Assassino Fantasma!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

sexta jul 27, 2012 7:34 pm

Boas a todos!
Bem, estou de volta, após uma longa pausa, desta vez com uma pergunta/questão, ora aqui vai:

SETUP:

aquário: retangular, com 80x40x30 (penso eu :lol: ) com 96 litros.
Filtro: eheim 2010 (filtro interno) que bombeia 500 litros por hora.
Luz: 1 lampada tubular t8 de 18 watts
aquecedor jager 100 watts
areão de grossura media
Parametros: Ph: 6.8 Amonia:0 Nitritos: 0 a 0.6 Nitratos: 20 a 30
(os testes nem sempre são claros, devido ás cores)

temperatura: 26 a 27 graus centigrados

Fauna:
Caracóis pequenos: MUITOS (vieram com as plantas)
tetra rosa: 6
tetra neon: 6
camarao red cherry: 4
platy: 1 (sei que os parametros nao são ideais, etc. mas nao tenho onde o por)
1 peixinho inserido na "família" dos limpa vidros, que nao tem nome comum, so o cientifico. tem a volta de 5 centimetros, e chega aos 12 no MAXIMO)
tubarao martelo: 1 (tambem ja discutimos neste forum sobre este peixe, mas a verdade é que ele nao cresceu, e nao o posso dar a ninguem)

Alimentação:
os meu peixes comem 2 vezes por dia, sendo de manha flocos Nutrafin, e de noite comida congelada, alterada entre artemia, bloodworms e dieta vegetariana.

Flora:
valisneria:2
musgo de java
feto de java
anubia ana
(mais 2 plantas cujo nome desconheço, mas sei que nao requerem muita luz, fertelizaçao, etc.)

bem o meu problema é que por vezes os meus peixes morrem sem aviso, e embora não seja muito frequente, começa-me a irritar porque eu nao compreendo o que está mal no meu aquário, e talvez me possam ajudar.

Obrigado.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
doctorbrinco
Membro Veterano

domingo jul 29, 2012 3:24 pm

Alguém me ajuda?
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo jul 29, 2012 7:52 pm

Qual o aspecto dos peixes quando eles aparecem mortos ?
O aspecto dos peixes pode ajudar a identificar a causa da morte.

Normalmente, se o peixe morreu devido a uma doença apresenta as escamas irregulares, perde considerávelmente a cor, pode ainda apresentar sintomas da doença que contraiu ( por exemplo, se morreu devido a hidropsia, ainda está inchado, ... ), etc.

Se o peixe morreu de causas naturais, normalmente apresenta-se com as escamas regulares semelhantes ao apresentado antes da morte, não perde a cor rapidamente e não apresenta sintomas de doenças.

Se o peixe morreu por ter sido atacado por outro pode apresentar mordidas ao longo do corpo, a cauda total ou parcialmente danificada, falta de um ou dois olhos ou falta de alguma barbatana, etc.

Por vezes isto não se aplica, o que dificulta a tarefa de saber de que morreu o peixe.

Há quanto tempo está o aquário em funcionamento ?

Foi feita a ciclagem ?

De momento é o que me lembro de perguntar para tentar identificar o problema que leva os teus peixes a morrer.
doctorbrinco
Membro Veterano

domingo jul 29, 2012 11:15 pm

obrigado pela resposta nitara!
obviamente que fiz a ciclagem, daí a amonia estar a 0, os peixes depois de mortos nao apresentao irregularidades, excepto o facto de alguns, antes de morrerem ficarem parados num canto do aquário durante muito tempo, ou ficarem virados ao contrário, bem como uma respiração por vezes ofegante. Sei que isto podem ser presságios de que os peixes vao morrer, mas nao sei de que estao a morrer nem como posso travar!
o aquário está em funcionamento desde 30 de Janeiro.
Tambem acho que deva saber que eu só alimento os meus peixes 1 vez por dia, tal como muitos outros aquáriofilistas.
Nitara
Membro Veterano

segunda jul 30, 2012 2:00 pm

Tens bomba de oxigénio com a respectiva pedra difusora, certo ?

Eu por acaso alimento os meus peixes duas vezes por dia, uma de manhã e outra ao fim do dia, mas são opiniões e hábitos :wink: .
doctorbrinco
Membro Veterano

segunda jul 30, 2012 8:25 pm

nao, mas o meu filtro tem uma válvula de venturi e tubo que deitam bolhas mais do que suficientes, o que nem e necessário, porque so as plantas ja produzem oxigénio suficiente.
Nitara
Membro Veterano

segunda jul 30, 2012 8:31 pm

Pois, então não posso ajudar muito mais :? .

Tens a certeza que os testes estão a dar resultados correctos ?
Não estará o aquário com amónia excessiva e os testes te enganem ?
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

segunda jul 30, 2012 11:58 pm

Eu sei que isto não tem a ver com o que perguntaste, mas como já te responderam...O pangasius só está pequeno porque não tem mais espaço para crescer, ele assim vai ficar com deformações que o levarão a morrer precocemente, o que é terrivelmente doloroso para eles...Dá a uma loja grande e conhecida que possa ficar com ele, ou ao Aquário Vasco da Gama...

Em relação ao peixes é uma doença decerteza ou então intoxicação por nitritos...Limpas o filtro de quanto em quanto tempo?

Trata com esha200, erradica 18 doenças diferentes...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
doctorbrinco
Membro Veterano

terça jul 31, 2012 8:58 pm

Rikass Escreveu:Eu sei que isto não tem a ver com o que perguntaste, mas como já te responderam...O pangasius só está pequeno porque não tem mais espaço para crescer, ele assim vai ficar com deformações que o levarão a morrer precocemente, o que é terrivelmente doloroso para eles...Dá a uma loja grande e conhecida que possa ficar com ele, ou ao Aquário Vasco da Gama...

Em relação ao peixes é uma doença decerteza ou então intoxicação por nitritos...Limpas o filtro de quanto em quanto tempo?

obrigado pela oinião no pangasius, vou ponderar seriamente.
quanto ao meu problema acho que nao posso fazer mais, estou amaldiçoado!
obrigado pela ajuda.
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

quarta ago 01, 2012 12:09 pm

doctorbrinco Escreveu:
Rikass Escreveu:Eu sei que isto não tem a ver com o que perguntaste, mas como já te responderam...O pangasius só está pequeno porque não tem mais espaço para crescer, ele assim vai ficar com deformações que o levarão a morrer precocemente, o que é terrivelmente doloroso para eles...Dá a uma loja grande e conhecida que possa ficar com ele, ou ao Aquário Vasco da Gama...

obrigado pela oinião no pangasius, vou ponderar seriamente.
quanto ao meu problema acho que nao posso fazer mais, estou amaldiçoado!
obrigado pela ajuda.
Não é uma questão de estares amaldiçoado, mas sim uma doença no aqua, ou, como já disse, intoxicação por nitritos (parece-me mais por causa dos sintomas que referiste), se for assim tens de limpar o filtro com mas frequencia, fazer uma troca de água grande e usar sera Nitrivec...

Se for doença, faz na mesma uma troca de água antes, e usa o esha2000 porque ele pode apanhar uma doença qualquer no aqua...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Responder

Voltar para “Peixes”