Ajuda com labrador trapalhão
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm
Saracocas, entenda uma coisa: o que a Sara mencionou que fazia com o seu cão e o que vê fazer, não é sequer treino, é uma atitude rude e desajustada de alguém que não sabe lidar com cães.
As pessoas que "atacam" o chamado "método tradicional", assumem que esse método se baseia na repressão, por norma com recurso à agressividade, de atitudes não desejáveis, e isso não passa de um erro.
Todas as pessoas que percebem minimamente de cães, treinam-nos com base em recompensas, pois só assim se obtêm resultados satisfatórios, nenhum cão gosta de maus tratos, nenhum cão é feliz com maus tratos, e quem gosta de cães não os pode, obviamente, maltratar.
Os métodos aversivos ou negativos, não são aplicados nos treinos, mas sim na educação dos cães. Ninguém vai bater num cão para ele aprender a sentar ou a deitar, mas se ele ousar morder ou rosnar ao dono, não hesitarei a dar uma palmada no focinho.
O uso da estranguladora também não é um método aversivo por si só, tem é de ser bem usada. Eu sempre usei estranguladoras nos meus cães, e posso dizer que raramente ou quase nunca tenho necessidade de as "usar" como estranguladoras, as coleiras andam por norma bem laças, e tudo porque os cães não precisam que os ande sempre a puxar, eles andam naturalmente junto a nós.
Há quem não consiga que o cão venha até si quando solto, ralham e gritam e o cão nem liga, quando esse treino e esse ensinamento é tão fácil de fazer, sem ter de recorrer a agressividade... Aliás, agressividade não é treino.
A "palmada na hora certa" sempre funcionou, e quem aqui já tem cães à anos, tal como, e desculpem as mais "sensíveis", mas tal como filhos, que atire a primeira pedra quem nunca deu um tabefe bem dado, na hora H, ao seu cão ou ao seu filho.... Por muito que choque, o princípio é o mesmo.
As pessoas que "atacam" o chamado "método tradicional", assumem que esse método se baseia na repressão, por norma com recurso à agressividade, de atitudes não desejáveis, e isso não passa de um erro.
Todas as pessoas que percebem minimamente de cães, treinam-nos com base em recompensas, pois só assim se obtêm resultados satisfatórios, nenhum cão gosta de maus tratos, nenhum cão é feliz com maus tratos, e quem gosta de cães não os pode, obviamente, maltratar.
Os métodos aversivos ou negativos, não são aplicados nos treinos, mas sim na educação dos cães. Ninguém vai bater num cão para ele aprender a sentar ou a deitar, mas se ele ousar morder ou rosnar ao dono, não hesitarei a dar uma palmada no focinho.
O uso da estranguladora também não é um método aversivo por si só, tem é de ser bem usada. Eu sempre usei estranguladoras nos meus cães, e posso dizer que raramente ou quase nunca tenho necessidade de as "usar" como estranguladoras, as coleiras andam por norma bem laças, e tudo porque os cães não precisam que os ande sempre a puxar, eles andam naturalmente junto a nós.
Há quem não consiga que o cão venha até si quando solto, ralham e gritam e o cão nem liga, quando esse treino e esse ensinamento é tão fácil de fazer, sem ter de recorrer a agressividade... Aliás, agressividade não é treino.
A "palmada na hora certa" sempre funcionou, e quem aqui já tem cães à anos, tal como, e desculpem as mais "sensíveis", mas tal como filhos, que atire a primeira pedra quem nunca deu um tabefe bem dado, na hora H, ao seu cão ou ao seu filho.... Por muito que choque, o princípio é o mesmo.
Educação e treino são coisas muito distintas.
Conheço uns borders que estão treinados ao mais alto nivel e no entanto estão muuuuuuito mal educados.
Os meus são educados com base na " palmada positiva". Nem podia dar-me a outros " luxos" perante os cãopanheiros que tenho.
Conheço uns borders que estão treinados ao mais alto nivel e no entanto estão muuuuuuito mal educados.
Os meus são educados com base na " palmada positiva". Nem podia dar-me a outros " luxos" perante os cãopanheiros que tenho.
Sofia
-
- Membro Veterano
Sem mais nem ontemnicosa Escreveu:Educação e treino são coisas muito distintas.

