Pessoalmente, acho que sim.
Sao animais maiores que os hamsters e que os gerbos. Logo as caganitas sao maiores. (mas varrem-se)
Tambem fazem mais xixis - dai que a gaiola tenha de ser limpa com frequencia.
A partir dos 6 meses eh que se comeca a notar diferenca.
Quando sao mais novos da para limpar a gaiola de 2 em 2 dias, ou ate mais!
Quando sao adulto nao ha outro remedio senao ser dia sim, dia nao.
Tem as patas sensiveis. Por isso ha que descobrir qual o melhor tipo de litter - para o porquinho e para nos.
Ha 3 escolhas possives:
- rolos de madeira prensado (o saco eh caro, mas em termos de absorcao eh bom)
- aparas de madeira (mais barato, mas se o porquinho tem pelo comprido eh mais chato. Muitas vezes os sacos vem com muito po. Ensopam, e por isso convem mudar logo as zonas mais molhadas
- mantas finas polares (da trabalho a lavar - tem de ser ah mao, porque aquilo agarra tudo - feno e pelos)
Quanto maior a gaiola, mais facil de limpar. Mas isso implica que ocupa mais espaco numa divisao.
Os cocos e xixis concentram-se nos sitios onde dormem e ondem comem.
Mas podem ser treinados a fazer xixi so num sitio.
Em termos de sujeira para o exterior, o maior problema é o feno que vai parar a todo o lado.
Por comparacao, acho piriquitos bem mais chato!
AH, e os porquinhos precisam de ir ao vet de vez em quando e de serem desparasitados. Ha que contar com esses extras.
custos mensais de um porquinho da india, coelho e cao?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP
Eu levo as minhas porquinhas ao veterinário para serem desparasitadas 2 vezes por ano.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
- Contacto:
Convem ir ao vet assim que o adquira (especialmente se o trouxer de uma loja de animais ou de uma feira..ou ate mesmo de um criadeiro).
O veterinario ira aconselhar o desparasitante.
Depois pode desparasitar em casa. Normalmente eh de 3 em 3 meses.
Os porquinhos sao animais sensiveis, e eh muito provavel que um dia aconteca qualquer coisa que a deixe alarmada para ir ao vet. - acredite, os porquinhos sao um mundo!
Pode acontecer, pode nao acontecer. Mas ha que contar com essa despesa eventual.
De resto, so falta dizer ter so um ou dois (do mesmo sexo) nao faz muita diferenca na despesa. Por isso se puder, tenha 2 do mesmo sexo.
O veterinario ira aconselhar o desparasitante.
Depois pode desparasitar em casa. Normalmente eh de 3 em 3 meses.
Os porquinhos sao animais sensiveis, e eh muito provavel que um dia aconteca qualquer coisa que a deixe alarmada para ir ao vet. - acredite, os porquinhos sao um mundo!
Pode acontecer, pode nao acontecer. Mas ha que contar com essa despesa eventual.
De resto, so falta dizer ter so um ou dois (do mesmo sexo) nao faz muita diferenca na despesa. Por isso se puder, tenha 2 do mesmo sexo.
Última edição por martaldf em sexta jul 27, 2012 1:39 pm, editado 1 vez no total.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
O problema eh que so consideramos os caes e os gatos como animais que precisam de veterinario.
Mas a verdade eh que todos precisam!
Eu acho que muita gente ve o porquinho como animal de capoeira - metem-se para la uns tantos, que se reproduzem ah maluca, damos-lhe restos de vegetais e esta feito. Ate mesmo com os coelhos.
Mas quando falamos de animais de companhia, de racas, quando ja ha muita informacao e aumenta o conhecimento, eh negligenciar os animais trancando-os em gaiolas apertadas e fornecer uma comida qualquer, por exemplo.
Concluindo, nao ha animais baratos. Todos dao despesa. E quando estao doentes, nao importa o tamanho, a conta sera sempre elevada :/
Mas a verdade eh que todos precisam!
Eu acho que muita gente ve o porquinho como animal de capoeira - metem-se para la uns tantos, que se reproduzem ah maluca, damos-lhe restos de vegetais e esta feito. Ate mesmo com os coelhos.
Mas quando falamos de animais de companhia, de racas, quando ja ha muita informacao e aumenta o conhecimento, eh negligenciar os animais trancando-os em gaiolas apertadas e fornecer uma comida qualquer, por exemplo.
Concluindo, nao ha animais baratos. Todos dao despesa. E quando estao doentes, nao importa o tamanho, a conta sera sempre elevada :/
<p>**martaF**
nao te tiro a razao, tambem nao é dar restos e nem negligencia los mas ha um meio termo pa tudo na vida, nem oito e nem oitenta.
e quando nao se pode ter nao se tem...
por isso gosto de me informar bem antes de os ter, só que por vezes acho que hj em dia ja informaçao a mais que se chega um ponto que se fica confusa com o certo e o errado.
e quando nao se pode ter nao se tem...
por isso gosto de me informar bem antes de os ter, só que por vezes acho que hj em dia ja informaçao a mais que se chega um ponto que se fica confusa com o certo e o errado.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Acho que faz muito bem em informar-se, sem duvida.
Eu costumo participar nas exposicoes do clube dos porquinhos, e acabo por ter conhecimento de diversas historias.
mas resumindo tudo so as despesas:
Se pudesse por de parte cerca de 15eur por mes para uma urgencia dos porquinhos, se acontecesse algum problema, provavelmente ja teria um pe de meia jeitoso
A consulta ronda os 35eur.
Eu vou ao vet 1 vez por ano, e levo sempre as 3. Cobram-me consulta de grupo.
De resto, para 3 porquinhas, gasto 15eur por mes em feno, cerca de 4eur por semana em vegetais, a racao custa cerca de 3eur e dura-me 3 meses.
O desparasitante que uso custa uns 25eur e da para 4 aplicacoes.
O litter uso as mantas, e lavo tudo dia sim, dia nao. Mas ainda nao fiz os calculos para a despesa de água...
Eu costumo participar nas exposicoes do clube dos porquinhos, e acabo por ter conhecimento de diversas historias.
mas resumindo tudo so as despesas:
Se pudesse por de parte cerca de 15eur por mes para uma urgencia dos porquinhos, se acontecesse algum problema, provavelmente ja teria um pe de meia jeitoso

