Treino à trela ajuda (métodos positivos)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

domingo jul 22, 2012 7:12 am

Como muitos de vós sabem, uso métodos positivos para treinar os canitos que me chegam às mãos... e abri este tópico porque preciso de mais opiniões ou ideias.

Eu sou um íman de cães errantes... e há um mês atrás foi abandonado um cão na minha rua (um vizinho acha que viu o seguinte filme: carro desacelera, porta abre, cão é atirado borda fora, carro acelera... cão ainda tenta ir atrás do carro :( ). Na altura não comecei os treinos porque estava medroso, com uma ferida na pata e cheio de pulgas e carraças... com a ajuda do meu cão, ganhei a confiança dele e hoje os dois cães são os melhores amigos do mundo. Fui ensinando coisas básicas como o senta e o deita (ainda está numa fase inicial, porque eu não estava cá por casa... andava em exames). Agora que sinto que o cão confia em mim, está tratado e ligeiramente mais gordinho queria ensiná-lo a andar à trela... mas tenho um problema "muito grave": assim que lhe ponho a coleira e a trela ele vai-se deitar a um canto e não se levanta... já consegui que ele viesse (ele não entra em minha casa, primeiro porque tem medo de entrar em edifícios fechados e segundo porque os meus pais me matariam :P )... afastei-me com o meu cão e ele veio com a trela a arrastar. Já mudei para uma trela mais leve (improvisei uma trela com trapilho... que é um género de tecido) para ver se ele não tinha aquele medo inicial, mas tem na mesma. Outra coisa chata é que ele quando vem connosco passear, mete-se pelo mato adentro (estou numa zona de muito mato) e ou volta muito tempo depois ou deixa de me ver e vai direito a casa... Ou seja, não o consigo ter perto o suficiente para o ensinar a andar junto (sem trela) e depois colocar a trela como um "adereço"...
Com este medo todo, nem me atrevo a pegar na outra ponta da trela (descobri que ainda é pior... eu tenho que estar muito longe para ele pensar em levantar-se e seguir-me).

Algumas ideias do que o que eu esteja a fazer mal, algumas ideias a acrescentar para começar a correr melhor??
Entrei hoje de férias e vou tentar treinar o junto dentro do jardim...

Obrigada desde já a todos pelo interessem em lerem isto até ao fim (agora vi que é um loooongo texto) e por me tentarem ajudar! Bom fim de semana!
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

domingo jul 22, 2012 11:51 am

A meu ver, primeiro tem que habituar o cão à coleira - este é um objecto incómodo, como para nós as primeiras vezes que usamos um colar ou um anel.
A não ser que tenha medo que alguém use a coleira para o levar, deixe-o usar durante uns dias.

Experimente usar o biscoito para ele se habituar a responder ao seu chamamento.Já lhe deu um nome ?
Chama, ele vêm, biscoito ou/e festas.
São só sugestões.
MiMoo
Membro Veterano

domingo jul 22, 2012 11:59 am

Com a coleira apenas ele não tem problemas (até porque ele tem marca de ter tido coleira... os antigos "donos" devem ter posto coleira...), já tentei por só a coleira e ele não fica a um canto (esqueci-me de mencionar isso)... não sei como ele sente a trela presa na coleira (sendo que já substituí por algo mais leve, e quando lhe ponho a coleira, a trela já está posta). Só não lhe deixo sempre a coleira, porque ele quando chegou às minhas mãos tinha uma coleira (sem contactos sem nada) que deve ter sido roubada... (digo roubada e não digo que tenha caído porque era uma coleira resistente e daquelas com furinhos, tipo cinto das calças...)
Nome não lhe vou dar... porque isso será uma decisão dos donos... o "anda cá" está a ser treinado.

Estes casos de traumas são sempre muito complexos :( e vou necessitar de muito tempo para ele conseguir ultrapassar isto... mas hei-de lá chegar... sinto que não estou num mau caminho...

Obrigada Zorra pelas sugestões :)
MiMoo
Membro Veterano

domingo jul 22, 2012 4:57 pm

Boas notícias!! Finalmente consegui que ele andasse!! LOL Tão simples como substituir a coleira pelo peitoral do meu cão! Fui estúpida por não ter tentado isso antes. Agora é treinar para andar perto de mim e não ao comprimento total da trela... e isso é mais fácil do que o problema que eu estava a ter :P
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

domingo jul 22, 2012 6:52 pm

Será que ele associa a trela presa à coleira, como sendo uma corrente a que ele costumasse estar preso?
MiMoo
Membro Veterano

domingo jul 22, 2012 9:20 pm

bearock Escreveu:Será que ele associa a trela presa à coleira, como sendo uma corrente a que ele costumasse estar preso?
Pois eu pensei nisso... aquela pressão no pescoço = estar preso (mesmo pressão muito leve... como com a trela leve que eu improvisei). Com o peitoral como a pressão não é exercida no mesmo local da coleira não estará associado a nada... cabe-me a mim associar isso a coisas boas... vamos lá ver se eu faço um bom trabalho :P
Responder

Voltar para “Cães”