Não é aversivo?... não querendo meter lenha para a fogueira nem entrar em discussões. A estranguladora funciona porque se o cão puxa é aplicado um castigo positivo e se o cão deixa de puxar um reforço negativo. O cão não puxa porque sabe se puxar leva com a estranguladora. A presença da estranguladora por si só é aversivo. Claro que no treino positivo os haltis e os easy walk também são métodos aversivos... mas são mais "softs"...NaoInteressa Escreveu: O uso da estranguladora também não é um método aversivo por si só, tem é de ser bem usada. Eu sempre usei estranguladoras nos meus cães, e posso dizer que raramente ou quase nunca tenho necessidade de as "usar" como estranguladoras, as coleiras andam por norma bem laças, e tudo porque os cães não precisam que os ande sempre a puxar, eles andam naturalmente junto a nós.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Não está correcto o que está a dizer. A halti harness e a easy walker são consideradas castigo negativo: o cão puxa e a trela faz com que o cão simplesmente mude de direcção, não aperta o pescoço e nós não damos puxões, logo não é castigo positivo e como consequência não é um aversivo.MiMoo Escreveu:Não é aversivo?... não querendo meter lenha para a fogueira nem entrar em discussões. A estranguladora funciona porque se o cão puxa é aplicado um castigo positivo e se o cão deixa de puxar um reforço negativo. O cão não puxa porque sabe se puxar leva com a estranguladora. A presença da estranguladora por si só é aversivo. Claro que no treino positivo os haltis e os easy walk também são métodos aversivos... mas são mais "softs"...NaoInteressa Escreveu: O uso da estranguladora também não é um método aversivo por si só, tem é de ser bem usada. Eu sempre usei estranguladoras nos meus cães, e posso dizer que raramente ou quase nunca tenho necessidade de as "usar" como estranguladoras, as coleiras andam por norma bem laças, e tudo porque os cães não precisam que os ande sempre a puxar, eles andam naturalmente junto a nós.
Eu pensei que o halti pudesse causar um certo desconforto... (sei que bem introduzida o cão anda com aquilo com o mesmo desconforto que anda com uma coleira "normal", visto que a coleira também tem o seu período de habituação); mas tem razão, não estava a pensar bem. Mal usado pode ser aversivo... mas não é esse o intuito.
-
- Membro Veterano
MiMoo Escreveu:Eu pensei que o halti pudesse causar um certo desconforto... (sei que bem introduzida o cão anda com aquilo com o mesmo desconforto que anda com uma coleira "normal", visto que a coleira também tem o seu período de habituação); mas tem razão, não estava a pensar bem. Mal usado pode ser aversivo... mas não é esse o intuito.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm
Talvez, é uma possibilidadeFloripes3 Escreveu:Muito provavelmente, a mudança que nota entre os seus cães é apenas o espelho da sua própria mudança na atitude consciente. Não será?

A quem falava dos borders treinados mas mal educados, a educação é algo muito subjectivo porque o que é um comportamento indesejado para uns pode ser desejado para outros. Isto se tiver a falar desse tipo de 'educação'
Saracocas, se quer a minha humilde opinião, não procure respostas para os seus problemas num forum da internet, procure ajude de alguém "real" e não virtual. Cheguei a este forum há pouco tempo, mas já me apercebi de muita coisa má
Por norma as pessoas não gostam de trocar opiniões, preferem antes impor as suas opiniões, é assim a vida. Quando se deparar com uma situção destas, ignore e viva a sua vida fora da internet, isto é simplesmente um forum, o forum da discórdia