A consulta ronda os 35eur.
Eu vou ao vet 1 vez por ano, e levo sempre as 3. Cobram-me consulta de grupo.
De resto, para 3 porquinhas, gasto 15eur por mes em feno, cerca de 4eur por semana em vegetais, a racao custa cerca de 3eur e dura-me 3 meses.
O desparasitante que uso custa uns 25eur e da para 4 aplicacoes.
O litter uso as mantas, e lavo tudo dia sim, dia nao. Mas ainda nao fiz os calculos para a despesa de água...
<p>**martaF**
15 euros em feno???? é banhado a ouro? eu compro do melhor feno que há, o de alfafa, e são 2 euros por 40 litros! em dois meses, gastei dois sacos com duas coelhas, porque sou muiiito generosa e o feno tb faz de cama. Ração, só dou como guloseima, para coelhos a alfafa é o principal, prefiro dar cenouras, maçã, pêras, folhinhas de couve, aveia germinada ou em semente--- mas sempre como guloseima! e muita madeirinha para roerem o que não falta aqui são ramos de pinheiro, basta tirar a casca. Com caca, podem roer ramos de macieira, pereira, laranjeira...
Há tempo tinha - sim, tinha! - dois magnificos arbustos de nêveda para os catos (catnip ou catmint) só que deiei-os ao alcance das coelhas... levaram uma poda quase rente!
a minha hortelã especial menta-chocolate tb foi à vida, está agora a começar a rebentar. Os coelhos apreciam aromáticas, dou-lhes salsa, hortelã, salva brava, carqueja... e folhas de parreira, tb adoram! tudo em quantidades mínimas para não haver diarreias.
Tb apreciam a ração anti bolas de pêlo dos gatos
mas não deve dar-se
Estou fã das minhas "conejitas"...
e dão-se lindamente com os gatos!
Há tempo tinha - sim, tinha! - dois magnificos arbustos de nêveda para os catos (catnip ou catmint) só que deiei-os ao alcance das coelhas... levaram uma poda quase rente!

Tb apreciam a ração anti bolas de pêlo dos gatos

Estou fã das minhas "conejitas"...

