Esterilização de gata: dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Dicam
Membro Júnior
Registado: quarta set 29, 2010 2:53 pm

sexta jul 20, 2012 3:00 pm

Estive a reler o que escrevi ontem, e não é que me esqueci da parte mais cómica?! Claro que a Maya também andou uns dias (acho que duas semanas) com o colar isabelino, cá em casa conhecido como abat-jour.

Para colocar nem foi muito complicado porque ela ainda estava meia zonza, mas acordou logo que a soltámos com aquilo posto. E a partir daí, coitada...mas foi tão cómico! Durante uns bons 10 minutos andou com o sonar avariado, batia com ele em todo o lado e parecia que andava com os copos...a andar de lado, tinha mesmo a orientação no espaço toda desregulada! :lol:

Mas passados esses minutos habituou-se perfeitamente e era como se n fosse nada com ela.

Outra coisa que me esqueci foi da caixinha da areia. A caixa dela é fechada, com porta, e nessa altura tínhamos sílica. Como ela estava com um apêndice na cabeça achámos por bem tirar a tampa. ERRO!!! Em 10 segundos tinha sílica pela casa toda. Aquilo rebola! Meses depois ainda encontrava bolinhas. Vai de deitar a sílica toda fora e pus areia normal. Saía na mesma mas pelo menos não tinha vida própria...E no dia seguinte coloquei a tampa, mas sem a porta. Ela lá dava umas turras com o colar nas laterais da entrada, mas habituou-se também perfeitamente. Ah! e para terminar, nos primeiros dias cada vez que ela ia à caixinha lá ia eu limpar (quando estava em casa, claro) para minimizar a probabilidade de infecções.

Xiii, agora vejo que me estiquei outra vez...
Depois diga como correu! :)
Diana
NadiaB
Membro Júnior
Registado: quarta jul 18, 2012 10:38 pm

sexta jul 20, 2012 3:16 pm

Muito obrigada a todos pelas vossas respostas:)

Já fico um pouco menos ansiosa. Apesar de ser uma operação um pouco cara, neste momento, o dinheiro é a minha menor preocupação. O que me preocupa mesmo é o bem estar da minha gatinha.

Depois digo como correu.

Um bom fim de semana para todos!
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

sexta jul 20, 2012 3:20 pm

Boa sorte!
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta jul 20, 2012 6:38 pm

as minhas já foram esterelizadas há tanto tempo que nem me lembro bem. de qualquer das maneiras há que contar que se vierem para casa no mesmo dia, estão taralhoucas da anestesia e podem vomitar. nos primeiros dias tb. não se sentem muito confortáveis. é normal. trata-se de uma cirurgia grande. com os gatos, é meia bola e força :lol: :lol:
tb. tem de se contar com a qualidade do vet e o estado do animal. quando esterelizei a carlota que é cadela, deixei-a de um dia para o outro. pensei que ia encontrá-la cabisbunda como as gatas. ora parece que tinha estado numa festa :D a estrela foi muito complicado porque tinha estado com a febre da carraça e não devia ter sido castrada naquela altura. enfim, com certos vets nem se deve passar à porta :roll: :roll:
boa sorte para a menina
NadiaB
Membro Júnior

domingo jul 22, 2012 6:10 pm

Olá a todos!

Infelizmente, não tenho boas notícias:(

Na terça-feira passada, a minha mãe mandou esterilizar os três gatos dela, que têm à volta de 15 meses. Vieram logo para casa no mesmo dia e dois deles parecem ter recuperado bem. Contudo, um deles deixou de comer e beber e começou a ter uma respiração bastante alterada. Foi novamente ao veterinário que lhe deu antibiótico e anti-inflamatório. Como não apresentou melhorias, hoje ficou internado e tem líquido nos pulmões com edema pulmonar.

Estamos a rezar para que tudo corra bem, mas acabei por ficar com medo e já não devo levar a minha gatinha amanhã para ser esterilizada.

Disseram que ele já devia ter algum problema antes da operação e que a anestesia geral despoletou a situação. Eu sou da opinião de que deveriam fazer primeiro alguns exames ao animais para verificarem qual o seu estado de saúde, pois este gatinho nunca teve problemas.

Estamos mesmo muito preocupados, porque afinal um animal é um membro da família.

Se alguém conhcer alguma situação semelhante agradeço muito a partilha.