Por norma as pessoas não gostam de trocar opiniões, preferem antes impor as suas opiniões, é assim a vida. Quando se deparar com uma situção destas, ignore e viva a sua vida fora da internet, isto é simplesmente um forum, o forum da discórdia

-
- Membro Veterano
Escusa de vir com as teorias da treta dos castigos positivos e castigos negativos e o diabo a sete, porque o halti é exactamente igual à estranguladora, e pior, se o cão estiver de língua de fora e você puxar a trela com um halti, pode acontecer, e ACONTECE, entalar a língua ao cão pois o halti FECHA a boca do cão, causa desconforto, ao puxar obriga-o a virar a cabeça, e se isso não é aversivo, então o que será...saraestrelo Escreveu:Não está correcto o que está a dizer. A halti harness e a easy walker são consideradas castigo negativo: o cão puxa e a trela faz com que o cão simplesmente mude de direcção, não aperta o pescoço e nós não damos puxões, logo não é castigo positivo e como consequência não é um aversivo.MiMoo Escreveu:Não é aversivo?... não querendo meter lenha para a fogueira nem entrar em discussões. A estranguladora funciona porque se o cão puxa é aplicado um castigo positivo e se o cão deixa de puxar um reforço negativo. O cão não puxa porque sabe se puxar leva com a estranguladora. A presença da estranguladora por si só é aversivo. Claro que no treino positivo os haltis e os easy walk também são métodos aversivos... mas são mais "softs"...NaoInteressa Escreveu: O uso da estranguladora também não é um método aversivo por si só, tem é de ser bem usada. Eu sempre usei estranguladoras nos meus cães, e posso dizer que raramente ou quase nunca tenho necessidade de as "usar" como estranguladoras, as coleiras andam por norma bem laças, e tudo porque os cães não precisam que os ande sempre a puxar, eles andam naturalmente junto a nós.

A estranguladora não magoa, não mata, só causa desconforto, mas qualquer cão que tenha uma e esta seja bem usada, não precisa de muitos ensinamentos para perceber que não deve puxar... Agora quando não se sabe o que se está a fazer...

Não mata, não magoa? Vá dizer isso a um cão que eu conheço que colapsou depois de um puxão muito forte... assim como a halti mal usada pode magoar e causar danos em termos cervicais, também a estranguladora pode ter sérias consequências quando mal usada, ou usada de uma forma violenta.NaoInteressa Escreveu: Escusa de vir com as teorias da treta dos castigos positivos e castigos negativos e o diabo a sete, porque o halti é exactamente igual à estranguladora, e pior, se o cão estiver de língua de fora e você puxar a trela com um halti, pode acontecer, e ACONTECE, entalar a língua ao cão pois o halti FECHA a boca do cão, causa desconforto, ao puxar obriga-o a virar a cabeça, e se isso não é aversivo, então o que será...![]()
A estranguladora não magoa, não mata, só causa desconforto, mas qualquer cão que tenha uma e esta seja bem usada, não precisa de muitos ensinamentos para perceber que não deve puxar... Agora quando não se sabe o que se está a fazer...
Eu cá sou mais apologista dos peitorais do género do easy walk ou da coleira "normal"... (mas quando alguém me pede opinião sobre os cães puxarem eu dou logo as duas hipóteses)
Teoricamente se o halti for bem posto, bem ajustado e bem usado não deve causar esses danos mencionados (aliás o objectivo do halti não é fechar a boca!!)
Além disso "não precisa de muitos ensinamentos para perceber que não deve puxar"... não deve puxar porque puxar = esticão e desconforto/dor no pescoço...
-
- Membro Veterano
A minha halti é igual a um peitoral. Quanto à halti para colocar no focinho, nunca vi nenhum cão ficar com a língua entalada mas como há muitos sabichões pela arca vou fingir que acredito que a halti causa dor e desconforto a um cão.
Tudo neste mundo depende de quem utiliza...
Eu sei estranguladora na Zorra para deixar de puxar.
E usei, acho que 3 dias - mais não foi preciso.
Usava pequenos puxões.
Como a minha estranguladora caía pela Zorra abaixo (era um fio de pele com um aro) quando estava lassa, também não dava muito jeito usar.
Agora, se um bruto qualquer puxa com força e causa verdadeira dor...
Acredito que os instrumentos, em si mesmos, não são bons ou maus.
É a mão que os usa que os torna maus ou bons.
Também acho que a atitude do dono faz muita diferença.
Em vez da atitude do domador uma atitude mais descontraída é sentida e refletida pelo cão.
Para mim, grande parte do problema é que as pessoas não gostam realmente do cão.
Não procuram compreendê-lo ou ser amigos dele.
Passear o bicho é uma estopada diária em vez de um prazer partilhado.
Não acham graça às asneirolas, acham um peso adicional.
Acham o animal irritante em vez de amoroso.
Enfim, não deviam ter cães.
Eu sei estranguladora na Zorra para deixar de puxar.
E usei, acho que 3 dias - mais não foi preciso.
Usava pequenos puxões.
Como a minha estranguladora caía pela Zorra abaixo (era um fio de pele com um aro) quando estava lassa, também não dava muito jeito usar.
Agora, se um bruto qualquer puxa com força e causa verdadeira dor...