-
- Membro Veterano
- Contacto:
sxmota,
Eu gasto 1,5kg de feno numa semana... sao 3 porquinhas.
Compro sacos de 1kg prensado (a cerca de 2eur e tal), porque nos maiores o feno vem mais seco.
Por isso eu gasto cerca de 5 sacos de feno num mês.
E na verdade ha sempre desperdicio, compro sempre da mesma marca e ha alturas que o feno vem melhor que outras.
Quando o feno prensado tem mau aspecto, compro do feno solto que eh bastante mais caro (acima de 5eur). Por isso a despesa em media em feno para as minhas 3 porquinhas sao 15eur. Mas posso gastar 11eur.
Feno banhado a ouro? Tambem ja comprei desse e mandava vir de esposende.
Ah, e feno de alfafa nao da para os porquinhos.
Se tiver alguma dica onde comprar feno - que nao de alfafa - mais barato e de qualidade, por favor diga-me por mensagem, se nao se importar.
Eu gasto 1,5kg de feno numa semana... sao 3 porquinhas.
Compro sacos de 1kg prensado (a cerca de 2eur e tal), porque nos maiores o feno vem mais seco.
Por isso eu gasto cerca de 5 sacos de feno num mês.
E na verdade ha sempre desperdicio, compro sempre da mesma marca e ha alturas que o feno vem melhor que outras.
Quando o feno prensado tem mau aspecto, compro do feno solto que eh bastante mais caro (acima de 5eur). Por isso a despesa em media em feno para as minhas 3 porquinhas sao 15eur. Mas posso gastar 11eur.
Feno banhado a ouro? Tambem ja comprei desse e mandava vir de esposende.
Ah, e feno de alfafa nao da para os porquinhos.
Se tiver alguma dica onde comprar feno - que nao de alfafa - mais barato e de qualidade, por favor diga-me por mensagem, se nao se importar.
<p>**martaF**
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
- Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)
Olá,
estou com muito pouco tempo para dar o meu contributo, que na essência é muito parecido com o da Martaldf.
Tenho dois PDI machos, e os meus gastos são muito semelhantes.Ração da VL, cerca de 1,5 kg/mês (6 eur + -), feno da VL, cerca de 3 kg/mês (6 eur) e vegetais frescos diários:cenoura, couve, beterraba, pepino, pimento verde, salsa, coentros e ocasionalmente bróculos ( cerca de 6 eur/semana).
Litter também costumo usar as mantas polares, embora agora tenha voltado às aparas de madeira para fazer uma experiência.
Desparasitação, uma pipeta de 9.5 eur que dá para os dois de 6/6 meses.
Não resisto é a comentar o post de um user, peço desculpa se for causar alguma erosão..., que diz que compra 10 kg de ração para os coelhos e chinos.Chinos são porquinhos da índia?
É que se for, a ração das duas espécies é parecida sim, mas tem diferenças vitais (a dos PDI é acrescida de vitamina C, por ex.).
Em todo o caso, uma ração para qualquer animal que dure assim tantooo tempooooo, ao fim de alguns meses, poucos, está inevitavelmente imprópria.
Eu pelo menos não daria a nenhum dos meus animais.
O fardo de feno por 4 eur que lhe dura igualmente o mesmo tempo, que feno será?Também não encontro nada assim tão barato.
Também o feno perde qualidades.
Eu compro embalagens de 1 kg para preservar as propriedades do mesmo.
Tenho também um coelho, que é o que me custa menos.
Ração VL 2 kg/mês (6 eur), vegetais frescos ( 3 eur/semana), rolinhos de madeira prensada só para o WC (10 eur/4 meses).Desparasitação, a mesma pipeta dos PDI.Vacinas:2/ano (cerca de 40 eur).
Tenho também dois cães e o gasto médio mensal em ração ronda os 18.5 /mês (cada cão), marca Acana.
Envolvem é despesas com outras coisas, desaparasitação interna e externa, licença anual, chip, e agora não me recordo de mais porque o meu tempo é pouco, peço desculpa.
As despesas veterinárias são inesperadas e nunca se sabe ao certo quanto.Como aconselha a Marta, émelhor prevenir e ir pondo de parte algum.
Acabo por concluir o mesmo que vocês: os meus dois PDI acabam por me dar mais despesa do que um dos cães
Boa sorte com a escolha
estou com muito pouco tempo para dar o meu contributo, que na essência é muito parecido com o da Martaldf.
Tenho dois PDI machos, e os meus gastos são muito semelhantes.Ração da VL, cerca de 1,5 kg/mês (6 eur + -), feno da VL, cerca de 3 kg/mês (6 eur) e vegetais frescos diários:cenoura, couve, beterraba, pepino, pimento verde, salsa, coentros e ocasionalmente bróculos ( cerca de 6 eur/semana).
Litter também costumo usar as mantas polares, embora agora tenha voltado às aparas de madeira para fazer uma experiência.
Desparasitação, uma pipeta de 9.5 eur que dá para os dois de 6/6 meses.
Não resisto é a comentar o post de um user, peço desculpa se for causar alguma erosão..., que diz que compra 10 kg de ração para os coelhos e chinos.Chinos são porquinhos da índia?
É que se for, a ração das duas espécies é parecida sim, mas tem diferenças vitais (a dos PDI é acrescida de vitamina C, por ex.).
Em todo o caso, uma ração para qualquer animal que dure assim tantooo tempooooo, ao fim de alguns meses, poucos, está inevitavelmente imprópria.
Eu pelo menos não daria a nenhum dos meus animais.
O fardo de feno por 4 eur que lhe dura igualmente o mesmo tempo, que feno será?Também não encontro nada assim tão barato.
Também o feno perde qualidades.
Eu compro embalagens de 1 kg para preservar as propriedades do mesmo.
Tenho também um coelho, que é o que me custa menos.
Ração VL 2 kg/mês (6 eur), vegetais frescos ( 3 eur/semana), rolinhos de madeira prensada só para o WC (10 eur/4 meses).Desparasitação, a mesma pipeta dos PDI.Vacinas:2/ano (cerca de 40 eur).
Tenho também dois cães e o gasto médio mensal em ração ronda os 18.5 /mês (cada cão), marca Acana.
Envolvem é despesas com outras coisas, desaparasitação interna e externa, licença anual, chip, e agora não me recordo de mais porque o meu tempo é pouco, peço desculpa.
As despesas veterinárias são inesperadas e nunca se sabe ao certo quanto.Como aconselha a Marta, émelhor prevenir e ir pondo de parte algum.
Acabo por concluir o mesmo que vocês: os meus dois PDI acabam por me dar mais despesa do que um dos cães

