Dentição dupla - Yorkshire

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

terça jul 31, 2012 10:43 am

Antes de mais, vou apenas esclarecer que vou criar o tópico aqui e não no fórum dos Yorkshires porque o mesmo anda muito paradito e aqui terá mais visibilidade. Além disso, é uma situação que não ocorre apenas com Yorkshires mas também com outras raças, principalmente de tamanho pequeno, pelo que pode ser útil.
Então é o seguinte, a minha Yorkie, infelizmente tinha um canino sobreposto, ou seja, não caiu aquando a mudança dos dentes o qual teria que ser extraído para não causar problemas depois.
Sendo um problema característico da raça sempre tive atenta a esse pormenor e foi com pesar que constatei que o raio do dente estava mesmo agarrado e não ia cair de maneira nenhuma... Numa das visitas ao vet falou-se de esperar até ao 1º ano de idade para se extrair o dente, já que muito dificilmente o mesmo cairia sozinho... Inclusive dizem que se não cair até aos 9 meses de deve arrancar o quanto antes mas eu decidi esperar até ela fazer um ano... O facto de ter que levar uma anestesia geral por algo tão simples era algo que não me agradava mas sabia que tinha que ser... Foi então que o milagre aconteceu! :)
Este fim de semana reparei que o dente tinha desaparecido! Ou seja, caiu sozinho! Fiquei delirante! para além de obviamente ir poupar dinheiro já não vou ter que submetê-la a uma anestesia.
Por isso o que tenho a dizer é: ouçam os vossos vets, mas não se precipitem demasiado. Há muitos vets e criadores que dizem que após os 9 meses não há nada a fazer, os dentes não vão cair de maneira nenhuma, mas neste caso aconteceu! Ela faz 10 meses dia 4.
Desculpem o testamento! :)
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça jul 31, 2012 11:21 am

Ainda bem que caiu sozinho! :D
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça jul 31, 2012 11:38 am

Caem sempre, pode levar algum tempo, mas os dentes de leite nunca ficam lá. :D A raiz é demasiado pequena para o dente se firmar, ainda por cima num alvéolo já ocupado por outra. O que nesses casos acontece é que o tempo que levam a cair pode ser prolongado por uma maior fimeza o tecido da gengiva.

Fez bem em esperar, como vê. Felicidades para o minorquinha. :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça jul 31, 2012 11:41 am

acinteceu com um cãoinho que dei para adopção há largos anos... o pobre parecia um tubarão! Mas os dentes de leite cairam antes de fazer um ano e n foi necessário extraír. :) At+e com pessoas isto acontece, tive um aluno assim, com duas "camadas"... mas no caso dele tiveram de ser arrancados. Não caíam nem por nada... :P
fteixeira
Membro Veterano

terça jul 31, 2012 1:08 pm

bhess Escreveu:Ainda bem que caiu sozinho! :D
Sem dúvida! Ainda bem! :)
fteixeira
Membro Veterano

terça jul 31, 2012 1:10 pm

Floripes3 Escreveu:Caem sempre, pode levar algum tempo, mas os dentes de leite nunca ficam lá. :D A raiz é demasiado pequena para o dente se firmar, ainda por cima num alvéolo já ocupado por outra. O que nesses casos acontece é que o tempo que levam a cair pode ser prolongado por uma maior fimeza o tecido da gengiva.

Olhe Floripes, que não foi apenas um veterinário e criador que falou acerca dos "infinitos" problemas que a dentição dupla poderia originar, aconselhando sempre a arrancar e não deixar passar muito tempo... Mas decidi esperar até ela fazer um anito, já que nessa altura levaria o reforço das vacinas aproveitava para ver a evolução da situação. Confesso que fiquei muito aliviada por não ser necessário recorrer à extracção do dente! Obrigada! :)
fteixeira
Membro Veterano

terça jul 31, 2012 1:11 pm

sxmota Escreveu:acinteceu com um cãoinho que dei para adopção há largos anos... o pobre parecia um tubarão! Mas os dentes de leite cairam antes de fazer um ano e n foi necessário extraír. :) At+e com pessoas isto acontece, tive um aluno assim, com duas "camadas"... mas no caso dele tiveram de ser arrancados. Não caíam nem por nada... :P
Pois, acredito! De qualquer forma o problema agora está resolvido! :)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça jul 31, 2012 1:37 pm

fteixeira Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Caem sempre, pode levar algum tempo, mas os dentes de leite nunca ficam lá. :D A raiz é demasiado pequena para o dente se firmar, ainda por cima num alvéolo já ocupado por outra. O que nesses casos acontece é que o tempo que levam a cair pode ser prolongado por uma maior fimeza o tecido da gengiva.

Olhe Floripes, que não foi apenas um veterinário e criador que falou acerca dos "infinitos" problemas que a dentição dupla poderia originar, aconselhando sempre a arrancar e não deixar passar muito tempo... Mas decidi esperar até ela fazer um anito, já que nessa altura levaria o reforço das vacinas aproveitava para ver a evolução da situação. Confesso que fiquei muito aliviada por não ser necessário recorrer à extracção do dente! Obrigada! :)
Calculo que sim, fteixeira. Mas o risco maior é o desalinhar dos dentes, que isso, sim, pode trazer problemas. Também pode haver um risco acrescido de infecção, mas não é muito frequente.

Já me passaram pelas mãos vários cachorros que tiveram esse problema, mas resolveu-se sempre pela queda natural. Num ou noutro caso também ajudei dando-lhes ossos (adaptados ao tamanho, claro) ou brinquedos de borracha dura, o que ajuda muito a fazer soltar os dentes de leite renitentes. Ao meu Gaspar aconteceu-lhe isso e da mesma maneira que com o seu: andou com quatro caninos em cima durante uns três meses, depois caíram por si.

Mas cada caso é um caso e aqui o que importa é que tudo se resolveu pelo melhor para o cãozinho.
Última edição por Floripes3 em terça jul 31, 2012 1:39 pm, editado 1 vez no total.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

terça jul 31, 2012 1:38 pm

Podia também colocar um post no fórum dos yorkies, não custa nada e há pessoas que procuram especificamente fóruns de raças no google e vão lendo os tópicos... :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
fteixeira
Membro Veterano

terça jul 31, 2012 1:56 pm

Floripes3 Escreveu:
fteixeira Escreveu:

Calculo que sim, fteixeira. Mas o risco maior é o desalinhar dos dentes, que isso, sim, pode trazer problemas. Também pode haver um risco acrescido de infecção, mas não é muito frequente.

Já me passaram pelas mãos vários cachorros que tiveram esse problema, mas resolveu-se sempre pela queda natural. Num ou noutro caso também ajudei dando-lhes ossos (adaptados ao tamanho, claro) ou brinquedos de borracha dura, o que ajuda muito a fazer soltar os dentes de leite renitentes. Ao meu Gaspar aconteceu-lhe isso e da mesma maneira que com o seu: andou com quatro caninos em cima durante uns três meses, depois caíram por si.

Mas cada caso é um caso e aqui o que importa é que tudo se resolveu pelo melhor para o cãozinho.
Cadelinha :) Também insisti muito nos ossos e parece que resultou! :)
fteixeira
Membro Veterano

terça jul 31, 2012 1:56 pm

Geight Escreveu:Podia também colocar um post no fórum dos yorkies, não custa nada e há pessoas que procuram especificamente fóruns de raças no google e vão lendo os tópicos... :wink:
Dará para mover ou sugere criar um novo tópico lá?
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça jul 31, 2012 1:57 pm

Boa, Pandora!!!! :)
fteixeira
Membro Veterano

terça jul 31, 2012 1:58 pm

srYuki Escreveu:Boa, Pandora!!!! :)

:)
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

terça jul 31, 2012 2:33 pm

fteixeira Escreveu:
Geight Escreveu:Podia também colocar um post no fórum dos yorkies, não custa nada e há pessoas que procuram especificamente fóruns de raças no google e vão lendo os tópicos... :wink:
Dará para mover ou sugere criar um novo tópico lá?
Eu criava outro tópico, se quiser até pode colocoar o link deste pois pode ter mais opiniões.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

terça jul 31, 2012 7:30 pm

É comum no Yorkie os dentes caninos (sobretudo os superiores) caírem mais tarde (até ao ano e meio de idade, ou pouco mais). Se forem os superiores dificilmente causam algum problema, e na minha opinião não devem ser retirados até aos 2 anos de idade, apenas se deve limpar essa zona já que é mais propensa a acumular sujidade.
<p>"A verdadeira medida de uma pessoa &eacute; a maneira como ela trata algu&eacute;m que n&atilde;o lhe pode fazer bem nenhum." - Samuel Jonhson</p>
Responder

Voltar para “Cães”