Olá!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anokas
Membro
Registado: quinta dez 20, 2001 2:08 pm

domingo ago 18, 2002 9:19 pm

Olá! E aproveito para cumprimentar todas as pessoas novas que estão no fórum.
Estive muito tempo sem cá vir porque estive de férias e durante as férias não me esqueci de todos vocês e deste fórum que é o 1º site a que vou quando entro na net! :lol: E por isso, lembrei-me de vos fazer uma pergunta:
Existem criadores SEM afixo?
Para os mais experientes a pergunta vai parecer desparatada de certeza mas também há quem nem afixo saiba o que é. Por isso aqui fica a pergunta!
Obrigada! ;)
ean
Membro Júnior
Registado: sábado fev 23, 2002 1:45 pm
Contacto:

domingo ago 18, 2002 9:50 pm

Olá anokas,

Em relação à tua questão, e dando a minha opinião pessoal, ter afixo não é sinónimo de ser criador (nem o facto de "criar cães" deveria ser...mas isso são outros quinhentos...), daí que uma coisa não implique a outra.

Um criador não é obrigado a ter afixo, no entanto, e para que o seu "trabalho de criação" seja reconhecido, é natural que o use, como certamente compreenderás.
Se eu criar 10 ninhadas, se os cães por mim criados entrarem em exposições e triunfarem, claro está que tenho interesse em que se saiba que são de minha criação.

Um criador com afixo registado pode ainda optar por não atribuir a cachorros de sua criação o seu afixo, pelas mais variadas razões.

Quando digo que ter afixo não é sinónimo de ser criador faço-o tendo em conta vários aspectos. Aliás, considero que ter afixo não é sinónimo de nada. Não é o afixo que vai trazer qualidade aos cachorros. Já o não ter pode ou não querer dizer alguma coisa...
Imagina que um fulano X tem uma cadela que vai ter cachorros. Dirige-se ao CPC, solicita a atribuição de um afixo, regista essa ninhada com o mesmo, e depois nunca mais volta a fazer nenhuma ninhada. No meu ponto de vista não se pode considerar criador e é um dos casos em que o afixo pouco importa, não concordas?!

Será que ajudei a esclarecer esse ponto?! Espero que sim...

até uma próxima,

Elias
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda ago 19, 2002 10:00 am

Para mim o afixo tem duas vantagens (embora não seja obrigatório, como já foi dito):

1º - É a minha assinatura - como criador o meu principal objectivo é criar uma linha de cães que os entendidos apreciem e saibam reconhecer a minha influência.

2º - É mais fácil para baptizar ninhadas - embora marginal, esta vantagem é relevante ao fim de 3 ou 4 ninhadas.

Conheço excelentes criadores sem afixo, é uma opção, não é o afixo que vai determinar se o cão é bom ou mau, é o trabalho de criação que está por detrás de cada cachorro. Eu gosto de assinar aquilo que faço.

O meu principal conselho a quem procura um cão é: FUJA DOS CRIADORES QUE DIZEM QUE SÓ CRIAM CAMPEÕES, TENHAM AFIXO OU NÃO

Gonçalo - Orgulho-me de ser um bom criador de cães médios - são os que fazem a raça...
margarido
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:27 am

segunda ago 19, 2002 1:56 pm

Concordo inteiramente. FUJAM DOS CRIADORES QUE DIZEM QUE SÓ TÊM CAMPEÕES. O ter "Campeões" não significa absolutamente nada, dado o estado actual das coisas.
Quase nunca ganham os melhores cães. Quanto a mim, os melhores cães nem tão pouco têm aparecido e cada vez vão aparecer menos.
É ver os fracos exemplares que têm aparecido nas exposições, e são estes os campeões.
Tudo isto para concluir que ser campeão não é atestado de qualidade do cão.
Costumo dizer que prefiro trazer de volta para casa um bom cão, ainda que não premiado, do que um "charuto" com CAC, porque a qualidade e a beleza, ninguém lha tira, já o CAC não acrescenta ao cão aquilo que ele não tem.
Saudações para todos.
anokas
Membro
Registado: quinta dez 20, 2001 2:08 pm

terça ago 20, 2002 10:15 am

Obrigada pelas respostas! :)
Responder

Voltar para “Cães”