Ajuda Iniciante

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
FAML
Membro Júnior
Registado: domingo fev 19, 2012 2:24 pm
2 Caes

segunda jul 30, 2012 7:04 pm

Boas a todas, vou iniciar-me no mundo da aquariofilia porque a minha irma ja teve peixes, e o meu cunhado tem um aqua de 200e tal litros com discus e acho lindo :oops: .

Vou adquirir o aquario kit sirius 60cm da aquapor:
http://www.aquapor.pt/aquarios_em_kit/s ... uente.html

A minha ideia é por areia daquela branca com musgo de java e atras umas anubias. Vou tambem tentar colocar umas pedras com musgo por cima. Queria saber se posso juntar betta macho com uns camaroes ou caracois, e se desse um limpa-vidros e limpa-fundos mas nao sei se sao compativeis e se o tamanho do aqua chega para todos eles.

Cumprimentos FAML
FAML
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda jul 30, 2012 8:24 pm

Para um betta macho, está excelente!

Em relação aos camarões, aconselho red cherry, pois são muito fáceis de manter e apropriados para principiantes. O betta pode comer alguns bébés, mas se colocar bastantes esconderijos ( como pedras, plantas, troncos, etc. ) não há problema, já que os red cherry se reproduzem muito fácil e rapidamente.

Em relação aos caracóis, pode optar por ampulárias e neritinas, pois também são espécies aconselhadas para principiantes.

Tanto os camarões como os caracóis devem ter alimentação especial para eles. Eu opto por Spirulina Tabs da Sera. São pastilhas que se podem colar nos vidros ou por directamente no chão e apropriadas para peixes de fundo e invertebrados.

Limpa-vidros é um termo muito vago e é uma forma de chamar os peixes que habitam o fundo. Mas nem todos os chamados '' limpa-vidros '' são apropriados para aquários pequenos ou para principiantes.
Eu aconselho ottos ( Otocinclus affinis ), já que não ultrapassam os 5 cm.
Os ancistrus também são bons para aquários pequenos, já que não ultrapassam os 15 cm, mas são facilmente confundidos com os plecos, que crescem até aos 60 cm e nada recomendados para aquários como o seu! Os ancistrus macho têm uma espécie de '' barbas '' na boca, mas a fêmea não. Já os plecos nunca apresentam estas '' barbas ''.
Aqui tem duas fotos para comparar ( a primeira é um ancistrus e a segunda é um pleco ):
http://www.ivanov.ch/images/-poissons/- ... s.tete.jpg
http://www.ekmpowershop19.com/ekmps/sho ... -476-p.jpg

Infelizmente, o que se encontra mais facilmente nas lojas são os plecos, que são vendidos quando ainda são bébés.

Já que gosta de bettas, camarões, caracóis e '' limpa-vidros '', o que eu colocaria nesse aquário era o seguinte:
- Um betta macho
- Dois ottos
- Duas ampulárias
- Camarões red cherry

Boa sorte :wink: .
FAML
Membro Júnior
2 Caes

segunda jul 30, 2012 8:59 pm

Adoro betas machos só é pena ter apenas 1, senão uiui, e os camarões dão um ar muito fixe ao aqua.
FAML
FAML
Membro Júnior
2 Caes

segunda jul 30, 2012 9:16 pm

Só mais uma questao para essas plantas é necessario um substrato? qual recomenda?
FAML
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda jul 30, 2012 9:41 pm

FAML Escreveu:Só mais uma questao para essas plantas é necessario um substrato? qual recomenda?
Sim, eu aconselho o uso de substrato fértil em qualquer planta natural que tenha raízes para enterrar.

Aconselho húmus de minhoca tratado e Sera Floredepot para a camada que fica junto ao chão ( e onde as raízes ficam enterradas ) e areia de rio limpa sem conchas para colocar por cima do substrato fértil.