Acredito que os instrumentos, em si mesmos, não são bons ou maus.
É a mão que os usa que os torna maus ou bons.
Também acho que a atitude do dono faz muita diferença.
Em vez da atitude do domador uma atitude mais descontraída é sentida e refletida pelo cão.
Para mim, grande parte do problema é que as pessoas não gostam realmente do cão.
Não procuram compreendê-lo ou ser amigos dele.
Passear o bicho é uma estopada diária em vez de um prazer partilhado.
Não acham graça às asneirolas, acham um peso adicional.
Acham o animal irritante em vez de amoroso.
Enfim, não deviam ter cães.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
- Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes
Concordo plenamente mas ha coisa que não admito a ninguem, que digam que maltrato o meu cao!NaoInteressa Escreveu:Saracocas, entenda uma coisa: o que a Sara mencionou que fazia com o seu cão e o que vê fazer, não é sequer treino, é uma atitude rude e desajustada de alguém que não sabe lidar com cães.
Tenha 20, 30, 40, 50 anos não lhe admito...
NUNCA maltratei o meu cao! Acha que o ensinei a sentar como? a paulada? Por amor de deus.
Como disse varias vezes levou duas palmadas na vida dele, e sinceramente arrependo-me quando me mostrou os dentes, na altura ia fazer o que? deixa-lo no sofá a mostrar-me os dentes? Pois.
Quanto a estranguladora, nunca o puxei de forma violenta! Posso ter 15 anos mas não sou estupida, muito menos quero causa dor ao meu melhor amigo.
Quando lhe coloquei aquele objecto de tortura no pescoço, foi com a intenção de o fazer ficar ao meu lado, e realmente consegui, em menos de 1 semana, dava toques sempre que puxava e mandava-o vir par ao pé de mim e lá vinha ele, e hoje anda sempre ao pé de mim, o meu maior problema é quando vê outros cães.
É um cão muito distraido, se estiver solto com outros e eu o chamar, não volta , mas se n houver mais nenhum cão, vem para junto de mim sem qualquer problema, e faz tudo o que eu lhe mando...
Enfim, nunca o maltratei e estou a tentar fazer sa coisas do modo certo, mas ninguem me diz que trato mal os meus caes.
Agora vou seguir uns conselhos e vou deixar este topico de lado, pois abrir topicos neste forum a pedir ajuda é uma perda de tempo, so a opinião pessoal de cada um é que conta e não a sabem dar de forma correcta.
Bom, obrigada a quem ajudou, e para quem desajudou e criou confusao (alias como ja e habitual) deixem-se disso não serve de nada acusar os outros sem nos olharmos ao espelho pelo menos uma vez.. Mas tambem com 15 anos a minha opiniao vale o que vale (: