Boerboel - Para os amantes da raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda ago 19, 2002 12:20 pm

http://www.kusa.co.za/Breed%20Stds%20PD ... gbreed.pdf

O clube de canicultura lá da África do Sul (Kennel Union of Southern Africa) já reconhece o Boerboel como uma raça emergente, espera-se que em breve comece o processo de reconhecimento pela FCI.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

segunda ago 19, 2002 2:05 pm

Efectivamente desde finais de 99 que a Kusa reconhece o Boerboel como raça emergente . Até agora o único clube oficial a fazê-lo. Para além deste a SABT, HBSA e a USBA ( as duas primeiras na Africa do Sul e a última nos EUA ) eram as associações que reconheciam o Boerboel e emitiam os respectivos pedigrees mediante regras muito específicas.
Relativamente ao reconhecimento pela FCI existe uma grande controvérsia sobre a sua necessidade e utilidade. Isto porque , se sabe o que aconteceu a raças como o Jack Russel Terrier . mesmo o Rott o Doberman , o Cano Corso etc que uma massificação da sua criação veio degradar o carácter e a aptidão da raça em termos de trabalho. Os amantes do Boerboel não gostariam que o mesmo viesse a suceder com ele. Até porque o Boerboel não é um cão para toda a gente ( como não o deveria ser o Rott , o Dobb , o Cano Corso etc.) só que o Boerboel pela sua compleição física representa quase o dobro de qualquer um dos outros.É uma raça que não é indicada para quem não tenha já conhecimentos de cães ,de preferência de porte médio /grande e se possível de guarda.O Boerboel é um cão que ainda possui todos os seus instintos naturais , nomeadamente de guarda , e é preciso saber conhecê-los e saber lidar com eles.É um cão tão dedicado á família como extremamente protector quando algo a possa ameaçar. É um cão que não é qualquer pessoa que consegue parar pois não é fácil parar um bulldozer com 65, 70 ou mesmo 80 kg e com tracção ás quatros rodas.
Eu ,pessoalmente digo , se o reconhecimento pela FCI implicar na degradação do carácter da raça , na massificação da sua criação e venda com os problemas que daí possam advir , espero que a FCI leve muito tempo a reconhecê-lo.Não gostaria de ver o Boerboel na lista que infelizmente fazem parte o Rott , o Pitt -Bull , o Dogo , o Tosa , etc.

Saudações
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 19, 2002 3:59 pm

Infelizmente isso já acontece em França, por exemplo, situação em que o reconhecimento pela FCI poderia evitar.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

segunda ago 19, 2002 7:26 pm

Olá Gonçalo
É verdade que já conteceu em França infelizmente.Todavia, o Boerboel em França foi apanhado no meio de uma guerra que envolvia especialmente os Pit Bull. Quando se começou a discutir mais acérrimamente a lei de cães perigosos , e em especial os Pit Bull ,sairam uns artigos na imprensa sobre o enorme perigo que o Boerboel poderia representar dando uma ideia totalmente errada do que é o carácter do cão ( aliás isto é familiar com outras situações ). Dado que o peso na sociedade canina dos Boerboels era muito diminuto face por exemplo aos Rotts, e ainda bem para estes ,o Boerboel foi considerado na lista de raças perigosas como cão de ataque a ser exterminado.Isto obrigou que a criadora de Boerboels que existia em França, e representante da SABT ,fosse obrigada a sair do país e voltar para o seu país de origem a Suécia.E nunca foi registado nenhum incidente com Boerboels em França .
É possível que o reconhecimento pela FCI atenuasse um pouco a situação
tenho as minhas dúvidas que a resolvesse.

Saudações
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 19, 2002 7:43 pm

Pois, eu estou à espera do reconhecimento da raça para me interessar (do ponto de vista teórico, pois faz parte do tipo de raças que espero vir a julgar quando for juiz).
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”