Cuidado para não enterrar folhas e as raízes devem ser bem enterradas. Deve efectuar podas quando necessário ( quando as plantas estão demasiado grandes ou as folhas se apresentam acastanhadas e amareladas ).
FAML
Membro Júnior
2 Caes

terça jul 31, 2012 12:57 am

so mais uma questão, desculpa tar a "massar" :D ha algum gênero de caranguejo que posso incluir na fauna?
FAML
Pedro1998
Membro Júnior
Registado: domingo fev 12, 2012 2:39 pm

terça jul 31, 2012 8:13 am

Existe uma espécie de caranguejo, mas é muito pequeno e é muito difícil de encontrar, e não sei como é em relação a compatibilidades, mas enviei MP com um link onde há.
FAML
Membro Júnior
2 Caes

terça jul 31, 2012 12:51 pm

obrigado :wink:
FAML
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

terça jul 31, 2012 2:21 pm

Os carangueijos para aquário na sua maioria são de água salobra e os que são 100% de água doce são grandes...

Além disso todos eles necessitam de uma zona seca para sairem de vez em quando do aqua...

E outro senão, é que eles matarão os peixes que conseguirem apanhar, á noite quando od peixes estão quietos a dormir os carangueijos aproximam-se com as pinças e despedaçam o peixe...

Por isso não será um bom partido para a fauna que quer ter...

Aconselharia a acrescentar um cardume de 6 corydoras, ou então de 4 bótias zebra... Assim terá uma equipe de "limpeza de fundo", elas não limpam o fundo alias não a nenhum peixe que o faça, mas sim aproveitam os restos de comida que os outros peixes deixam, mas isto não quer dizer que não necessitam de comida apropriada, tal como spirulina tabs da sera, ou pleco tabs da Tetra, etc.
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Pedro1998
Membro Júnior

terça jul 31, 2012 5:40 pm

Quanto a serem todos grandes está equivocado. Aquele que indiquei por mp ao FAML tem, em adulto, 1 cm, e é completamente aquático. No caso de não acreditar pesquise no google por Limnopilos naiyanetri .
AndreB9
Registado: terça jul 31, 2012 5:37 pm

terça jul 31, 2012 5:46 pm

Desculpem ... mas quanto a caranguejos espero que nunca me recomendem parecem arranhas dentro do aquario agora adoro redcherryssssss ...
Pedro1998
Membro Júnior

terça jul 31, 2012 5:51 pm

Mas eu não recomendei os caranguejos, foi o membro que perguntou por eles.
FAML
Membro Júnior
2 Caes

terça jul 31, 2012 6:14 pm

caranguejos sao muito brutos :twisted: e ha uma loja perto de mim que tem lagostins azuis que sao muito lindos tambem
FAML
FAML
Membro Júnior
2 Caes

terça jul 31, 2012 6:16 pm

Rikass Escreveu:Os carangueijos para aquário na sua maioria são de água salobra e os que são 100% de água doce são grandes...

Além disso todos eles necessitam de uma zona seca para sairem de vez em quando do aqua...

E outro senão, é que eles matarão os peixes que conseguirem apanhar, á noite quando od peixes estão quietos a dormir os carangueijos aproximam-se com as pinças e despedaçam o peixe...

Por isso não será um bom partido para a fauna que quer ter...

Aconselharia a acrescentar um cardume de 6 corydoras, ou então de 4 bótias zebra... Assim terá uma equipe de "limpeza de fundo", elas não limpam o fundo alias não a nenhum peixe que o faça, mas sim aproveitam os restos de comida que os outros peixes deixam, mas isto não quer dizer que não necessitam de comida apropriada, tal como spirulina tabs da sera, ou pleco tabs da Tetra, etc.
Muito obrigado, eu em relação a limpeza de fundo já sabia que apenas limpavam os restos de comida coisa que já é bastante bom pois assim não ha picos de amônia. Agora os caranguejos era só para saber se havia algum pequeno mas já me indicaram um.
FAML
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

terça jul 31, 2012 6:53 pm

Sim eu conheço o caranguejo aranha muito bem... São muito pequenos por isso é que nem referi, porque não se esqueça que o user vai ter um betta no aquário, o betta não come os red cherrys adultos, mas um caranguejo aranha era em 3 tempos que o comia...
Além disso são sensiveis a mudanças de tudo e mais alguma coisa...

Lagostins (depende do tamanho), mas no caso do azul ou do branco, etc. é para esquecer, ficam grandes e despedaçavam tanto os ottos como até o betta...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Responder

Voltar para “Peixes”