Ajuda com labrador trapalhão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

quinta jul 19, 2012 10:23 pm

Os cães não funcionam em cooperação numa matilha.
Funcionam sempre em função do líder.
Os cães mais bem educados que vi, muitos deles cães de trabalho cujos donos eram pessoas que mal sabiam ler, eram animais que obedeciam sempre ao dono a quem respeitavam incondicionalmente.

Trela? Não precisavam, andavam colados ao calcanhar do dono. Sair a correr? Isso é que era bom. E estou a falar de animais de grande porte e outros de pequeno porte.

Garanto que o treino não foi positivo, foi de ensinar quem manda. Um cão não precisa de filosofias dessas, só quer saber quem manda

Primeiro ponto: É a mais pura das verdades.
Segundo ponto: Não é assim tão linear, o cão espera que seja o lider a dizer o que ele tem que fazer, mas o lider não precisa de ensinar aos outros que é ele que manda, pelas suas atitudes o resto da matilha percebe que é que manda. Mas a realidade é esta, o cão precisa SEMPRE de um lider. Sem ele o cão sente-se perdido sem saber o que fazer. Mas atenção, o lider também é tolerante, não é rigido ao ponto de ser violento.
Última edição por cmob em quinta jul 19, 2012 10:25 pm, editado 3 vezes no total.
NaoInteressa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm

quinta jul 19, 2012 10:23 pm

Saracocas Escreveu:São opiniões, respeito, mas estou feliz com a minha nova atitude e com o novo cão que se está a revelar e isso é que importa, quem me poder dar mais concelhos sobre TREINO POSITIVO agradeço e muito obrigada a todos têm sido uma grande ajuda.
Ele não é dominante, nada mesmo, prefiro uma relação de partilha do que ser a lider e ele o menino medroso, isso não.
Mais uma vez obrigada
Por não perceber rigorosamente nada de treino dito tradicional, é que faz afirmações como a que pus a bold... :roll:
Não condene o que não conhece, não precisa de denegrir um método de treino para realçar outro...
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quinta jul 19, 2012 10:24 pm

Saracocas Escreveu:São opiniões, respeito, mas estou feliz com a minha nova atitude e com o novo cão que se está a revelar e isso é que importa, quem me poder dar mais concelhos sobre TREINO POSITIVO agradeço e muito obrigada a todos têm sido uma grande ajuda.
Ele não é dominante, nada mesmo, prefiro uma relação de partilha do que ser a lider e ele o menino medroso, isso não.
Mais uma vez obrigada
Leia mais sobre treinos, pois é necessário Liderança...são cães e não pessoas.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

NaoInteressa
Membro Veterano

quinta jul 19, 2012 10:24 pm

cmob Escreveu: Mas atenção, o lider também é tolerante, não é rigido ao ponto de ser violento.
Ser líder não é sinónimo de violência. Cá em casa os cães sabem muito bem quem manda, e são extremamente felizes, têm tudo o que precisam para tal.
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quinta jul 19, 2012 10:28 pm

AlexandreMqs Escreveu:
dianne Escreveu:Aqui cada cão é diferente do outro, e nós é que temos que nos adaptar a eles. Ao contrário do treino tradicional, em que o cão tem que se adaptar a uma "receita" de treino que é aplicado de igual forma a todos os cães. :|
Ou seja, o cão é o líder?
No treino positivo não existe conceito de líder ou dominância, simplesmente porque não é necessário. Ao contrário do treino tradicional, que se baseia em punições para mostrar ao cão quem manda.

E acredite que é possível relacionar-mo-nos com os nossos cães, sem estar constantemente a pensar que ele nos quer "dominar". Todos os comportamentos errados que o cão faz, são colocados na mesma prateleira etiquetados como dominância, e têm como resolução os mesmos métodos, força física ou psicológica.

Por exemplo,
O cão que não vem quando é chamado, está a ser dominante e a querer subir na hierarquia. Solução: Ir ter com ele e repreende-lo para mostrar quem manda.
O cão que salta para cima das pessoas, está a ser dominante. Solução: repreender, dando joelhadas, esticões na trela ou palmadas no focinho.

No treino positivo focamo-nos em solucionar o problema para aquela situação específica.

Com os mesmo exemplos,
O cão que não vem quando é chamado, não vem porque ainda não aprendeu o sinal de chamamento. Solução: ensinar ao cão que vale mesmo a pena vir.
O cão que salta para cima das pessoas, está a fazer o que é normal os cachorros fazerem para cumprimentarem e brincarem com os cães adultos ou pessoas, e nunca foram ensinados correctamente a não o fazer. Solução: ensinar comportamento alternativo como "senta".

O primeiro passo a ser dado é mesmo pôr para trás a teoria da dominância, que está tão entranhada na nossa cabeça!
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta jul 19, 2012 10:28 pm

NaoInteressa Escreveu:Estas "campanhas" anti treino dito tradicional já enjoam...

Toda a vida tive cães treinados com estranguladoras, com recompensas, com festas, corridas, brincadeiras e educação, e nunca foram, nem são, infelizes... :roll:

Não é a estranguladora que faz o cão infeliz, o que está na outra ponta da trela é que faz o cão infeliz, especialmente quando não sabem o que fazer com a dita trela e estranguladora... :roll:
2x
Tanto utilizo recompensas, clicker, ralhetes, brinquedos, estranguladora, halti.. Depende do cao e da situação.

Nao gosto de "extremos": nao só ralhetes mas também nao só recompensas.

Gosto de aliar os vários "quadrantes" do treino e penso que funciona bem.
Última edição por maraya em quinta jul 19, 2012 10:31 pm, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

quinta jul 19, 2012 10:29 pm

Ok
Eu mantenho a minha opinião e vou leva-lo a um treino estou a procura de uma escola de treino positivo a que gostei é do algarve.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta jul 19, 2012 10:33 pm

Saracocas Escreveu:Ok
Eu mantenho a minha opinião e vou leva-lo a um treino estou a procura de uma escola de treino positivo a que gostei é do algarve.
A it's all about dogs é uma boa escola que só recorre a métodos positivos.
Diga qual a sua zona para ver se alguém conhece alguma do género por aí
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quinta jul 19, 2012 10:35 pm

Pois mas para quem segue o treino positivo também já começa a chatear as conversas anti-positivo.
Quanto ao líder já disse o que achava, a mim interessa-me que o meu cão seja obediente a mim e a mais pessoas, não quero que ele saiba "quem manda", é que não tenho mesmo necessidade disso, aliás esforço-me para generalizar comportamentos, quero que ele cumpra o que lhe peço, tal como quero que cumpra o que o meu irmão de 13 anos lhe peda. Nunca percebi que o meu cão tivesse a necessidade de ter um líder e isto não são teorias baseia-se na minha vida com o meu cão. Quanto ao "submisso" e ao "dominante" bom... para mim é demasiado simplista, é para facilitar a vida a quem tem necessidade de rotular os cães. Já ouvi dizer que o meu cão é dominante, já ouvi dizer que o meu cão é submisso... e sinceramente isso não me interessa nada, nem acho que isso seja necessário no treino com o meu cão. Aliás, não é interessar é mesmo achar que não tem lógica.
NaoInteressa
Membro Veterano

quinta jul 19, 2012 10:43 pm

dianne Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:
dianne Escreveu:Aqui cada cão é diferente do outro, e nós é que temos que nos adaptar a eles. Ao contrário do treino tradicional, em que o cão tem que se adaptar a uma "receita" de treino que é aplicado de igual forma a todos os cães. :|
No treino positivo não existe conceito de líder ou dominância, simplesmente porque não é necessário. Ao contrário do treino tradicional, que se baseia em punições para mostrar ao cão quem manda.

E acredite que é possível relacionar-mo-nos com os nossos cães, sem estar constantemente a pensar que ele nos quer "dominar". Todos os comportamentos errados que o cão faz, são colocados na mesma prateleira etiquetados como dominância, e têm como resolução os mesmos métodos, força física ou psicológica.

Por exemplo,
O cão que não vem quando é chamado, está a ser dominante e a querer subir na hierarquia. Solução: Ir ter com ele e repreende-lo para mostrar quem manda.
O cão que salta para cima das pessoas, está a ser dominante. Solução: repreender, dando joelhadas, esticões na trela ou palmadas no focinho.

No treino positivo focamo-nos em solucionar o problema para aquela situação específica.

Com os mesmo exemplos,
O cão que não vem quando é chamado, não vem porque ainda não aprendeu o sinal de chamamento. Solução: ensinar ao cão que vale mesmo a pena vir.
O cão que salta para cima das pessoas, está a fazer o que é normal os cachorros fazerem para cumprimentarem e brincarem com os cães adultos ou pessoas, e nunca foram ensinados correctamente a não o fazer. Solução: ensinar comportamento alternativo como "senta".

O primeiro passo a ser dado é mesmo pôr para trás a teoria da dominância, que está tão entranhada na nossa cabeça!
Nada do que você relatou como método tradicional, corresponde à verdade. Portanto também não sabe o que é o treino dito "tradicional"...
dianne
Membro Veterano

quinta jul 19, 2012 10:46 pm

Qualquer treinador positivo sabe e afirma, que os objectivos com métodos tradicionais são alcançados. Disso eu também não tenho dúvida! Senão não eram utilizados à tantos anos.

Mas se existe um método mais cooperativo entre dono e cão, sem recorrer a aversivos, digo mesmo, mais inteligente, porque não saber mais sobre ele e aplica-lo? Duvido muito que quem opina sobre este método, pouco ou nada sabe sobre ele.. :| Se soubesse, duvido mesmo muito que mantivesse essa posição.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta jul 19, 2012 10:47 pm

Isto é tudo muito engraçado, vocês pregam bem mas os vossos cães se se soltarem da trela largam a correr e vocês nunca mais os apanham!

Enquanto os cães que toda a vida vi a serem educados a saber quem manda, não tiram os olhos do dono para perceberem em todas as suas atitudes o que é que ele quer que façam. E adoram os donos!

A mim nenhum cão meu rosnou ou se armou em parvo que eu não dou nunca abébias para isso. Não me ralo nada e eles também não em perceberem quem manda. Eu.
Sou eu que dou a comida e a trela e tudo o que eles gostam. Só tem de me agradar. Não são meninos medrosos, são apenas cães todos contentes por terem comida e brincadeira e passeios.

Já começo a perceber o porquê de tanto miúdo insuportável, querem ver que os pais também tem estas teorias???

:o
dianne
Membro Veterano

quinta jul 19, 2012 10:53 pm

NaoInteressa Escreveu:
dianne Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:

Por exemplo,

Com os mesmo exemplos,

Nada do que você relatou como método tradicional, corresponde à verdade. Portanto também não sabe o que é o treino dito "tradicional"...
Então devo precisar de óculos, concerteza.. :| Talvez então me possa explicar e elucidar melhor em que consta o treino tradicional.

Existem inúmeras outras formas de solucionar os problemas que descrevi, mas estes ou alguns deles é o que vejo aos montes, aplicados pelos donos (que não percebem nada de treino e comportamento, e são muito influenciados pelo que ouvem e vêm) e dos poucos treinadores que visitei.
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

quinta jul 19, 2012 11:01 pm

Sinceramente o topico criado por mim não foi para isto, pedi ajuda para treinar o meu cao com treinho positivo, para mim o negativo já não é opção por tanto nem vale a pena comentar, pois só estão a criar mau ambiente, alias como fazem sempre em todos os topicos (aqui nao me refiro a ninguem em pessoal).
Porra já chega, não querem ajudar não ajudem nao comentem, quem me quer ajudar, já ajudou e muito no inicio do topico não gostam de treino positivo fiquem lá com o vosso, e não comentem, são opções, eu quero treino positivo quem é a favor comenta e ajuda, quem nao é para de arranjar confuoes (;
dianne
Membro Veterano

quinta jul 19, 2012 11:04 pm

sasquatch Escreveu:Isto é tudo muito engraçado, vocês pregam bem mas os vossos cães se se soltarem da trela largam a correr e vocês nunca mais os apanham!

Enquanto os cães que toda a vida vi a serem educados a saber quem manda, não tiram os olhos do dono para perceberem em todas as suas atitudes o que é que ele quer que façam. E adoram os donos!

A mim nenhum cão meu rosnou ou se armou em parvo que eu não dou nunca abébias para isso. Não me ralo nada e eles também não em perceberem quem manda. Eu.
Sou eu que dou a comida e a trela e tudo o que eles gostam. Só tem de me agradar. Não são meninos medrosos, são apenas cães todos contentes por terem comida e brincadeira e passeios.

Já começo a perceber o porquê de tanto miúdo insuportável, querem ver que os pais também tem estas teorias???

:o
Já vi que não vamos mesmo a lado nenhum, com estas discussões.:twisted:

A minha cadela, cuja raça é conhecida por ser "teimosa", "burra", "só faz o que quer", nunca se deve soltar, porque vão atrás de cheiros e nunca mais os vemos. Tudo mentira! :lol:
Agora responde prontamente ao chamamento, mesmo quando já arrancou para ir ter com outro cão ou para perseguir algo. Está sempre atenta a mim, à espera do que vou fazer a seguir. Aprende tudo com uma rapidez incrível.
Tudo o que disse é preconceituoso. Meteu na cabeça que o treino positivo não resulta e pronto!
Responder

Voltar para “Cães”