Doença da faca

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

quinta jan 29, 2004 10:24 am

xi tou a ver que so meto os pés na poça :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: é melhor nem dizer mais nada :oops: :oops: :oops:
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

quinta jan 29, 2004 2:08 pm

Pois é menina Megaran o mycostatin de probiótico não tem nada. É um medicamento, adiante:
Quanto aos probióticos, a sua utilização está indicada, sem quaisquer restrições e contra indicações, quando existe um desequilíbrio da microflora intestinal, desequilíbrio esse provocado principalmente pelo uso de Antibióticos, Sulfamidas e Antiparasitários, assim como o Stress provocado por vários factores, como a muda da pena, vacinações, reprodução, transporte para e de exposições, mudança de instalações, diarreias, no tão conhecido síndroma "doença da faca", prevenção de candidas e da terrível proventriculite, e todo o tipo de doenças.
Nas doenças, os gérmens patogénicos libertam toxinas que danificam a microflora intestinal, para além de outros fenómenos ligados à própria fisiologia do intestino e ao fluxo alimentar que arrastam a microflora para o exterior, através das fezes. Também, a mudança repentina da dieta alimentar e do tipo de água, poderão provocar distúrbios da microflora intestinal.
De uma forma simplista, poderemos dizer que, enquanto existir uma microflora sadia nos intestinos, não haverá espaço para a entrada debactérias patogénicas, como Salmonelas , Colibaciloa Candidas, etc. Daí, sempre que existam indicações de debilidade das nossas aves, haverá em primeiro lugar que repor então toda a microflora, que na grande maioria dos casos será suficiente a utilização de Probióticos, sem necessidade de recorrer a outros produtos farmacêuticos como os antibióticos, antiparasitários. etc.
Também, aquando do uso destes fármacos, para evitar os efeitos nefastos que os mesmos produzem no organismo em geral, paralelamente deverão ser usados os Probióticos, sendo os Antioxidantes responsáveis estimulantes do sistema imunitário, e os Protectores os repositores da microflora então destruída.
Não esqueçam que a microflora intestinal das aves é muito importante!!!!
Eu penso que dar um bom probiótico ás nossas aves, sai mais barato do que andarmos depois no vet, a gastar dinheiro inutilmente , quando se pode prevenir. è verdade que em portugal é difícil de se comprar um bom probiótico, é caro, mas sai mais barato do que andar depois nos vets e o animal não sofre, porque anda saudável e feliz. :D
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quinta jan 29, 2004 2:40 pm

Lobosentado

obrigada pela informação tão detalhada, realmente desconhecia por completo que isso funcionava assim!

A vet nunca me falou em tal coisa! Por acaso sabes me dizer onde posso comprar isso e a melhor marca??

De qualquer das maneiras vou falar nisso à Vet para ver o que ela diz

Doll

Eu tava a brincar... estás à vontade para dizeres o que quiseres, ok? ;)
lobosentado
Membro

quinta jan 29, 2004 3:32 pm

Nas lojas têem-me aconselhado a não comprar daquelas marcas baratas muito conhecidas, eu vivo no Norte mas para quem morar em lisboa, já ouvi dizer k há muitas lojas com produtos estranjeiros importados, o meu vendedor tem um amigo que vem da alemanha e que lhe vai trazer alguns probióticos, em princípio, pois o meu está mesmo a acabar, se ele não me arranjar compro através da net.Tenho falado com criadores de papagaios, franceses, eles ficam super espantados com esta situação, mas basta irmos á espanha tem lá de tudo, e por exemplo as raçoes(extrudidos), são muito mais baratas!!O problema é que ao fim de semana têem os comércios todos fechados.Aqui vao umas marquitas, se me lembrar de mais alguma digo:Aves probiotics( Labortório holandes),Océproven (Laboratoire Viguié)para mim este é um dos melhores, até ver,Probi-zyme( Orlux).Espero ter ajudado
lobosentado
Membro

terça fev 03, 2004 1:46 pm

E não se esqueçam que estamos na fase dos suplementos vitamínicos para quem está a pensar criar e ainda não deu ás sua aves, porque ainda está a tempo ,á base de AD3AC para estimular a fertilidade.Osso de choco ou grit ou ainda umas pedras (pedregulhos!!) da marca piksteen, parece um bloco de argila e contém algas marinhas casca de ostra, pedra rosa,sal magnésio e argila (650 gr).
Para quem já tenha bébés há vista comprem boas papas,daquelas que contenham enzimas digestivas e probióticos, vão ver o milagre da multiplicação!!!Se puderem dar aos papás melhor ainda.
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

terça fev 03, 2004 11:43 pm

Olá sophi
Isso tudo que se ta a passar só me faz lembrar td o que se passou com o papagaio que tive que foi-se de doença da faca. nao sei se te lembras der mim pq jq escrevi a historia num outro topico teu.
há um vet em telheiras bom especializado em aves exoticas. é uma vet
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quarta fev 04, 2004 12:06 pm

tang Escreveu: Olá sophi
Isso tudo que se ta a passar só me faz lembrar td o que se passou com o papagaio que tive que foi-se de doença da faca. nao sei se te lembras der mim pq jq escrevi a historia num outro topico teu.
há um vet em telheiras bom especializado em aves exoticas. é uma vet
è mesmo a essa vet que o meu mimo tem ido! è a Dra Maria joão...

O que o mimo tem é aspergilose
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo fev 08, 2004 2:19 pm

Ora bem, segundo tenho lido, a faca é um conjunto de doenças e como tal deve ser tratada com antibióticos de largo espectro; mas eu sou apenas um amador e se o teu papagaio está a ser acompanhado por um veterinário, quem sou eu para dar palpites?
Infelizmente tenho experiencia da doença da faca e esta caracteriza-se, entre outra coisas, por um apetite desmesurado das aves....comem, comem, comem, e cada vez estão mais magros, até que sobrevem a morte.
Mas segundo parece, o teu papagaio foi operado, etc......bem, precisa de tempo, concerteza. Se calhar o melhor é seguir as instruções do veterinário.
Um abraço
Fernando Pedro
Responder

Voltar para “Aves”