Boa sorte com a escolha

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 07, 2011 9:45 pm
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;
Deve ter feito confusão ao ler ou eu não me expliquei bem.
eu não uso ração igual para os dois ate porque de momento so tenhos PDI's, chino é o nome utilizado aqui na zona.
A ração que se compra aqui é sempre que possível a exata para o animal, e o pdi e os coelhos na altura não fugiam a regra.
Em relação ao feno, como tenho pais que tem um quintal, e o utilizam, o feno é comprado a uma empresa cá da zona, e arranja-se por 4 - 7€ dependendo não sei bem do que, mas sei que varia.
eu não uso ração igual para os dois ate porque de momento so tenhos PDI's, chino é o nome utilizado aqui na zona.
A ração que se compra aqui é sempre que possível a exata para o animal, e o pdi e os coelhos na altura não fugiam a regra.
Em relação ao feno, como tenho pais que tem um quintal, e o utilizam, o feno é comprado a uma empresa cá da zona, e arranja-se por 4 - 7€ dependendo não sei bem do que, mas sei que varia.
Os porquinhos da India e Coelhos tem custos mais baixos!
Mas um cão faz uma companhia diferente.
Eu escolheria um cão!
Mas cada cabeça sua sentença
Boa Sorte, com o animal que escolher!
ps:se optar por cão se não quer gastar muito dinheiro na compra de um bom exemplar.
Adopte!Não compre gato por lebre
Mas um cão faz uma companhia diferente.
Eu escolheria um cão!
Mas cada cabeça sua sentença

Boa Sorte, com o animal que escolher!
ps:se optar por cão se não quer gastar muito dinheiro na compra de um bom exemplar.
Adopte!Não compre gato por lebre