Cumprimentos,

Nádia
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

domingo jul 22, 2012 8:11 pm

NadiaB foram 3 gatos castrados ou 3 gatas esterilizadas?pergunto porque são tipos de anestesia diferente e os animais foram examinados pelo Vet antes da cirurgia?é que esse animal não ficou assim da cirurgia mas algo estaria já no organismo que saiu com a cirurgia.

Eles estavam vacinados?

Se a sua gatinha vai ao mesmo Vet desculpe a sinceridade mas eu tambem não ia e posso dizer que talvez mudasse de Vet só se esse me merecesse muita confiança mesmo, o animal deve ser examinado ao seu estado geral antes de qualquer cirurgia e um dos perigos duma cirurgia não é senão a anestesia que por vezes vai buscar algo encoberto ou faz 1 reacção adversa no pós operatorio como sucedeu com 1 animal de outro topico.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
NadiaB
Membro Júnior

domingo jul 22, 2012 9:51 pm

CarlotaSMAR Escreveu:NadiaB foram 3 gatos castrados ou 3 gatas esterilizadas?pergunto porque são tipos de anestesia diferente e os animais foram examinados pelo Vet antes da cirurgia?é que esse animal não ficou assim da cirurgia mas algo estaria já no organismo que saiu com a cirurgia.

Eles estavam vacinados?

Se a sua gatinha vai ao mesmo Vet desculpe a sinceridade mas eu tambem não ia e posso dizer que talvez mudasse de Vet só se esse me merecesse muita confiança mesmo, o animal deve ser examinado ao seu estado geral antes de qualquer cirurgia e um dos perigos duma cirurgia não é senão a anestesia que por vezes vai buscar algo encoberto ou faz 1 reacção adversa no pós operatorio como sucedeu com 1 animal de outro topico.

Foram três gatos castrados. Sim, eles têm as vacinas todas em dia e este gatinho nunca teve problemas de saúde. Eu também concordo, acho que vou começar a procurar noutros sítios.

Obrigada pela resposta:)
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo jul 22, 2012 9:58 pm

Se não se importar de responder, a Nadia é de onde? Se quizer, mande-me mp

É que tive um caso semelhante e gostaria de saber se vive perto de mim. Eu vivo em Leiria.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça jul 24, 2012 1:48 pm

a castração provocou um edema pulmonar? ó valha-me a santa. que azar. as melhoras do menino.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça jul 24, 2012 4:11 pm

deveriam ter talvez examinado melhor o animal antes de e depois deu bronca.

Nadia quando puder dê noticias,as melhoras do animal :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça jul 24, 2012 9:10 pm

hmsf Escreveu: Parabéns pela decisão de esterilizar, estará assim a reduzir em larga escala a possibilidade de contrair determinadas doenças, p.ex. tumores mamários.
Neste caso, não. Uma esterilização após os dois primeiros cios já não fa nada em relação à prevenção de tumores mamários, isto é, as possibilidades são iguais às de uma gata inteira: 25%. Mas sem duvida que evita quistos e tumores nos ovários e no útero, piómetras e ainda o stress dos cios. Com tudo o resto, concordo! Especialmente a parte do colar!
sxmota
Membro Veterano

terça jul 24, 2012 9:17 pm

É uma situação muito grave... acompanhei o caso da gata da ambv e aconselho-a a procurar rapidamente uma 2ª opinião de um vet competente. Leve todos os exames feitos. Conheço um caso de uma gata com edema pulmonar, que faz medicação diária e vive feliz e contente. Eu vi o vet tirar-lhe liquido dos pulmões, ela suportava perfeitamente...

exija os exames que fez, corra com o gato a outro vet e boa recuperação!
NadiaB
Membro Júnior

sexta jul 27, 2012 2:03 pm

Olá a todos!

O gatinho da minha mãe, felizmente, já se encontra melhor. Já está em casa mas continua a ir com frequência ao veterinário para fazer a medicação injetável. Disseram à minha mãe que era asma felina.

Em relação à minha gatinha, acabei por ir a outra clínica que uns amigos me recomendaram. Gostei do atendimento e de já utilizarem anestesia por inalação, em substituição da injetável. A operação foi ontem e, que alívio, correu tudo bem.

Agora a minha gatinha já está em casa. Quando a fui buscar estava muito assanhada mas, após ter dormido algumas horas em casa, ficou bem.

