lol:
tejopinky
Registado: terça set 13, 2011 2:08 am

quinta jul 19, 2012 3:47 pm

Obrigado a todos.

E ir atras dele não é a melhor resposta só faz com que ele se continue a afastar :P
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quinta jul 19, 2012 4:40 pm

dragablue Escreveu:dianne disse tudo :D :D :D fiquei sem base de argumentaçao :lol: :lol: :lol:
:D

tejopinky, é exactamente isso! NUNCA devemos ir a correr feitos histéricos atrás dos cães. Se não temos uma boa resposta ao chamamento, o melhor mesmo é não arriscar soltar o cão. A não ser que seja um local fechado e seguro.
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quinta jul 19, 2012 10:51 pm

A minha responde ao comando "Aqui" e "Fica". Comecei por treinar isto quando ela era ainda bebé, no jardim fechado de casa. Quando começou a obedecer em casa, ia para zonas isoladas, e comecei a treinar aí. Neste momento ela obedece bastante bem.

Já a minha micro-cadela, é muito amorosa, mas burrinha que nem uma porta. :P Volta e meia estamos a sair de casa e ela passa por entre as nossas pernas (literalmente) e começa a correr por aí fora! Não adianta correr atrás dela, porque ela corre mais. O que faço é baixar-me e começar a chamar como se lhe quisesse dar mimos "Mimi, anda cá amor, anda, anda!", e lá vem ela enganada, porque logo depois leva o ralhete! :P Mas enfim, com ela, é a única hipótese! :D
RS
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta jul 19, 2012 11:07 pm

Bem, a minha já respondeu ao "aqui", mas agora não.
Entretanto como o "fica" resulta quase sempre, pronto vou lá eu!!!! Não é bem a mesma coisa, mas é melhor que nada.

Tenho que voltar ao treino do "aqui"!!!!
(o meu problema com os treinos é a recompensa e desmotivei. Os biscoitos são mais práticos do que a recompensa-de-alto-valor que implica quase sempre saquinhos! :o )
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quinta jul 19, 2012 11:28 pm

Eu fiz o treino positivo com a minha, dava sempre recompensa... Mas assim que vi que ela aprendeu o comando, deixei de dar. Limito-me a elogiar, uma festinha na cabeça, fica toda contente! ;)
RS
Responder

Voltar para “Cães”