O pior é mesmo a parte do colar. Quando o colocámos, ficou louca a correr de um lado para o outro e a bater em tudo, o que não foi nada bom. Acabou por conseguir tirá-lo. Entretanto, voltámos a colocá-lo e apertámo-lo mais. Ainda foi pior, porque de tanto o tentar tirar com as patas enfiou a parte de baixo na boca e já estava a sufocar sem o conseguir tirar. Ainda bem que me apercebi logo! Agora está sem colar, mas como eu estou em casa estou sempre junto dela para não deixar que lamba os pontos. Por acaso, ela até tem estado bastante calma. Sei que o melhor era ter o colar, mas enquanto conseguir controlar não o volto a colocar. Se não resultar, talvez tenha de arranjar uma alternativa, como a t-shirt. Com o colar ela fica muito alterada e até tenho medo que rebente algum ponto :(

Vamos ver como corre.

Muito obrigada a todos pelas vossas respostas e partilhas. Penso que quem gosta e se preocupa com os animais são pessoas melhores do que as outras e isso é visível pelas vossas respostas. :D

Bom fim de semana a todos.
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

sexta jul 27, 2012 2:45 pm

sxmota Escreveu:
hmsf Escreveu: Parabéns pela decisão de esterilizar, estará assim a reduzir em larga escala a possibilidade de contrair determinadas doenças, p.ex. tumores mamários.
Neste caso, não. Uma esterilização após os dois primeiros cios já não fa nada em relação à prevenção de tumores mamários, isto é, as possibilidades são iguais às de uma gata inteira: 25%. Mas sem duvida que evita quistos e tumores nos ovários e no útero, piómetras e ainda o stress dos cios. Com tudo o resto, concordo! Especialmente a parte do colar!
oops, sorry :oops: :oops:
Referia-me aos tumores nos ovários, mas por lapso escrevi mamário... obrigada pela correcção (e acima de tudo por não o ter feito de forma arrogante!). cumps :wink: :wink:

Fico feliz por saber que há melhoras. Esteja então atenta já que não consegue colocar o colar. Com a minha gata também foi complicado no início mas ela depois habituou.se... espero que não seja preciso recorrer a uma 2ª tentativa. Vá dando notícias :) :)
H&eacute;l&egrave;ne

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das mis&eacute;rias da vida: m&uacute;sica e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
sxmota
Membro Veterano

sexta jul 27, 2012 5:04 pm

Ora, Hèlene, porque haveria de ser arrogante? sou "profe", tenho obrigação de esclarecer sem humilhar :) e já estou tão formatada que muitas vezes devia fechar o bico e não, toca a explicar... :P

fico muito feliz pelas melhoras do bichano, ele vai ficar bem. Depois da primeira vez torna-se fácil reconhecer uma crise e actuar rapidamente. Tenho uma gatinha com bronquite asmática de origem alérgica... ao fumo do tabaco... desgraçada, pôs-me a fumar na rua no inverno! A primeira vez que a vi, a respirar de boca aberta e aflita, julguei q ela ia morrer. Na altura a máquina de raio x não colaborou (estas modernices digitais...) e ficou em observação. Fartou-se de dormir (ela não tinha dormido nada...) e, dados os sintomas, houve logo desconfiança de bronquite asmática. Levo um córtico injectável e veio para casa óptima. Da segunda vez q teve uma crise, já foi feito raio x e era indubitável o 1º diagnóstico. Não foi tão grave, veio para casa com medicação específica e em 5 dias ficou nova (aliás, ficou logo bem no primeiro dia, mas tinha de fazer o tratamento completo). Desde que deixei de fumar ao pé dela, nunca mais houve crises de asma. :)

Quanro ao colar, não vá na cantiga: use uma coleira para o apertar junto ao pescoço, e meta-a numa transportadora para ela n ter grande espaço de manobra na luta para tirar o colar. Depoiss de andar às arrecuas e bater contra tudo, habitua-se. Olhe que não é nada bonito ver gordurinha abdominal a sair entre os pontos.... e isso se tiver a sorte de faer "rolha", senão sai a tripa! vestidinho com este calor não, coitadinha. As minhas só põem colar (abat jour) e andam de barriga ao léu, desinfectada com clorexidina. 2 ou 3 dias depois descobrem q o funil é bom para tapar a taça enquanto comem e evitar que outros roubem a comida, e ainda lhes dão "funiladas". Importante também é mantê-la sossegada, para não haver pontos rebentados ou tecido muscular rasgado.

Tudo de bom, e boa recuperação para os "acamados"! )
Responder

Voltar para “Gatos”